Ajuda!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alexandria12
Membro Júnior
Registado: quinta jul 01, 2004 12:34 pm

quinta jul 01, 2004 2:16 pm

A minha mãe tem um Yorkshire Terrier (a «nina» da série SUPERPAI da TVI, p qm n se recorde) e eu trouxe para casa um Labrador com 4 semanas que me deram e os dois n se estão a dar bem. O york assim q pode mordeu o Max e rosna-lhe com mta frequência. O que fazer, uma vez q o York sempre foi mto agressivo, principalmente p cachorros e crianças? As escolas de obdiência são uma boa opção?

Obrigado desde já...

[b] :D Alexandria[/b]
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quinta jul 01, 2004 2:29 pm

Não sou muito experiente nesse assunto, mas é normal que o Yorkshire se sinta ciumento. Agora tem de dividir a atenção com outro cão e deve estar revoltadíssimo. Tentem dar-lhe ainda mais atenção e demonstrar-lhe que o Labrador não lhe vem roubar o lugar que ele tem em casa.
Dê uma vista de olhos a este artigo, pode ser que ajude:

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=80

Boa sorte!
Alexandria12
Membro Júnior

quinta jul 01, 2004 2:47 pm

;) Muito obrigado!!!

Contudo, o York n está muito à vontade com o Max e penso que se este fosse tão pequeno, defender-se-ia...

Passou somente um dia, a ver vamos?!

SABES ONDE POSSO ENCONTRAR MORADAS DE ESCOLAS DE OBDIÊNCIA, SEM SER NO SITE CPC?

OBRIGADO POR TUDO.

Alexandria :lol:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 01, 2004 3:19 pm

A minha sugestão é que os deixe habituarem-se um ao outro e esperar que o York se deixe de maus feitios. É que, eventualmente, o Labrador irá crescer e tornar-se várias vezes maior que o Yorkshire. Nessa altura, se o York continuar a 'armar-se em campeão', pode ser que um dia você chegue a casa e o encontre um pouco.....como direi...."despenteado"!!
Não sei se uma escola poderá 'curar' esse mau feitio do York ........mas é tentar ;)

Boa sorte
Paulo C.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quinta jul 01, 2004 3:54 pm

PauloC Escreveu: A minha sugestão é que os deixe habituarem-se um ao outro e esperar que o York se deixe de maus feitios. É que, eventualmente, o Labrador irá crescer e tornar-se várias vezes maior que o Yorkshire. Nessa altura, se o York continuar a 'armar-se em campeão', pode ser que um dia você chegue a casa e o encontre um pouco.....como direi...."despenteado"!!
Não sei se uma escola poderá 'curar' esse mau feitio do York ........mas é tentar ;)

Boa sorte
Paulo C.
Agora o yorkie é que paga! ;)
A mim parece-me que não é uma questão de mau feitio, não existem yorkies com mau feitio existem yorkies mal educados! De qualquer forma temos de ver as coisas na perspectiva do bicho, era tudo dele a agora aparece outro lá em casa e nem o consultaram?!? Está cheio de razão! :lol:
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quinta jul 01, 2004 4:08 pm

Olá!

São dois machos, certo? é que os yorkies tem feitiozinho de terrier :lol:
Bem mas eu acho que é uma questão de tempo... Imagino, deve ser mimado como o meu :) e agora estão a tirar-lhe o lugar, é aguardar mais um bocadito.
Se fosse uma menina não havia problemas, bem o meu também se dá bem com alguns cães maiores do que ele, eu disse alguns :lol:
Boa sorte e vá dando noticias..
bjs Alex
jamy
Membro Júnior
Registado: sexta mai 07, 2004 11:07 am

quinta jul 01, 2004 4:11 pm

Olá Alexandria....

