Canil da Aroeira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Collie
Registado: segunda jul 22, 2002 2:03 pm

segunda jul 22, 2002 5:00 pm

Olá a todos! Sou nova a escrever no fórum mas costumo vir cá várias vezes ver o que se passa com os amigos dos meus melhores amigos: os animais. Não posso deixar de manifestar tristeza quando leio mensagens seguidas que falam mal desta e daquela associação, de pesoas em geral e de alguns em particular. Acho que se o que nos une a todos são os animais, não há motivo para tanta discórdia, apenas maneiras diferentes de lidar com os problemas dos bichinhos que nos atormentam (pelo menos a mim atormentam bastante!) todos os dias e noites.

Sou de Lisboa mas passo férias ao pé da Aroeira e, ao fim de tantas linhas que já passaram aqui sobre aquele canil, não posso deixar de manifestar a minha opinião. Sinceramente, acho que andão enganados sobre essa Associação e as coisas não são tão negras assim! Já foram. Acredito que tenha sido muito chato para a SandraRA a situação injusta com que se deparou mas isso são desentendimentos que, parece-me a mim, não devem manchar o nome da Associação gratuitamente. Infelizmente, quando existe sobrelotamento neste tipo de locais não podemos falar maravilhas de nada, mas estive no canil recentemente e surpreendi-me pela positiva com as pessoas que lá estavam com os cães, e pelo comportamento saudável que muitos daqueles animais ainda têm. Claro que há uns piores que outros, mas já vi bem pior (e acreditem que é MESMO bem pior!).

Os cães estão gordos, têm sempre comida, vi muitos a brincar com umas raparigas que lá estavam e ajudaram-me imenso com uma cadela que eu encontrei. Seja lá o que estiver por detrás do vosso «ódio» pela Associação, acreditem que nem tudo é sempre como nos contam. Bons e Maus há em todo o lado, mas se querem mostrar que gostam mesmo de animais, o primeiro passo é não tocar em nome de Associações em manifestações sobre esta causa, e os famosos cartazes «Mais vale aqui do que no canil da Aroeira» que não sei se levaram ou não (pelo menos foi motivo de conversa aqui), seriam, ou foram, um erro grave para quem se diz «amigo» de animais.

Não estou tanto dentro do assunto como vocês, mas desde que me preocupo com animais abandonados (desde sempre) e peço ajuda às pessoas do canil da Aroeira, nunca me arrependi e deixo-lhes aqui um obrigado! Quem está contra a Associação há de ter as suas razões, mas também concordo que não se mancha o nome de uma entidade assim, por situações pontuais que podem ter prejudicado muita gente, mas que não prejudicaram animais!

Lambinelas e snifs a todos...
ZeBroncas
Membro Júnior
Registado: sexta jul 19, 2002 2:42 pm

segunda jul 22, 2002 5:54 pm

Minha cara "collie"
Parabéns pela coragem que demonstrou ao vir a terreno expôr um assunto algo delicado. Muita gente se tem melindrado com esse tema. Muita gente está "em pulgas" para atacar a associação a que se refere mas não o faz porque não dá jeito. Muita gente, tendo embora motivos de sobra para fazer esse ataque, mantém-se ne defensiva, porque convém. Outros porque acham, talvez bem, não ser este o local mais indicado para o fazer.
A associação é o que é, o canil está como está, as pessoas que se dizem responsáveis estão lá porque para isso foram eleitas, em assembleia realizada para o efeito.
Mas olhe que nem tudo são rosas naquela associação. Também não há nada nem ninguém perfeitos, não é verdade?
Esperamos nós, os amigos dos animais, que seja iniciada a construção do novo canil. Esperamos sim senhor. Por mim, como estou sentado, a espera não incomoda. Os animais é que desesperam, sem condições, pese embora a boa vontade de ALGUMAS pessoas ligadas, ou não, à associação. A SandraRA era uma delas. Trabalhou. Muito. E, quem sabe se por excesso de trabalho, foi irradiada. É verdade. Mostraram-lhe o cartão vermelho directo (permita a linguagem futebolística) porque resolveu falar. Resolveu tratar dos animais, como podia, de mangas arregaçadas, e não gostou de ver os "doutores" de gravata, impávidos e serenos a pensar, sentados a olhar para ontem, como se não se passasse nada.
Mas, caríssima "collie", não veja nesta minha conversa, algo de fantasmagórico. Apenas aproveitei para falar um pouco. Falei demais? Não faz mal. Não sou sócio, logo não me podem pôr na rua.
Os animais estão bem tratados? Então porque razão este domingo andaram a eutanasiar gatos? Eu estive lá e vi. Perguntei a uma menina que lá andava e a resposta foi peremptória: "Então se estão doentes têm que ser abatidos".
E as condições desumanas e desanimais do que se teima em chamar de canil?
Tanto que havia, e há, para dizer do Canil da Aroeira. mas não sejamos pessimistas e acreditemos em que melhores dias virão. Com estes ou outros dirigentes, porque afinal os donos da associação são TODOS os associados e não apenas a meia dúzia de emproados doutores e engenheiros...
Cumprimentos amistosos do
José Ramalho.
ruinestoky
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 3:24 pm
Contacto:

