quinta mai 20, 2004 11:46 am
Totalmente de acordo com o Casado trevo e o Gary.
O pior que se pode fazer em termos de alimentação canina é dar-lhes outra comida que não seja apenas a ração.
O facto de eles preferirem a nossa comida não significa que seja um alimento melhor ou que o cão tenha enjoado a ração.
Por outro lado, e este aspecto é muito importante, variar a alimentação, mesmo que seja dar uma ração de outra marca, não é nada aconselhável. Quem deve variar a alimentação somos nós humanos, que temos um organismo diferente dos cães.
A Royal Canin é mais saborosa do que a Eukanuba. É um facto, mas isso não significa que seja de qualidade superior. Aliás, eu poderia arriscar aqui uma teoria: quanto mais saborosa a ração, pior a sua qualidade. Fabricar uma ração apetitosa para o cão deve ser extremamente fácil. Basta pôr-lhe nutrientes que, embora pouco saudáveis, sejam mais do gosto do cão. Ora isto acontece nas rações baratas, em que os fabricantes estão mais interessados na venda do que na saúde do cão.
Atenção, não estou a fazer estas considerações em relação à Royal Canin, que julgo ser uma boa ração.
A uma determinada altura, os meus cães também faziam caretas à ração. Passei a temperar a ração com um pouco de óleo de soja e a solução foi, como costumo dizer, milagrosa. Antes, tinha usado o óleo de milho. Neste momento estou a fazer uma mistura de azeite e óleo de soja.
O único motivo por que uso o tempero é para tornar a ração mais apetitosa e não por isso trazer benefícios para o aspecto da pelagem, como é suposto acontecer quando se usa o óleo na ração, porque a ração que uso dispensa esse artifício.
<p> </p>
<p> </p>