Remédio Santo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta jun 16, 2004 11:46 am

depois de muito matutar e...penar tomei a decisão drástica. decidi mandar castrar o max. já me tinha sido recomendado várias vezes,,,mas :oops:
espero que ele vá à faca na 2ª feira. apesar do zoo estar todo operado, não deixo de estar apreensiva. como ficará o cão nos primeiros dias? mal acabe a operação, fica pedrado? tem de usar funil? leva pontos? :?: :oops:
depois, o que interessa é o resultado final. espero que dê tréguas à carlota, pinóquio e demais bicharada :D mas ficará mais calmo? espero que não se torne paspalhão. enfim, tantas dúvidas.
estou só a aguardar que o vet diga a hora. trazer um pequenino de quase trinta quilos, ao colo até um 2º andar sem elevador :cry:
Gelly
Membro
Mensagens: 170
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quarta jun 16, 2004 11:55 am

Há-de correr tudo bem Anja!

Boa sorte para vocês todos.

Gelly
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta jun 16, 2004 11:58 am

Hummmm, mas que amor que esta anja tem pelo max!!! Ainda dizem que só os amores dos cães para as pessoas é que são verdadeiros.

Vai correr tudo bem. ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta jun 16, 2004 12:14 pm

Ai anja! O pinóquio vai passar a ser o gatinho mais feliz à face da terra!!! :lol: :lol: ;)

Sinceramente não sei responder ás perguntas, mas também penso que terá um pouco a ver com o próprio max! Que fica mais calmo, lá isso fica, agora o resto...não sei!
De qualquer forma desejo que tudo corra bem! ;)
scar_raf
Membro Veterano
Mensagens: 551
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Localização: 7 cães, 4 gatos...
Contacto:

quarta jun 16, 2004 12:19 pm

anja, nãos e preocupe que tudo correrá pelo melhor... alguns ficam mais pachorrentos, mas depende de um sem numero de factores... mas o cao vai ser sempre o seu cao. ;) coragem.... tudo vai correr bem.
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quarta jun 16, 2004 12:23 pm

Eu acho que tomou a decisão certa, tendo em conta as coisas que a Anja (e a Carlota) têm tido que aturar do pestinhas.
O meu Dylan levou pontos que foram tirados aos 8 dias, teve que usar funil para evitar ele se lamber a zona dos pontos, o meu malandreca esfanicou o funil ao terceiro dia, mas como os pontos já estavam secos e vi logo que ele não os mordia deixei andar e não aconteceu nada de mau, quando fui tirar os pontos estava tudo bem.
Não teve dores e tambem não ficou atordoado pela anestésia, tomou uns antibióticos por prevenção (acho que uma semana, não me lembro bem)
O funil é uma chatice pegada, o Dylan batia em portas, móveis, emfim, um fadário (gostei dessa palavra :lol: ), mas são só uns dias, paciência.
O meu não ficou gordo nem pachorrento, é o mesmo maluco doido pela brincadeira, sobretudo com outros cães no parque. Ficou sim mais meigo e mais calmo na casa, e claro que não tem qualquer instinto sexual, brinca na mesma com cães ou cadelas, não tenta montar nem almofadas nem pernas humanas, não faz cenas nenhumas, emfim, para mim são só vantagems.
No meu caso, são vários factos relacionados entre si: tendo a certeza de que ele não vai fugir atrás duma cadela com cio eu sentí-me mais confiante para o soltar no jardim ou na praia, portanto passou a fazer mais exercício e a ter uma vida mais ativa despois de castrado do que antes. Com este aumento de exercício e a quantidade recomendada duma boa ração (mais algum petisquinho de vez em quando ;) ) o maroto esta óptimo, no seu peso justo, nem gordo nem magro, é ativo, alegre e adora correr.
Vai ver que tudo corre bem, acho que a Anja esta a fazer o correcto e que, passada a chatice dos primeiros dias, vai melhorar a qualidade de vida não só para o Max, mas tambem para o resto da malta.
Boa sorte, e não hesite em perguntar ou partilhar o que seja que for com a gente.
Eu tambem acho admirável o amor que a Anja tem pelo seu pestinhas :D

