Erlichiose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jul 01, 2004 1:36 pm

A Juma tem foi diagnosticada ontem.
Tou fula da vida, não lhe vi nenhuma carraça, e nunca falha o dia da prevenção
A sorte é que foi diagnosticada relativamente cedo ( penso eu ), porque a lambona nunca perdeu o apetite, só que passado umas horas vomitava a ração em papa,e depois vinha a bilís
Mas mesmo assim ainda demorei um pouco a ir ao vet, porque pensava que tinha sido alguma coisa que ela tinha comido, mas quando ela começou a defecar igual ao que vomitava e a urina começou a ser muito concentrada estava na cara que alguma coisa estava errada. Fez analizes de sangue que lhe detactou a erlichiose , mas como havia uns valores muito fora do normal, não sei de quê ( o normal é 1 e ela tem 10 ), a vet decidiu fazer o despiste da leishmaniose agora tenho que esperar uma semana.
Alguem me consegue dizer alguma coisa acerca disto?
É que eu acho uma coisa muito estranha. Isto não dá febre?? É que ela não tem nem nunca teve :roll:
Gelly
Membro
Mensagens: 170
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 01, 2004 1:49 pm

Olha eu encontrei isto ...

"ERLICHIOSE

Ehrlichiose é uma enfermidade septicêmica bastante comum em cães, transmitida por carrapatos. O Rhipicephalus sanguineus é o vetor usual da enfermidade, que afeta as células sanguineas brancas (monocitos e neutrofilos). A enfermidade maior destaque na primavera e verão onde as condições climáticas favorecem a proliferação do carrapato, embora possa ocorrer durante o ano todo. Existem relatos da doença em varias regiões do mundo, acometendo cães e outros canídeos.

O período de incubação da doença varia de 7 a 21 dias. A enfermidade se caracteriza por febre recorrente, perda do apetite, apatia, secreção mucopurulenta no nariz e olhos, vomito fétido, emaciação e aumento do baço, podem aparecer aumento generalizado dos linfonodos . Observa-se em alguns casos pústulas axilares. Alguns animais podem apresentar hiperestesia, convulsões, histeria, meningoencefalitis e paralisia. Ocorrem lesões erosivas na mucosa bucal e pele, edema dos posteriores, ascite, hidrotorax e gastroenterite.

O curso da doença é desfavorável e a proporção de animais mortos pode ser muito alta, principalmente se a enfermidade estiver associada a outras enfermidades.

O diagnóstico é baseado na suspeita clinica e confirmado através do exame da amostra de sangue do animal, com o encontro das Rickettsias nas células mononucleares.

O tratamento resulta em cura na maioria dos casos clínicos e deve ser monitorado pelo clinico veterinário.

Como medida preventiva deve-se combater as infestações por carrapatos , no cão e no ambiente. Medicamentos devem ser sempre administrados sob a responsabilidade do clinico veterinário.

Dr. Clélio Costa Carreira
Médico Veterinário"

e também isto ....

A erlichiose é uma doença causada por um parasita chamado Erlichia canis, transmitido pelo carrapato (Riphicephalus sanguineus) ao picar o cão para se alimentar. Por ser um parasita sangüíneo, o Erlichia causa destruição de elementos sangüíneos, como as plaquetas, que são indispensáveis para a coagulação do sangue. Isto leva o animal a um quadro de anemia aguda. Os sintomas incluem perda de apetite, depressão (conhecida como ‘tristeza do cão’), tosse, febre, vômitos, diarréia, petéquias (pequenos pontos vermelhos na pele), hematomas, dificuldade para respirar, presença de sangue na urina, além de aumento de órgãos como baço, fígado e linfonodos.


Segundo a veterinária Luciana Nascimento Brion, da Clínica Veterinária Flamengo (tels: 2553-3998 e 2553-6298), é difícil obter o diagnóstico da doença. “O problema é que a erlichiose não apresenta sintomas clínicos específicos. O cão pode não comer nada num dia e comer um pouquinho no outro. O dono percebe que o animal não está normal, mas não sabe o que ele tem”. Para saber se o animal está doente, observe se ele não está apático, com febre e sem fome. Dê uma olhada na cor de suas mucosas (gengivas e conjuntiva). Elas devem estar rosadas, e não esbranquiçadas. Se o cachorro apresentar esses sintomas, a primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para fazer um exame de sangue. Ele é importante para o diagnóstico da doença, que pode ser curada se tratada a tempo. A erlichiose pode ser aguda ou crônica.


