Raças de cães para apartamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda jun 07, 2004 2:28 pm

Acham que há raças de cães que se adaptam bem em apartamentos? :? Tenho um apartamento relativamente grande com a vantagem de ter uma varanda enorme e queria um cão, de preferência pequeno. Já andei a pesquisar e a aconselhar-me com algumas pessoas e estou indecisa entre estas raças:
- Yorkshire Terrier
- Schnauzer miniatura
- West Highland Terrier
- Spitz alemão anão
Será que me podem ajudar? :) Ah... e também gostava de saber se conhecem criadores destas raças na zona Norte (Porto e arredores).
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

segunda jun 07, 2004 2:44 pm

Eu tenho um caniche toy e a minha casa também tem uma varanda.
Qualquer dos cães que escolheu não está mal,mas claro que as passeatas na rua também não podem faltar. :lol:
Imagem
<strong>Lu....</strong>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jun 07, 2004 3:25 pm

Para mim a raça mais equilibrada é o schnauzer miniatura. É o mais obediente, não larga pêlo e não necessita de muita escovagem embora necessita de Stripping de 3 em 3 meses feito por um profissional, e é o menos ladrador.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jun 07, 2004 4:50 pm

Na minha opinião,a raça ideal para ter num apartamento não depende do tamanho,mas sim do temperamento ;)
Conheço pessoas que tem cães de grande porte num apartamento e não tem qualquer problema,desde que façam o exercício necessário,é claro.
Também existem cães de raça pequena ,cujo temperamento não é o ideal para um apartamento...
Tente-se informar sobre as diferentes raças ,para ver qual é que se adequa melhor ao que pretende.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jun 07, 2004 8:02 pm

Se ñ se importasse com o tamnho o ideal era um dogue Alemão, mas como ker uma raça pequena proponha lhe o lulu da pomerânia ou o papilon, são tão lindos e pequerruchos!!!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda jun 07, 2004 9:10 pm

Entre as raças que sugere, inclino-me mais para o shnauzer, pelas razões indicadas pela Elsa.
Se gostar pode também optar por cães médios (baixos e compridos) como os bassets ou os welsh corgi.
Aconselho-a a pesquisar sobre o temperamento das raças em questão: por ser pequenino, um cão não tem de se adaptar a um apartamento, obrigatoriamente.
Para obter os contactos de criadores, peça ao CPC uma lista, por fax ou e-mail (demora muuuiiitooo mais tempo) em www.cpc.pt
Finalemente, pode optar por adoptar um rafeirinho. Os grandes inconvenientes é que não terá a menor ideia do tamanho e do temperamento. (vale sempre a pena sugerir...:oops:)
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

segunda jun 07, 2004 9:57 pm

Lara_

por mim era um bulldogue ingles... :D

mas pelas raças que escolheste...ja vi q ñ faz o teu genero..
dessas q tás indecisa penso que shnauzer será o mais equilibrado..
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jun 07, 2004 10:49 pm

Se for adoptar um rafeiro, na sua situação é melhor um com 1 aninho já, para k saibam o seu comportamento.
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

segunda jun 07, 2004 11:40 pm

ladyxzeus Escreveu: Se gostar pode também optar por cães médios (baixos e compridos) como os bassets ou os welsh corgi.
O welsh corgi é um cão pastor, com muita energia, não me parece bom para um apartamento.
Os bassets são cães pisteiros, não são muito activos, mas têm um uivar que pode "assustar" os seus vizinhos.

Da sua lista eu escolheria o schnauzer, embora também esse possa incomodar um pouco os seus vizinhos, especialmente quando estiver sózinho em casa.
Pesquise bem todas as raças que acha que se adequam consigo e escolha um bom criador.
Sugeria que fizesse o teste em
http://animal.discovery.com/guides/dogs ... ector1.jsp
(só para ter uma ideia)

Cumprimentos e boa sorte
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça jun 08, 2004 7:35 am

Obrigada a todos pela vossa ajuda.
Sinceramente a raça para a qual mais me inclino é o Yorkshire, sobretudo porque acho que os cães são muito bonitos (ok, gostos não se discutem). Eu sei que por ser pequeno não quer dizer que seja bom para um apartamento, mas eu acho mais fácil, até por causa dos vizinhos, sabem como é, se for um cãozinho pequenino anda ao colo e não suja tanto as áreas comuns nem deixa tanto cheiro. Já tentei contactar o CPC por email, mas acho que vou telefonar para pedir uma lista dos criadores porque até agora nada.
Eu sempre preferi adoptar um cão rafeiro, mas como queria um pequeno e preferia um também bebé para o poder educar e habituar melhor a mim optei por um de raça pequena.
Já vi que estão quase todos virados para o schnauzer, mas apesar de ainda estar indecisa inclino-me mais para o Yorkshire. Ladrar todos ladram, e quanto a cuidados com o pêlo isso não me assusta muito. E o Yorkshire não cresce tanto. Só uma coisa, o Schnauzer é a raça do cão do Obélix? É que acho o cão giríssimo mas é tão pequenino (se calhar ainda é novo).
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 08, 2004 7:49 am

Lara_ Escreveu: ... Ladrar todos ladram, e quanto a cuidados com o pêlo isso não me assusta muito.
Ladram todos menos o whippet. Passam-se dias que não os ouço ladrar e são três...
E não cheiram a cão.
E são excelentes companhias.
Só têm um defeito: passam a vida a pedir mimos :lol:

A única exigência do whippet é necessitar de um espaço amplo para onde se possa levar para ele correr. Mas não é necessário um exercício diário.

