O que é o Mondioring ?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Pergunto eu 

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
O MONDIORING nasceu no inicio dos anos 80, durante uma final da Taça de França de Ring, encontravam-se reunidos um grupo de aficcionados do mundo canino, estando presentes os representantes oficiais de países como a Holanda, Suíça, Itália, Bélgica, Alemanha e França, que realizaram um estudo de comparação entre os diferentes regulamentos de cães de trabalho/polícia, existentes em cada país. Surgiu assim a ideia de se organizar um encontro a nível internacional, onde cada pais, faria uma demonstração de seu regulamento nacional, de modo a que todos pudessem tomar conhecimento sobre os respectivos regulamentos. De referir que estavam presentes grandes treinadores como por exemplo o Sr. Debonduewe, que foi onze vezes Campeão de França.
Nesse encontro internacional que teve lugar em Tournai (perto da fronteira Franco-Belga), participaram os países acima indicados e ainda outros como os Estados Unidos da América.
Este encontro realizou-se sobe o olhar atento do Sr. Hans Nievergelt, na altura o Presidente da Federação Cinológica Internacional, de onde surgiu a ideia de juntar os aspectos positivos de cada regulamento nacional e fundar um regulamento completo, variável, o mais próximo da realidade quotidiana. Este regulamento seria constituindo por exercícios de Obediência, exercícios de Saltos e exercícios de Defesa, que fosse muito próximo do trabalho de cães de polícia, onde um cão realizaria o trabalho de defesa sobre um fato de protecção integral, pois um assaltante não se passeia com uma manga de protecção, pelo que não importaria onde o cão pudesse morder, tendo o cão que resolver as situações que lhe surgiam sem estar na dependência do dono.
Mais recentemente, devido ás pressões sobre os cães, que os politicos julgam potencialmente perigosos, foi-lhes ainda acrescentado que cada cão para poder fazer Mondioring teria que passar num de Teste expecifico de Sociabilidade. Como se isso não existisse já no respectivo regulamento.
os cães estão por diversas vezes em contacto com muitas pessoas e não as podem morder. A mordida é controlada e só pode ser feita sobre comando do dono.
O cão para o Mondioring tem que ser robusto, ter reflexos rápidos, ter uma grande resistência à fadiga e ao calor, forte capacidade de impulsão, possuir uma grande elasticidade, ser psiquicamente capaz de permanecer numa atitude de tranquilidade, apesar das fortes provocações a que é submetido e caso necessário rapidamente passar a um estado de acção em segundos. Necessita igualmente de ter espírito de iniciativa, mesmo perante uma situação desconhecida, para saber quando e como actuar e permanecer indiferente ás provocações de que é alvo.
1. OBEDIÊNCIA
-Junto sem Trela
-Deitado com Distracções sem o Condutor
-Recusa de Alimento
-Busca de um Objecto
-Envio em Frente
-Posições á Distancia
-Busca de Pedaço de Madeira
2. SALTOS
-Palissada (max. 2.30 m)
-Vertical (max. 1.20 m)
-Comprimento (max. 4.0 m)
3. DEFESA
-Ataque com Cana (+ salto no nível 2 e 3)
-Ataque em Fuga com Tiros
-Ataque com Objectos
-Ataque em fuga interrompido
-Busca do HA e escolta
-Defesa do Condutor
-Guarda do Objecto
Respondo eu
Nesse encontro internacional que teve lugar em Tournai (perto da fronteira Franco-Belga), participaram os países acima indicados e ainda outros como os Estados Unidos da América.
Este encontro realizou-se sobe o olhar atento do Sr. Hans Nievergelt, na altura o Presidente da Federação Cinológica Internacional, de onde surgiu a ideia de juntar os aspectos positivos de cada regulamento nacional e fundar um regulamento completo, variável, o mais próximo da realidade quotidiana. Este regulamento seria constituindo por exercícios de Obediência, exercícios de Saltos e exercícios de Defesa, que fosse muito próximo do trabalho de cães de polícia, onde um cão realizaria o trabalho de defesa sobre um fato de protecção integral, pois um assaltante não se passeia com uma manga de protecção, pelo que não importaria onde o cão pudesse morder, tendo o cão que resolver as situações que lhe surgiam sem estar na dependência do dono.
