Língua portuguesa (off topic)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta jun 24, 2004 3:13 pm

Peço desculpas a tudos pelo "off topic", mas este texto anda a dar voltas pelo meu correio há imenso tempo.
O texto original é anónimo e em castelhano, a ideia é defender a correcta utilização da lingua espanhola perante o ataque das "k" que tambem lá fazem estragos.
Eu fiz uma traducção e adaptação para a lingua portuguesa porque o acho muitíssimo engraçado e, embora não fale de cães, penso que vos pode divertir um bocado.
Espero que gostem :oops: :oops: :oops:

Alicia

Revisão ortográfica

Segundo o plano dos Senhores Académicos, a reforma se levará a cabo a começar pela suspensão das diferencias entre a "c" a "q" e a "k". Para komeçar, então, todo som parecido ao da "K" será expressado pela dita letra. Daki para a frente se eskreberá kasa, keijo, Kamões.

Se simplifikará o som da "c", "s", “ss” e "z", para evitar erros na dificultosa pronuncia das palavras: “O sapato ke kalsa Sesilia é asul".

A "x", komo letra isolada desapareserá, já ke esige uma pronunsia muito difísil e será substituída pela "s": esepto, esáme, testo, etc. Por outro lado, kontinuará a usar-se para substituir as "ch": "Axo ke foi um asidente" “Xega de conversa”. Kom esta simples mudansa lograr-se-á a unifikasão das pronúnsias do mundo lusófono.

Se fundem a "b" y a "v", já ke no esiste diferensia fonétika entre elas, desapareserá a "v" y então beremos kómo obbiamente basta kom a "b" para ke bibamos felises y kontentes, e isto ebitar-nos-á ter ke aprender e rekordar komo se eskrebe uma palabra ke kontenha este som, sem se espor a erros.

Ainda pelo mesmo motibo, a “h” kuja presensia é fantasma na nosa língua, kedará suprimida por kompleto; asím falaremos de istória o da umanidade. Akabar-se-ão as komplikadas y umilantes diferensas entre “hora” e “ora”, e não teremos ke fikar a pensar kómo é ke se eskrebe ospital. Asím não teremos ke desperdisar oras de estudo em semelante kuestão ke nos tina fartos.

Asím mesmo para ebitar outros problemas ortográfikos se fusionam a "g" e a "j", para ke jelatina se eskreba komo jejum e jenjibre komo jeitoso. Todo ba kom “j”.Por esemplo: "O jeneral dirijiu os atakes". Não á dúvida ke estas simples mudansas farão ke eskribamos todos kom jenial sertesa.

Seguindo a mesma ideia, a “g” pasa a representar o som “gue” para tudo: “Agora é ke o portugés é fasil!”

Orribel kalamidade do portugés, jeralmente, são as tis, asentos e sinais. Este kambapé kuotidiano desaparese kom esta jenial rebisao; faremos komo o ingles, ke tem triunfado unibersalmente sem estas xatises. Kedarao anuladas e sera o sentido komun e a intelijensia da rua os ke digam o ke e ke ker diser kada koisa: "o pa entao o ke e ke a jente bai por no xurasco?".

Las konsoantes "st", "ps", "sp", "pt", “bs”, “ct”, juntas kedarao komo simples "t" o "s", kon o intuito de aprosimarnos a uma pronunsia unibersal e para melorar ete etado konfuso da lingua potugesa: “Foi deklarado ato no ato”

Tambem serao proibidas as asurdas konsoantes finais ke inkomodam e pouko ajudam ao sidadao: "¿Ke ora sao no teu relojio?” .

Xegamo trite e inebitabelmente a eliminasao da "d" do partisipio pasado e do artigo, impota pelo uso: "O bebio te erbio, ko u limo partio". Kabibaixo aseitaremo eta kotumbre bulga, ja ke o pobo manda, kedando suprimia esa “d” interbokalika ke a jente nao ker pronunsia.
Ainda e konsiderando ke o lati nao tina artigo e no nao debemo fase koisa ke Birjilio, Tasito e o outro autore klasiko nao fasia, portuge karesera de artigo.

Sera pouko komplikao ao prinsipio,e falaremo komo futebolita romeno, ma depoi todo etranjero bera ke aprende noba lingua potugesa e fasi e nao abera diferensia entre ele e no.

Profesore e aluno akabara benerando akademiko da lingua potugesa ke te desidio fase rebisao klabe para ke toda nasione lusofalante gosemo berdaderamete da belisima língua de Kamoe.