Eu sou suspeito porque adoro á raça whippet...
Mas lá que é a raça ideal para ter num apartamento, lá isso é.
Inspire-se aqui:
http://whippet.no.sapo.pt/
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

terça jun 08, 2004 4:52 pm

nel Escreveu:
Lara_ Escreveu: ... Ladrar todos ladram, e quanto a cuidados com o pêlo isso não me assusta muito.
Ladram todos menos o whippet. Passam-se dias que não os ouço ladrar e são três...
E não cheiram a cão.
E são excelentes companhias.
Só têm um defeito: passam a vida a pedir mimos :lol:

A única exigência do whippet é necessitar de um espaço amplo para onde se possa levar para ele correr. Mas não é necessário um exercício diário.

Eu sou suspeito porque adoro á raça whippet...
Mas lá que é a raça ideal para ter num apartamento, lá isso é.
Inspire-se aqui:
http://whippet.no.sapo.pt/
.
Claro que concordo com tudo o que o nel disse, eu também tenho duas cadelas whippet e posso confirmar que não ladram, não cheiram a cão e são excelentes cães de apartamento, desde que exista um espaço amplo e seguro para eles correrem.
Só queria acrescentar, pela minha experiência que o whippet é um cão que tem que andar sempre de trela em sítios não seguros, basta um segundo de distracção com o whippet solto para puder acontecer uma desgraça.
A sua velocidade, arranque, facilidade na mudança de direcção é incrível, só vendo.
São cães super sociáveis (as minhas são) e dão-se bem com todos os pitbull, rottwaillers, caniches e outros cães mais dominantes, devido a serem muito submissos e amistosos.
Só não queria sugerir outra raça para não afectar a sua escolha, mas em tempos a ajuda e disponibilidade do nel afectaram a minha e não estou nada arrependido, estou eternamente grato ao nel, claro.

Quanto ao yorkie é de facto um cão muito bonito e se sentir que essa é a escolha mais adequada devido à sua pesquisa e gosto pelo carácter e morfologia, tem todo o meu apoio.

Boa sorte
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça jun 08, 2004 7:32 pm

Pois... :oops: Esqueça os Corgis...

Se quer mesmo um yorkshire, vai ser uma procura difícil. Dizem as más línguas que os bons criadores estão para lá da fronteira...
E porque não um whippet? Não são pequenos mas "arrumam-se" bem. E diz-se por aí que não têm cheiro, que são silenciosos, que são perfeitos, que se dão bem com toda a gente...
Achop que pelo telefone o CPC não dá listas de criadores. Tente por fax (se eu tivesse um até ajudava, mas a minha tecnologia não chega a tanto... :( )
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça jun 08, 2004 7:56 pm

Os mini schnauzer é, a meu ver, o cão ideal para apartamento. Não ladram, só mesmo quando necessário! Têm outras formas de comunicar com os donos, por exemplo, para brincar ou para dizer "estou aqui" simplesmente levantam uma patita dianteira. Não ladram a desconhecidos, preferindo tomar uma atitude de desconfiança, ficando a olhar de longe para ver as intenções de quem entra em casa. São muito ligados à família a que pertencem. Não deitam cheiro a cão! Mas se quer conhecer esta raça, visite um site de um criador. Eu conheço um, que adoro visitar, chama-se a casa dos persigas! Se tiver dúvidas pode fazer perguntas ao criador que simpaticamente são respondidas. Cheguei a perguntar-lhes se há diferenças de comportamento entre os exemplares das várias cores, que são três, e aprendi que o mini schnauzer preto é o mais reguila, o sal pimenta é o mais calminho e o cinza prata está no meio! Adoro os pretos, mas se comprasse seria um sal pimenta!!! :lol: Gosto de cães calmos, embora, como todos sabemos, em pequenos é um pouco difícil! Vá ver o site e quase aposto que fica a gostar desta raça! ;)

Os yorkshire ladram muito! Se o seu problema forem os vizinhos tenha cuidado ao escolher a raça.
framboeza
Membro
Registado: sábado fev 14, 2004 12:33 am

terça jun 08, 2004 8:07 pm

sem sombra de duvida o melhor cão, quer em termos de comportamento, adptabilidade, quer em termos de tamanho é o bichon frisé. procure informar-se atraves dos sites internacionais e ficara convencido. eu ja tive a abensoada experiencia de ter como companhia um casal durante alguns anos e até de fazer criação. mas há que ter cuidado! a raça não é muito conhecida em Portugal e muitas vezes criadores sem escrupulos cruzam caniches com bichon maltés de forma a conseguirem cães semelhantes... mas só enganam enquanto cachorros pois a estrutura e o comportamento/caracter do Bichon Frisé é unica e exemplar. pondere essa hipotese, não se vai arrepender. adoro cães e ja tive e tenho varias raças mas nenhuma tão especial!!
Responder

Voltar para “Cães”