OLá
Com o devido respeito, não concordo totalmente com as opiniões dadas antes
Eu
por acaso tenho só cães. Salientei
por acaso porque de facto calhou. Escolhi o primeiro entre cão e cadela, não deitei a moeda ao ar porque também não calhou. Mas se soubesse o que sei hoje, às tantas, escolhia cadelas. Vou explicar por quê, pois é esse o intuito do tópico.
Em termos de temperamento não creio que as coisas sejam assim tão diferentes. Dizem que as cadelas são mais dóceis, mais calmas, mais apegadas ao dono...
Bem, se os meus cães fossem mais dóceis, mais calmos e mais apegados a mim, xiiii, aonde é que eu ia parar!!!
Eu vivo mesmo ao lado (porta com porta, patamar comum) dos meus vizinhos que têm três cadelas, que são irmãs dos meus. Conheço-as tão bem como aos meus, porque quase diariamente, ocasionalmente, abrimos as portas de casa ao mesmo tempo e lá se põe a "cãozoada" toda em grandes manifestações de cumprimento. Elas entram-me pela casa dentro e vice-versa. Nunca entenderam para que servem aquelas coisas a que nós chamamos portas e que os impedem de circular de um lado para o outro... em família.
Em termos de temperamento eles são todos diferentes, tal como acontece com as pessoas. Cada um tem o seu feitiozinho.
Poderia perfeitamente imaginar o meu Guga ser uma cadela ou a Xica um cão. Aliás, eu chamo à Xica maria-rapaz e a Pipa, que é da mesma ninhada do Kiko, tem todas as características de líder. Portanto nunca seria por aqui que lá chegaríamos.
Eu acho que a decisão entre cão e cadela tem muito mais a ver com a nossa comodidade. Pelo que me tenho apercebido durante os passeios, estou convencido que o cão é mais chato com outros cães do que a cadela com outras cadelas. É certo que eu tenho o problema de serem três e de se armarem em parvos, quer dizer, em matilha.
Outro inconveniente, realmente, é o alçarem a perna a torto e a direito. Às vezes já só deitam uma pinguita, mas aquela "mania" de marcarem o território às vezes irrita-me. E não sei o que hei-de fazer. Em certos locais já os proibi e eles lá evitam (rodas dos carros, porta da pastelaria Tavi...

).
O único inconveniente da cadela é o cio. Atrai os cães e sempre suja um bocadito. Embora eu não concorde com a esterilização ou com a castração por única e exclusiva comodidade do dono, se eu tivesse escolhido cadelas tê-las-ia esterilizado. A vantagem da esterilização não vem apenas em benefício do dono mas do próprio animal.
Por curiosidade leia a parte final desta página:
http://whippetp.no.sapo.pt/curiosidades.htm
No que respeita ao aspecto, em muitas espécies (aves, outros mamíferos,etc.) o macho é mais exuberante, mais possante. No whippet o macho só é maior e com aspecto mais robusto. A fêmea é, como não podia deixar de ser, mais feminina, mais elegante e mais delicada.
Neste aspecto, eu gosto mais da cadela whippet, mas reconheço que este aspecto é extremamente subjectivo e tem muito a ver com a função do cão, quando não é usado exclusivamente para companhia.
Mas, de qualquer modo, eu não estou arrependido de ter escolhido cães.
No meu caso específico, mais mijadela menos mijadela, entre cão ou cadela a diferença não é fundamental.