O que fazer???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tiago21
Registado: terça jul 16, 2002 9:41 am

terça jul 16, 2002 10:25 am

Olá a todos.
Gostaria de expor uma dúvida que tenho.

Uma pessoa amiga, teve à 20 dias uma ninhada de cães, 4 lindos, e disponibilizou-se a dar-me um, mas ele quer que eu fique com ele de imediato, e eu penso que que ´talvez seja um pouco precoce tar a separa-lo dos irmão e da mãe, e não sei que consequências futuras isto lhe poderá trazer.

Deverá ficar mais tempo com a mãe? deverá ir já que para minha casa?
O que fazer???
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jul 16, 2002 10:40 am

Olá Tiago

É claro que quanto mais tempo o cachorro ficar com a mãe, mais defesas terá futuramente. Mas também sabemos de cachorros que ficam privados da mãe e muitos deles são criados a biberão e muitos deles vencem essa batalha. Presumo que os cachorros já comam e é claro também mamem, mas não é nenhuma coisa que não possa ser feita (separar o cachorro da mãe). Pergunte à sua colega se ela já deu todos e se falta só o seu, se ela disser que ainda tem alguns cachorros, então diga-lhe para deixar o seu mais uns dias, visto que o seu tá garantido para ambas as partes.
Tente fazer com que o cachorro fique com a mãe até pelo menos ter 1 mês de vida.

Boa sorte para ambos
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jul 16, 2002 10:54 am

O ideal seria o cachorro ficar com a mãe até às oito semanas (dois meses). É nesta fase que ele aprende a ser cão (período de sociabilização de matilha), bem como a protecção que recebe pelo leite da mãe contra as doenças infecto contagiosas é fundamental.

Vai ter que ser o dono a fazer a sociabilização, uma vez que um cachorro de 20 dias não sabe a que espécie pertence... vai ter que o sociabilizar sobretudo com outros cães - infelizmente são demasiados os casos de cães problema que conheço, e na maior parte dos casos por terem sido retirados da mãe muito cedo, ou por serem orfãos (também acontece).

Lembre-se que no caso do seu cão ele não vai ter pontos de referência sobre o que é. Faça o seu cão brincar sobretudo com cães adultos (a dominância tem que ser aprendida mesmo por cães não dominantes).

Boa sorte e felicidades (escusado será dizer que desejo o pior para a besta do seu amigo - É UM CRIME RETIRAR CACHORROS TÃO CEDO DA MÃE).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

terça jul 16, 2002 10:56 am

Com a beije (cadela do meu irmão) quando ela teve os cachorros , ela tinha sempre pouco leite, facto que levou á morte de dois.. porque os outros três comiam tudo.. e ficaram uns porquinhos..

Com ele aconteceu o contrário, queriam já os cães , mas o meu irmão disse que não que eles ainda estavam na desmama, e estava a ensinálos a comer paté, coisa que não meeu com eles pois atacaram de imediato (eram mesmo comilões)..

A sua calega algum motivo deve ter!! Acadela não tem mais leite?? ela não quer ter o trabalho de desmamar e ensiná-los a comer outras comidas?? :o

Sandra
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jul 16, 2002 2:38 pm

Tiago, sobre essa pessoa amiga podes começar por lhe dar com um tijolo na cabeça para ver se ganha juízo.
Caso te seja impossível fazer isso, ou no caso de após fazeres isso, essa pessoa não tiver ganho juízo, faz o possível para que o cachorro fique junto da mãe/ninhada o máximo possível. Pergunta se é uma questão de dar trabalho ou de custar alimentar a ninhada, se for esse o caso podes oferecer-te para ajudar ou suportar os custos do teu cachorro.

O meu cachorro foi retirado da ninhada à 7ª semana, por imposição do criador. Mas tinha perdido o contacto com a mãe antes. O resultado é que algumas acções eram-lhe estranhas.
Ontem pela primeira vez teve contactos com outro cão, felizmente era uma cadela (adulta) mas muito medrosa, acho que estava com mais medo que o meu cachorro. Mas quando ela tentou cheirar o rabo dele, o meu cachorro não percebia o que ela queria e assustava-se! Demorou um bocado a perceber que era assim que os da sua raça se cumprimentavam.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 16, 2002 5:01 pm

Segundo o meu cunhado (muito amigo de vários criadores) um cão só deve ser retirado aos pais aos 4 meses.
Isto porque há toda uma educação que os pais dão (pe, levantar a perna , relacionar-se com outros cães, respeitar a ordem da matilha, etc) que vai facilitar muito a vida do futuro dono.
Afirma, também, que isso em nada vai afectar o relacionamento e a ligação com o dono.
Provávelmente essa sua amiga quer ver-se livre dos cachorros o mais depressa possível (se calhar por causa dos pais ou assim).
Será isso ?
Proponho que assuma o cão desde já como sendo seu.Dê-lhe nome, pague as vacinas, brinque com ele, assegure à sua amiga que vai mesmo ficar com o cão (digamos quando tiver 2 meses) e explique-lhe porque é que não fica já com ele.
Assim, talvez tudo se arranje da melhor maneira.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jul 16, 2002 5:57 pm