segunda jul 22, 2002 5:56 pm

Concordo, plenamente com o que disse.
Mas tambem acho, que as criticas construtives são a melhor maneira de se melhorar as coisas.

Melhor para os animais que amamos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 22, 2002 6:07 pm

Seja lá o que estiver por detrás do vosso «ódio» pela Associação, acreditem que nem tudo é sempre como nos contam. Bons e Maus há em todo o lado, mas se querem mostrar que gostam mesmo de animais, o primeiro passo é não tocar em nome de Associações em manifestações sobre esta causa, e os famosos cartazes «Mais vale aqui do que no canil da Aroeira» que não sei se levaram ou não (pelo menos foi motivo de conversa aqui), seriam, ou foram, um erro grave para quem se diz «amigo» de animais.
Talvez seja por ser "nova aqui" que não leu os postos sobre este assunto que se colocaram no passado neste forum. Também, se quer que lhe diga, foram já tantos que eu não sei se conseguiria achar o fio à meada. Mas, deixe-me então que lhe diga, que não há da minha parte ( e parece-me que da parte de ninguém aqui no forum) nenhum "odio" à Associação. O que há decerto é contra ( e não lhe chamaria "odio" porque isso é um sentimento demasiado forte) para com alguns dirigentes da referida associação. A Associação é um todo e o seu corpo são todos os associados! Longe de nós estar contra todos os associados da AAA, pois isso significaria em alguns casos estarmos contra nós próprios!!
Ninguém aqui falou por "ouvir dizer" nem sem saber do que estava a falar! O que aqui foi referido e discutido foi com base em experiências pessoas, e portanto vivências reais. Peço-lhe portanto que " se não sabe se levaram ou não" não faça apenas de "eco"... não sabe, não repete e pronto!

Confesso que EU já não vou ao canil há mais de dois meses, mas as minhas recordações nada têm a haver com o que relatou. Apenas no que se refere à comida acredito que tenha melhorado. Recordo-me que graças ao curto tempo em que a SANDRA RA esteve à frente do canil e aos contactos que encetou, os animais começaram a comer ração em vez dos restos de um refeitório militar ( o que incluia 'nutritivas' caricas, guardanapos, beatas e outros "aditivos" de 'qualidade').
Para além das palavras, ainda tenho fotos das condições em que o canil estava ( algumas delas que aqui já foram colocadas).
Se me diz que as condições melhoraram, acredite que fico muito contente com isso, ao contrário do que possa pensar não tenho nada contra os animais que estão na AAA e por isso não é com prazer que os vejo sofrer. Já agora, se tiver oportunidade na proxima vez que for lá visitar o canil 'melhorado' tire umas fotos para todos nós vermos aqui, ok?

