Dermatofitose "tinha"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
babuxa
Membro Júnior
Registado: quarta fev 04, 2004 1:40 pm

sexta mai 21, 2004 12:06 pm

Vou contar a minha história, essencialmente porque preciso de desabafar!!!!

Comprei um cadela mas não vou dizer a raça… para não “arranjar” problemas!!!

Quando a vi pela 1ª vez foi após a 1ª vacina devia ter +/- 1 mês… mês e pouco!!! Na altura ela já tinha umas pequenas “lesões” do pelo na cabecita! Terão dito que era reacção alérgica à vacina!!! Quando a fomos finalmente buscar ela apresentava as tais lesões na cabecita, e duas lesões de pele no dorso… foi-me dito mais uma vez que era a tal reacção alérgica às vacinas!!!
Devo dizer que a cadela vinha mt cheirosa cheia de pó de talco e que a fui buscar numa sexta-feira à noite! No sábado parecia que as lesões estavam avermelhadas e comecei a reparar numas lesões tb no peito! No domingo apresentei a cadela à restante família que não tinha conhecido no sábado… um desses familiares perguntou que lesões eram aquelas, ao qual eu respondi que eram as tais reacções às vacinas… ele achou muito estranho, franziu o sobrolho… tentando não me “entristecer” disse que lhe parecia “tinha”!!!! Esqueci-me de dizer… este familiar é médico!!!
Como quem não quer a coisa disse para termos alguns cuidados no tratamento diário com a cadela…. Mas é claro que na altura nem eu nem o meu marido prestamos mt atenção o que queríamos era gozar aqueles momentos únicos de ter o nosso 1º animal como recém-casados!!!
Entretanto fomos ao vet… que franziu tb o nariz quando lhe falei das tais reacção alérgica às vacinas!!!
Raspou a pele e tirou-lhe alguns pelos para análise… “demorará um mês a vir o resultado”… disse ele e deu-me umas gotas para aplicar na minha linda e mimada cadelita!
Neste entretanto avisou que nos poderia aparecer…. Mas eu não quis acreditar mt nisso!?!?!
Hoje a minha dermatologista diagnosticou-me uma tinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Falei agora para a clínica, mas o vet não tava lá… mas já estão a par da situação… nem precisamos esperar pela análise… penso eu!!!
Apetecia-me nem sei bem o que?!?!? Se tratar mal a criadora… que por mais que me diga que não sabia eu não acredito… se …
O que me custa mais em tudo isto é que a minha cadelinha tem apenas 3 meses e mt provavelmente vai ter de tomar antibióticos?!?! Se eu pudesse fazer o tratamento por ela…. também tenho o meu que vai durar cerca de 2 semanas!!!

Desculpem o português… desculpem o testamento… mas… é complicado!!! Tou mm stressada!

Cumprimentos,
babuxa
:(
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta mai 21, 2004 12:13 pm

Não fique stressada. Trate-se e trate a cadela. è até provavel que nem precise de tomar antibioticos. E fale com a criadora, na boa. Informe-a da situação, sem entrar logo a matar. Isso era o que eu faria.
No entanto, lesões na cabeça, serem reaçoes a vacinas... bem, isso eu nunca ouvi.
Isabel
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta mai 21, 2004 12:21 pm

Nem sei que lhe diga!!!! Até acho provável que a criadora não soubesse, por não a ter levado ao vet. :evil: Há pessoas que acham que são médicos, e tratam de tudo. Já não me acredito que soubesse e escondesse, pelo simples facto de ser contagioso, e criar-lhe a ela problemas também, com os cães dela e família. Por outro lado, também já me aconteceu receber um cão para férias (não tenho hotel, foi uma ajuda a um comprador de um cachorro meu), que vinha com um problema de pele, com os medicamentos para tomar, e um papelito do vet. assistente a dizer o que era e que não era contagioso. Como a minha vet vem cá a casa volta e meia, mostrei-lhe. Adivinhe o que era... Pois, adivinhou :evil: Como em tudo, há sempre enganos, gente competente que mete água uma vez, gente incompetente.... Tenha calma, não atire a matar antes de perceber bem o que se passou, ok? E as melhoras para a bichinha.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 21, 2004 4:38 pm

Pois eu quando trouxe a Zorra para casa, ela vinha com algumas pulgas e, sobretudo, com ovos de pulgas.
Lembro-me perfeitamente de a Sealords se ter indignado e ter perguntado se esse era um bom criador o que me entregava um cão com pulgas !
Ora o problema das pulgas é um pequeno problema comparado com este.