Alicia
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta jun 16, 2004 12:35 pm

aligra Escreveu:Ficou sim mais meigo e mais calmo na casa, e claro que não tem qualquer instinto sexual, brinca na mesma com cães ou cadelas, não tenta montar nem almofadas nem pernas humanas, não faz cenas nenhumas, emfim, para mim são só vantagems.
Tirando tudo o resto, o qual verifiquei igualmente com a castração do Igor, no meu caso tenho uma experiência diferente.

O Igor continua com instinto sexual, e tenta realmente montar cadelas como cio.

De resto está igual, nem mais meigo, nem mais calmo, nem mais nada.

Só está diferente esteticamente! ;)
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

quarta jun 16, 2004 12:37 pm

Boa sorte,há-de correr tudo pelo melhor ;)
Finalmente parece que vai ter um pouco de sossego aí por casa :p
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Sussu
Membro
Mensagens: 63
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: vizsla

quarta jun 16, 2004 12:57 pm

Olá, sei que suas dúvidas sao compartilhadas por muitas pessoas, mas tenho a certeza que estará fazendo o melhor pelo seu cão e tb pelos outros que o aturam, pelo que percebi... E uma cirurgia simples, e seu vet é que pode lhe explicar melhor como será o pós-cirurgico do menino, pois depende muito de profissional para profissional a técnica que será utilizada, bem como suturas e anestesia.
Uma vez achei um texto publicado numa revista chamada Saúde que penso ser bastante explicativo a respeito da esterilização de animais de companhia. Vou colar embaixo e assim tanto vc como qquer outra pessoa podem ler e tirarem suas próprias conclusoes.
Boa sorte,
Cristiane


"Para a maioria das pessoas, a ideia pode parecer cruel , violenta, um acto contra a natureza. Ainda se cultiva o mito de que gatos e cães esterilizados perdem a alegria de viver, engordam, tornam-se deprimidos...
Esses e outros argumentos semelhantes costumam martelar a cabeça dos donos no momento de decidir o futuro sexual dos seus melhores amigos. De facto, existe um preconceito generalizado contra a esterilização de animais domésticos, mas os especialistas garantem e os factos comprovam: esta é uma cirurgia “humana”. Acaba sendo um acto de amor do proprietário, pois torna os bichinhos mais felizes e saudáveis, além de impedir o nascimento de crias que talvez não encontrem condições de sobreviver, ou de viver com dignidade. Para eliminar qualquer dúvida, aqui estão algumas razões a favor da medida, que só trará benefícios ao Bobi ou ao Bichano da casa.

Prevenção - A esterilização elimina, de forma permanente, a capacidade reprodutiva do animal. Nas fêmeas (gatas e cadelas) a cirurgia consiste em remover útero e ovários. Além de inabilitar para a procriação, a operação previne doenças graves, por vezes fatais, como infecções uterinas, tumores uterinos e da mama. Nos machos a castração implica a remoção dos testículos, o que elimina a possibilidade de tumores neste órgão. Além disso diminui também os problemas da próstata, muito comuns em machos de idade avançada. Esterilizar, portanto, protege os bichinhos contra sérias complicações de saúde. Melhor para eles, não é mesmo?

Vidas Salvas - A superpopulação de animais domésticos é hoje, nas nossas cidades, um facto incontestável. Cães e gatos sem dono e sem tecto vagueando pelas ruas representam uma ameaça séria à saúde pública. Diante do dilema, as autoridades são forçadas a exterminar os bichinhos abandonados. Dá pena, mas não há outro forma. A castração significa controlo populacional e menos animais sem lar. Pense bem: é melhor evitar o nascimento das fofurinhas do que eliminá-las depois, certo?