Após fechar o diagnóstico, o tratamento é feito com antibióticos, como a tetraciclina e a doxiciclina. Em casos severos, as transfusões sangüíneas e o tratamento de suporte intravenoso podem ser necessários. “Quando a doença está em sua fase crônica, já não resta cura, só dá para controlar. A monitoração do animal deverá ser freqüente e exames periódicos deverão ser feitos”, explica a veterinária.


Não existe uma fórmula para evitar que os animais peguem carrapatos. A atenção especial deve ser dedicada aos cães que freqüentam áreas como praças e gramados. Mesmo cães que nunca tiveram pulgas e carrapatos podem ser picados, ainda que usem produtos preventivos. “Os casos têm sido registrados com grande freqüência no Aterro do Flamengo. Por semana, atendo em média de seis a sete cães com a doença”, conta Luciana. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores as chances do animal se curar. A prevenção contra carrapatos ainda é a melhor opção para evitar a doença.



Fique de Olho
PREVENÇÃO. Banhos carrapaticidas repetidos a cada 15 dias ajudam a matar as formas adultas do parasita, mas não as larvas e os ovos, que sobrevivem por meses no ambiente e são invisíveis.

LIMPEZA. Os ovos do carrapato são colocados na vegetação, em frestas de paredes e no piso. Por isso, a casa deve ser limpa, para que o parasita seja eliminado em todo o seu ciclo. Aplique carrapaticida no canil, em plantas, canteiros, frestas, paredes ou pisos e ralos. Repita a cada 15 dias.


TOSA. Raças de pêlos longos e cheios devem ser tosadas, principalmente quando a temperatura está alta. Aplique carrapaticidas de longa duração no animal. Mude de produto a cada duas ou três aplicações, para que o carrapato não desenvolva resistência. Filhotes, fêmeas gestantes e gatos não devem ser banhados com produtos carrapaticidas.


DOENÇAS. Um único carrapato contaminado pode transmitir babesiose, erlichiose e hemobartonelose. Evite medicação sem orientação, pois os animais precisam de dosagens de acordo com o peso e a condição física.


Pelo que descreveu os sintomas não parecem ser os mesmos ([b][u]na minha humilde opinião[/u][/b]), porque não tenta uma 2ª opinião???

Boa sorte!

Gelly
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jul 01, 2004 1:56 pm

Gelly Escreveu: Pelo que descreveu os sintomas não parecem ser os mesmos (na minha humilde opinião), porque não tenta uma 2ª opinião???

Boa sorte!

Gelly
Esqueci-me de referir que ela realmente esta inchada e a urina era muito concentrada :oops:

Obrigada
Gelly
Membro
Mensagens: 170
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 01, 2004 2:03 pm

Quando falo em 2ª opinião é de um Vet claro!!!!

Mas o mais importante é, como dizem nos artigos, apanhado de início e com antibióticos, etc, etc, tem cura!

No 2º artigo, deixam a impressão que a doença não é só passada pela carraça, mas pela pulga e .... qualquer animal que pique para sugar o sangue!

Penso que ter-te-às lembrado disso, mas perguntaste ao Vet sobre a possibilidade de contágio? Reparei que tens outra cadela!

Mas há que ter esperança e muita fé!

Beijinho,

Gelly
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jul 01, 2004 2:07 pm

Gelly Escreveu: Quando falo em 2ª opinião é de um Vet claro!!!!
Eu percebi :roll:
Gelly Escreveu: Penso que ter-te-às lembrado disso, mas perguntaste ao Vet sobre a possibilidade de contágio? Reparei que tens outra cadela!
O contágio de cão para cão não se realiza, só se houver um bicharoco pelo meio. A outra vai lá hoje fazer as analizes
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quinta jul 01, 2004 2:10 pm

As melhoras para a Juma, Susana.
Imagino a sua aflição, mas se foi diagnosticada cedo com certeza vai ficar boa.
Não deixe de dar notícias, por favor.