Tinha é contagioso para o ser humano !
Imagine-se uma casa com crianças ou uma casa muito frequentada...

Não me parece que eu levasse isto tão calmamente.
Quando se paga - e eu paguei bem - exige-se qualidade.
E quem nos vende tem de saber as consequências de não nos fornecer a qualidade mínima exigível.
Provávelmente ia para tribunal.

Claro que se foi um criador de vão de escada...tem de se comer o que vier, não é ?
Afinal foi barato.
Pedra
Membro Veterano

sábado mai 22, 2004 2:49 pm

aisd Escreveu:
Não me parece que eu levasse isto tão calmamente.
Quando se paga - e eu paguei bem - exige-se qualidade.
E quem nos vende tem de saber as consequências de não nos fornecer a qualidade mínima exigível.
Provávelmente ia para tribunal.

Claro que se foi um criador de vão de escada...tem de se comer o que vier, não é ?
Afinal foi barato.
Não me faça rir. Ia levar o caso a tribunal? Ia fazer o quê, chegar lá e dar um enxerto na criadora? Sinceramente, acho que há maneiras de levar as coisas sem ser logo pela via mas drástica, mas enfim. Imagine só que a cadela vinha com tinha, sarna e piolhos, como eu já vi alguns.
Depois... o facto de ser num criador a sério ou num de beira de escada, é o mesmo. O cliente pagou, seja que importancia for, mas pagou, por isso tem o direito de vir servido com o minimo de condições. E tinha, é menos que o minimo.
Agora, atenção, que podemos estar aqui a fazer um bicho de sete cabeças. Já vi uma amiga minha que comprou um boxer e passado pouco tempo a bicha apareceu com tinha. Mas a tinha não veio do criador, não, a tinha veio dos seus gatos, que eram portadores assintomáticos.
Portanto, não sabendo, nem estando lá para ver, acho que dar conselhos de "partir a casa", é um bocado para o drástico. Não leve a mal o que lhe digo, é a minha opinião.
Isabel
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mai 22, 2004 3:49 pm

O que me custa mais em tudo isto é que a minha cadelinha tem apenas 3 meses e mt provavelmente vai ter de tomar antibióticos?!?! Se eu pudesse fazer o tratamento por ela…. também tenho o meu que vai durar cerca de 2 semanas!!!
que sorte... 2 semanas. o max trazia tinha na cabeça. bastou usar uma pomada. ficou sempre com uma cicatriz. que até lhe dá um ar sexy :D valoriza muito o look. o problema foi a sarna. sdmorou uns 3 meses a tratar.
nenhuma dessas doenças contagiou pessoas ou outros animais. pelo menos, aparentemente.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mai 22, 2004 5:51 pm

Bem não vou julgar num caso que não me diz respeito.
Tomo a história pelo seu valor aparente.

Mas, pe, na minha casa onde não há crianças , quando a Zorra era cachorra entravam aos molhos - os filhos dos vizinhos, da famila, etc.

Os cachorros são um verdadeiro íman para os miúdos.

Imagine-se que os miúdos apanhavam tinha cá em casa.

Eu nem conheço a doença , não sei as consequências, mas EU é que ia ficar mal vista.
Podem ter a certeza que não ficava assim.

Quando a Zorra veio ficou quase de quarentena até ficar livre de pulgas - coitada ! levou com cargas de tudo o que havia para matar, afastar, impedir a eclosão dos ovos, eu sei lá.

Irrita-me à brava que as pessoas não assumam as suas responsabilidades.
Tendo a ficar intolerante.
Sobretudo não suporto que me deêm treta como deram a este forista :
ela já tinha umas pequenas “lesões” do pelo na cabecita! Terão dito que era reacção alérgica à vacina!!! Quando a fomos finalmente buscar ela apresentava as tais lesões na cabecita, e duas lesões de pele no dorso… foi-me dito mais uma vez que era a tal reacção alérgica às vacinas!!!
Eu sei que quando vamos buscar um cachorro até queremos ser cegos a certos detalhes - eles são tão charmosos !
Agora tudo se tolera exceptuando que façam de nós parvos.
Isso é que eu não ia aceitar de modo nenhum...
Pedra
Membro Veterano