O Spot também só veio para mim com cerca de dois meses e meio, por imposição do criador, tal como com o Aragão. Vem com as vacinas devidas e tudo tratado em termos de registos. Uma das razões para além da relação do cachorro com a mãe e irmãos, é o facto de uma das vacinas poder ter consequências secundárias. Pelo menos foi o que me disseram.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça jul 16, 2002 8:51 pm

aisd Escreveu: Segundo o meu cunhado (muito amigo de vários criadores) um cão só deve ser retirado aos pais aos 4 meses.
Isto porque há toda uma educação que os pais dão (pe, levantar a perna , relacionar-se com outros cães, respeitar a ordem da matilha, etc) que vai facilitar muito a vida do futuro dono.
Eu não tinha coragem de vender um cão com 4 meses.
2 meses, 2,5 meses no máximo
alfy
Membro Júnior
Registado: terça fev 26, 2002 4:55 pm
Contacto:

terça jul 16, 2002 10:03 pm

Boa noite
O trauma que um cachorro iria ter ao ser sparada da mãe aos 4 meses é o dobro do trauma que pode ter na separação aos 2...há que lembrar que a adaptação e a socialização de um cachorro aos seus novos "pais" e á sua nova vida começa desde os 2 meses e que provavélmente aos 4 seria um pouco tarde para certas raças de cães...
Daniel
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jul 17, 2002 2:29 am

Boas,
Como já foi aqui mencionado é "biologicamente" inaceitável retirar os cachorros tão cedo!
Para mim o "tempo limite" são as 7 semanas, embora na minha modesta opinião, o ideal será entre as 8 e 10 semanas, dependendo da raça.
Mesmo com a pressão dos futuros donos, nunca nenhum cachorro meu saiu antes dos 2 meses ( e picos ). Há tambem o programa de vacinação para cumprir.
SAbiam que os meus cachorros mamam SEMPRE até aos 2 meses?
A mãe não tem leite " por dá cá aquela palha". A própria mães desmama os cachorros quando "acha" que é oportuno, iniciando nos cachorros a atitude de submissão. É aqui que se dá uma das mais importantes "lições" hierárquicas.
É a minha opinião com base na minha experiencia (não muito longa...).
Boa noite
O trauma que um cachorro iria ter ao ser sparada da mãe aos 4 meses é o dobro do trauma que pode ter na separação aos 2...há que lembrar que a adaptação e a socialização de um cachorro aos seus novos "pais" e á sua nova vida começa desde os 2 meses e que provavélmente aos 4 seria um pouco tarde para certas raças de cães...
Daniel
Daniel,
Tens toda a razão (generalizando) em relação ás/á raça/s a que te referes.
No entanto isso é relativo e depende muito da sociabilização cachorro/matilha X cachorro/ pessoas/situações.

Generalizando..., há sempre o CEDO e o TARDE.
Convem SEMPRE o periodo ideal, que nunca será antes da 7ª/8ª semana.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jul 17, 2002 10:27 am

Infelizmente não tenho condições para manter os cachorros até aos 4 meses, idade ideal para irem para o novo dono.

A essa idade podemos considerar que a sociabilização de matilha está concluida (a primeira fase, a seguinte dura o resto da vida com o dono). O cachorro já será, na maioria dos casos, um espelho do que será em adulto...

A outra vantagem de vender ou deixar sair aos quatro meses é que o potencial do cão já está mais patente. Pode-se afirmar com muito mais certeza que aquele exemplar vai ser mais ou menos típico dentro do estalão (mas se eu tivesse SRD's e cachorros, tb só os deixava sair, se pudesse, aos quatro meses).

Assim, os dois meses permitem uma sociabilização de matilha "suficiente" e uma protecção contra doenças infecto-contagiosas relativa (os cachorros saem em semi-quarentena - não os deixar ter contactos com cães estranhos, não os pousar no chão, etc...).

Também é mais dificil colocar um cachorro de quatro meses, seja vendido ou dado, pois aqueles olhos tristes de bébé já quase não se notam e, infelizmente, a grande maioria dos novos donos ainda compra por impulso.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
alfy
Membro Júnior
Registado: terça fev 26, 2002 4:55 pm
Contacto:

quarta jul 17, 2002 11:21 am

Boas
Francisco
Como deves saber os meus cachorros apenas vão para os seus novos proprietarios aos 2 meses pois é nessa altura que lhes dou a 2 vacina...assim acho que será a idade ideal...em relação á matilha , quando um cachorro fica demasiado tempo com os irmãos ganha certos habitos que serão posteriormente dificeis de inverter, por exemplo a combatividade pela comida, o dominio de uns em relação a outros os quais numa idade mais avançada irão se tornar em dominio perante o dono, em agressividade no que toca á alimentação, etc..por isso acho que um cachorro deve ser desmamado ao mês e meio, separado aos dois, dois e meio e treinado a partir dos 3
Daniel
Responder

Voltar para “Cães”