Pós-Parvovirose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Souls
Registado: sábado jun 05, 2004 11:15 pm

domingo jun 06, 2004 12:04 am

Meu cachorro ficou 4 dias internado nuna clínica Vet , tratando de parvovirose. Até ele ser vacinado daqui a 15 dias ( recomedações do Vet) ele possue algum risco da parvovirose voltar antes disso ou ele ganhou alguma imunidade temporária contra a doença? qualquer ajuda dos bem informados e experientes sempre é bem vinda a um leigo como eu, aguardo respostas :)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jun 06, 2004 12:04 pm

Uma vez infectado contra a parvovirose, terá provavelmente imunidade para toda a vida... ( é muito mais eficaz do que qualquer vacina ;) )

Siga as recomendações do veterinário, espere então os 15 dias para se assegurar que o seu animal ficou totalmente recuperado e depois siga as vacinações restantes.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo jun 06, 2004 2:08 pm

ola
a minha cadela apanhou parvovirose 10 dias depois de ter tomado a ultima vacina, andei 1 mes com ela ao colo pra nao apanhar nenhuma doença...e pimba
ela teve com perfusao mas trouxe-a pra casa pois estava numa sala fria sozinha etc, dar x gotas de agua cada 30 min, medicamentos etc, là se safou e nao tenho tido mais problemas
tb ouvi falar que quando apanham a doença nao a voltam a apanhar mas tb ouvi falr que existem dois tipos e ao ficar imunizados à vida pra pra um tipo, ficam sem defesas para o outro
_Freitas_
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2004 4:54 pm

domingo jun 06, 2004 4:23 pm

O meu cachorrito tb já passou pelo mesmo problema! O veterinário disse k ñ voltaria a apanhar novamente a mesma doença.
Mas convém desinfectar bem o local onde dorme, come, brinquedos com os quais brinca... E ter cuidado em avisar amigos que tb tenho cães para ñ levarem para sua casa, pois esta deve ficar de quarentena por volta de 3 meses, acho...
Elsa
Membro Veterano

domingo jun 06, 2004 8:29 pm

lil_bull Escreveu: tb ouvi falar que quando apanham a doença nao a voltam a apanhar mas tb ouvi falr que existem dois tipos e ao ficar imunizados à vida pra pra um tipo, ficam sem defesas para o outro
É verdade, existem 2 tipos de parvovirus:

- Canine Parvovirus Type-1, CPV-01 ou Minute Virus of Canines, MVC
- Canine Parvovirus Type-2, CPV-02

O primeiro têm uma prevalência muito baixa, até hoje só foram reportados 30 casos de morte por este virus e afecta principalmente cachorros muito jovens, recem-nascidos e fetos. Nas cadelas pode levar a aborto. Ainda está a ser estudado.

O segundo é o mais comum e o mais patogénico.

Não tenho a certeza se não ocorre imunização cruzada e estando imune para um, também se está para o outro... em principio sim, mas tenho que investigar isso.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda jun 07, 2004 9:20 am

Como na maior parte dos casos não são feitas análises, a parvo é diagnosticada com base nos sintomas. Penso que por vezes pode ser feito um diagnóstico errado, confundindo-a com outro tipo de infecção gástrica, como a provocada por coronovírus (acho que é assim que se escreve), com sintomas semelhantes. Isto leva a pessoa a pensar que o cão está imune, quando de facto não está.

A Elsa que me corrija, por favor, se eu estiver a dizer asneiras, que esta não é a minha área.
Elsa
Membro Veterano

segunda jun 07, 2004 10:29 am

O coronavirus é rarissimo causar enterite hemorrágica e nunca com a severidade da parvovirose, uns laivos de sangue e pouco mais. Não leva a septicémia também...
Se estiverem presentes os dois virus a mortalidade é quase certa.

È sempre aconselhável fazer o diagnóstico definitivo, hoje em dia com os kits rápidos, nem é complicado....embora isso não vá alterar muito o tratamento pois é maioritariamente sintomático.

Em relação a não ficar imunizado se se confundir os dois virus... é uma hipótese, mas os reforços das vacinas rapidamente colmatam alguma falha de imunização e pode-se sempre fazer titulação de anti-corpos para verificar os estado vacinal.
Responder

Voltar para “Cães”