Mais recentemente, devido ás pressões sobre os cães, que os politicos julgam potencialmente perigosos, foi-lhes ainda acrescentado que cada cão para poder fazer Mondioring teria que passar num de Teste expecifico de Sociabilidade. Como se isso não existisse já no respectivo regulamento.
os cães estão por diversas vezes em contacto com muitas pessoas e não as podem morder. A mordida é controlada e só pode ser feita sobre comando do dono.
O cão para o Mondioring tem que ser robusto, ter reflexos rápidos, ter uma grande resistência à fadiga e ao calor, forte capacidade de impulsão, possuir uma grande elasticidade, ser psiquicamente capaz de permanecer numa atitude de tranquilidade, apesar das fortes provocações a que é submetido e caso necessário rapidamente passar a um estado de acção em segundos. Necessita igualmente de ter espírito de iniciativa, mesmo perante uma situação desconhecida, para saber quando e como actuar e permanecer indiferente ás provocações de que é alvo.
1. OBEDIÊNCIA
-Junto sem Trela
-Deitado com Distracções sem o Condutor
-Recusa de Alimento
-Busca de um Objecto
-Envio em Frente
-Posições á Distancia
-Busca de Pedaço de Madeira
2. SALTOS
-Palissada (max. 2.30 m)
-Vertical (max. 1.20 m)
-Comprimento (max. 4.0 m)
3. DEFESA
-Ataque com Cana (+ salto no nível 2 e 3)
-Ataque em Fuga com Tiros
-Ataque com Objectos
-Ataque em fuga interrompido
-Busca do HA e escolta
-Defesa do Condutor
-Guarda do Objecto
Respondo eu

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Aproveitando a deixa...
Alguém me sabe indicar na net, onde posso obter informação sobre as diferentes modalidades desportivas caninas, onde inclua também as especiais para diferentes raças?
Alguém me sabe indicar na net, onde posso obter informação sobre as diferentes modalidades desportivas caninas, onde inclua também as especiais para diferentes raças?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Que giro!
Mas se é assim tão giro, porque é que o "mundo do mondioring" é tão fechado? afinal, quanto mais pessoas e cães participarem, melhor. Acho eu...
Mas se é assim tão giro, porque é que o "mundo do mondioring" é tão fechado? afinal, quanto mais pessoas e cães participarem, melhor. Acho eu...
Noinfo, fez um erro em escrever o nome do Sr DEBONDUWE, mas você comentou bem a especialidade do Mondioring.
O Ring, especialidade mais que centenaria na Belgica, considerado um desporto nacional desde sempre, foi criado em França, mas com uma especificidade francesa. O ring francês, o ring Belga e o KNPV holandês são diferentes uns dos outros; o francês talvez seja o mais simples e "facil" de praticar. O Ring ja foi exportado em varios paises como Portugal, EUA, e Mexico, onde o Serge Rychter, uma referencia actual no Mondioring e no Ring foi ensinar os treinadores nacionais mexicanos.
Mas isso mostra realmente um controle do cão, mas em caso de ataque na vida real, ou seja numa verdadeira agressão, o cão de Ring ou de Mondioring não vai reagir, considerando que não ha fato, não ha ataque; o cão de Ring esta condicionado no fato, e não morde uma pessoa civil. Alguns seguranças com cães treinados para o Ring tiveram a surpresa de não ver reacção nenhuma por parte do cão quando havia uma verdadeira agressão.
Até,
Pedro
O Ring, especialidade mais que centenaria na Belgica, considerado um desporto nacional desde sempre, foi criado em França, mas com uma especificidade francesa. O ring francês, o ring Belga e o KNPV holandês são diferentes uns dos outros; o francês talvez seja o mais simples e "facil" de praticar. O Ring ja foi exportado em varios paises como Portugal, EUA, e Mexico, onde o Serge Rychter, uma referencia actual no Mondioring e no Ring foi ensinar os treinadores nacionais mexicanos.
Mas isso mostra realmente um controle do cão, mas em caso de ataque na vida real, ou seja numa verdadeira agressão, o cão de Ring ou de Mondioring não vai reagir, considerando que não ha fato, não ha ataque; o cão de Ring esta condicionado no fato, e não morde uma pessoa civil. Alguns seguranças com cães treinados para o Ring tiveram a surpresa de não ver reacção nenhuma por parte do cão quando havia uma verdadeira agressão.
Até,
Pedro
Fie-se na virgem e não corra ...pedro_adr Escreveu: seja numa verdadeira agressão, o cão de Ring ou de Mondioring não vai reagir, considerando que não ha fato, não ha ataque; o cão de Ring esta condicionado no fato, e não morde uma pessoa civil.
