Subida de escadas e a displasia de anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sábado mai 29, 2004 3:53 pm

pessoal que possui cães d grande porte..ou raças q tem maior
probabilidade de contrarir displasia coxofemural(de anca), como devem saber esta é uma doença ortopédica hereditária, mas que pode apareçer msm sem existirem antecedentes da doença! tal como uma alimentação e esforços excessivos durante o desenvolvimento de um cachorro etc...
e como alguns de voçes devem ter conhecimento por ja terem lido, a subida de degraus pode ser altamente nociva, contribuindo para o aparecimento da doença...mas existem diversas opiniões veterinárias em relação a essa situação(subida de degraus)...se os degraus são mt ingremes, o numero de degraus da escada etc...
os meus pais adquiriram um labrador retriever á meses atrás (ele agora está com 6 meses) e agora está numa idade onde podem aparecer os 1ºs sintomas..e como a casa tem cave, as portas de entrada ficam um pouco acima do solo(3 pequenos degraus) e claro q o cão ñ ia ficar privado do acesso á casa! o vet disse que ñ havia motivos para preocupação pq ñ seria só por esse pequeno esforço q o cão iria contrair a displasia!...mas msm assim ás vezes questiono-me..

a questão é, quais as vossas experiencias com a doença, que cuidados tomaram ou tomam com os vossos cachorros e como foram ou são aconselhados pelos vossos veterinários?

Imagem
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mai 29, 2004 5:34 pm

Neste assunto, como em todos, temos de usar a nossa sensatez !

O meu quintal fica separado da cozinha por cerca de 6 degraus.
Nunca impedi a Zorra de os subir ou descer.

Creio que se deve pensar em casas com andares - moradias de 2 ou mais pisos - e em brincadeiras (sobretudo quando há crianças) de subir e descer escadas - tipo atirar a bolinha para o 1º andar, etc.

O mesmo se aplica aos pisos escorregadios.
A questão está no exagero, não em ter um quarto - como a cozinha ou a casa de banho em pedra - mas em toda a casa envernizada e em pedra lisa e deslizante.

Se o seu cão é filho de pais isentos de displasia não há motivo para pensar que alguns degraus a possam vir a provocar.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sábado mai 29, 2004 8:19 pm

aisd

;) poiz eu sei!
eu apenas questionei esta situação por causa de ter conhecimente de veterinários q "proibem" os donos de deixar os cachorros de raças com susceptibilidade de contrairem a displasia de anca, subir seja qual for o tipo de escadas! eu tb achei um pouco absurdo no meu caso e no seu como vi..privar o cão de subir meia duzia d degraus
De qualquer maneira é smp bom trocar opiniões

Imagem
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mai 29, 2004 8:28 pm

quando o max era bebé, tinha todas as razões para contrair displasia - escadas internas que subia e descia com frequência, chão envernizado e piso em mosaico cerâmico. também cresceu imenso e de repente.
andava aflita, porque ele a correr pelas escadas, caía e dobrava as patas dianteiras. era como se ficasse de joelhos. coloquei essa questão à vet. a olhometro, ela disse que o cão não tinha nada. agora, já não dobra as patas.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo mai 30, 2004 12:14 pm

Os meus cães sobem e descem escadas.
Penso que o que se deve fazer, no caso de cachorros será a vidinha normal, o que é diferente de andar a obrigar o bicho a fazer maratonas de sobe e desde.
Talvez a Sealords, que anda meio fugida, possa dar o seu contributo sobre a questão., que seria sempre benvindo.
Isabel
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

segunda mai 31, 2004 10:45 am

óla,

Esta questão agora intrigou-me e por acaso nunca a coloquei á vet.
O facto do cão quando está em fase de crescimento, andar em certos sitios em que o piso é mais escorregadio poderá provocar-lhe displasia de anca?(não sei como se escreve)
A minha casa é quase toda em tijoleira, mas tive que meter alguns tapetes no chão porque o meu cão teve um problemas nos aprumos, mas não tenho tapetes em toda a casa, quando ele vai para a sala, não tem tapetes, será que isso poderá prejudica-lo?

Obrigado

Susana
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 11:20 am

Não pela displasia de anca, mas por causa das hérnias dicais e dos aprumos, lá em casa as escadas foram todas transformadas em rampas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 31, 2004 11:56 am

Bem, eu sou pelo bom senso.
Moro num 2º andar mas de altura corresponde a um 3º, e não há elevador. Ora a Shiva tem necessariamente que descer e subir escadas.
Quando ela era bébé, e até aos 4 meses eu levei-a sempre ao colo. Dos 4 aos 9 meses descia e subia sempre á trela, para evitar espalhanços.
Hoje, com 1 ano e 2 meses sobe e desce sózinha sem qualquer problema.

Não evidencia qualquer problema de desplasia, oq ues erá confirmado (espero eu) pelo exame aos 18 meses.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda mai 31, 2004 12:35 pm

Bem, eu agora ao ler este tópico, estava aqui a pensar, eu até finais de setembro espero já ter o nosso melhor amigo cá em casa, ainda não sei ao certo qual a raça, mas já tenho a ideia que em principio será uma das 4 que já andamos a sondar faz muito tempo.

Qualquer uma delas são animais que podem sofrer deste problema e cá em casa temos logo após a porta de entrada umas escadas que eu não sei ao certo quantos degraus são, mas pelo menos 12 são.

É certo que as escadas têm alcatifa, mas...confesso que me preocupo, e para além destas escadas temos dois degraus que separam a cozinha do resto da casa e....
Responder

Voltar para “Cães”