Sem Tecto - Há mais: se você, como dizem os americanos, “neutralizar” o amiguinho que tem em casa, impedindo que ele coloque descendentes no mundo, abrirá chances para os que andam por aí em busca de um lar. Existem milhões de cães e gatos atrás de carinho e de um prato de comida, batalhando por um lugar ao sol. É um bom argumento.

Comportamento – Nada mais desagradável do que receber uma visita e o Bobi descobrir na perna dela um irresistível objecto de desejo sexual: o “mau comportamento” de caninos que mal convivem com parceiros da mesma espécie. A castração elimina do organismo do animal a maior parte da testosterona – hormona masculina responsável pelas “atitudes inconvenientes”, que não se limitam a montar nas pernas das visitas. Incluem também desaparecimentos periódicos em longas jornadas boémias, além da demarcação de território com urina (tapetes e estofados costumam entrar na dança). E brigas, por vezes desastrosas, com rivais da vizinhança.

Batalhas Campais – Machos castrados tornam-se mais caseiros, não saem por aí atrás de rabos-de-saia, envolvem-se pouco em batalhas campais e tendem a sofrer menos atropelamentos nas ruas. Nos gatos (que também gostam de vadiar, montar nas visitas, marcar território com urina e bancar Mike Tyson nos telhados e terrenos baldios) a castração funciona com a mesma eficácia.

Abobalhados – Ao contrário do que as pessoas julgam, a cirurgia não torna o animal “abobalhado”, sequer mais calmo. O que “assenta” um cão ou gato demasiadamente activo é a maturidade.

O Instinto das “Damas” - Nas fêmeas, os efeitos da esterilização são ainda mais perceptíveis. Desaparecem a irritação e a agressividade que algumas apresentam no período fértil, bem como a tendência a fugir de casa que atinge certas “damas” quando o instinto sexual fala mais alto. A esterilização também não prejudica a bravura dos animais de guarda.

Trato Fácil – A “neutralização” evita que nossos melhores amigos aprontem mil e uma, pressionados pelas tenazes do instinto. De facto, em períodos de paixão ardente (vizinhança de uma fêmeas em cio) os machos tornam-se inquietos, hiperactivos e até destrutivos – a mobília que o diga.

Serenatas – Já as fêmeas deixam de apresentar sangramento durante o cio. Você evita assim, manchas desagradáveis em assoalhos, carpetes e estofados. Por fim, “moçoilas” esterilizadas não atraem pretendentes que, além de ficarem rodeando a porta o tempo todo, costumam fazer serenatas nas mais impróprias horas da madrugada.

Longevidade – As estatísticas revelam que animais castrados vivem mais e tornam-se mais afeiçoados aos seus donos. Em retribuição, tendem a receber mais carinho, o que melhora sua qualidade de vida.

Personalidade – A ideia de que a esterilização muda o comportamento de cães e gatos não passa de lenda. As demais manifestações instintivas (como a capacidade de defender o território) permanecem iguais. Também não é verdade que a castração provoque preguiça e obesidade. Animais operados devem, isto sim, ingerir menos calorias. Mas quando recebem dieta adequada e fazem exercícios regularmente, a silhueta mantém-se perfeita e a vitalidade não sofre nenhum prejuízo.

Riscos e Benefícios – Muita gente condena a castração por submeter o animal aos riscos de uma cirurgia desnecessária. Contudo, feita por profissionais competentes, a operação dificilmente apresenta complicações e as vantagens decorrentes são para toda a vida. Não tema pela saúde de seu melhor amigo na hora de esterilizá-lo. A recuperação é relativamente rápida e logo ele estará tão lépido quanto antes.

Bom Negócio – Até mesmo pelo lado estritamente económico, “neutralizar” animais de estimação vale a pena. No caso das fêmeas, criar uma ninhada em casa, além do trabalho, consome dinheiro: visitas ao veterinário, vacinas, corte de rabo (em certas raças caninas). No final, a conta fica bem salgada – e pode se repetir uma vez ao ano ou mais. Além disso, você precisa achar “pais” para os bebés. Se os exemplares não tiverem excelente pedigree, dificilmente conseguirá vendê-los com lucro. O jeito será dá-los, o que nem sempre é fácil.

