Prognatismo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Gostaria de saber mais informações a este respeito.
É um defeito congénito ou pode acontecer na muda de dentes?
É motivo para, em caso de inspecção de uma ninhada, não ser autorizado o registo no CPC?
É um defeito congénito ou pode acontecer na muda de dentes?
É motivo para, em caso de inspecção de uma ninhada, não ser autorizado o registo no CPC?
Última edição por amarg em terça jul 13, 2004 9:27 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, estou a falar de yorkies em particular mas de todas as raças que, ao contrário da raça do seu cão, o prognatismo é considerado um defeito.
Última edição por amarg em terça jul 13, 2004 9:28 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Iuu Huu, aaqui fala a Terra. Para que é que julga que servem as inspecções de ninhadas?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Quantas ninhadas é conhece que já foram inspeccionadas??? Não acha que se as inspecções funcionassem não haveria para aí tanta aberração?! E não me parece que seja só nos yorkies...SeaLords Escreveu: Iuu Huu, aaqui fala a Terra. Para que é que julga que servem as inspecções de ninhadas?
Por acaso preferia ouvir a sua opinião como veterinária, porque as ironias não me vão ajudar em nada.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Olá!
Bem segundo sei um cão já nasce com prognatismo e quando ele existe não pode participar em exposições
de modos que convem não ter, certo? não sei se os vet's fazem correção, mas não me parece
Bjs Alex
Bem segundo sei um cão já nasce com prognatismo e quando ele existe não pode participar em exposições

Bjs Alex
Olá
Mas, pensando bem, seria de todo correcto, ao ser inspeccionada uma ninhda, à qual fosse detectado um animal com defeito (visível na altura), que esta (cria/s), fossem excluidas de registo? Será ético ou não, independentemente dos pais serem registados e sem os mesmos defeitos (visiveis e ou / declarados)?
Eu nada entendo disto, note-se, mas, já em tempos, quando ao registar um cão meu no CPC, apercebi-me de que, ninhadas eram registadas sem nenhum critério de avaliação e até depois do prazo legal... entre uma ninhada que ia ser registada (não o foi, pela perspicácia de uma funcionária), o qual o pai da ninhada tinha reproduzido antes da idade aconselhada e exigida.
Coisas!
Mas, pensando bem, seria de todo correcto, ao ser inspeccionada uma ninhda, à qual fosse detectado um animal com defeito (visível na altura), que esta (cria/s), fossem excluidas de registo? Será ético ou não, independentemente dos pais serem registados e sem os mesmos defeitos (visiveis e ou / declarados)?
Eu nada entendo disto, note-se, mas, já em tempos, quando ao registar um cão meu no CPC, apercebi-me de que, ninhadas eram registadas sem nenhum critério de avaliação e até depois do prazo legal... entre uma ninhada que ia ser registada (não o foi, pela perspicácia de uma funcionária), o qual o pai da ninhada tinha reproduzido antes da idade aconselhada e exigida.
Coisas!
Ana, o prognatismo na maioria das raças é um defeito e é heriditário, suponho que com caracter recessivo (ou seja, ao manisfestar-se ambos os progenitores são portadores do defeito).
Já vi alguns cães de varias raças que durante a fase da muda apresentam ligeiros prognatismos (inferiores/superiores), que depois fica tudo bem. Mas suponho que está a falar em animais já feitos.
Quanto ao resto, inspecçoes etc... já lhe responderam.
Isabel
Já vi alguns cães de varias raças que durante a fase da muda apresentam ligeiros prognatismos (inferiores/superiores), que depois fica tudo bem. Mas suponho que está a falar em animais já feitos.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Isabel,Pedra Escreveu: Ana, o prognatismo na maioria das raças é um defeito e é heriditário, suponho que com caracter recessivo (ou seja, ao manisfestar-se ambos os progenitores são portadores do defeito).
Isabel
Obrigada pela resposta.
Estava a referir-me tanto a animais adultos como cachorros e à possibilidade de não ser um problema genético mas de mudação de dentição, não voltando ao lugar depois da mesma ter sido efectuada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Por acaso não é bem assim, o Prognatismo pode aparecer na muda dos dentes, ou até na entrada da maturidade (10 meses de idade).xanda Escreveu: Olá!
Bem segundo sei um cão já nasce com prognatismo e quando ele existe não pode participar em exposiçõesde modos que convem não ter, certo? não sei se os vet's fazem correção, mas não me parece
![]()
Bjs Alex
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
E desaparece mais tarde ou pode não desaparecer?casadotrevo Escreveu: Por acaso não é bem assim, o Prognatismo pode aparecer na muda dos dentes, ou até na entrada da maturidade (10 meses de idade).
Nestes casos pode dizer-se que é genético ou apenas que a muda de dentição não correu bem?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Na muda dos dentes, pode ser temporário, mas quando é aos 10 meses, veio para ficar. Para mim, 90% dos casos são genéticos. Nem penso noutra situação.amarg Escreveu: E desaparece mais tarde ou pode não desaparecer?
Nestes casos pode dizer-se que é genético ou apenas que a muda de dentição não correu bem?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Se apartir dos 10 meses é genético e recessivo, na grande maioria dos casos, então quando aparece um cão com este problema o criador anda a utilizar cães que não devia para fazer criação e a enganar os "ignorantes" que não entendem nada do assunto...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Já não é a primeira vez, que reparo que a amarg, tem a ideia que a criação de cães é matemática. Tratamos de seres vivos e como tal, não é uma ciência exacta.amarg Escreveu: Se apartir dos 10 meses é genético e recessivo, na grande maioria dos casos, então quando aparece um cão com este problema o criador anda a utilizar cães que não devia para fazer criação e a enganar os "ignorantes" que não entendem nada do assunto...
O criador certifica-se que os reprodutores não apresentam problemas genéticos, mas e o que está para trás, com pode ele saber ?
Não conheço nenhuma linha completamente livre de problemas e este pelo menos (a não ser em casos muito extremos) não é um problema de saúde.
Se algum criador disser-lhe que nunca teve algum problema genético, na sua criação; ou está a mentir-lho ou praticamente nunca criou.
Por mais cuidados que se tenha, ninguém está livre de uma situação mais infeliz.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>