Fila Brasileiro - alteração do estalão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta mai 21, 2004 5:58 pm

O novo estalão do fila brasileiro trás uma pequeníssima alteração, mas que mesmo assim afasta os cães do CAFIB ainda mais do estalão oficial...

Todos os que têm acompanhado os tópicos sobre o Fila Brasileiro sabem que as diferenças entre o Fila de estalão oficial (CBKC/FCI) para os do CAFIB se resumem a:
a) Tamanho - entre 65 a 75 cm para os machos FCI / entre 65 a 70 no CAFIB
b) Cores - todas as cores sólidas no FCI, com a exclusão de mais de 25% de branco que só pode estar no peito e patas, cinza rato e black and tan / o CAFIB permite cães malhados de branco e acrescenta a exclusão do preto
C) comprimento do chanfro - no estalão oficial a proproção era de 1:1 em relação ao crâneo ou mais curto / no CAFIB a proporção é de 1:1 ou mais comprido

Agora a grande mudança foi exactamente nas proporções chanfro:crâneo que agora passam a ser o chanfro ligeiramente mais curto que o crâneo... podem consultar o estalão novo em www.fci.be

Isto vai separar ainda mais as duas vertrentes da raça, nomeadamente o promover do "tipo veadeiro" feito pelo CAFIB, com cabeças mais dolicocéfalas...

Comentários por favor...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 21, 2004 6:31 pm

Eu não comento grande coisa, pois apesar de apreciar a raça, tenho pouco contacto com a mesma.

A minha questão é, há hipótese de haver uma convergência no que se refere ao estalao ? Senão qualquer dia veremos cada vez mais animais que da raça referida nada têm.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 21, 2004 6:42 pm

Não sei porquê mas duvido, alás esta alteração surge como reacção a uma linha de criação divergente, que foi buscar cães que já o estalão anterior considerava atípicos (tal como o veadeiro)... assim e com o actual (novo) estalão o fila vai-se tornar cada vez mais um molosso, deixando de ser um mezzomorfo (entre o bracóide e o molossóide)...

De uma assentada o CBKC defeniu o tipo de fila que pretende e afastou do ideal o grosso dos exemplares do CAFIB...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
andremc
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2003 6:57 pm

domingo jun 27, 2004 2:51 pm

Olá Gonçalo, só agora vi este tópico . Mas se repares, a mudança que aconteceu foi só retirar a proporção "aproximada" de 1-1 . No estalão anterior não dizia que a proporção entre focinho e crânio era de 1-1 , dizia " o crânio e o focinho devem guardar a proporção aproximada de 1:1, sendo o focinho ligeiramente menor que o crânio. " Já aqui está claro que a proporção não é de 1-1 mas de "aproximadamente" 1-1 sendo o focinho mais curto . Agora só retiraram o 1-1 e que servia de aproximação . Aliás, eu enviei um email á FCI e eles disseram que não houve alteração no padrão e que só mudaram a disposição dos itens para ficar num sistema qualquer que agora não me lembro o nome .
Mas a verdade é que o estalão mudou uma coisa importante e o pior é que foi nas faltas desqualificantes . Onde dizia que era uma falta desqualificante " agressividade com o dono " agora puseram só agressividade . Ou seja, será que o cão não pode ter temperamento ? O que é que eles consideram "agressividade " ? Neste momento, parece que os juízes podem preferir os filas bananas . Já há uns anos numa monográfica, um juíz espanhol ia dar o prémio de raça a um cão meu e ele tentou ataca-lo porque o viu a dirigir-se a nós com a taça na mão . O juíz disse que se soubesse que ele era assim não tinha dado o melhor da raça ao cão . Infelizmente, é esta a situação da raça e caminha para pior com estas alterações .

abraços
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jun 27, 2004 2:58 pm

andremc Escreveu: Mas a verdade é que o estalão mudou uma coisa importante e o pior é que foi nas faltas desqualificantes . Onde dizia que era uma falta desqualificante " agressividade com o dono " agora puseram só agressividade . Ou seja, será que o cão não pode ter temperamento ? O que é que eles consideram "agressividade " ? Neste momento, parece que os juízes podem preferir os filas bananas . Já há uns anos numa monográfica, um juíz espanhol ia dar o prémio de raça a um cão meu e ele tentou ataca-lo porque o viu a dirigir-se a nós com a taça na mão . O juíz disse que se soubesse que ele era assim não tinha dado o melhor da raça ao cão . Infelizmente, é esta a situação da raça e caminha para pior com estas alterações .

abraços
Infelizmente parece ser o caminho que muitas raças estão a tomar, suavizar os cães, alterar a raça para servir a sociedade em que vivemos ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 27, 2004 3:31 pm

andremc Escreveu: Olá Gonçalo, só agora vi este tópico . Mas se repares, a mudança que aconteceu foi só retirar a proporção "aproximada" de 1-1 . No estalão anterior não dizia que a proporção entre focinho e crânio era de 1-1 , dizia " o crânio e o focinho devem guardar a proporção aproximada de 11, sendo o focinho ligeiramente menor que o crânio. " Já aqui está claro que a proporção não é de 1-1 mas de "aproximadamente" 1-1 sendo o focinho mais curto . Agora só retiraram o 1-1 e que servia de aproximação . Aliás, eu enviei um email á FCI e eles disseram que não houve alteração no padrão e que só mudaram a disposição dos itens para ficar num sistema qualquer que agora não me lembro o nome .
casadiscaes Escreveu:C) comprimento do chanfro - no estalão oficial a proproção era de 1:1 em relação ao crâneo ou mais curto / no CAFIB a proporção é de 1:1 ou mais comprido
Fiz uma leitura prática do estalão e apresentei o efeito que vai ter sobre a raça em que de duas linhas ou sentidos de criação, agora uma delas fica afastada de qualquer hipotese de reconhecimento... este é o efeito prático que a re-escrita do estalão vai ter... é o caso da virgula nos Filas ;)

Esta nova revisão dos estalões, ou organização sistemática, teve o defeito de alterar vários estalões a a sua forma de leitura, nalguns casos suprimindo partes descritivas de aspectos morfológicos ou mesmo funcionais. Outra coisa que desapareceu foi o teste de carácter, que embora não fosse feito na Europa era obrigatório no Brasil... opções, que neste caso, alteram significamente a raça...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”