Idade Ideal – A época ideal para a cirurgia é entre os 6 e 8 meses, altura em que os animais deixam de necessitar das hormonas sexuais para os processos de crescimento. Poderá ser feita mais tarde, porém será preciso avaliar se o animal está saudável e se suporta anestesia. A avaliação torna-se fundamental para o sucesso da operação.

Diante de tantos argumentos racionais, é difícil condenar a esterilização. Afinal, é uma cirurgia que melhora muito a qualidade de vida dos bichinhos de estimação. Entretanto, se você ainda estiver em dúvida, deixe a cabeça de lado e pense com o coração: impedindo-os de reproduzir-se desordenadamente, você pratica um acto de amor pelo qual eles agradeceriam comovidos, caso pudessem falar".

(Fonte: Revista Saúde 102 – Março/ 1992)
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta jun 16, 2004 8:47 pm

O Igor continua com instinto sexual, e tenta realmente montar cadelas como cio.

De resto está igual, nem mais meigo, nem mais calmo, nem mais nada.

Só está diferente esteticamente!
:o :o :o
ele foi castrado há quanto tempo? parece que as hormonas ainda demoram uns tempos a estabilizar.
o joão gato ao fim de um ano de castração, ainda queria montar as gatas. o bom do serafim, ao fim de dois anos, ainda quer folias. quem é a vítima? o pinóquio, caro. :D já um gato não pode ter uma carinha laroca.
o que me preocupa no max, é o tamanho. tem de ser operado de manhã, para conseguir vir para casa pelo seu pé. quer dizer, pata. depois, a falta dos ditos, deve exigir pontos. nos gatos, isso não acontece. é falta de bolas e força :p a questão da anestesia tb. me preocupa. sem falar do calor. e do colar. aí, o sossego vai ser zero :evil:
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta jun 16, 2004 9:13 pm

O Igor foi castrado há quase um ano. Eu aliás, quando fui à clínica há um tempo atrás, pedi ao médico que verificasse se o Igor tinha mesmo ficado castrado, pois não lhe notava diferença absolutamente nenhuma (tirando a óbvia, é claro)! :roll:

Em relação aos pontos, os mesmos são necessários, mas não se preocupe que colocam-lhe um funil e ele fica todo catita! ;)

Talvez o melhor mesmo seja, quando ele regressar da clínica, colocá-lo numa divisão da casa bem fresquinha e deixá-lo aí a recuperar.

E depois nada de água nem de paparoca até mais ou menos ao outro dia, uns tempos a antibiótico, umas desinfeccõezitas no sítio da cirurgia, e assim que tirar os pontos fica fino!
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta jun 17, 2004 6:22 pm

estou que nem posso. tinha pensado levar o max à faca na próxima 2ª feira. quando hoje telefonei ao vet, ele mandou-me estar esta noite na clínica. entrei em choque :p assim de repente. assim, daqui a pouco o rapaz vai ficar mais leve. amanhã, vou buscá-lo.
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

quinta jun 17, 2004 6:25 pm

No fundo,já que tomou a decisão,quanto mais rápido melhor.Vai ver que vai correr tudo bem :)
Boa sorte para o Max ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta jun 17, 2004 7:05 pm

lá vamos nós, agora. há coisas que só se fazem, porque tem de ser. oxalá tenha efeitos práticos. para o bem de todos.
o max, coitadinho, já percebeu que vai à rua. está todo contente. nem sabe ao que vai. aiiii :cry:
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quinta jun 17, 2004 7:31 pm

Boa sorte para o Max!!!
Vai ver que tudo corre bem ;)
Não se esqueça de dar notícias amanhá.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”