Truques para ajudar a gostar da ração.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quinta jul 08, 2004 9:29 am

Bom dia,
a minha cadelita tem um apetite bastante reduzido e não gosta da ração que lhe estou a dar (Royal Canin). A conselho do veterinário já lhe juntei iogurte natural, o que resultou muito bem nos primeiros 2 dias. Agora nem assim. Já esprimentei deixá-la um dia inteiro com a ração, sem mais nada e ela nem metade da dose recomendada comeu. Se alguém tiver sugestões, agradecia. A minha experiência com cães é ainda muito reduzida, só a tenho há duas semanas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 08, 2004 9:38 am

Que tipo de comida ela usava antes de vir para si ?
É possível eu seja apenas extranheza.

Parasitas intestinais, mudança de ambiente, mudança de ração, etc, são factores que podem explicar o cão deixar de comer.
Diz-se sempre que nenhum cão morre de fome tendo comida à disposição.

Se foi ao vet e o cão está saudável, se não mudou de ração ou tipo de alimentação (se mudou tem de fazer a transição gradualmente, misturar ração nova com a antiga, diminuindo sempre a quantidade da antiga até ser só a nova), então é uma questão de tempo.

Ele acabará a comer bem, ao fim de 2 ou 3 dias.
Não mude de ração para lhe agradar.
Normalmente, comem bem 1 ou 2 vezes e depois enjoam e voltam ao mesmo.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta jul 08, 2004 9:41 am

Na minha opinião,e por experiência pessoal ,acho que o melhor é não misturar nada na ração.Eles acabam por comer. ;)
Também já misturei outras coisas mas ainda era pior...Depois ele sabia que tinha sempre mais qualquer coisa e pouco comia. :roll:
Deixe-lhe a ração que ele acaba por comer,acredite. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Lilo2004
Membro

quinta jul 08, 2004 10:03 am

A transição da ração que ela comia no criador para a que come actualmente foi feita de forma gradual. Ela nunca teve diarreias nem esteve indisposta, por isso também nunca me preocupei demasiado. Não tem parasitas, está devidamente vacinada e está bem disposta. Se calhar vou mesmo deixar-me de aditivos... A minha preocupação é por ela estar em fase de crescimento (tem 3 meses).
O que me sugerem? Que lhe ponha a comida só a horas certas ou lha deixe à disposição durante todo o dia?
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 08, 2004 10:10 am

E que tal experimentar outra marca premium? Os cães não são obrigados a gostar de todas as rações boas no mercado ;)
Olhe, a Shiva nunca gostou da Proplan nem da Eukanuba, vá-se lá saber porquê! Os meus gatos odeiam a IAMS e preferem viver do ar e água que come-la...
enfim...os animais também têm gostos ;) E nada mais gratificante do que evr o nosso animal a comer com gosto!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jul 08, 2004 10:10 am

O criador aconselhou-nos a dar sempre a comida a horas certas. Sem extremos, claro - se ela estiver a dormir, não a vá acordar para comer.

Mas o que nos foi aconselhado foi colocarmos a ração sempre à mesma hora, mais ou menos, e esperar até meia-hora. Se o cachorro não comer, retirar-lhe a tigela e voltar a colocar a comida quando fôr hora da próxima refeição. Vai ver que quando a barriguinha dela começar a dar horas vai comer melhor! :D

Com a água é precisamente o oposto: muita, limpa e sempre à disposição. Espero que não lhe pareça estranho estar a dizer isto, mas há pessoas que condicionam a água dos cães para minimizar os xixis... :roll:
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta jul 08, 2004 10:11 am

Quanto mais aditivos lhe puser, mais difícil vai ser pegar-lhe. Se está de saúde, deixe-a passar um pouco de fome, não lhe faz mal nenhum.
A comida deve ser deixada por algum tempo, e retirada. Não comeu, comesse.
Lilo2004
Membro

quinta jul 08, 2004 10:13 am

O criador da minha cadela disse-me exactamente o mesmo, mas o veterinário não acha mal deixar--lhe a comida à disposição. E agora?...[/quote]
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jul 08, 2004 10:19 am

Bem, se não estou em erro, deixar-lhe a comida à disposição não só vai complicar a resolução dessa falta de apetite, como pode vir a causar problemas de liderança. Li isto algures e é qualquer coisa do género:

