Quando eles estão em sofrimento ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 08, 2004 7:20 am

Olá bom dia

Depois de ler alguns tópicos que por aqui têm passado e duma conversa que tive ontem com uma pessoa amiga, fiquei a pensar, será que nós temos o direito de prolongar a vida dos nossos companheiros de 4 patas quando estão em sofrimento?

Há doenças, ou acidentes, que podem deixar os nossos companheiros absolutamente incapacitados e em muitos casos em grande sofrimento. Hoje em dia a medicina veterinária, já nos consegue dar (em alguns casos) o tão desejado prolongamento da vida, mas será isto um acto de amor ou de egoísmo?

Não será um acto de amor quando, o nosso cão ou gato, sofre um acidente ou tem uma doença grave dos quais dificilmente consegue recuperar e manter uma boa qualidade de vida, terminar com o sofrimento?
Não será, puro egoísmo mantê-lo vivo?
Às vezes ouço dizer, está incapacitado, não se consegue mexer, tem muitas dores, mas o vet conseguiu salvá-lo!!! Nestas alturas penso no que faria se uma situação destas se me colocasse, será que teria a coragem de mandar eutanasiar uma das minhas amigas?

Correndo o risco de ser mal interpretada, mas paciência, e neste momento a sangue frio, posso afirmar que no dia em alguma das minhas companheiras de 4 patas tiver um problema, doença ou acidente, que as deixe sem qualidade de vida pedirei ao vet a última solução, a eutanásia.

E vocês?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jul 08, 2004 7:43 am

Eu estou plenamente de acordo... Só tenho pena que não mo possam fazer a mim...

De que serve respirarmos e o nosso coração bater se não pudermos fazer mais nada, ou se estivermos em sofrimento?
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quinta jul 08, 2004 8:05 am

É uma questão polémica realmente. Praticar eutanásia em cães é comum, mas uma decisão muito difícil de tomar para quem gosta deles. Já passei por isso, infelizmente, e concordo que se não há mais hipótese nenhuma de salvar o cão o melhor é mesmo acabar com o sofrimento. E como diz a Sarah, é pena que em certos casos não se possa fazer o mesmo às pessoas.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta jul 08, 2004 10:11 am

Este tema é bastante complicado.
É complicado porque é sempre uma decisão muito difícil de tomar.Eu já passei por isso,mas felizmente não chegou a ser necessário recorrer à eutanásia.Quando o Rugas teve a pneumonia por aspiração,a Veterinária falou-me em eutanásia.É claro que entrei em choque,principalmente porque ele há dois dias atrás estava perfeitamente normal.Depois de conversarmos com ela sobre o assunto,decidimos que o deixariamos passar a noite para ver se ele apresentava melhoras,e se ele continuasse em sofrimento,no dia seguinte teriamos que tomar essa decisão.O certo foi que o Rugas a partir dessa noite começou a melhorar e conseguiu sobreviver!A pneumonia foi derivada ao problema dele,o megaesófago.Depois de conversar muito com as Veterinárias sobre a doença,e sobre as possibilidades que ele teria de ter uma vida normal,chegamos à conclusão que ele teria qualidade de vida.
Felizmente tudo correu bem.A Veterinária disse que foi quase um milagre ele ter sobrevivido à pneumonia,mas o que nós fizemos foi dar-lhe uma oportunidade a ver se ele recuperava e ele conseguiu.
Mas se ele continuasse a sofrer eu não teria coragem nem o direito de o "prender" à vida.Seria muito egoísmo da minha parte ,e não estaria a ser justa com ele.Seria uma decisão que me iria custar muito,mas mesmo muito,mas teria de optar por isso.
Resumindo e concluindo,que isto já vai longo,sou a favor da eutanásia.É uma decisão muito difícil,mas que infelizmente por vezes tem de ser tomada...
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quinta jul 08, 2004 2:17 pm

Em caso de sofrimento e impossibilidade de cura, sim, optaria pela eutanásia. Caso existisse apenas uma das coisas (só sofrimento mas com cura possível ou só impossibilidade de cura sem sofrimento), em princípio, não. Mas claro que estas questões são sempre difíceis de avaliar e esse é o grande problema.

O meu cão Tico foi eutanasiado com 16 anos. Tinha insuficiência cardíaca e terriveis ataques de falta de ar, mas isso não acontecia todos os dias, por isso fui adiando. E acho que fiz bem, porque ainda consegui que gozasse muitos dias felizes (intercalados com poucos dias maus). Quando à insuficiência cardíaca se juntou a insuficiência renal, piorou muito. Já tinha que ir à rua ao colo, estava incontinente, etc, etc. Aí custou muito mas tomámos a decisão. Partiu em paz, em casa, sem sofrimento algum e continua a ser lembrado por todos nós, com quem compartilhou uma vida tão boa e tão longa.

Claro que com animais mais novos deve ser ainda muito mais difícil... Sinceramente, no caso dos meus, é assunto no qual não quero sequer pensar
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta jul 08, 2004 3:04 pm

Eu sou a favor da eutanasia, independentemente de serem canitos ou pessoas, mas cada caso é um caso e terá de ser analisado ao pormenor. :)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jul 08, 2004 6:57 pm

Eu também sou a favor da eutanásia por razões óbvias.

