NAO PERCEBO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anuk
Membro Júnior
Registado: terça fev 17, 2004 2:46 pm

sexta jun 04, 2004 3:36 pm

Boas

isto é o seguinte, como ja ve consegui apreceber toda as pessoas andam um "pouco" revoltadas com o novo decreto de lei sobre as raças "potencialmente perigosas", mas para grande pena minha ainda nao se fez nenhum abaixo assinado, mas venho nao para falar disso mas para espor uma situaçao: eu quando estava gravida de 7 meses fui mordida por um cao de um dono "potencialmente perigoso" porque ele sabia que o cao nao era de fiar em em vez de o passear mandava o cao passear sozinho :evil: estou a falar de um arraçado de rafeiro do alentejo (bastante grande) , o dono disse que nao tinha nada a ver com isso nem quis saber dos meus tratamentos que foram muito , o que querom saber é qual a lei para este genero de animais? para que o que aconteceu comigo nao aconteça com o meu bebe. :?: :?: :?: .

obrigado

susana
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 04, 2004 4:08 pm

Olá,
Leia por favor o Decreto Lei 312/2003. Poderá encontrá-lo no tópico "Legislação" em http://www.rottpt.net.
Não é pelo facto de um cão não ser de "raça potencialmente perigosa", ou ser SRD que o dono deixa de ser responsável por ele. Nesta medida, deveria ter feito queixa nas autoridades competentes por forma apoder exigir as respectivas responsabilidades ( tratamentos, ebentuais indemnizações, etc.).

Mesmo para o futuro, e caso se faça a devida queixa às autoridades, nestas situações é suposto o cão passar a ter um cadastro e vir a ser classificado como "Cão Perigoso". Com esta classificação, 'pior' que a de 'potencialmente perigoso' o dono do cão vai pensar duas vezes antes de voltar a soltar o cão. Não é só o cão que está sujeito a ser abatido, mas também as coimas para o proprietário são elevadas.

Cumprimentos
Paulo C.
Elsa
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 4:23 pm

E além disso passa ter TODAS as obrigações dos potencialmente perigosos. É como se fosse acrescentado á lista, por assim dizer...

Seguro de responsabilidade civil, ançaime, trela curta, registo criminal...etc, etc...

E TODOS os cães podem entrar nesta lista negra dos perigosos, iclusive, os cães pequenos. Basta para isso alguém fazer queixa de agressão a pessoas OU animais, ás autoridades...

vai ser chato.. os lulus histéricos andarem na rua com ançaime... :roll:
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

sexta jun 04, 2004 4:46 pm

[quote=Elsa]
vai ser chato.. os lulus histéricos andarem na rua com ançaime... :roll:
[/quote]

HHEHEHEHHEEHEHE não menosprezando o tópico, que é sério, diverti-me ao imaginar as "madamas" com os lulus de açaime!!! :lol: :lol: :lol:

Gelly
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta jun 04, 2004 5:20 pm

Gelly Escreveu: HHEHEHEHHEEHEHE não menosprezando o tópico, que é sério, diverti-me ao imaginar as "madamas" com os lulus de açaime!!! lol lol lol
Pois...conheço um caso de uma Sra que tinha uma cadelinha minúscula, rafeiríssima que teve que ir 3 vezes pedir ao vet declarações em como a cadela não tinha raiva, pois mordia toda a gente e uma das vezes teve que pagar as calças de uma farda a um polícia :!: :!: :!:

Esta sim, deveria entrar imediatamente para a lista de raças perigosas... :lol: :lol:
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

sexta jun 04, 2004 5:22 pm

O cão passa a ser perigoso e é obrigado a cumprir os mesmos requesitos q um "potencialmente perigoso". A pergunta é: como as autoridades vão saber disso?

Todos os cães vão ter q ter registo e "BI" por assim dizer?

É q se não for assim imaginem q o caso se passa com um Dalmata , um policia vê o Dalmata sabe q não consta da lista não interpela o dono.

Ou isto passa-se tudo de outra forma. O dono de um dalmata pode ser interpelado para a policia averiguar se o cão já teve problemas?
Elsa
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 5:44 pm

Não sei bem como isso se processa, talvez as freguesias, quando se vai registar o cão, elas tenham acesso á lista negra e obrigem a registar como perigoso.... não sei..

Mas é claro que sendo uma raça que não esteja na lista dos 7 magnificos, não vai chamar a atenção das autoridades a não ser que haja uma agressão em flagrante ou uma queixa.

De qualquer forma, esse será o menor dos problemas para esses donos. O pior são as queixas repetidas e se já estiver na lista negra dos perigosos, ablita-se a mais multas ( pela agressão em si e pelo facto de não ter os requesitos legais iguais os dos potencialmente perigosos ) ou até a ser abatido.... acho que é mais por aí que estes donos vão ser controlados..
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sexta jun 04, 2004 5:57 pm

[quote=Gelly]
[quote=Elsa]
vai ser chato.. os lulus histéricos andarem na rua com ançaime... roll
[/quote]

HHEHEHEHHEEHEHE não menosprezando o tópico, que é sério, diverti-me ao imaginar as "madamas" com os lulus de açaime!!! lol lol lol

Gelly
[/quote]

:o

....só se forem da Louis Vuitton, ou quando muito D&G......... :lol: :lol: :lol:
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sexta jun 04, 2004 8:02 pm

...

ou seja, o cao é que é castigado, e nunca o dono perigoso???!
o cao é que pode ir para abater?
Nao concordo, mas já é um passo... deviam ser castigados primeiro os humanos (RACIONAIS)!!! :?:
Responder

Voltar para “Cães”