Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jul 07, 2004 3:30 pm

Peço a Vossa ajuda para o seguinte.
Como sabem tenho "n" Bassets, e um SRD. Procuro um cão de guarda, que tenha tolerância com outros cães, mas proteja a minha casa e os tolos dos Bassets de intrusos. Ou seja, queria um cão que metesse respeito a intrusos, sem me arriscar a que me desse cabo de um dos Bassets. Será que existe alguma raça com estas carecteristicas ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 07, 2004 3:42 pm

Olá,

Um dobermann. É o guarda ideal. Socializado correctamente, ainda para mais com cães mais "baixos" que ele... não vai haver qualquer problema. Uma fêmea talvez fosse preferivel se não tem muita experiência com cães de guarda....
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta jul 07, 2004 3:51 pm

casadotrevo Escreveu: tolos dos Bassets
Sobre cães de guarda não lhe posso dar nenhuma sugestão.

Mas os «tolos» dos Bassets são dos cães mais giros que existem! :lol:
Não estava nos meus planos ter cães, embora me tenha "apaixonado" pelos yorkies, mas dizia sempre que se tivesse um cão seria um basset. Infelizmente, só tenho espaço para yorkies. ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jul 07, 2004 3:53 pm

casadotrevo Escreveu: Peço a Vossa ajuda para o seguinte.
Como sabem tenho "n" Bassets, e um SRD. Procuro um cão de guarda, que tenha tolerância com outros cães, mas proteja a minha casa e os tolos dos Bassets de intrusos. Ou seja, queria um cão que metesse respeito a intrusos, sem me arriscar a que me desse cabo de um dos Bassets. Será que existe alguma raça com estas carecteristicas ?
Vá para o Serra ;)

Desde que os bassets não tentem sistematicamente se impor ao Serra, não deverá haver problema - até pq os Serras são cães que vivem bem em grupo, desde que haja hierquia estabelecida

Saudaçoes
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta jul 07, 2004 5:51 pm

Dogue Alemão definitivamente :D :D :D

São optimos com crianças, e poderão não fazer mal a ninguem, mas so de olharem para ele, pensarao duas vezes... :roll: :roll:
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta jul 07, 2004 6:08 pm

Eu voto no Doberman ;) A minha cadela já veio para aqui com mais ou menos um ano e adaptou-se muito bem aos outros cães e a qualquer um dos penduras que aqui aparece. É um doce :)
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

quarta jul 07, 2004 6:14 pm

Eu... aconselho o "Serra" ;)
Pela experiência que tenho, são óptimos guardas e dão-se muito bem com os outros mais pequenos que tenho (2 epagneuls e um griffon).

Boa sorte!
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta jul 07, 2004 8:39 pm

Há um serra em perigo de vida :(

SE o quiser adoptar...

Soube agora mesmo através da Rute que há um Serra da Estrela adulto em perigo!
Os donos estavam numa casa arrendada e desocuparam a casa e deixaram o animal para trás sem dizer nada.
Ele foi encontrado abandonado no quintal da casa, sem comer há já 3 dias.
Ele é adulto, puro, dourado, pêlo comprido, não sabemos ainda ao certo a idade.

O problema é que a senhoria não o quer lá e vai levá-lo hoje ainda ou amanhã para o canil municipal d eSintra e já sabemos que desde que entre lá só terá 5 dias de vida

Por isso, se souberem de quem o queira adoptar ou saiba de um sítio provisório para ele, digam qualquer coisa.
Está na zona de Sintra.

A Rute está a tentar ajudar este animal e o contaco dela é:
[email protected]
963950085
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quarta jul 07, 2004 8:56 pm

Diamantino qualquer raça de guarda correctamente sociabilizada será uma boa opção, ainda mais se vier em cachorro, ele irá sempre respeitar os outros! mas visto não ter muita experiencia com cães
mais "vigilantes", aconselho uma cadela..é muito mais obediente e calma..
e é mais tolerante com membros do mesmo sexo! ao contrario dos machos que em algumas raças é dificil mante-los juntos devido a serem muito dominantes!
e se quer proteção nao só da casa mas tambem dos seus BH acho que uma raça de trabalho com aptidoes para guardar gado será uma excelente opção! :lol:
as nossas raças de pastoreio/guarda iriam desempenhar um papel excelente nesse fim!
para nomear uma raça..diria o castro laboreiro, sem estar a desvalorizar as outras,mas por ser das mais preocupantes em termos de preservaçao da raça!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta jul 07, 2004 9:38 pm

Diamantino, o Cão de água, para guarda não lhe servem de nada, no entanto os meus têm uma paixão por BH, acho que os orelhudos deles são demasiado irresistiveis para puxar, brincar, etc. Tanto que havia um basset que não suportava ver sequer uma cadela minha ;)
O problema da convivencia estaria resolvido, fica o problema de guardar...por isso isto foi só um aparte :p

Isabel
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jul 07, 2004 10:07 pm

noInfo Escreveu: mas visto não ter muita experiencia com cães
mais "vigilantes", aconselho uma cadela..é muito mais obediente e calma..
e é mais tolerante com membros do mesmo sexo! ao contrario dos machos que em algumas raças é dificil mante-los juntos devido a serem muito dominantes!
No caso de Malamutes esta afirmação não é 100% correcta.
Tenho tido muito mais problemas com "rixas" entre femeas que machos.

Mas também, embora "vigilantes", não são cães de guarda.
A não ser o efeito dissuasor do porte... para quem não conheça a raça e se vê de caras com um "bisonte" silencioso que apareceu do nada... ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta jul 08, 2004 8:50 am

Diamantino, como eu o compreendo ;)
Depois da minha pesquisa e conversa com criadores de várias raças, cheguei a uma conclusão.
Landseer (se quiser um cão que assuste e dê sinal, não morde ninguém)
Tem um grande inconveniente: custa pelo menos 1200 euros, o que com o transporte acaba por ficar nos 1800.
Cadela pastora alemã, mais barata, segura, mas com os dentitos mais afiados. É no entanto uma raça tão aldrabada que é necessário ter muito cuidado na escolha, mas isso você sabe.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 08, 2004 9:08 am

Ó casadofarol,

se é só para assustar e dar sinal até os labs pretos servem.
É que os pretos passam por rotts - a meio da noite. :p

Agora, para mim, isso não é cão de guarda.
Cão de guarda tem de ter a capacidade de defender o seu território e quem lá vive.Senão é apenas um alarme...

Ora pense bem para que quer o cão.
Só para assustar e dar o alarme - grand danois, etc. - grandes e assustadores.
Para defender - cão de guarda mesmo - PA, dob, serra, cão de fila, rott, etc.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 10:03 am

Obrigado a todos pelos conselhos, de facto é dificil, um cão de guarda é algo que me faria estar mais descansado, mas por outro lado tenho medo dos piquenos.
Quanto à hipótese do Serra adulto, que está para adoptar, tenho pena mas um macho adulto, talvez não seja a melhor opção.
Eu já tinha pensado em fêmea e cachorra (para se introduzir melhor na matilha), agora a dúvida subsiste em relação à raça.
O que procuro, se calhar é impossivel, é uma cadela que seja mesmo guarda, só vigilante não chega, mas que não vá interferir na estrutura da matilha de B.H. . Será possivel ?´
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quinta jul 08, 2004 10:07 am

Sem querer parecer clubista, já pensou num shar pei (femea, de preferência)? Penso que se os cães com que convivem não forem dominantes, como é o caso, a convivência é pacífica. Para além disso, são óptimos defensores do território e de todos os que lá vivem, são doces, queridos, amigos e inteligentes.
Responder

Voltar para “Cães”