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Talvez seja bom tentar fazer uma pesquisa sobre um pouco da história do que se passou para não ouvir as coisas só por um lado. Sabia que muitas das pessoas que aqui falam, organizaram grupos de voluntariado e estavam a limpar os canis e a tartar doa animais? Sabia que toda a discussão se levantou a partir do momento em que começaram a ser colocadas perguntas à direcção da AAA sobre o 'novo canil'? Sabia......??
Collie

segunda jul 22, 2002 6:22 pm

Caro José Ramalho,

Coragem para dizer o que me parece que está certo não me falta. E era bom que, de forma educada, todos dissessem o que pensam. Afinal, para que serve um fórum? Como disse na minha mensagem anterior, não estou tão por dentro das questões da Associação porque não sou corpo presente, mas acredito que nem tudo sejam rosas. Aliás, em nenhum canil e em nenhuma Associação, por muito bons dirigentes que tenha, podemos falar de «rosas» desde que haja 1 animal angaiolado, abandonado, com frio ou com fome. No entanto, o que me parece é que os motivos pelos quais o nome da Associação Amigos de Almada está no «lixo» tem muitos factores pessoais à mistura e eu, definitivamente, não concordo com isso.

Não conheço o trabalho da SandraRA mas acredito que seja uma mulher de armas. Pelas mensagens que aqui leio é uma pessoa que vive para os animais e dedica-se 99,9% a eles. Mas acredite caro amigo, tudo o que é em exagero pode prejudicar o nosso relacionamento com os outros. Quando fala em «cartão vermelho» por trabalho a mais, não me admira nada. Lembro-me sempre de um ditado em latim que o meu pai me ensinou: In medius virtus (no meio está a virtude). Quando nos dedicamos demais a uma causa acabamos por chocar com todos aqueles que não a vivem como nós, e aí o relacionamento torna-se complicado. Mas lá está, não falo do que não sei.

Curiosamente também tive no canil este fim de semana, e também me apercebi que eutanasiaram gatos. A eutanásia é daquelas questões complicadas que não queria deixar em discussão aqui, porque mexe muito com a consciência de cada um: não há certo nem errado. De qualquer forma, o que me informaram foi que os gatos tinham FIV (penso que é a Sida dos gatos) e também me parece mais viável dar-lhes a morte num segundo do que o sofrimento para sempre. Eu não disse que o canil da Aroeira não tinha animais doentes, claro que tem, mas muitos dos que lá vi estão muito bem, sinal de que há quem pegue naquilo a sério.

Acredite que foi dos poucos sítios que entrei recentemente (e tenho ido a muitos) em que vi tantos animais abanar o rabo. E sabe, para mim, um abanar de rabo vale mais que 1000 Associações e 1000 Fóruns. Eu, neste fim de semana, vi muitos rabos a abanar... Talvez um dia sejam ainda mais!

Um abraço...
Collie

segunda jul 22, 2002 6:38 pm

Caro PauloC,

Não pode esperar que todas as opiniões sejam formuladas em pleno conhecimento de causa. Como lhe digo, não sei o que se passou e as palavras que utilizo tem que as respeitar, por muito que não concorde com elas. Não vou fazer pesquisas nem investigar a história, e por algum motivo utilizei «» na palavra «ódio». Não ouvi a história só de um lado. Simplesmente não ouvi lado nenhum. Venho aqui ao Fórum porque gosto de animais e apercebi-me de certas coisas que me fizeram escrever este email, uma das quais a questão do canil da Aroeira. Gostava, antes de mais, de dizer que venho aqui para ter conversas saudáveis e não pretendo entrar em discórdias com ninguém, independentemente da história. Mas isto é um fórum, e a minha opinião é pronunciada mesmo que eu desconheça inteiramente a verdade dos factos.

Não vou tirar fotografias a nada porque não tenho nada a provar a ninguém. Quem quiser fazer alguma coisa ou ver com os próprios olhos o Canil da Aroeira, penso que o mesmo está disponível a visitantes. Também não me ouviu dizer que as condições do canil são boas ou que acho que os animais estão todos muito bem tratados, mas acredite que deu-me muito gosto ver animais abanarem o rabo e brincarem comigo e com quem lá estava, quando já entrei em locais deste género em que encontro animais sem reacção, que não abanam o rabo, que olham para as pessoas com uma expressão apática e não vêm água e comida há muito tempo. Muitos haverá lá também assim, mas não são todos, e convido-o a ir lá comigo quando quiser.

