Leishmaniose...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

quarta jul 14, 2004 1:42 pm

Olá!

Estou com hipóteses de receber uma cadelinha em minha casa que sofre de Leishmaniose e já tem marcas visíveis da infecção no corpo. O que gostaria de perguntar e saber a vossa opinião é se deixar conviver essa cadelita com a minha Whippet por uma noite é perigoso ou arriscado para a minha que está saudável? :roll:

Agradeço todas as opiniões e conselhos possíveis... Sei que é uma doença propagada pela picada de um mosquito. Sei isso tudo. No entanto, gostaria de saber é as probabilidades de um contágio acontecer... Obrigado. ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jul 14, 2004 2:22 pm

Para o contágio acontecer, é necessário haver flébotomos, se tiver a certeza de que não existem não tem problema, mas se existirem é um risco muito elevado.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quarta jul 14, 2004 2:30 pm

Olá,

Provavelmente tem conhecimento que o contágio dessa doença não é directo.
O contágio só se verifica se o mosquito phlebotomus (e apenas este mosquito) picar o animal infectado e logo de seguida picar o animal saudável.

Perante isto é impossivel responder com exactidão à sua pergunta sobre as probabilidades de contágio (aliás julgo que nem um vet lhe pode responder). Em último caso mantenha-os separados.

Não querendo influenciar na sua decisão, penso que se tomar todas as medidas de segurança possiveis, não existirá problema.

Uma dica: desparasite ambos os cães com pulvex (repelente de mosquitos)

Boa Sorte,
Picola
aoinacio
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 14, 2004 3:00 pm

Olá!;)

[quote=picola]
Olá,

Provavelmente tem conhecimento que o contágio dessa doença não é directo.
O contágio só se verifica se o mosquito phlebotomus (e apenas este mosquito) picar o animal infectado e logo de seguida picar o animal saudável.
[/quote]

Pois, sei disso, sim. Estou informada... O meu problema é que realmente não sei reconhecer um tipo de mosquito como esse, embora já tenha visto fotos no site do Nel sobre essa doença no whippet.no.sapo.pt... Como, por vezes, tenho mosquitos em casa, pois tenho janelas abertas durante o dia para entrar ar fresco, volta e meia, na cozinha, os mosquititos entram... Agora, como saber se são de facto os Phlebotomus?? :o :roll:
Esse para mim é que é o busílis...

[quote=picola]
Perante isto é impossivel responder com exactidão à sua pergunta sobre as probabilidades de contágio (aliás julgo que nem um vet lhe pode responder). Em último caso mantenha-os separados.
[/quote]

Pois, só talvez assim... Porque garantias de facto não vejo... :roll:

[quote=picola]
Não querendo influenciar na sua decisão, penso que se tomar todas as medidas de segurança possiveis, não existirá problema.
Uma dica desparasite ambos os cães com pulvex (repelente de mosquitos)
[/quote]

A minha encontra-se desparasitada com Advantage... e usa a coleira Excalibor e mais um spray que lhe ponho mas esse é para as pulgas e carraças... O Pulvex é o quê, especificamente? É um desparasitante em pipetas, spray, o que é? Desculpe-me a ignorância... :oops: :p
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 14, 2004 3:06 pm

O pulvex spot é em pipetas e serve para a protecção de pulgas carraças e mosquitos, daí o conselho da Picola, mas se realmente usa a excalibor não acho necessidade do pulvex. Digo eu...
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
aoinacio
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 14, 2004 3:14 pm

[quote=kitten]
O pulvex spot é em pipetas e serve para a protecção de pulgas carraças e mosquitos, daí o conselho da Picola, mas se realmente usa a excalibor não acho necessidade do pulvex. Digo eu...
[/quote]

Valeu, Kitten! :p No entanto, aguardo mais opiniões. ;)
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quarta jul 14, 2004 3:18 pm

Olá,

A conselho da minha vet (tenho actualmente um cão para adopção com leishmaniose) coloquei pulvex.
É um produto anti-pulgas e carraças e também tem acção repelente de mosquitos!
É em pipetas. Coloca-se uma no dorso e base da cauda e tem duração de um mês.

Aconselhe-se junto do seu vet sobre a utilização deste produto.
Sempre é mais uma medida de precaução!

Eu também não sei reconhecer os mosquitos. Actualmente mantenho as janelas abertas apenas o tempo indispensável. E nunca durante o amanhecer e entardecer, pois é nessa altura que os mosquitos se encontram mais activos (assim como nunca levo o cão a passear a essas horas).
Quase diáriamente coloco também em casa insecticida contra mosquitos (com todos os cuidados, claro!)
E obviamente qualquer insecto que esvoaçe em casa tem morte certa :?

Que corra tudo bem.

Picola
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jul 14, 2004 4:20 pm

Atenção, que nenhum produto insecticida protege a 100%, pelo qe o ideal (estando interessada em receber o tal cachorro), seria garantir a inexistência de flrbótomos no ar, se possivel.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quarta jul 14, 2004 10:22 pm

Tal como já disse a Kitten, a coleira Scalibor também protege contra as picadas de mosquito. Mas como prevenção nunca é a mais, pode aplicar também o Pulvex, quer no seu cão quer naquele que já é portador. Não faz mal usar em simultâneo...

Acho que o risco não é demasiado. Muito mais arriscado é andar na rua ao entardecer (quer para nós quer para os cães), até porque há muito mais cães portadores de leishmaniose do que pensamos e ninguém anda a perguntar aos donos se eles têm ou não...
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta jul 14, 2004 10:27 pm

Sim tenha em atenção que é repelente, ou seja, pode haver sempre um esfomeado de um mosquito que ñ se importe com o Pulvex...
Se a cadela tiver mais que 2mesitos pode colocar Advantix, também actua como repelente de mosquitos, carraças e pulgas, mas penso que o Pulvex é melhor para efeito de repelente!
icvcabral
Membro Veterano

quarta jul 14, 2004 10:39 pm

leoa_nova_ Escreveu: mas penso que o Pulvex é melhor para efeito de repelente!
Santa paciência! Mas porque é que insiste em "pensar" tanto?
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta jul 14, 2004 10:44 pm

POrque por enquanto ainda tenho cabecinha :D :D

O pulvex pode ser aplicado em cães com menos de 2 meses, enquanto que o Advantix ñ!!
icvcabral
Membro Veterano

quarta jul 14, 2004 10:46 pm

Então não se sabe expressar, porque não foi isso que disse, mas antes que "pensava" que o Pulvex era mais eficaz como repelente. :o Não "pense" tanto que isso faz mal!
leoa_nova_
Membro Veterano

quarta jul 14, 2004 10:52 pm

É melhor pensar agora señ ainda me esqueço :D
aoinacio
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 15, 2004 12:02 am

Não há qualquer problema: a minha cadela tem 2 anos! :lol:

Quanto às prevenções, já cheguei à conclusão que está segura o mais possível... mas uma coisa me preocupa... se não as podemos passear de manhã nem ao entardecer, a que horas o devemos fazer?? :o :roll:

Durante a tarde nem pensar... acho que morríamos as duas ou então eu... 8) "do sol que bate forte nas cabeças"...:)
Responder

Voltar para “Cães”