Eu tive o mesmo problema em casa, a minha Big que é uma cadela de raça pequena (rafeira) sentiu bastante quando trouxe a Typsi (cadela traçada de lavrador com serra da estrela) lá para casa, também lhe rosnava e até chegou a querer ferrar em ´mim e na minha filha, quendo a mais pequena lhe chegava ela atirava-se a tudo e atodos e não entendia que a Typsi só queria brincar... Chegou a ficar sem comer e até se escondeu no guara fatos para a outra não lhe chegar, a solução foi só paciência, pois nada fiz se não dar atenção a ambas de igual até um pouco mais á Big. Hoje que já se passarm três meses de a outra ter chegado é um amor ver as duas, não se largam, brincam e babam-se uma à outra, ficam com o pelo todo colado e até a Big se torna chata para a Typsi que ela mesma a desafia... e como deve calcular a Typsi está o triplo do tamanho da Big.... Por muito que lhe custe ver essa situação desde que não se magoem, deixe-as andar e evite meter-se entre os animais, dê tempo ao tempo ainda é cedo...daqui a uns tempos eles não se largam...

Boa sorte

Maria João
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 01, 2004 4:35 pm

Os meus cães grandões têm respectivamente 58 (macho) e 46 Kilos (Fêmea), e as cadelinhas pequeninas devem ter uns 4 kilos cada uma. Quando as pequeninas chegaram do Brasil, os grandes já viviam lá em casa há 6 e 5 anos, respectivamente, e receberam as pequeninas sem qualquer 'ciúme'. Devo dizer que não lhes perguntei nada a respeito antes delas chegarem ;)
Já as pequenitas, apesar de recém chegadas ( têm 3 e 5 anos), não se coibiram de refilar com eles, "morderem-nos" e implicar por tudo e por nada. E continuam assim até hoje.
Agora...isto serão 'feitios'? Será da educação? Não sei! Mas a verdade é que, independentemente das causas, uns são duma maneira e outros de outra. Ao dizer que este Yorkie tem mau feitio, não quero dizer que ele é assim por causa da raça! pode até ter sido da educação ou ser mau génio que herdou de alguém, mas a verdade é que a dona diz que ele reaje mal a pessoas e animais!
O problema existe, e é efectuivamente o Yorkie ( independentemente do que quer que seja que o tornou um "problema"), por isso é do lado do Yorkie que se deve 'agir'.
Pode tentar dar mais atenção ao Yorkie e fazê-lo sentir que mantém a posição dominante, e isso poderá, eventualmente, acalmá-lo! Mas....tudo dependerá do que o Labrador em adulto se tornar.....e um crescimento atormentado pelas 'implicações' de um Yorkie 'ciumento', pode deixar 'marcas'...hehehe!

Abraços
Paulo C
Alexandria12
Membro Júnior

quinta jul 01, 2004 7:35 pm

:D Obrigado pelas dicas e fico mais descansada só de saber que outros donos passaram pelo mesmo e que no final tudo correu bem. Relativamente à educação do Yorkie ele foi muito mimado e muito mal educado pela minha mãe... contudo, nunca foi educado para fazer mal a outros bichos nem a morder ninguém, o que faz a pessoas estranhas e a animais estranhos (seja qual for o seu tamanho). Não dando razão nem a uns, nem a outros, preocupa-me mais que ambos os cães se dêem bem e que não tornem a casa num pandemónio.
Por receio e porque um cachorro precisa de um espaço só dele, tenho o Max no meu quarto e não deixo o Yorkie entrar sem que o primeiro esteja ao meu colo. Por enquanto cheirou as coisas do Max, não fez xixi para nada do Max e tem-se comportado cada vez melhor. Só que acho que ainda é muito cedo para os colocar «focinho a focinho».

Obrigado por tudo
Alexandria

:D :D
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jul 01, 2004 8:07 pm

PauloC Escreveu: É que, eventualmente, o Labrador irá crescer e tornar-se várias vezes maior que o Yorkshire. Nessa altura, se o York continuar a 'armar-se em campeão', pode ser que um dia você chegue a casa e o encontre um pouco.....como direi...."despenteado"!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jul 01, 2004 8:18 pm

PauloC Escreveu: Mas....tudo dependerá do que o Labrador em adulto se tornar.....e um crescimento atormentado pelas 'implicações' de um Yorkie 'ciumento', pode deixar 'marcas'...hehehe!

