Já repararam no número de pessoas que falam sozinhas? Quando vejo uma pessoa a falar sozinha na rua ou a conduzir, eu penso logo: se tivesses um cão, de certeza que lhe fazias uma série de discursos.
Eu antigamente também falava sozinho. Isso deve-se ao facto de a minha mulher ser uma autêntica tagarela e eu ter-me desabituado de falar, desforrando-me quando estou sozinho

Agora falo com os meus cães. Quer dizer, ela fica a falar sozinha e eu vou falar com eles

É que eles são ouvintes atentos e mantêm-se calados quando eu falo. É uma maravilha. Mesmo que diga disparates eles não reagem. São muito tolerantes

Falar com o cão pode ser entendido como uma atitude de o "humanizar". Mas no meu caso não é. Até porque eu não lhes digo coisas difíceis como falar da campanha eleitoral para o parlamento europeu, ou do aumento do preço da batata. Eu acho que eles até gostam que eu fale com eles. Há expressões que os faz logo abanar a pulga, como "vamos?", "papita?", "xixi?", "lavar o carro?".
São palavras chave, estas e muitas outras.
Mas também lhes chamo "macacos!!!" com uma expressão carregada quando eles fazem uma macacada contra as regras.
Eu juraria que os meus caros foristas também são maluquinhos a falar com os vossos cães.