Alicia
casadofarol
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Localização: Golden Retriever

sexta jul 02, 2004 12:14 pm

Eu já passei por isso, mas com os cães todos doentes. Tive uma epidemia tal de carraças (no inverno, eram de um tipo pouco comum em portugal), que tive de retirar toda a vegetação e manter o terreno limpo durante 1 ano, porque eram umas desgraçadas que se enterravam e resistiam a quase todos os produtos (e como eu tenho muita água, também não quis dar cabo dela com químicos fulminantes).
Os cães adoeceram todos, e os sintomas variaram bastante. Desde febre alta e urina cheia de sangue, a simples diarreia sem febre. O certo é que as análises deram sempre positivas, e o tratamento resultou com todos, e, felizmente, sem sequelas. Por isso, se os sintomas são atípicos, mas as análises acusam, a não ser que haja erro do laboratório, confie no diagnóstico.
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

sexta jul 02, 2004 1:16 pm

Que chatice, Susana....... :(
As melhoras da Juma...Vai dando notícias...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

sexta jul 02, 2004 2:07 pm

Olá Susana,
Espero que o tratamento da Juma esteja a correr bem e ela esteja a melhorar.
A Mara, por causa da esterelização, fez o rastreio e as analises disseram que ela ainda tem restos da doença. Não propriamente da Erlichiose, cujos valores embora positivos estavam muito baixos, mas sim da Rechtisiose (nunca sei se é assim que se escreve!!!), que é outra das doenças transmitidas por carraça e que ela apanhou ao mesmo tempo que a Erlichiose. Assim, embora assintomática e aparentando vender saúde, não pode ser esterelizada (há perigo de hemorragias) e está novamente a fazer tratamento com antibiótico.
Só espero que isto mna Mara não se torne crónico...... :(

As melhoras da Juma
Paulo C.
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

sexta jul 02, 2004 4:17 pm

O Tião acabou esta semana o plano de vacinação de duas doenças transmitidas por um parasita presente na traqueia da carraça.( não me lembro do nome, de momento ) . É esta doença que falam? :oops:
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sexta jul 02, 2004 7:02 pm

casadofarol Escreveu: Por isso, se os sintomas são atípicos, mas as análises acusam, a não ser que haja erro do laboratório, confie no diagnóstico.
Pois eu confio no diagnóstico, só estou á espera do despiste da leishmaniose porque ela diz que uma pode estar a esconder a outra :roll:
PauloC Escreveu:Espero que o tratamento da Juma esteja a correr bem e ela esteja a melhorar.
Ela ainda vomita :oops: a médica dá só até amanhã pera ela parar com os vómitos e sair da apatia senão temos que mudar a medicação :?

Obrigada
Ines2002
Membro
Mensagens: 146
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Localização: 1 castro laboreiro

sexta jul 02, 2004 10:30 pm

O meu tb teve mas associado a Babesia (é muito comum aparecerem associados e na zona onde tenho casa, na Costa Caparica tem havido surtos destes dois parasitas, principalmente no tempo quente) e bastaram 2 míseras carraças, que lhe apanhámos quando começou a ficar doente (estava com o "Stronghold" que para as carraças ñ funciona muito bem)!

Começou a ficar super abatido, sem vontade pra fazer nada, com febre, perdeu o apetite e a urina era escuríssima, para além da fraqueza notória nos membros. Nas análises foi detectada presença dos 2 parasitas. Penso que este tipo de análise é bastante fiável e a Juma deve mesmo estar com Erliciose, mesmo com sintomas menos típicos (cada caso é um caso!)

A Babesia com o tratamento desaparece com relativa rapidez, já a Erlichia é mais complicado, é necessário antibiótico durante bastante tempo e fazer novas análises para confirmar a ausência do parasita.

O meu cão saiu do vet (ainda ñ sabíamos os resultados da análise mas o vet suspeitou logo!!) com a coleira "Scalibur" e nunca mais apanhou carraças.

***
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado jul 03, 2004 9:14 am

Ines2002 Escreveu: O meu cão saiu do vet (ainda ñ sabíamos os resultados da análise mas o vet suspeitou logo!!) com a coleira "Scalibur" e nunca mais apanhou carraças.

***
Pois mas eu também não lhe vi nenhuma, ainda por cima é uma coisa que tenho bastante cuidado por causa dos miúdos. Por isso, ela apesar de estar com quase a certeza que é erlichiose mandou fazer o despiste da leishmaniose.
susanasaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1110
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jul 07, 2004 10:05 am

A analize da leishmaniose deu negativa :D :D :D
Agora é só esperar pelo fim do tratamento e repetir as analizes á Juma.

Mas do mal o menos ;)
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quarta jul 07, 2004 10:09 am

susanasaraiva Escreveu: A analize da leishmaniose deu negativa :D :D :D
Agora é só esperar pelo fim do tratamento e repetir as analizes á Juma.

Mas do mal o menos ;)
Ainda bem, Susana!
As melhoras para a Juma e continue a dar notícias da menina, espero que fique boa rápidamente.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”