Abraços
Paulo C
Acho esta parte da resposta do Paulo muito importante (o que não quer dizer que não concorde com o resto!)! Conheço alguns, não muitos, casos em que o cão, de raça ou não, pequeno já habitava a casa quando um de porte maior surgiu (mesmo sendo ainda cachorrinho). O que se passa, que eu tenha observado, é que o cão pequeno consegue alterar quase por completo o comportamento do cão de maior porte, exactamente pela sua maneira de estar electrizante e pela forma como lida com o novo companheiro. Acreditem que os cães que entram em segundo lugar em casa podem ficar tão alterados que deixam de se reconhecer neles muitos comportamentos típicos da sua própria raça. Atenção, é muito complicado gerir uma situação dessas. Pode ser que eles estipulem os seus lugares e tudo corra bem, mas há que ter muita atenção! Não deixe que isso aconteça. Se calhar o melhor é colocar a questão ao seu vet ou a um bom treinador canino para saber como lidar com a situação!

Só deixei aqui a minha opinião porque já presenciei situações muito parecidas.

Boa sorte
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jul 01, 2004 9:32 pm

Acho k é tudo uma questão de ciúmes... ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jul 01, 2004 10:53 pm

Alexandria12 Escreveu: e eu trouxe para casa um Labrador com 4 semanas que me deram e os dois n se estão a dar bem.
D Alexandria
:o Cá por mim o yorkie deve achar que o lab ainda devia estar era com a mãe e não aí em casa, daí a má reacção.
Os bichos lá sabem, aí sabem, sabem.

Isabel
carlabaptista
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 10:58 pm
Localização: 4 caes - Pintas( Pointer ), Zen ( Pitbull ), Gil ( Husky ), Princesa ( rafeira ),5 Gatos

sexta jul 02, 2004 11:47 am

[quote=Alexandria12]
A minha mãe tem um Yorkshire Terrier (a «nina» da série SUPERPAI da TVI, p qm n se recorde) e eu trouxe para casa um Labrador com 4 semanas que me deram e os dois n se estão a dar bem. O york assim q pode mordeu o Max e rosna-lhe com mta frequência. O que fazer, uma vez q o York sempre foi mto agressivo, principalmente p cachorros e crianças? As escolas de obdiência são uma boa opção?

Obrigado desde já...

[b] D Alexandria[/b]
[/quote]

Ola,
Eu ja tive varios casos como o seu, e deve dizer que se fizeram amigos, é tudo uma questao de tempo. Tem de dividir o afectos por ambos de igual modo, sair a rua com os dois e brincar com ambos ao mesmo tempo. É normal toda essa reacção, afinal entro um novo membro para a familia, apenas o tempo ira remediar a situaçao, deixe que ambos se cheirem na sua presença, brinquem juntos, passem a fazer tudo em conjuntos e vai ver que tudo vai melhorar, nao quer dizer que nao andem a bulha um com o outro, alias isso tera mesmo de acontecer para defenirem a posiçao de cada um deles, mas é normal.
Nao se preocupe, a serio, vai ver que tudo ira correr bem !

Carla Baptista
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 02, 2004 1:56 pm

Olá,
Volto a frisar o que disse acima pegando na intervenção da Pedra. Um cão com 4 semanas é demasiado novo para ter sido retirado da mãe. Para além das questões de saúde, há todo um processo de aprendizagem e sociabilização ( que seria dado pela mãe e pelo convivio com os irmãos) que não se processou. Basicamente a fase em que ele deveria aprender mais, e na qual grande parte do caracter do cachorro será formado, vai ser passada ao lado de um Yorkshire rabujento e mal disposto (chamem-lhe ciumento, possessivo, invejoso ou outras coisas que gostem mais, mas a verdade é que o Labradorzinho vai crescer ao lado de um cão assim!). No que será que o Labrador se vai tornar? Não sei, porque os donos também vão ter um papel determinante....mas as prespectivas não são as melhores. Não se esqueçam é que um Labrador não pesa propriamente o mesmo que um Yorkshire, por isso vejam lá se lhe dão uma educação diferente da que deram ao Yokshire....ou então um dia podem mesmo encontrar o Yorkie 'despentedo' e com os lacinhos meio tortos ;)

Boa sorte
Paulo C
Responder

Voltar para “Cães”