E, já que andamos nisso, pena que não se eutanasiem alguns intervenientes da arca.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quinta jul 08, 2004 9:04 pm

Já tive que tomar a tal decisão, aquela que ninguém quer para si... para o meu cão que apanhou leishmaniose e cuja qualidade de vida se degradou em pouco tempo de uma forma que ainda hoje me impressiona quando me lembro... :( :( :cry: :cry: Mas, sem dúvida alguma, tomaria-a um segunda vez!!!!!!!! O sofrimento é algo atróz e que encarna um castigo na forma de uma morte lenta e triste...
kitten
Membro Veterano

quinta jul 08, 2004 9:30 pm

CasadeAnaval Escreveu: Eu também sou a favor da eutanásia por razões óbvias.

E, já que andamos nisso, pena que não se eutanasiem alguns intervenientes da arca.
:lol: :lol: :lol: é verdade, alguns há que bem mereciam.
Madalena Marques
zuki
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2004 10:50 pm

quinta jul 08, 2004 10:18 pm

Esta questão é realmente muito delicada, a acho que é das decisões mais dificeis de tomar.

Cada caso é um caso e realmente só numa situação limite optaria por essa solução. :(
carlabaptista
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 10:58 pm
Localização: 4 caes - Pintas( Pointer ), Zen ( Pitbull ), Gil ( Husky ), Princesa ( rafeira ),5 Gatos

sexta jul 09, 2004 12:23 am

Pois é tb eu concordo com a eutanasia, infelismente sei bem o que isso....é uma decisao dificil de tomar, tem momentos que por vezes preferiamos ser nos a estar ali no lugar deles.
O complicado desta decisao é nós sabermos que é naquele momento que vai acontecer e o facto de nos despedirmos do nosso amigão.
Eu agora tenho o Pintas doente, foi aperado, tiraram-lhe o baço ( tinha um tumor ) tem neste momento uma colite cronica, que estamos a tentar controlar, mas sei que ainda nao estou livre de ter de tomar essa decisao,pois disseram-me que sem baço ele tem uma esperança de vida mais reduzida....
Houve um dia que me perguntaram la no hospital, esta mentalizada para tudo? Logico que disse que nao, mas eu faria tudo para que ele tivesse uma opurtunidade, graças a Deus ele melhorou, até...... sabesse lá.
Nem quero penssar nisso agora, tenho de aproveitar enquanto ele esta bem alegre e bem disposto e principalmente sem dores.
carlabaptista
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 10:58 pm
Localização: 4 caes - Pintas( Pointer ), Zen ( Pitbull ), Gil ( Husky ), Princesa ( rafeira ),5 Gatos

sexta jul 09, 2004 12:24 am

Pois é tb eu concordo com a eutanasia, infelismente sei bem o que isso....é uma decisao dificil de tomar, tem momentos que por vezes preferiamos ser nos a estar ali no lugar deles.
O complicado desta decisao é nós sabermos que é naquele momento que vai acontecer e o facto de nos despedirmos do nosso amigão.
Eu agora tenho o Pintas doente, foi aperado, tiraram-lhe o baço ( tinha um tumor ) tem neste momento uma colite cronica, que estamos a tentar controlar, mas sei que ainda nao estou livre de ter de tomar essa decisao,pois disseram-me que sem baço ele tem uma esperança de vida mais reduzida....
Houve um dia que me perguntaram la no hospital, esta mentalizada para tudo? Logico que disse que nao, mas eu faria tudo para que ele tivesse uma opurtunidade, graças a Deus ele melhorou, até...... sabesse lá.
Nem quero penssar nisso agora, tenho de aproveitar enquanto ele esta bem alegre e bem disposto e principalmente sem dores.
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sexta jul 09, 2004 2:07 am

Embora concorde com o princípio que leva alguém a “optar” pela eutanásia do seu animal, não sei o que faria numa situação dessas.

Ou melhor, já tive uma cadela gravemente doente, e na altura em que ela estava pior, duma forma que metia dó, nem sequer consegui ir ao vet à consulta semanal.

Pedi a uns tios meus para a levarem, porque não sabia se ela vinha ou ficava.

Nesse dia, para além do relatório semanal, mandei entregar ao vet uma nota que o autorizava a fazer o que ele achasse que fosse melhor para a cadela.

Felizmente que a decisão foi a acertada e ela cá anda.

Acho que só mesmo perante a situação se pode ter uma noção do que realmente está em jogo. É uma decisão muito difícil.

Ana
kitten
Membro Veterano

sexta jul 09, 2004 7:00 am

Claro que cada caso é um caso, logicamente não se vai fazer eutanásia a um cão ou gato só porque ele fez atchim, ou porque esteve 2 dias de diarreia.
Eu falo em casos de doenças terminais, acidentes graves que deixem o animal com grandes deficiencias, doenças crónicas que lhes provoquem sofrimento quase constante, estes por exemplo para mim são motivos mais que suficientes para a eutanásia.
Madalena Marques
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jul 09, 2004 8:48 am

Olá
Cá em casa abatem-se os animais em três situações precisas:
Sofrimento do animal
Tratamento e recuperação económicamente inviável
Fim de vida útil.
Um abra&ccedil;o
Responder