Até hoje os cães de mondioring que tenho visto são sim senhor capazes de actuar numa situação real.
É claro que há cães que simplesmente não têm instinto nenhum de protecção e estao ali apenas pelo "desporto", mas a grande maioria não.
Por isso, e novamente, generalizações, não obrigada!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Cindel, falei porque tive experiencia disso, não me aventuro a copiar no que dizem os outros como se faz regularmente aqui neste forum. Ja vi um cão de Ring, Malinois, frente a uma agressão sem reagir. Portugal ainda é novato no Ring, e o pessoal quando vê os tais Malinois no ar e fazer saltos excepcionais pensam que estes cães são capazes de muito ! E verdade no desporto, mas na rua, ja não se fala da mesma coisa ! Ja falei com o Sr Debonduwe, em 96, e conheço o Serge Rychter, e nisso eles tambem concordam; nem todos reagem da mesma maneira, mas pode ter a certez que um cão de Ring não tem a mesma noção de defesa que um cão que sai do KNPV ! Como tb vi numa mensagem um usuario dizer que o Dogo Argentino era perigoso para o Ring : que grande estupidez dizer isso !
Bom dia Pedropedro_adr Escreveu: Cindel, falei porque tive experiencia disso, não me aventuro a copiar no que dizem os outros como se faz regularmente aqui neste forum. Ja vi um cão de Ring, Malinois, frente a uma agressão sem reagir. Portugal ainda é novato no Ring, e o pessoal quando vê os tais Malinois no ar e fazer saltos excepcionais pensam que estes cães são capazes de muito ! E verdade no desporto, mas na rua, ja não se fala da mesma coisa ! Ja falei com o Sr Debonduwe, em 96, e conheço o Serge Rychter, e nisso eles tambem concordam; nem todos reagem da mesma maneira, mas pode ter a certez que um cão de Ring não tem a mesma noção de defesa que um cão que sai do KNPV ! Como tb vi numa mensagem um usuario dizer que o Dogo Argentino era perigoso para o Ring : que grande estupidez dizer isso !
Permita-me que discorde, creio que estará a misturar as 2 modalidades ,
Ring e Mondioring... e Portugal é novato , sim mas no Mondioring pois o Ring cá não se pratica e posso-lhe dizer que 90 % dos cães que conheço
a praticarem Mondio em Portugal numa situação real reagiriam.Posso-lhe dar um exemplo que é na Guarda do Objecto o cão reage a quem se aproximar do perimetro de segurança com ou sem fato.
Um abraço
José Moreira
Ola José,
O Ring é praticado em Portugal, ja vi um artigo publicado ai numa revista portuguesa; mas como você diz, o Mondioring é mais popular, mas é mais dificil tb; bem, diz que o cão reage na guarda de objectos sem o fato, claro se você treina o cão com e sem fato ele vai morder, exatamente como se você estivesse a condicionar o cão numa defesa civil; mas você pega num cão que so pratica no fato todas semanas, com certeza que ele vai ter um condicionamento ao fato, e ja se viu o caso, eu na minha experiencia propria, e treinadores que ja me falaram do tal; mas como ja disse, cada cão tem o seu carater e comportamento e depois eles reagem em função disso tambem;
Abraços,
Pedro
O Ring é praticado em Portugal, ja vi um artigo publicado ai numa revista portuguesa; mas como você diz, o Mondioring é mais popular, mas é mais dificil tb; bem, diz que o cão reage na guarda de objectos sem o fato, claro se você treina o cão com e sem fato ele vai morder, exatamente como se você estivesse a condicionar o cão numa defesa civil; mas você pega num cão que so pratica no fato todas semanas, com certeza que ele vai ter um condicionamento ao fato, e ja se viu o caso, eu na minha experiencia propria, e treinadores que ja me falaram do tal; mas como ja disse, cada cão tem o seu carater e comportamento e depois eles reagem em função disso tambem;
Abraços,
Pedro
Boa tarde Ladyzeusladyxzeus Escreveu: Que giro!
Realmente o Mondio é espectacular! e não é um " mundo fechado "como diz , simplesmente e devido ao grau de dificuldade do treino poucas escolas/clubes cá em Portugal apresentam cães pois é mais rentavel treinarem os seus clientes para outras modalidades.....