- o cão Alfa da matilha é sempre o primeiro a comer. Não está dependente de nenhum outro cão/membro da "matilha" para lhe providenciar alimento. Se a Lilo deixar à cadelinha comida 24h por dia, ela será a Alfa, porque não precisa de si para lhe dar de comer. Ora, o efeito pretendido é precisamente o oposto. A Lilo2004 é que tem de ser a "boss" aí de casa e os outros só comem quando você quiser. Está a ver a lógica? Como disse a casadofarol e muito bem: não comeu, comesse. Agora só tem de esperar até que a líder (você) volte a dar-lhe a ração.

Alguém me diga se estiver errada... ;)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta jul 08, 2004 10:22 am

Um conselho:se está com dificuldades em relação a ela comer a ração,não a deixe à disposição.
Faça como lhe disseram, dê-lhe a horas certas,e se ela não comer,vai ver que na próxima já come com muita mais vontade. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta jul 08, 2004 10:35 am

Lilo2004 Escreveu: O criador da minha cadela disse-me exactamente o mesmo, mas o veterinário não acha mal deixar--lhe a comida à disposição. E agora?...
[/quote]

Pois vai ter que ser você a decidir, eu conheço donos que deixam a comida à disposição (sobretudo donos de cães pequenitos) sem qualquer problema, mas penso eu que se o problema é ela não comer se calhar é melhor tirar a comida e esperar até a seguinte refeição, para ver se ela fica com fome.
Olhe que com o calor eles têm menos fome, pelo menos o meu Dylan anda a comer pouco ao meiodía, come mais é por volta das 7 ou 7,30 da tarde.
Se me permite um conselho, tente não pôr muita ansiedade no assunto da comida, eles não morrem de fome, posso garantir. Escolha um horário, ponha a comida no prato, chame-la, uma festinha e "come". Se não come, após 20/30 minutos tire o prato e pronto, isso é tudo.
Ora bem, quál o nome da cadelinha? E se tiver uma foto dela pode pôr no álbum (demora um bocado em ficar disponível) para a gente conhecer a sua fofinha.

Alicia
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quinta jul 08, 2004 10:37 am

junte-lhe um pouquito de óleo de milho à ração, a minha adora! Tb lhe dava Royal canin e ela enjoou agora dou-lhe natural choice e ela adora.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lilo2004
Membro

quinta jul 08, 2004 12:40 pm

Já coloquei umas fotos ontem. Penso que em breve estarão disponíveis. Ela é de facto linda e fofinha...
Hpje à hora de almoço não comeu nada. Tirei-lhe a comida (cortou-me o coração) e vamos ver se logo já come melhor.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 08, 2004 12:54 pm

como a carlota é uma street dog, só gostava de restos. para comer ração, a vet aconselhou a pôr um fiozinho de azeite por cima. lá foi andando. depois, começou a rejeitar outra vez a comida. disseram-me (vet) que era melhor óleo de milho. assim fiz. a boa da carlota começou a comer a ração normalmente sem mais nada. agora, tem de comer uma ração hipoalergénica. aquilo, não deve ter graça nenhuma. lá voltou o óleo. há dias, mudei de marca, embora com o mesmo tipo de ração. até eu pasmei. os grãos são brancos. parecem chocolate branco :o estava a desesperar. nem com óleo lhe pegava. só ontem percebi que sua exª não quer comer sozinha. tenho de a separar para o max não ir à comida. agora, tenho 2 problemas. a maldita cadela só come se a ração estiver temperada e se tiver companhia :cry: :cry:
Lilo2004
Membro

sexta jul 09, 2004 1:48 pm

Pois é... ontem a Lilo não comeu nada. E quando digo nada é mesmo ZERO.
De manhã pus-lhe a comida e debicou umas bolitas.
Ao almoço já comeu a dose quase toda. Espero que a partir de agora seja sempre a melhorar, senão já não sei o que fazer. Ela continua bem disposta e brincalhona, como de costume, e isso deixa-me mais sossegada.
Agradeço a todos as opiniões, que foram preciosas. É sempre bom ouvir quem tem mais experiência que nós.
Responder

Voltar para “Cães”