Chip: sim ou não?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm
Gostava de saber se são a favor da colocação de chip e as vossas opiniões sobre esta questão.
Obrigado
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Eu ainda não tenho cão mas estou prestes a ter e tenciono levá-lo ao veterinário para colocar o chip. Pelo menos se o perder fico mais descansada porque pode ser que uma pessoa consciente o encontre e o leve ao veterinário, mas como não estou muito dentro do assunto aguardo que algum forista mais experiente dê a sua opinião.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Por diversas razões, é indespensável.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm
Casadotrevo,
Pode dizer-me as diversas razões, sff?
Obrigado
Já agora, a colocação do chip causa dor ao animal? É necessário algum tipo de manutenção? Peço desculpa se as perguntas forem algo chatas mas é sobre este assunto não percebo rigorosamente nada.
Pode dizer-me as diversas razões, sff?
Obrigado
Já agora, a colocação do chip causa dor ao animal? É necessário algum tipo de manutenção? Peço desculpa se as perguntas forem algo chatas mas é sobre este assunto não percebo rigorosamente nada.
O Chip e uma maneira de sabermos q fizemos tudo para se um dia o nosso cao fugir ou o roubarem o termos de volta.. e mais e uma maneira de controlo.. cao chipado n e cao vadio..
Custa um cadito ver a por (pq a agulha e ENORME) mas axo q custa mais a nos q a eles..
a milk tem desde os 4/5 meses
e uma seguranca...
Milkaluna
Custa um cadito ver a por (pq a agulha e ENORME) mas axo q custa mais a nos q a eles..