O Canil da Aroeira não é o hotel que eu recomendo a nenhum dono, mas lembre-se de como estava há 1 ano, e como está agora. Vamos olhar para as evoluções positivas e deixar de parte o que menos interessa aos animais! Aconselho-o, se me permite, a respeitar mais um bocadinho uma opinião que diverge das restantes. Desde que a cordialidade impere aqui estes fóruns valerão sempre a pena. Não os vamos estragar!

Cumprimentos,
ZeBroncas
Membro Júnior
Registado: sexta jul 19, 2002 2:42 pm

segunda jul 22, 2002 6:40 pm

Parece que no essencial estamos todos de acordo.
Ainda bem.
Collie, PauloC, ruinestoky, tudo está bem quando acaba bem. E parece que ao afinarmos pelo mesmo diapasão, estamos no bom caminho.
Nada é perfeito.
Está quase tudo dito. Oxalá da parte de certas pessoas da associação também houvesse esta humildade.
Tenhamos pensamentos positivos e, se pudermos, ajudemos.
Cumprimentos.
José Ramalho
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 22, 2002 11:13 pm

Já não puxo este assunto, mas quando falo nele não vou tomar uma posição passiva. Não pactuo com o que acho injusto ( para não utilizar outros objectivos). Acho que está a confundir 'respeitar opinião' com 'concordar'! Eu respeito a sua opinião, mas não concordo consigo e tenho o direito de afirmá-lo. Expresse a sua opinião à vontade, que eu expresso a minha!
Abstraio-me no entanto de mais comentários, porque pelos vistos não me fiz entender. Mas, como você mesma disse, acabou de chegar aqui agora, e eu simplesmente não vou repetir tudo o que já disse até hoje.
Não resisto. no entanto, a sublinhar uma das suas frases. Quem a quiser, e PUDER, seguir não precisará das suas palavras ou das minhas para fazer os seus próprios 'julgamentos:
Quem quiser fazer alguma coisa ou ver com os próprios olhos o Canil da Aroeira, penso que o mesmo está disponível a visitantes.
Para concluir, sugiro-lhe apenas que experimente fazer este "convite" de visitar o canil à SANDRA RA para ver o que ela lhe diz!

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Se quer continuar bem, não faça muitas perguntas sobre o projecto do canil ( em particular sobre montantes), nem se ofereça para pedir uma segunda opinião quando souber os montantes envolvidos e vir bem a maqueta com o que está em causa! Olhe que, eventualmente, entre outras coisas, pode deixar de poder fazer aquilo a que nos 'convida'.
tubarao
Membro Júnior
Registado: quinta jul 18, 2002 9:17 pm

segunda jul 22, 2002 11:26 pm

Cá temos outra vez o entendido do SR. Paulo C a falar do que tão bem sabe........será que sabe mesmo !?!?!?
Será que ele alguma vez foi a esse canil da aroeira ou que raio é????
Será que ele tem tb fotografias para nos poder mostrar como provas, duvido!
Meu amigo aconselho a ajudar concretamente mais os animais e não só através do teclado do seu computador!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 22, 2002 11:42 pm

tubarao Escreveu: Cá temos outra vez o entendido do SR. Paulo C a falar do que tão bem sabe........será que sabe mesmo !?!?!?
Será que ele alguma vez foi a esse canil da aroeira ou que raio é????
Será que ele tem tb fotografias para nos poder mostrar como provas, duvido!
Meu amigo aconselho a ajudar concretamente mais os animais e não só através do teclado do seu computador!
Ora já me espantava que o amigo 'Chichárro' não aparecesse por aqui na sua imensa sabedoria a brindar-nos com as suas 'belas' Palavras...hehehehe!

