Os vossos caes também se esfregam em animais mortos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda jun 28, 2004 10:18 am

Olá a todos.

Aos fins de semana vamos para o campo com os nossos caes. A casa está rodeada de matas e campos nao cultivados.

Numa distraçao as cadelas foram "dar uma voltinha pelo condominio" e chegaram pestilentas a cheirar a animal putrefacto.
Descobrimos que se esfregaram num animal morto.

Porque raio o fazem? Já tinha conhecimento que outros caes faziam tal artimanha....

O resultado foi um senhor banho e tosquia hoje à tarde.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

segunda jun 28, 2004 10:27 am

É para se camuflarem e se enquadrarem no ambiente.
Enfim....são ainda restos de quando precisavam de caçar para comer.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jun 28, 2004 10:29 am

Os cães fazem isto instintivamente ;) Esfregam-se em animais mortos ou excrementos de outros animais para disfarçar o próprio odor.
Incrível foi quando uma vez tentei experimentar ração de borrego para dar ao meu cão, e a única coisa que ele fez foi esfregar-se nela, ao invés de a comer :o :lol:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
gicavet
Membro Júnior
Registado: domingo jun 27, 2004 3:59 pm

segunda jun 28, 2004 1:03 pm

Olá, existe uma alteração de comportamente bastante comum em caes que é chamada de PICA que é definido por um apetite depravado exibido por animais que procuram amteriais estranhos para lambedura e/ou ingestão, onde a etiologia nao é bem definida, mas existem algumas frentes que defendem as deficiencias nutricionais, principalmente de fosforo ou alteraçoes comportamentais comuns no ciclo estral(cio).Mas de qualquer forma seria interessante levá-las a um veterinario para que avaliasse uma possivel defic.nutricional ou até uma anemia crônica.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jun 28, 2004 1:19 pm

Arre, isto é o que se chama uma explicação cientifica.

Anda Donavela descalça lá esta bota :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jun 28, 2004 1:37 pm

gicavet Escreveu:Olá, existe uma alteração de comportamente bastante comum em caes que é chamada de PICA que é definido por um apetite depravado exibido por animais que procuram amteriais estranhos para lambedura e/ou ingestão, onde a etiologia nao é bem definida, mas existem algumas frentes que defendem as deficiencias nutricionais, principalmente de fosforo ou alteraçoes comportamentais comuns no ciclo estral(cio).Mas de qualquer forma seria interessante levá-las a um veterinario para que avaliasse uma possivel defic.nutricional ou até uma anemia crônica.
:o :o :o
A DonaVela disse que elas se esfragavam em animais mortos ,e não que os comiam :o
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

segunda jun 28, 2004 1:45 pm

desculpem lá mas..

os cães quando se esfregam em coisas podres, ou com mau odor é para evitar parasitas externos, para eles é um repelente natural que tb é utilizado pelos lobos, há cães que ainda partilham desse instinto, e normalmente quando fazem isso é quando apanham carraças.
kitten
Membro Veterano

segunda jun 28, 2004 1:49 pm

Mas é impressionante o que este pessoal sabe.

:lol: :lol: :lol: :lol:
Madalena Marques
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

segunda jun 28, 2004 1:55 pm

gicavet

estamos a falar no acto de esfregar o pelo na "materia podre" e não do ingerir da mesma, á qual deu explicação.
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda jun 28, 2004 2:11 pm

Txiiiiii!

Ora bem... :o Comer? Ai Jesus, nao me assustem!

Bem, a Ginja ( a cadela recem chegada ) está com o cio... Espero que seja apenas essa alteraçao comportamental!

As duas cadelas foram na sexta feira ao Veterinario para uma revisao geral e aparentemente, (segundo o meu excelentíssimo namorado), está tudo bem e de optima saúde.

Obrigada pelas explicaçoes!

Claudia.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda jun 28, 2004 2:19 pm

gicavet Escreveu: Olá, existe uma alteração de comportamente bastante comum em caes que é chamada de PICA que é definido por um apetite depravado exibido por animais que procuram amteriais estranhos para lambedura e/ou ingestão, onde a etiologia nao é bem definida, mas existem algumas frentes que defendem as deficiencias nutricionais, principalmente de fosforo ou alteraçoes comportamentais comuns no ciclo estral(cio).Mas de qualquer forma seria interessante levá-las a um veterinario para que avaliasse uma possivel defic.nutricional ou até uma anemia crônica.
:o

na percebi nada, q conste não ingeriram o cadáver.......

efectivamente a coprofagia ou necrofagia podem indiciar deficiencias nutricionais, mas não é o caso.

quanto a PICA
:lol: o Max, tem e muita :lol: :lol: :lol:
PHSP
Membro Júnior
Registado: quinta set 05, 2002 4:17 pm
Localização: Rottweiler,Pug,Papagaio,Tartaruga,Petauros,coelho anão

segunda jun 28, 2004 2:32 pm

SERÁ QUE O OU A KITEN SÓ SABE GOZAR COM AS PESSOAS
kitten
Membro Veterano

segunda jun 28, 2004 2:41 pm

Caro(a) PHSP
É a Kitten, não o. E escreve-se com 2 t's. E se não viu é porque não leu, as minhas respostas estão todas assinadas com o meu nome, e mais no meu perfil tem todas as indicações que necessitar.

Outra coisa, eu não GOZO com ninguém, posso brincar, agora gozar nunca. Sentiu-se ofendido(a), acho que nunca lhe respondi a nada. Se necessitar de mais alguma coisa disponha
Madalena Marques
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 28, 2004 4:56 pm

Pronto, não se zanguem que a vida é curta e a selecção vai de vento em pôpa :lol:

Eu já "ouvi" aqui as explicações mais diversas e confesso que nunca cheguei a uma conclusão.
Há quem diga que eles fazem isso para se "perfumarem" e assim conquistarem mais facilmente a donzela dos seu sonhos.
Há quem diga que eles fazem isso para se disfarçarem de eventuais predadores...
Mas lá que é chato, é.
Eu evito sempre que eles façam isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano

segunda jun 28, 2004 5:03 pm

:lol: :lol: :lol: Nel

Ainda bem que as minhas são muito asseadinhas e não têm esse habito, acho que não ia achar graça nenhuma.
Diga-se também de passagem que não é comum, pelo menos para os meus lados aparecerem animais mortos por aí, agora rebolarem-se nos excrementos já vi alguns fazerem, porque motivo? Não faço a minima ideia. Mas que é um hábito muito mal cheiroso aí não há dúvidas.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”