8) 8) 8)
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

quinta jun 24, 2004 3:48 pm

Comecei a ler assim ... :) passei a ficar :o e agora estou :evil:
Com muita dificuldade, cheguei ao fim...

Sou engenheira informatica, culpam o uso de computadores e da Internet para a criaçao de uma nova forma de escrever e comunicar (ou assassinar o Portugues).

Nao consigo escrever com k's ou abreviaturas tolas. Por vezes dou por mim a tentar perceber o que que dizer um amontoado de consoantes que mais parecem capicuas.

(Um aparte: estou furiosa por ter um teclado espanhol .. corro seca e meia à procura dos acentos!!!!! )

Espero que a moda deixe de ser moda muito rapidamente, ou os meus filhos serao um dia analfabetos na lingua de Camoes. Olha... esse ja deve ter ficado cego da outra vista para nao ler tamanhas asneiras.

Cumprimentos
aligra
Membro Veterano

quinta jun 24, 2004 4:14 pm

Não pensei que fosse necessário aclarar que é brincadeira, mas se calhar é:
Olhem que é brincadeira!

Alicia
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta jun 24, 2004 4:18 pm

:D :D :D
:lol: :lol: :lol:
DonaVela
Membro

quinta jun 24, 2004 4:22 pm

Mas nao é com brincadeiras que se diz o que vai pelo mundo...?

E o que se passa em portugal é isso mesmo. Já corrigi testes dos meus queridos ex-alunos a escreverem com K's e abreviaturas.

;)
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

quinta jun 24, 2004 4:37 pm

Bem, sobre isto, li o texto que transcreveste, Alicia, e estou realmente estupefacta.
É assim: eu por vezes uso o k em vez do que nos SMS's (para abreviar) e algumas mensagens de e-mail e provavelmente também já usei aqui. Agora, eu sou de Letras, formada em Filosofia, e não gosto, não quero e não suporto começar a escrever dessa forma anti-portuguesa, anti-cultural e completamente adulterada! :o

Olha, simplesmente, gostaria de poder dizer na cara desses senhores Académicos (serão quem eu estou a pensar :roll: ) que se dizem académicos, mas provavelmente são os pseudo, que 'que' se escreve com 'q-u-e' e não com kapa 'k'! :o

Sinceramente, abreviaturas e ks têm limites e convêm ser usados em circunstâncias muito (=mto.) particulares e por quem conheça bem a Língua Portuguesa.

Essa escrita, nas mãos das pessoas erradas e que dão erros constantes, é demasiado perigosa para a Língua-Mãe e gera ainda maiores mal-entendidos quer seja na Net, quer seja via postal, se essa lei dos k's fôr para a frente... Diz-me quem são os académicos, que eu vou logo votar contra!!

:evil: :evil:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 4:38 pm

DonaVela Escreveu: E o que se passa em portugal é isso mesmo. Já corrigi testes dos meus queridos ex-alunos a escreverem com K's e abreviaturas.
Se fosse comigo, cortava a resposta toda, não percebi, estava errado ;) .
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
aligra
Membro Veterano

quinta jun 24, 2004 4:47 pm

aoinacio Escreveu: Olha, simplesmente, gostaria de poder dizer na cara desses senhores Académicos (serão quem eu estou a pensar roll ) que se dizem académicos, mas provavelmente são os pseudo, que 'que' se escreve com 'q-u-e' e não com kapa 'k'!
Ó Ana, é brincadeira!!!
Não existem os tais académicos!!! É um e-mail em castelhano que anda a circular há tempos pela Net e eu fiz uma traducção para o português para partilhar com a gente cá do forum porque acho o texto engraçado.
Mas que como todas as anedotas tem uma verdade no fundo, isso tem.

Alicia
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jun 24, 2004 5:45 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Parece que esta gente não entende uma brincadeira, é preciso explicar!!
Haja Deus!
Como todas as caricaturas exageram-se determinados traços, para tornar mais evidente aquilo que se quer, oops, perdão, akilo ke se ker kritikar! :p :p
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 5:47 pm

Olá

Eu não sei se é moda se é para disfarçar o mau português. Presentemente fala-se e escreve-se muito mal em Português. É certo que a língua é muito difícil e, por outro lado, a diversidade da comunicação e da informação audiovisual vai afastando dramaticamente as pessoas, muito especialmente os jovens, dos hábitos de leitura. Receio que este estado de coisas não tenha solução e julgo que não estou a ser pessimista. Infelizmente, acho que estou a ser realista.