domingo mai 23, 2004 2:21 am

Aisd, eu nunca disse que se deveria tolerar tudo nem que se faça das pessoas parvas. Apenas acho que as pessoas, em primeiro lugar, devem ter muito cuidado na escolha, 2º levar o cachorro ao veterinário o mais breve possivel depois da compra, mesmo que esteja tudo bem, terceiro, antes de virem falar aqui nas suas amarguras, falar em primeiro lugar com o criador ou vendedor sobre os assuntos em questão e tentar resolver os assuntos, entre eles. Nós em nada podemos ajudar, a não ser opinar, que, diga-se de passagem, em casos que não estamos a ver, que não conhecemos, fica sempre dificil.
A titulo de exemplo, posso contar uma breve história que conheço de perto.:
Pessoa queria muito um cachorro. Comprou num vendedor de cães, um chow com 4 meses. Custou uma pipa e vinha com sarna. Tratamentos, o animal já com aquela idade tinha um feitio do caraças e não se deixava tratar. Depois de 2 meses de sofrimento (penso que para animal e donos) resolveram devolver o animal.(era intratavel, pura e simplesmente, garanto.) Não quiseram o dinheiro de volta nem outro cão. Foram então comprar um lab, por 600 euros, a um criador com nome já feito, daqueles que faz 400 caes por ano. Resultado, o animal é impec, mas vinha com piolhos. Lop, nem vê-lo, nem nunca o irá ter. Exames de displasia dos pais, não tem "pois os meus cães não têm nada disso".
Conclusão.... fica ao vosso critério. (Só posso dizer que eu bem avisei nos 2 casos, para terem muito cuidado.Tiveram????)
Isabel
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

segunda mai 24, 2004 10:45 am

Sou tratadora de um centro de Recolha de Animais ( vulgo canil municipal ), e tenho uma ninhada de 5 gatos que também têm tinha.
A tinha é causada por um fungo que causa umas peladas circulares. No nosso caso também causa manchas circulares na pele. Neste caso, o veterinário não necessitou de fazer qualquer raspagem para análise, uma vez que são sintomas caracteristicos. Avisou para termos cuidado para não contagiarmos outros animais e para lavarmos as mãos com álcool.
O tratamento, aos gatos, está a ser feito com Program e para mim, que também fiquei com uma manchita no pescoço ( tipo chupão ), uma pomada fungicida.

No caso de ter adquirido a cadela já com este problema, penso que a única coisa que deveria fazer seria apresentar as facturas do veterinário e do tratamento da cadela assim como as facturas do seu dermatologista e respectivo tratamento prescrito, para que a vendedora as pudesse pagar. Afinal foi ela que causou este problema por não a ter avisado e por não ter tratado a cadela antes da vender.
babuxa
Membro Júnior
Registado: quarta fev 04, 2004 1:40 pm

segunda mai 24, 2004 2:57 pm

Obrigada a todos pela atenção que me dispensaram!
Só para que percebam a minha “certeza” de que o animal já veio com “tinha”… fui buscá-lo na sexta-feira à noite e no sábado já se começavam a notar as peladas, é que o pó-de-talco já tinha perdido o seu efeito!!!
Quanto à criadora… o que poderei dizer… a raça que comprei é uma raça muito invulgar… cão pequeno de companhia… é uma criadora reconhecida pelo cpc e é das únicas no nosso país!!! Posso dizer-vos que soube de outra criadora que vendia os cachorros por metade do preço… mas o pai da minha é campeão e tendemos “sempre” a acreditar nos genes!!! Agora existe uma especificidade neste caso… o pai da minha cadela pertence-lhe, mas a mãe é de outro criador!? ? mas também não acredito que pela experiência que ela tem com animais não percebesse que a minha cadela era portadora de “tinha”… e para mais tentou “enganar-me” dizendo que eram as tais reacções alérgicas à vacina!!!
Mesmo que tivesse pago pouco acredito que merecia mais consideração… mas eu acho que paguei “muito bem” a cachorrinha!
A única vez que falei com a criadora ainda eu não sonhava do que se tratava … receitou-me uma pomada via telefone, dizendo que contudo era bom ir ao vet!!! Entretanto telefonou… devia ser para perguntar se estava tudo bem… como se ela não soubesse!!! Não atendi… já que o meu marido quer tratar ele do assunto!!!
AISD… relativamente ao contágio… o meu grande problema é esse, ou seja, se ela contagia mais alguém que não seja eu!!! Eu tenho grandes marcas no pescoço e na cintura… o que com o verão a aproximar-se não sei se dará manchas para o resto da vida. Quanto á cadelinha espero que não fique com manchas no pelo!?! … E só de pensar que já tiveram crianças ou mesmo bebés em contacto com ela?!?! Até me dão arrepios! Ou por exemplo, a minha sogra que por ter feito quimioterapia não pode tomar determinados medicamentos sendo um deles o que eu estou a tomar p/ combater a “tinha”
ANJAAZUL o meu tratamento é que vai demorar pelo menos 2 semanas o da cadelinha ainda não sei!
TANIKA… a minha vontade foi logo essa…. Apresentar-lhe as facturas…. Mas nem vou por aí percebe o que me custa foi tentarem fazer-me de parava! É que não dá para explicar que tipo de pessoa é a criadora, isto é, jamais em tempo algum eu poderia vir a desconfiar dela percebe! Ou seja, mesmo depois de saber a verdade acho que ainda a estava a tentar desculpar… porque eu sou mesmo assim, não imagino que me façam aquilo que jamais faria aos outros!?

