Prognatismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

segunda jul 12, 2004 3:51 pm

Gostaria de saber mais informações a este respeito.

É um defeito congénito ou pode acontecer na muda de dentes?

É motivo para, em caso de inspecção de uma ninhada, não ser autorizado o registo no CPC?
Última edição por amarg em terça jul 13, 2004 9:27 am, editado 1 vez no total.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

segunda jul 12, 2004 4:22 pm

Está a falar dos Yorks?

Por exemplo o meu (Dogue de Bordéus) senão fosse prognata era defeito ;)
amarg
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 12, 2004 4:28 pm

Sim, estou a falar de yorkies em particular mas de todas as raças que, ao contrário da raça do seu cão, o prognatismo é considerado um defeito.
Última edição por amarg em terça jul 13, 2004 9:28 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 12, 2004 4:43 pm

Iuu Huu, aaqui fala a Terra. Para que é que julga que servem as inspecções de ninhadas?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
amarg
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 12, 2004 5:00 pm

SeaLords Escreveu: Iuu Huu, aaqui fala a Terra. Para que é que julga que servem as inspecções de ninhadas?
Quantas ninhadas é conhece que já foram inspeccionadas??? Não acha que se as inspecções funcionassem não haveria para aí tanta aberração?! E não me parece que seja só nos yorkies...

Por acaso preferia ouvir a sua opinião como veterinária, porque as ironias não me vão ajudar em nada.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 12, 2004 5:52 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:28 pm, editado 1 vez no total.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

segunda jul 12, 2004 6:14 pm

Olá!

Bem segundo sei um cão já nasce com prognatismo e quando ele existe não pode participar em exposições :( de modos que convem não ter, certo? não sei se os vet's fazem correção, mas não me parece :D

Bjs Alex
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda jul 12, 2004 6:19 pm

Olá

Mas, pensando bem, seria de todo correcto, ao ser inspeccionada uma ninhda, à qual fosse detectado um animal com defeito (visível na altura), que esta (cria/s), fossem excluidas de registo? Será ético ou não, independentemente dos pais serem registados e sem os mesmos defeitos (visiveis e ou / declarados)?

Eu nada entendo disto, note-se, mas, já em tempos, quando ao registar um cão meu no CPC, apercebi-me de que, ninhadas eram registadas sem nenhum critério de avaliação e até depois do prazo legal... entre uma ninhada que ia ser registada (não o foi, pela perspicácia de uma funcionária), o qual o pai da ninhada tinha reproduzido antes da idade aconselhada e exigida.

Coisas!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jul 12, 2004 8:43 pm

Ana, o prognatismo na maioria das raças é um defeito e é heriditário, suponho que com caracter recessivo (ou seja, ao manisfestar-se ambos os progenitores são portadores do defeito).
Já vi alguns cães de varias raças que durante a fase da muda apresentam ligeiros prognatismos (inferiores/superiores), que depois fica tudo bem. Mas suponho que está a falar em animais já feitos.
Quanto ao resto, inspecçoes etc... já lhe responderam.

Isabel
amarg
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 8:59 am

Pedra Escreveu: Ana, o prognatismo na maioria das raças é um defeito e é heriditário, suponho que com caracter recessivo (ou seja, ao manisfestar-se ambos os progenitores são portadores do defeito).
Já vi alguns cães de varias raças que durante a fase da muda apresentam ligeiros prognatismos (inferiores/superiores), que depois fica tudo bem. Mas suponho que está a falar em animais já feitos.
Quanto ao resto, inspecçoes etc... já lhe responderam.

Isabel
Isabel,

Obrigada pela resposta.
Estava a referir-me tanto a animais adultos como cachorros e à possibilidade de não ser um problema genético mas de mudação de dentição, não voltando ao lugar depois da mesma ter sido efectuada.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça jul 13, 2004 9:07 am

xanda Escreveu: Olá!

Bem segundo sei um cão já nasce com prognatismo e quando ele existe não pode participar em exposições :( de modos que convem não ter, certo? não sei se os vet's fazem correção, mas não me parece :D

Bjs Alex
Por acaso não é bem assim, o Prognatismo pode aparecer na muda dos dentes, ou até na entrada da maturidade (10 meses de idade).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amarg
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 9:13 am

casadotrevo Escreveu: Por acaso não é bem assim, o Prognatismo pode aparecer na muda dos dentes, ou até na entrada da maturidade (10 meses de idade).
E desaparece mais tarde ou pode não desaparecer?
Nestes casos pode dizer-se que é genético ou apenas que a muda de dentição não correu bem?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 9:16 am

amarg Escreveu: E desaparece mais tarde ou pode não desaparecer?
Nestes casos pode dizer-se que é genético ou apenas que a muda de dentição não correu bem?
Na muda dos dentes, pode ser temporário, mas quando é aos 10 meses, veio para ficar. Para mim, 90% dos casos são genéticos. Nem penso noutra situação.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amarg
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 9:25 am

Se apartir dos 10 meses é genético e recessivo, na grande maioria dos casos, então quando aparece um cão com este problema o criador anda a utilizar cães que não devia para fazer criação e a enganar os "ignorantes" que não entendem nada do assunto...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 13, 2004 10:39 am

amarg Escreveu: Se apartir dos 10 meses é genético e recessivo, na grande maioria dos casos, então quando aparece um cão com este problema o criador anda a utilizar cães que não devia para fazer criação e a enganar os "ignorantes" que não entendem nada do assunto...
Já não é a primeira vez, que reparo que a amarg, tem a ideia que a criação de cães é matemática. Tratamos de seres vivos e como tal, não é uma ciência exacta.
O criador certifica-se que os reprodutores não apresentam problemas genéticos, mas e o que está para trás, com pode ele saber ?
Não conheço nenhuma linha completamente livre de problemas e este pelo menos (a não ser em casos muito extremos) não é um problema de saúde.
Se algum criador disser-lhe que nunca teve algum problema genético, na sua criação; ou está a mentir-lho ou praticamente nunca criou.
Por mais cuidados que se tenha, ninguém está livre de uma situação mais infeliz.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”