Será que os cães entendem a morte?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Eu ando a estudar isto agora, mas axo um tanto perturbador!!
Será mesmo k os cães ñ entendem k um dia irão morrer, ou ñ compreendem k o dono está morto!!
Será k se um cão a qual o dono tiver morrido, e este ressuscitasse(imaginemos) este o iria aceitar como nada se tivesse passado???
Será mesmo k os cães ñ entendem k um dia irão morrer, ou ñ compreendem k o dono está morto!!
Será k se um cão a qual o dono tiver morrido, e este ressuscitasse(imaginemos) este o iria aceitar como nada se tivesse passado???
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
os meus entendem perfeitamente. muitas vezes tenho de ralhar com o max. fica até a altas horas, de cachimbo na boca, a dar uma seca à carlota. quando eu morrer, venho transformado em princípe encantado, lá em cima não cortam os tin-tins, lá em cima é farra todo o dia e toda a noite. não se pode aturar :p
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 21, 2004 3:52 pm
- Contacto:
olhem por experiencia propria... o meu pai tinha um cao de caça, e uma vez o cao nao latia a noite o cao uivava mesmo, chorava chorava chorava, ninguem o calava nem o meu pai, foi assim durante uma semana inteira, sempre que chegava a noite o cao uivava muito nao deixando ninguem do predio dormir, no final da semana o meu pai foi para o hospital, o cao parou de uivar, o meu pai morreu.
será que ele uivou a semana toda porque presentiu?? ou será coicidencia??
será que ele uivou a semana toda porque presentiu?? ou será coicidencia??
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu acho possível que um cão detecte (graças ao seu faro apuradíssimo) um cheiro de doença ou coisa do género.
Agora, nenhum animal tem a capacidade de prever ou antecipar a morte, á excepção do humano.
Dentro das suas capacidades podem antecipar a dor (medo de ir ao vet,pe, medo do dono quando ele faz cara feia, etc) mas a morte...em si mesma, é um conceito, a meu ver, demasiado elaborado.
Agora, nenhum animal tem a capacidade de prever ou antecipar a morte, á excepção do humano.
Dentro das suas capacidades podem antecipar a dor (medo de ir ao vet,pe, medo do dono quando ele faz cara feia, etc) mas a morte...em si mesma, é um conceito, a meu ver, demasiado elaborado.
-
- Membro Veterano
anjaazul Escreveu: os meus entendem perfeitamente. muitas vezes tenho de ralhar com o max. fica até a altas horas, de cachimbo na boca, a dar uma seca à carlota. quando eu morrer, venho transformado em princípe encantado, lá em cima não cortam os tin-tins, lá em cima é farra todo o dia e toda a noite. não se pode aturar :p
Brincar com o tema morte? K bonito!
-
- Membro Veterano
Desculpe eu estou a levantar uma questão, se ñ gosta dela ñ venha brincar com ela!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Por exemplo, o medo é detcetado fácilmente. A morte, pelos mesmos marcadores químicos é detectada. Agora falar em questões filosócas, já tve um cão chamado Kant mas nunca discuti filosofia com ele.aisd Escreveu: Eu acho possível que um cão detecte (graças ao seu faro apuradíssimo) um cheiro de doença ou coisa do género.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Ou a questão está mal colocada ou a forma como se expõe é ambígua.
"Os cães entendem a morte?"
Quem entende, raciocina e os cães, como todos os animais irracionais, não desenvolvem juizos lógicos, isto é, não raciocinam. Portanto a resposta à questão é: NÃO.
Se a pergunta for: "Os cães pressentem a morte?" aqui já há testemunhos, credíveis ou não, de que os cães têm a capacidade de premunição, isto é, de sentir acontecimentos futuros, seja a morte do dono ou a sua ausência prolongada. Eu em relação a isto sou muito céptico, mas não discuto e respeito quem acredite nesses fenómenos.
Ou ainda, se a pergunta for: " Os cães sabem que vão morrer?" a resposta é não. Eles não sabem que vão morrer, mas instintivamente, como qualquer outro animal irracional, defendem-se do perigo e, por consequência, da morte.
Nós temos o instinto de defesa, tal como os animais, mas temos um conceito elaborado mentalmente da morte. Os cães não. Neles é apenas e só o instinto que funciona.
Mas tudo isto é um paradoxo. Nós, entes superiores, que pensamos e elaboramos ideais e coisas tão bonitas, damos cabo da natureza, damos cabo dos animais e damos cabo de nós.
É caso para dizer: porra p'rá nossa inteligência.
É que muitas vezes morremos porque queremos e matamos a PENSAR que somos superiores.
"Os cães entendem a morte?"
Quem entende, raciocina e os cães, como todos os animais irracionais, não desenvolvem juizos lógicos, isto é, não raciocinam. Portanto a resposta à questão é: NÃO.
Se a pergunta for: "Os cães pressentem a morte?" aqui já há testemunhos, credíveis ou não, de que os cães têm a capacidade de premunição, isto é, de sentir acontecimentos futuros, seja a morte do dono ou a sua ausência prolongada. Eu em relação a isto sou muito céptico, mas não discuto e respeito quem acredite nesses fenómenos.
Ou ainda, se a pergunta for: " Os cães sabem que vão morrer?" a resposta é não. Eles não sabem que vão morrer, mas instintivamente, como qualquer outro animal irracional, defendem-se do perigo e, por consequência, da morte.
Nós temos o instinto de defesa, tal como os animais, mas temos um conceito elaborado mentalmente da morte. Os cães não. Neles é apenas e só o instinto que funciona.
Mas tudo isto é um paradoxo. Nós, entes superiores, que pensamos e elaboramos ideais e coisas tão bonitas, damos cabo da natureza, damos cabo dos animais e damos cabo de nós.
É caso para dizer: porra p'rá nossa inteligência.
É que muitas vezes morremos porque queremos e matamos a PENSAR que somos superiores.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
A minha resposta é simplesmente não.
Não entendem a morte,não sabem que vão morrer, nem tão pouco a pressentem.
Os cães não tem a capacidade de entendimento que os humanos têm.
Não entendem a morte,não sabem que vão morrer, nem tão pouco a pressentem.
Os cães não tem a capacidade de entendimento que os humanos têm.
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
essa de eles não pressentirem que vão morrer.... pelo menos os gatos, quando estão doentes, procuram um canto e ali ficam à espera da morte. agora, questões patetas como da reincarnação e outras

-
- Membro Veterano
Recentemente vi um Filme, Solaris, k tem a ver com estas questões, é um total desafio ao nosso intelectual, aconselho-o, Atenção: é um pouco secante!!!
Solaris não é de maneira nenhuma uma das melhores obras de Stratislau Lem.
Se quiserem ler uma obra decente deste autor aconselho a leitura de "Ubik".
É muito na linha do Matrix, em termos de nos fazer pensar, só que em vez de pensarmos se estamos ou não ligados a um universo ficticio gerado pelas máquinas, ficamos a pensar se estamos vivos ou mortos :p
E ao contrário do Solaris, tem um enredo de acção tal como o Matrix.
E claro, foi escrito muito antes do Matrix
Se quiserem ler uma obra decente deste autor aconselho a leitura de "Ubik".
É muito na linha do Matrix, em termos de nos fazer pensar, só que em vez de pensarmos se estamos ou não ligados a um universo ficticio gerado pelas máquinas, ficamos a pensar se estamos vivos ou mortos :p
E ao contrário do Solaris, tem um enredo de acção tal como o Matrix.
E claro, foi escrito muito antes do Matrix

-
- Membro Veterano
Isso ñ sei só vi o solaris