É claro que o meu encantamento pela minha bichinha levou-me a cometer demasiadas benevolências … levá-la para a cama, nem sempre lavar as mãos… estas coisas básicas que na verdade eu não dei a importância que devia!

Na verdade toda esta conversa porque precisava muito de desabar e gostava de vos dar conhecimento do que por cá se fazendo no reino da “criação” de animais!

Beijoka
babuxa
Pedra
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 7:38 pm

O que deveria ter feito era levar a cadela ao vet imediatamente, e pedir do mesmo uma declaração do estado em que o animal estava. O mesmo do seu médico. Falar com a pessoa e confrontá-la com a situação. Perante todos os dados e provas, apresente um queixa ao CPC.
Porque o que se faz em termos de criação em Portugal, decerto que essa senhora não será um exemplo, nem tão pouco serve para meter todos no mesmo saco.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

segunda mai 24, 2004 10:09 pm

Mas, desculpem lá volta á pedra.
Há aqui uma coisa que me faz confusão. Se a pessoa sabia o que o animal tinha, e mesmo assim deixou-o sair... há aqui algo que não bate certo ou então as pessoas ainda estão mais doidas do que eu imagino. Estaria a pessoa á espera que a tinha se curasse por si própria? Não era evidente que sem tratamento as coisas iriam piorar?
Isabel
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

terça mai 25, 2004 9:03 am

Pedra Escreveu: Mas, desculpem lá volta á pedra.
Há aqui uma coisa que me faz confusão. Se a pessoa sabia o que o animal tinha, e mesmo assim deixou-o sair... há aqui algo que não bate certo ou então as pessoas ainda estão mais doidas do que eu imagino. Estaria a pessoa á espera que a tinha se curasse por si própria? Não era evidente que sem tratamento as coisas iriam piorar?
Isabel
Ou a senhora é doida ou não sabia mesmo. O que não a desculpa, mas sempre é diferente.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mai 25, 2004 9:11 am

babuxa Escreveu: Agora existe uma especificidade neste caso… o pai da minha cadela pertence-lhe, mas a mãe é de outro criador!?
Então, o criador da sua cachorra é o "outro criador" e não a Srª que lhe vendeu a cadela. O criador é o proprietário da Mãe da ninhada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

terça mai 25, 2004 12:43 pm

Ois,
por experiência própria também já tive "tinha".
Comprei um gato (europeu) em Lisboa quando estava a estudar, no centro comercial Imaviz numa loja, porque deu-me pena de ver o gatinho ali fechado numa gaiola.
Posso dizer que todas as raparigas que moravam comigo apanharam a dita doença, por acaso nunca pensamos levar as contas à loja, dos tratamentos, e isto porque numa loja como se sabe(a venda de animais é muito duvidosa).
É claro que uma criadora como disse pertencente ao CPC, deverá ter mais cuidado.
Na minha humilde opinião deverá informar a criadora do sucedido para que não aconteça a outras pessoas, e pedir o pagamento da medicação da qual pagou (como já foi dito).
Responder

Voltar para “Cães”