Já aqui tenho dito várias vezes a este propósito que para participar no fórum não é necessário vir de fato e gravata, passe a metáfora.
Mas escrever com abreviaturas e com Kapas acho que é uma falta de respeito para com os colegas e para a nossa língua. Que se escreva assim num "chat" para facilitar a rapidez da escrita, percebe-se perfeitamente.
Num fórum como este, as mensagens ficam arquivadas, seja o seu conteúdo bom ou mau.
Certamente que as pessoas que escrevem com abreviaturas e Kapas não gostariam de abrir um jornal ou uma revista e deparar-se com uma escrita horrorosa e difícil de decifrar.

Por uma questão de princípio, quando me aparece aqui uma mensagem com Kapas e com muitas abreviaturas eu passo à frente. Não leio. Perdi a paciência.
As pessoas que escrevem com Kapas sigam o exemplo da Aligra, cuja língua é o castelhano e, de uma forma verdadeiramente exemplar e em tão pouco tempo, conseguiu aprender o português praticamente sem dar erros ortográficos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jun 24, 2004 10:19 pm

Eu habituei-me a k tudo tem teclas mete-se "K" e ñ "q", é uma questão de hábito!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 24, 2004 10:35 pm

leoa_nova_ Escreveu: Eu habituei-me a k tudo tem teclas mete-se "K" e ñ "q", é uma questão de hábito!!
Hábito? É uma questão de hábito????
Eu já agora, só por curiosidade, gostava de a ver escrever em bom português. Será que sabe mesmo? Hummm, duvido.
Claro que eu não mando no fórum e se continuar a escrever dessa forma horrorosa eu só tenho que me sujeitar, isto é, passar por cima das suas mensagens tal como tenho feito até aqui.
Bom, sem mais comentários.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
DonaVela
Membro

sexta jun 25, 2004 9:16 am

Errrr......

Penso que este assunto foi debatido várias vezes, inclusivé na T.V., que de resto nao é exemplo para ninguém.

Sao os proprios jornalistas a cometerem erros crassos. Esta ileteracia se deve às várias reformas que foram fazendo na Educaçao Básica.
Ecordam-se do post anterior em que dizia que os alunos escreviam com k's? Pois, também vi Professoras do Ensino Básico sem saberem como se escrevia esta ou aquela palavra, passando pela vergonha das suas actas serem corrigidas porque continham erros de meia noite!

De facto, lingua Portuguesa tem vindo a ser assassinada ao longo desta minha geraçao... aquela, a quem chamaram geraçao rasca.

Quem nao viu o jogo ontem? Com comentarios de Paulo Sousa? O belo do (leia-se com acentuaçao) -> "póssamos" e "ténhamos". :evil:

Penso que daqui a 10 anos já começamos a ter os efeitos nefastos desta (in)cultura que semearam. As pessoas deixam de ser analfabetas porque tem a escolaridade minima (para as estatisticas é optimo), so que no fundo tem um analfabetismo ainda mais grave, sabem escrever e ler, mas nao sabem interpretar o que leem...

(Em nota de rodapé, e o que acham de ter um chefe que dá erros ortograficos de meia noite? ;) )
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta jun 25, 2004 9:26 am

casadotrevo Escreveu:
DonaVela Escreveu: E o que se passa em portugal é isso mesmo. Já corrigi testes dos meus queridos ex-alunos a escreverem com K's e abreviaturas.
Se fosse comigo, cortava a resposta toda, não percebi, estava errado ;) .

Pois, o problema é que por vezes aparece um iluminado de um director de curso ou coordenador de departamento preocupado em manter os alunos felizes e não se pode cortar a torto e a direito, temos que respeitar a "origem cultural" e a "integração sócio-cultural" do desgraçadinho do aluno. Não esqueçamos que há uns anos (poucos), os alunos da UN de Lisboa processaram o professor de matemática por excesso de reprovações :evil: :evil: :evil: E podem ter a certeza que há teorias pedagógicas que lhes davam razão :o
DonaVela
Membro

sexta jun 25, 2004 10:06 am

Ahahahah!

Só posso rir!!

Bem, se me fosse permitido, também reprovaria um Professor meu.

Doutorado em Matematica, professor do Dep. Matematica da Univ. de Coimbra, teve a distinta lata de me confirmar que nao sabia a numeraçao romana.

Ainda rematou com a frase: "É preciso? Isso nao serve para nada!"

Ele ensina Matematica Computacional ... e saí aprovadissima daquela disciplina e até hoje nao me serviu de nada...

Sao pontos de vista. :o
Responder

Voltar para “Cães”