Chip: sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

quarta jun 30, 2004 3:28 pm

Gostava de saber se são a favor da colocação de chip e as vossas opiniões sobre esta questão.
Obrigado
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta jun 30, 2004 3:31 pm

Eu ainda não tenho cão mas estou prestes a ter e tenciono levá-lo ao veterinário para colocar o chip. Pelo menos se o perder fico mais descansada porque pode ser que uma pessoa consciente o encontre e o leve ao veterinário, mas como não estou muito dentro do assunto aguardo que algum forista mais experiente dê a sua opinião.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 3:33 pm

Por diversas razões, é indespensável.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
galaxi
Membro Veterano
Registado: domingo mai 02, 2004 10:45 pm

quarta jun 30, 2004 3:33 pm

eu acho que sim pois é uma sugurança se o cão se perder ou se haver alguma coisa fique bem ;)
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

quarta jun 30, 2004 3:37 pm

Casadotrevo,

Pode dizer-me as diversas razões, sff?
Obrigado

Já agora, a colocação do chip causa dor ao animal? É necessário algum tipo de manutenção? Peço desculpa se as perguntas forem algo chatas mas é sobre este assunto não percebo rigorosamente nada.
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

quarta jun 30, 2004 3:37 pm

O Chip e uma maneira de sabermos q fizemos tudo para se um dia o nosso cao fugir ou o roubarem o termos de volta.. e mais e uma maneira de controlo.. cao chipado n e cao vadio..
Custa um cadito ver a por (pq a agulha e ENORME) mas axo q custa mais a nos q a eles.. :P
a milk tem desde os 4/5 meses :) e uma seguranca...

Milkaluna
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 3:54 pm

Como já aqui foi dito, o microchip é uma segurança para os donos no caso do cão se perder ou ser roubado. Com o Chip o cão pode ser identificado e o respectivo dono também, possibilitando a respectiva devolução.
Outra vertente que o Chip possibilita é RESPONSABILIZAÇÂO dos donos. Se o cão causar quaisquer danos ou se for abandonado, o dono pode ser localizado através do microchip e ser responsabilizado pelos actos cometidos.
Infelizmente, como em tudo, há sempre gente perversa que consegue 'ultrapassar' estas coisas. Nos países onde o uso do chip é já obrigatório para todos os cães, não é caso virgem surgirem cães abandonados maltratados ou mortos com um dos lados esburacado! Também entre os ladrões ('profissionais') não é incomum realizarem pequenas cirurgias para remoção do chip.
No entanto, é sempre uma segurança extra, mais uma barreira de protecção que, embora podendo ser derrubada, está lá a dificultar a vida aos marginais.

Quanto à dor, a julgar pelo que os cães se manifestam, não deve ser violenta. os meus cães ( de grande porte) nem se mexeram quando foram picados!

Abraços
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 4:00 pm

A Shiva foi chipada com 2 meses e 1 dia (mal veio para mim). Era uma bola de pelo com 5,5KG e nem pestajenou. A mim não me fez impressão nenhuma e a ela pelos vistos também não.
O Shot vai ser chipado para a semana :p a avaliar pela forma como se comporta na vet, não prevejo qualquer mariquice da parte dele!
O Chip é indispensavel e deveria ser já obrigatório para todos os cães.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 4:07 pm

PauloC Escreveu: Quanto à dor, a julgar pelo que os cães se manifestam, não deve ser violenta. os meus cães ( de grande porte) nem se mexeram quando foram picados
Todos os cachorros, que nascem lá em casa, são microchipados às seis semanas (quando da primeira vacina), e nunca nenhum se queixou, portanto concluo, que não custe nada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 4:26 pm

Olá

O Paulo já disse o essencial, mas julgo que valerá a pena acrescentar mais alguns pormenores.
O chip é o bilhete de identidade do cão. Materialmente, é um minúsculo objecto electrónico do tamanho de um grão de arroz que é injectado no cão, de forma sub-cutânea, através de uma agulha. O meu veterinário aplica-o na zona do cachaço.
O microchip contém um número que é único, tal como o do nosso B.I.
Quem reúne esses dados a nível nacional é o SIRA, a quem o veterinário envia o número do chip e os dados do proprietário do cão.

Quando um cão é encontrado, perdido ou abandonado, o veterinário através de um "leitor", um aparelhómetro do tipo scanner (nunca vi nenhum), lê o número do chip e envia-o para o SIRA, que fornecerá os dados do proprietário (nome e morada).
(Se esta descrição estiver errada, corrijam-me por favor).

Quais são as vantagens do chip? As que o PauloC descreveu antes.
Quais são os inconvenientes? Nenhuns.
Mais tarde ou mais cedo o chip é obrigatório, tal como nós somos obrigados a acompanhar-nos do nosso BI.

Há um aspecto que ainda não está totalmente resolvido e para o descrever vou inventar uma situação.
Vamos supor que um cão é roubado. Se o chip já for obrigatório ou se já tiver sido aplicado na maioria dos cães por simples vontade dos donos, se um cão for roubado, o respectivo ladrão muito provavelmente evitará levá-lo ao veterinário, entidade potencialmente apta para o edentificar.
Mas, por outro lado, os veterinários também não têm obrigação legal de procederem à identificação dos cães durante as consultas de rotina.
Isto é, um cão roubado dificilmente será apanhado atravém do chip, muito simplesmente porque o larápio evitará expô-lo.

Mas no caso de abandono, o chip será sem dúvida um factor inibidor. E nos casos de cães perdidos então é fundamental.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 30, 2004 4:31 pm

Isto é, um cão roubado dificilmente será apanhado atravém do chip, muito simplesmente porque o larápio evitará expô-lo.
Mas se por uma obra do acaso o cão for reconhecido pelo dono na rua, embora o ladrão possa dizer que é outro cão e que é dele, o chip será A PROVA de que o verdadeiro dono está a falar verdade.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 4:33 pm

Claro, Paulo, 100% de acordo ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta jun 30, 2004 4:37 pm

Quando adoptei o Wolfie com 2 meses, não lhe custou nada. O da Homara não vi a aplicação. Mas a aplicação a gatos...é horrivel e muito aflitivo :? Também só mandei colocar a dois, mais nenhum tem. Os outros estão sempre em casa.
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 5:25 pm

A Iris levou o chip aos 5 meses e nao teve qualquer aparencia de lhe estar a doer.
O próprio veterinário diz que uma das razões de ser colocado na zona onde é, é porque é uma zona pouco sensível à dor.

Para mim é um bem indispensável, tal como já muitos disseram.
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quarta jun 30, 2004 10:48 pm

A Sioux e a Shaka já têm chip, a agulha é realmente grossíssima mas nenhuma se queixou da picada. O aparelho para fazer a leitura tem o feitio dos multibancos antigos nos restaurantes e tem um visor na parte superior que regista o número correspondente ao chip. Antes de colocar às minhas cadelas o vet passou o leitor para confirmar se estas já teriam chip ou não.
Não vejo desvantagens mas apenas as vantagens que já foram mencionadas.
Responder

Voltar para “Cães”