Respondendo às suas perguntas à letra e sem mais:
- Eu já estive no canil da Aroeira sim, e você? Sabe ao menos onde é?
- O que faz o meu amigo de concreto para ajudar os animais? Não é que eu duvide que o faça, mas estou curioso em saber!
- Quer fotos? Eu dou-lhe fotos:
FOTO 1
FOTO 2
FOTO 3
FOTO 4
FOTO 5

Chegam? Deixe-me só referir-lhe que, À excepção da dos ratos, quando foram tiradas estas fotos pretendia-se mostrar as coisas boas!!

Mas o amigo 'Cherne' não fique aí! Tire as barbatanas do Computador e siga o conselho da nossa amiga, vá lá ver com os seus olhos e ajudar os animais. Acredite que se eu estiver enganado e aquilo tiver melhorado desde a última vez que lá estive, eu terei todo o gosto em admitir o meu erro e em dar a mão à palmatória. Ficarei MUITO feliz por isso, acredite!

Cumprimentos
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jul 23, 2002 12:47 am

Eu normalmente tenho mais que fazer do que me meter em assuntos como este, mas fiquei realmente curioso com o email da Collie.

Permitam-me (não têm realmente outra hipótese :) ) fazer um analise ao post.
Collie Escreveu: Não pode esperar que todas as opiniões sejam formuladas em pleno conhecimento de causa.
Têm toda a razão, apenas as pessoas mais inteligentes tentam saber mais sobre um assunto antes de formularem um opinião sobre este. :!:
E nós sabemos que pessoas inteligentes são uma minoria neste país (veja-se o estado em que está o país!)
Collie Escreveu: Não vou fazer pesquisas nem investigar a história, .....
Não ouvi a história só de um lado. Simplesmente não ouvi lado nenhum.
Se eu percebi, está na ignorância em relação ao assunto e deseja manter-se nessa ignorância. No entanto o assunto interessou-lhe de tal forma que decidiu pela primeira vez colocar uma mensagem. :?:
Collie Escreveu: Quem quiser fazer alguma coisa ou ver com os próprios olhos o Canil da Aroeira, penso que o mesmo está disponível a visitantes...
...
...deu-me muito gosto ver animais abanarem o rabo e brincarem comigo e com quem lá estava...
...
...e convido-o a ir lá comigo quando quiser.
Agora fiquei confuso! :roll: Pensa que está disponível para visita? Então como entrou?
Mas afinal, já convida o PauloC a ir consigo lá? Quem é a Collie para poder convidar alguém a entrar lá?
Collie Escreveu: Vamos olhar para as evoluções positivas e deixar de parte o que menos interessa aos animais!
Porque é que as coisas que estão mal não interessam aos animais?
Collie Escreveu: Desde que a cordialidade impere aqui estes fóruns valerão sempre a pena. Não os vamos estragar!
Totalmente de acordo. Espero que não se incomode com a minha opinião que infelizmente diverge da sua e que tal como pediu que respeitassem a sua, respeite a minha.

Cordialmente,
Aragão
Sandrara
Membro Veterano

terça jul 23, 2002 6:38 am

Olá Collie

Quero dizer-lhe apenas que nem todos os gordos que vê são estúpidos. O problema é que em qualquer comédia aparece um personagem "gordo" que é gozado por todos por ser um imbecil. Mas eu minha querida Collie, sou gorda mas de estúpida tenho muito pouco. Se o que pretende é soltar-me a lingua (neste caso concreto os dedos), então está a perder o seu tempo porque não vou entrar em conversas consigo até porque se vê nitidamente o que quer e de que lado está. Não me diga que a prezada associação ainda não tem argumentos suficientes para apresentar queixa de mim à PJ ou à PSP??? E então manda um isco para ver se eu engulo. Por favor!!!!