Poderá ter contactos com o Mondio atraves de Escolas ou Clubes que o pratiquem e garanto-lhe que será muito bem recebida, pois o que todos nós que praticamos Mondio gostariamos de ver era + gente a pratica-lo.
Um abraço
José Moreira
-
- Membro
- Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm
Caro Pedro
Penso que para melhor fundamentar as suas afirmações será melhor exprimentar em louco.
Para que saiba, se for bem treinado um cão de Ring Belga ou Mondioring estará preparado para tudo.
Não é à toa que as diferentes policias no mundo compram cães de Ring Belga e Mondioring. Essa conversa de cães viciados no fato é de quem conheçe muito pouco sobre a modalidade, por isso penso que será melhor ir "sentir" um cão dentro do fato para poder dizer isso.
Celso
Penso que para melhor fundamentar as suas afirmações será melhor exprimentar em louco.
Para que saiba, se for bem treinado um cão de Ring Belga ou Mondioring estará preparado para tudo.
Não é à toa que as diferentes policias no mundo compram cães de Ring Belga e Mondioring. Essa conversa de cães viciados no fato é de quem conheçe muito pouco sobre a modalidade, por isso penso que será melhor ir "sentir" um cão dentro do fato para poder dizer isso.
Celso
E verdade Celso, o exercito francês até é um dos primeiros a aceitar os Malinois do Ring em prioridade, mas digo-lhe que o treino não fica por aqui; o Malinois de Ring possui um potencial importante na capacidade de aprendizagem e desportiva; assim, o cão entra ja com faculdades acima da média para seguir outro treinamento mais perto da realidade, como cão de guerra, ou como cão Policial. Um cão policial ou do exercito tem diariamente um treino pratico para um bom desempenho. A base é o ring, e depois pode se fazer o que quiser, sabendo que o cão ataca com coragem e obedece de imediato.
PS : Amigo Celso, tenho sete anos de experiencia atras com o treino, "no fato" de cães de varias modalidades, e particularmente de cães de segurança privada, onde a parte "civil" é um um ponto importante para não condicionar o cão ao fato.
Abraços,
Pedro
PS : Amigo Celso, tenho sete anos de experiencia atras com o treino, "no fato" de cães de varias modalidades, e particularmente de cães de segurança privada, onde a parte "civil" é um um ponto importante para não condicionar o cão ao fato.
Abraços,
Pedro
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Seja como for, e para mim vocês estão a discutir áreas muito técnicas, o Mondioring é espectacular de ser ver.
Aproveito para dizer ao Celso que duas cadelas criadas por ele, ninhada B, estão óptimas e têm uma vida muito, muito feliz.
Aproveito para dizer ao Celso que duas cadelas criadas por ele, ninhada B, estão óptimas e têm uma vida muito, muito feliz.
Também me parece que uma coisa é um desporto (ainda que baseado em situações práticas) outra será a realidade.
Inclino-me a pensar que os cães que o praticam estão, na sua maioria, fortemente condicionados aquele cenário e circunstância: fato, ring etc.
O surgimento de situações reais, diferentes daquelas a que estão habituados, serão na maioria "solucionadas" de maneira imprevisivel.
Mas também pergunto, nas forças de segurança e militares não usam fatos?
Cumprimentos,
POG
Inclino-me a pensar que os cães que o praticam estão, na sua maioria, fortemente condicionados aquele cenário e circunstância: fato, ring etc.
O surgimento de situações reais, diferentes daquelas a que estão habituados, serão na maioria "solucionadas" de maneira imprevisivel.
Mas também pergunto, nas forças de segurança e militares não usam fatos?
Cumprimentos,
POG
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
blackrott Escreveu: ladyxzeus escreveu:
Que giro!
Boa tarde Ladyzeus
Realmente o Mondio é espectacular! e não é um " mundo fechado "como diz , simplesmente e devido ao grau de dificuldade do treino poucas escolas/clubes cá em Portugal apresentam cães pois é mais rentavel treinarem os seus clientes para outras modalidades.....
Poderá ter contactos com o Mondio atraves de Escolas ou Clubes que o pratiquem e garanto-lhe que será muito bem recebida, pois o que todos nós que praticamos Mondio gostariamos de ver era + gente a pratica-lo.
Obrigado!

A verdade é que só ouvi falar desta modalidade aqui no fórum. Nestas férias (é nas férias que tenho tempo para fazer tudo

Só mais uma questão: que tipo de cães podem participar?