a milk tem desde os 4/5 meses

Milkaluna
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Como já aqui foi dito, o microchip é uma segurança para os donos no caso do cão se perder ou ser roubado. Com o Chip o cão pode ser identificado e o respectivo dono também, possibilitando a respectiva devolução.
Outra vertente que o Chip possibilita é RESPONSABILIZAÇÂO dos donos. Se o cão causar quaisquer danos ou se for abandonado, o dono pode ser localizado através do microchip e ser responsabilizado pelos actos cometidos.
Infelizmente, como em tudo, há sempre gente perversa que consegue 'ultrapassar' estas coisas. Nos países onde o uso do chip é já obrigatório para todos os cães, não é caso virgem surgirem cães abandonados maltratados ou mortos com um dos lados esburacado! Também entre os ladrões ('profissionais') não é incomum realizarem pequenas cirurgias para remoção do chip.
No entanto, é sempre uma segurança extra, mais uma barreira de protecção que, embora podendo ser derrubada, está lá a dificultar a vida aos marginais.
Quanto à dor, a julgar pelo que os cães se manifestam, não deve ser violenta. os meus cães ( de grande porte) nem se mexeram quando foram picados!
Abraços
Paulo C.
Outra vertente que o Chip possibilita é RESPONSABILIZAÇÂO dos donos. Se o cão causar quaisquer danos ou se for abandonado, o dono pode ser localizado através do microchip e ser responsabilizado pelos actos cometidos.
Infelizmente, como em tudo, há sempre gente perversa que consegue 'ultrapassar' estas coisas. Nos países onde o uso do chip é já obrigatório para todos os cães, não é caso virgem surgirem cães abandonados maltratados ou mortos com um dos lados esburacado! Também entre os ladrões ('profissionais') não é incomum realizarem pequenas cirurgias para remoção do chip.
No entanto, é sempre uma segurança extra, mais uma barreira de protecção que, embora podendo ser derrubada, está lá a dificultar a vida aos marginais.
Quanto à dor, a julgar pelo que os cães se manifestam, não deve ser violenta. os meus cães ( de grande porte) nem se mexeram quando foram picados!
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
A Shiva foi chipada com 2 meses e 1 dia (mal veio para mim). Era uma bola de pelo com 5,5KG e nem pestajenou. A mim não me fez impressão nenhuma e a ela pelos vistos também não.
O Shot vai ser chipado para a semana :p a avaliar pela forma como se comporta na vet, não prevejo qualquer mariquice da parte dele!
O Chip é indispensavel e deveria ser já obrigatório para todos os cães.
O Shot vai ser chipado para a semana :p a avaliar pela forma como se comporta na vet, não prevejo qualquer mariquice da parte dele!
O Chip é indispensavel e deveria ser já obrigatório para todos os cães.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Todos os cachorros, que nascem lá em casa, são microchipados às seis semanas (quando da primeira vacina), e nunca nenhum se queixou, portanto concluo, que não custe nada.PauloC Escreveu: Quanto à dor, a julgar pelo que os cães se manifestam, não deve ser violenta. os meus cães ( de grande porte) nem se mexeram quando foram picados
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
O Paulo já disse o essencial, mas julgo que valerá a pena acrescentar mais alguns pormenores.
O chip é o bilhete de identidade do cão. Materialmente, é um minúsculo objecto electrónico do tamanho de um grão de arroz que é injectado no cão, de forma sub-cutânea, através de uma agulha. O meu veterinário aplica-o na zona do cachaço.
O microchip contém um número que é único, tal como o do nosso B.I.
Quem reúne esses dados a nível nacional é o SIRA, a quem o veterinário envia o número do chip e os dados do proprietário do cão.
Quando um cão é encontrado, perdido ou abandonado, o veterinário através de um "leitor", um aparelhómetro do tipo scanner (nunca vi nenhum), lê o número do chip e envia-o para o SIRA, que fornecerá os dados do proprietário (nome e morada).
(Se esta descrição estiver errada, corrijam-me por favor).
Quais são as vantagens do chip? As que o PauloC descreveu antes.
Quais são os inconvenientes? Nenhuns.
Mais tarde ou mais cedo o chip é obrigatório, tal como nós somos obrigados a acompanhar-nos do nosso BI.
Há um aspecto que ainda não está totalmente resolvido e para o descrever vou inventar uma situação.
Vamos supor que um cão é roubado. Se o chip já for obrigatório ou se já tiver sido aplicado na maioria dos cães por simples vontade dos donos, se um cão for roubado, o respectivo ladrão muito provavelmente evitará levá-lo ao veterinário, entidade potencialmente apta para o edentificar.
Mas, por outro lado, os veterinários também não têm obrigação legal de procederem à identificação dos cães durante as consultas de rotina.
Isto é, um cão roubado dificilmente será apanhado atravém do chip, muito simplesmente porque o larápio evitará expô-lo.
Mas no caso de abandono, o chip será sem dúvida um factor inibidor. E nos casos de cães perdidos então é fundamental.
O Paulo já disse o essencial, mas julgo que valerá a pena acrescentar mais alguns pormenores.
O chip é o bilhete de identidade do cão. Materialmente, é um minúsculo objecto electrónico do tamanho de um grão de arroz que é injectado no cão, de forma sub-cutânea, através de uma agulha. O meu veterinário aplica-o na zona do cachaço.
O microchip contém um número que é único, tal como o do nosso B.I.
Quem reúne esses dados a nível nacional é o SIRA, a quem o veterinário envia o número do chip e os dados do proprietário do cão.
Quando um cão é encontrado, perdido ou abandonado, o veterinário através de um "leitor", um aparelhómetro do tipo scanner (nunca vi nenhum), lê o número do chip e envia-o para o SIRA, que fornecerá os dados do proprietário (nome e morada).
(Se esta descrição estiver errada, corrijam-me por favor).
Quais são as vantagens do chip? As que o PauloC descreveu antes.
Quais são os inconvenientes? Nenhuns.
Mais tarde ou mais cedo o chip é obrigatório, tal como nós somos obrigados a acompanhar-nos do nosso BI.
Há um aspecto que ainda não está totalmente resolvido e para o descrever vou inventar uma situação.
Vamos supor que um cão é roubado. Se o chip já for obrigatório ou se já tiver sido aplicado na maioria dos cães por simples vontade dos donos, se um cão for roubado, o respectivo ladrão muito provavelmente evitará levá-lo ao veterinário, entidade potencialmente apta para o edentificar.
Mas, por outro lado, os veterinários também não têm obrigação legal de procederem à identificação dos cães durante as consultas de rotina.
Isto é, um cão roubado dificilmente será apanhado atravém do chip, muito simplesmente porque o larápio evitará expô-lo.
Mas no caso de abandono, o chip será sem dúvida um factor inibidor. E nos casos de cães perdidos então é fundamental.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Mas se por uma obra do acaso o cão for reconhecido pelo dono na rua, embora o ladrão possa dizer que é outro cão e que é dele, o chip será A PROVA de que o verdadeiro dono está a falar verdade.Isto é, um cão roubado dificilmente será apanhado atravém do chip, muito simplesmente porque o larápio evitará expô-lo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
- Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)
Quando adoptei o Wolfie com 2 meses, não lhe custou nada. O da Homara não vi a aplicação. Mas a aplicação a gatos...é horrivel e muito aflitivo
Também só mandei colocar a dois, mais nenhum tem. Os outros estão sempre em casa.

-
- Membro
- Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
- Contacto:
A Iris levou o chip aos 5 meses e nao teve qualquer aparencia de lhe estar a doer.
O próprio veterinário diz que uma das razões de ser colocado na zona onde é, é porque é uma zona pouco sensível à dor.
Para mim é um bem indispensável, tal como já muitos disseram.
O próprio veterinário diz que uma das razões de ser colocado na zona onde é, é porque é uma zona pouco sensível à dor.
Para mim é um bem indispensável, tal como já muitos disseram.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm
A Sioux e a Shaka já têm chip, a agulha é realmente grossíssima mas nenhuma se queixou da picada. O aparelho para fazer a leitura tem o feitio dos multibancos antigos nos restaurantes e tem um visor na parte superior que regista o número correspondente ao chip. Antes de colocar às minhas cadelas o vet passou o leitor para confirmar se estas já teriam chip ou não.
Não vejo desvantagens mas apenas as vantagens que já foram mencionadas.
Não vejo desvantagens mas apenas as vantagens que já foram mencionadas.