Acha que o canil está bom???? Então a sua amizade pelos animais não é nenhuma, porque para mim o canil está péssimo, as poucas melhorias que têm sido feitas são à custa de uma voluntária que vai ao canil muito mais vezes do que qualquer elememnbto da direcção. Sim porque a direcção só está presente quando são combinadas tardes de eutanásia ou testes. Caso contrário não vê nem sombra da famosa direcção. Mas para quê estar a chatear-me , Agosto está à porta e com ele a GRANDE MAIORIA dos seus elementos vai de férias, uns vão para o Brasil, outros para o Algarve, etc, mas os cães e gatos esses vão continuar na Aroeira à sombra da rede comprada pelo veterinário, sim porque se não fosse ele provavelmente nem tinham sombra agora.

Com que então abanam a cauda. Que romântico!! Sabe que os animais mesmo quando espancados pelos donos, também abanam as respectivas caudas na presença dos mesmos??? Infelizmente parece que a mim tocou-me o pior pois tenho em minha casa uma cadela que trouxe de lá e ainda não faz nada a não ser estar enterrada na cesta todo o dia. Não me vai dizer que se não abana a cauda é porque eu a trato mal!!!

Eu continuo à espera que a distinta associação mostre contas. Ficou estabelecido na ultima assembleia geral que o deveriam fazer o mais breve possivel e já passaram quase 4 meses e até agora ainda não vi as contas, porque será????

Pode ser que nos possa esclarecer, será??

Já agora só uma curiosidade : sabe ponde estão os 18 cadáveres de gatos que foram eutanasiados no Domingo??? Devia ter ido ver á lixeira ou melhor ao aterro sanitário. Não devem saber que existe forno crematório no canil municipal de Lisboa, e é sempre muito mais práqtico deitá-los no lixo.
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

terça jul 23, 2002 8:33 am

Não está em causa a Associação mas sim a competência dos dirigentes.
Se compararmos o que algumas associações já fizerem num pouco espaço de tempo com a aaa custa sequer acreditar no seu amor pelos animais.
Se puderem tomem nota de todos os cães e gatos que estão lá na Aroeira e vejam se algum ainda estará vivo quando finalmente tiverem o tão falado canil, cuja ajuda monetária está acima de tudo pelo que dizem.
Talvez quando esse projecto estiver concluído, já não exista um animal sequer. Embora convenha ter sempre alguns, para justificar a razão de construir um canil e apelar às pessoas para donativos.
Será que pretendem mesmo um canil, ou não será um hotel?
E cães desses irão para o hotel? Duvido muito. É imposta a filosofia que se um animal não fôr dado após X tempo será eutanasiado.
Se estiver errado corrijam-me que alterarei este post.
Baseio-me pelo que presenciei, por factos, pela cruel realidade.

Eis uma notícia retirado do Correio da manhã a 7-8-2000. Alguém pode contactar o Correio da Manhã e a Agência Lusa para fazerem nova reportagem?

