Misturar ração seca e ração de lata

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jul 12, 2004 10:05 am

Olá pessoal
A namorada do meu primo tem uma cadelinha West Highland Terrier com montes de problemas na pele, ela diz que a raça é mesmo propensa a problemas destes. É uma cadelinha muitísimo bem tratada, limpinha, cuidadinha, muito delicada, sempre ao colo, enfim, acho que dá para perceber.
Agora tem uma alergía a qualquer coisa, anda em tratamento com antibióticos e come ração hipoalergénica da Eukanuba.
A dona costuma misturar à ração seca uma colherada de ração húmida de lata (tambem da Eukanuba, acho eu) para a cadela comer com mais vontade.
Ora bem, isso não é mau? Eu tenho a ideia de que não é bom misturar ração seca e húmida, mas não sei explicar porqué ou donde fui tirar essa ideia.
Alguem sabe dizer-me se é de facto mau para os cães essa mistura e porque?

Alicia
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 12, 2004 12:38 pm

problemas de pele? uuiiii :cry: que inferno. esta carlota que é rafeira pura tem problemas desses desde que a conheço vai para 4 anos. já corri tudo e mais alguma coisa e dinheiro gasto, não tem conta. há dias, fez análises e parece ser alérgica a carnes e a factores ambientais.
núnca lhe receitaram antibióticos, mas cortizona em pomada ou comprimidos. é uma chatice. ainda mato o bicho.
agora, anda a comer uma ração específica. como ela não gosta, experimentei pôr óleo de girassol ou milho para temperar. foi isso que o vet aconselhou para ela lhe pegar. penso que já é capaz de começar a comer a ração simples. ontem, não comeu tanto, mas já não precisou de óleo.
além de achar que é uma sobrecarga, ração seca e humida, não vejo qual a vantagem. se a ração seca não é apelativa em termos de sabor, não parece que as coisas melhorem, se a ração húmida fôr igual.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 12, 2004 1:03 pm

Pois o problema nem está tanto na sobrecarga, mas no problema de agravar a alergia. A ração de lata não tem a mesma composição da hipoalergénica e pode estar a estragar o que de bom tem a outra.

Essas rações hipoalergénicas, por serem feitas com proteinas hidrolizadas ( é como se fosse já digeridas, em bocadinhos mais pequenos..) perdem muito o seu sabor durante a fabricação da ração. Resultado... são raros os cães que não precisam de ajuda para comer aquilo.. deve-lhes saber a papel... :)

Pode tentar misturar na ração um óleo contendo omega3-omega6. A virbac comercializa o Omega Derm que também contem zinco e outras vitaminas, especial para problemas de pele. Reduz imenso a inflamação.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jul 12, 2004 5:30 pm

De facto,também não vejo vantagem alguma em misturar as duas rações...Para não falar que o canito assim nunca mais se habitua a comer só a ração seca...
Penso que o que se misturar o óleo será uma boa opção. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

segunda jul 12, 2004 6:23 pm

Olá!

Pois é esses marotos tem mesmo tendência à alergia...
Já verificou se não é do champô? tenho uma amiga que tem uma westie que vai não vai alergia. Depois de muita ração especial, descobriu-se que era do champô, vai dai toma-va banho dia sim dia não com Dermocanis alergias até ficar boa e depois disso passou a Dermocanis normal seguido de um bom amaciador :D
As melhoras Alex
anjaazul
Membro Veterano

segunda jul 12, 2004 7:28 pm

Pois o problema nem está tanto na sobrecarga, mas no problema de agravar a alergia. A ração de lata não tem a mesma composição da hipoalergénica e pode estar a estragar o que de bom tem a outra.

eu não estou a pôr em causa o que diz, mas entre o que a carlota podia comer, conta-se sobretudo comida de lata. ora se a ração já custa os olhos da cara, com latas... antes um burro a pão de ló :lol:
em relação ao shampoo, há muito que usa o dermaconis hipoalergénico. o vet diz que o de uso frequente tb. é muito bom. ela já se coça, a mim, falta-me a sarna :evil:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 12, 2004 7:34 pm

O máximo que podem fazer à ração seca é acrescentar um pouco de água, ñ acho correcto misturar duas rações por serem húmida e seca...
anjaazul
Membro Veterano

segunda jul 12, 2004 7:43 pm

O máximo que podem fazer à ração seca é acrescentar um pouco de água
ai sim? e porque carga de água? mais uma pérola :o
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda jul 12, 2004 8:51 pm

olá

Pois, mas não façam como uma pessoa que conheço que, à ração seca, juntou um caldo de legumes diluído em água quente e, foi ver o canito de borreira a noite toda.

:lol: :lol:
anjaazul
Membro Veterano

segunda jul 12, 2004 9:29 pm

se calhar até há que junte uns caldos knorr. deve dar outro sabor :p
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 12, 2004 11:29 pm

Ñ, apenas um pouco de água para ajudar o cão a comer, pelo menos é o que tenho ouvido e lido em revistas, e também o faço, as minhas cadelas quando comem ração seca tem que ser com água senão nem lhe tocam :o
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

terça jul 13, 2004 9:11 am

Li algures na net que uma forma de tornar a ração mais palatável seria aquecê-la ligeiramente no micro-ondas para intensificar o sabor.
Será uma boa ideia ou mais uma "perola" como vocês dizem?

Cumprimentos a todos.

É discutindo civilizadamente que todos aprendemos ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jul 13, 2004 9:22 am

às tantas até é possível, nunca se sabe, mas provavelmente é capaz de desidratar ainda mais a ração, penso eu de que ...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça jul 13, 2004 10:02 am

Humm, essa do Microondas é nova para mim, mas quem sabe, isto quase que vale tudo para levar os canitos a comerem a papinha e... :roll:

Só um pequeno pormenor, que o recipiente onde aquecem a comida seja de vidro, pois os de plástico quando sofrem exposição a altas temperaturas na máquina libertam substâncias cancerisnes.
:)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta jul 14, 2004 10:05 am

Só hoje consegui voltar ao forum a ver as mensagems.
Gostava de vos agradecer pelas respostas, isto dos problemas de pele é mesmo chato, acho eu, porque é quase impossivel saber com exactidão o que é que está a causar a alergia.
Eu tinha ideia de que não era boa a mistura das duas rações, mas não sabia dizer porque :oops:
Por enquanto, a dita cadelinha anda a experimentar o aloe vera (mesmo a planta) nas zonas onde não tem pêlo, vamos ver se ista "volta à natureza" da resultado.
Obrigada a todos.

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”