"LIXO TOMA CONTA DA AROEIRA
CÃES E GATOS ENTRE DEJECTOS

Centenas de cães e gatos ocupam um canil clandestino na Aroeira, Charneca da Caparica, Almada, sem as mínimas condições de salubridade, num espaço pejado de dejectos, lixo e ratazanas. Os animais comem e dormem ao relento ou em cubículos improvisados de madeira e plástico ou blocos de cimento vedados a luz do dia.
O canil que funciona há 17 anos sem licença camarária num terreno privado de dois hectares, segundo diversas fontes envolvidas no processo contactadas pea Agencia Lusa, está a guarda da Associação dos Amigos dos animais do concelho de Almada e tem gerado, ao longo dos anos, protestos junto dos moradores das casas vizinhas.
Clara Lapa não podia estar hoje mais arrependida de ter comprado uma vivenda na Aroeira. Mas também nunca pensou que, quando no ano passado fechou negócio com o vendedor da casa, escondido atrás de um grande tapume estivesse o canil.
Horácio Ferreira, vizinho de Clara, confessa estar cansado de ouvir os cães a ladrar quando alguém aparece a dar-lhes de comida e de sentir o cheiro nauseabundo a invadir-lhe a casa. Ao fim de sucessivos abaixo assinados a reclamar o encerramento do espaço, Horácio e outros moradores dispõem-se agora a adoptar medidas mais radicais, como derrubar a vedação do recinto caso o problema não seja resolvido rapidamente. " Isto é um deposito de cães e gatos " queixa-se.
A associação reconhece que o canil não oferece as melhores condições para os muitos cães e gatos que um dia decidiu "salvar" da rua e dos maus tratos dos donos, mas alega ter falta de meios financeiros e como tal, diz que necessita de apoios para comprar um terreno e nele construir instalações decentes.
Guiomar Malaquias, presidente da AAACA dá razão aos moradores, mas garante que "há anos" que tenta encontrar uma solução para o problema. Só que defende, " sem ajudas de outras entidades não é possível arranjar um terreno onde possa ser construído um canil com condições".
O canil, garante, é limpo todos os dias por uma empregada ainda que não se vislumbre um sistema de lavagem. Não sabe explicar porque razão morreram 60 cães ha um mês, cujos cadáveres são normalmente enterrados numa vala comum. Mas, ainda assim, é capaz de afirmar que "os animais não oferecem qualquer perigo para a saúde pública".
Uma opinião que não convence a autoridade de saúde do concelho de Almada que, já propôs à Câmara em vários oficios que o canil fosse encerrado devido à falta de condições higiénicas que colocavam em perigo a saúde humana e a dos animais. " O caso exige uma resolução urgente. ja agendei uma nova reunião com a câmara e a associação. Espero sinceramente que desta vez o problema fique resolvido", indica a Drª Fatima Dias. A vereadora da Administração Urbanistica da autarquia, Fátima Mourinho, alega falta de local para transferir o equipamento, mas adianta que a edilidade solicitou ao Instituto de Gestão e Alienação do patrimonio Habitacional do Estado e à Direcção -Geral do Patrimonio a cedência de um terreno. "
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 23, 2002 10:23 am

Engraçado como tão pouco parece ter mudado desde 2000!! Agora terreno já há, mas não há dinheiro!! Apoios já há alguns, mas infelizmente não os suficientes para avançar com o Projecto Magalomano do Novo canil!
Mas porque carga de àgua não se avança por uma construção por fases? Será que tem de se avançar com TUDO DE UMA VEZ?Mas porque carga de água se necessita de uma CASA para alojamento e residência permanente de um GUARDA? Será que o alojamento dos cães não será mais importante? Porquê um HOTEL? Será que o alojamento digno dos cães e Gatos que estão neste momento no 'canil' da Aroeira não devia ser preocupação unica e exclusiva? Foram pedidos projectos e orçamentos a mais do que uma pessoa? Isto são só algumas dúvidas que eu tenho! Alguém aí do "cardume", ou a maravilhosa Lassie, sabe responder-me?

Pois... sou mau, sou ditador e sou não sei mais o quê... não gosto da Associação e não gosto de animais... já sei....mas..... o que eu queria mesmo saber eram as respostazinhas? Mas, o 'peixe espada' deve estar dentro de um aquário redondo, limita-se a nadar às voltas e não sai do sitio!! E a Lassie, simplesmente, não sabe, não ouve, e não quer saber.... tem apenas 'uma opinião' e prontos....!!

Um exemplo:
Não conheço o projecto JAVA em pormenor, mas pelo que vejo no site deles mostra alojamentos com muito melhores condições que o canil da Aroeira. Sei, são instalações humildes, nem sequer têm um Hotel....pffff que pindéricos.....
No site da AAA, infelizmente ( será vergonha) não vejo uma única foto do Canil!!! Apenas um desenho da "Maquete do Novo Canil" e, é claro, os pedidos dos respectivos donativos!! Enquanto o 'canil virtual' em nada avança, é no "canil real" que os animais estão, e é lá que morrem!

Abraços
Paulo C.
Collie

terça jul 23, 2002 12:25 pm

Caríssimos:

Já vi que toquei mesmo num assunto delicado por estas bandas. Como já devem ter reparado pelo tempo das minhas respostas, não tenho tanto tempo como vocês para escrever no fórum, e como já vi que para vir aqui expressar opiniões é preciso entrar no esquema de «pergunta/resposta; ataque/defesa», lamento informar-vos que não tenho tempo para vos dedicar a atenção que merecem!

No entanto, e na minha curta passagem por aqui (e ainda bem que foi curta porque não achei o ambiente nada saudável), acho que me meti mesmo na toca do lobo e o lobo está mesmo zandago! Uma pergunta: não estão a exagerar? Não acham que este assunto já cheira pior que todos os canis juntos do país?

Vou repetir, pela última vez, o que já disse aqui: desconheço, de facto, todas as histórias que aqui circulam e só relatei o que vi no canil quando lá fui, o que também não acontece muitas vezes. NINGUÉM leu que eu acho que o canil está bom, só que depois de ouvir falar tão mal não achei que o cenário fosse o que me descreviam, e pessoas que lá estavam na altura que precisei de ajuda abriram-me as portas e foram extremamente correctas com o meu caso.

Caro PauloC: aqui a maravilhosa «Lassie» não tem respostas para si porque, como deve calculcar, perguntas dessas devem ser feitas a quem de direito, e não a visitantes de um fórum que passam por cá para exprimir uma opinião, mesmo sem ter feito uma investigação policial ao «Caso Aroeira». «A Lassie, simplesmente, não sabe, não ouve, e não quer saber.... tem apenas 'uma opinião' e acabou.» - Ora ainda bem que sabe que é assim! Que tal ir passear os cães ou limpar o canil? Não tem tempo? Eu também não tenho para entrar em mais conversas consigo...

Cara/Caro Aragão: tem muita razão no que disse, permaneço e quero permanecer ignorante no que respeita a este caso. E repito-lhe: não vou investigar nada nem tirar fotografias porque não tenho que provar nada a ninguém! Sou uma visitante (vistante e não isco!) que se deparou com o Canil da Aroeira num um cenário diferente do que me tinham pintado, por muito mal que aquilo esteja, e achei por bem dizê-lo aqui!

Caro PauloC: as fotografias que aqui colocou são impressionantes. Mas não serão um pouco antigas? Não disse que não ia ao canil há mais de 2 meses? Não vi 1 único rato quando lá estive, e volto a repetir que as condições não são boas mas há bem, BEM pior!

Cara SandraRA: parece-me que está com a mania da perseguição. Não sei porquê nem o que lhe fizeram mas começo a acreditar que deve ter mesmo havido problemas graves com as pessoas da AAA. Isco eu? Quem me dera ter tempo para poder vir a Fóruns servir de isco a seja quem for. Engana-se Sandra! Redondamente! Quando estive no canil nem ouvi falar do seu nome, e é por estar atenta a este fórum que me apercebi que arregaça as mangas quando é preciso, até demais! Apercebi-me também que se deve ter incompatibilizado com pessoas da AAA, e foi a partir daí que comecei a ver a quantidade de linhas que se excreveu sobre o canil da Aroeira, e só me parece que se devem separar as águas: questões pessoais vs desempenho dos colaboradores do Canil e sua evolução.

A todos os utilizadores: há certas questões que são complicadas demais para se debater aqui. Não estou contra a SandraRA, nem contra o PauloC nem a favor da AAA. Não tomei a minha posição nem optei por nenhuma margem do rio, ao contrário do que foi dito. Estou neutra! Todos têm as suas razões, mas há que ter cuidado quando se metem no «cardume», como nos classificou o caríssimo PauloC, pessoas e nomes de entidades que não merecem ser manchadas desta forma, independentemente de fazerem muito, pouco ou nada!

Por respeito a todos aqueles que não gostam de «peixeiradas», continuem a discutir este assunto sozinhos. Talvez um dia nos cruzemos na rua, num canil, no terreno a ajudar quem precisa, em vez de ficarmos a olhar para maquetes e esperar por respostas que sabemos que não chegam, e transformar fóruns de discussão de um site sobre animais numa Praça do Comércio em dia que chega peixe fresquinho!

Eu fui o peixe fresquinho! Agoram vendam o velho que ainda têm nas bancadas, e que já cheira a podre!!!

Cumprimentos,
Responder

Voltar para “Cães”