As cosas ficam mais negras à medidfa que o tempo passa.
Passo a explicar. No Porto. um Dogue Argentino mordeu uma pessoa. Não sei em que circunstâncias pelo que não vamos discutir o sexo dos anjos.
O que se segue é a parte de terror...
O dono correu várias clinicas veterinárias do grande Porto até que encontrou quem lhe abatesse o cão. Ao que parece cometeu o erro de dizer que o cão tinha mordido alguém e como o animal tem de ficar obrigatóriamente de quarentena, ninguém lhe faria o abate.Até que mentiu numa clinica e o animal foi abatido.
Isto deve ter acontecido há uma semana e foi-me contado casualmente por uma senhora que estava na recepção dessa clinica e que ouviu a verddeira história enquanto aguardava.
Dizia o animal que o cão tinha mordido alguém, que a policia lhe tinha dito que se o abatesse deixava de ter problemas e que a pessoa mordida concordava com isso e não levantaria ondas. E já tinha ido a não sei quantos sitios que não lhe abatiam o cão...exactamente por uma razão de saúde pública...
Dentro da sala de consulta deve ter inventado uma balela qualquer.
Vê-se assim ( não vou discutir se a policia terá ou não dito isso, pode muito bem ter sido forma de se safar...) que pensam que abatendo os animais exmem-se às resposabilidades. Se assim não foi, ele estará com problemas agora por ter abatido o animal. Se assim foi...lamentável.
E os animais vão morrendo...
Abate de um cão na BSL
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Ainda hoje estive a falar com um treinador espanhol que me dizia que a média de cães que têm sido recolhidos identificados com microchip é de 3 para 1000, e a BSL espanhola, que é muito parecida com a nossa (os técnicos da DGV não tinham imaginação nem conhecimentos para criar nada de novo) está implantada desde 2000...
Será que vamos pelo mesmo caminho?
PS - uma solução para o abate é entregar o cão no canil municipal e dizer que é por falta de posses que pretendem o abate...
Será que vamos pelo mesmo caminho?
PS - uma solução para o abate é entregar o cão no canil municipal e dizer que é por falta de posses que pretendem o abate...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Boas
Obgdo pela info, Gonçalo, não fazia ideia.
Nunez, a resposta é simples lei exeige que ele seja colocado de quarentena para se verificar da existência ou não de hidrofobia( raiva).
Sim, eu sei que em Portugal está erradicada, mas nada impede que um dia um animal raivoso atravesse a fronteira espanhola e retrocedamos 30 anos....
Obgdo pela info, Gonçalo, não fazia ideia.
Nunez, a resposta é simples lei exeige que ele seja colocado de quarentena para se verificar da existência ou não de hidrofobia( raiva).
Sim, eu sei que em Portugal está erradicada, mas nada impede que um dia um animal raivoso atravesse a fronteira espanhola e retrocedamos 30 anos....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Faltou explicarem ao Nunez o que é a BSL
BSL são as iniciais de "Breed Specific Legislation", que quer dizer legislação específica para raças. Trata-se das Leis discriminativas que definem deveres ou limitações em função da raça a que um cão pertence. Em portugal, temos o Decreto Lei 312/2003 em conjunto com a Portaria 422/2004 (que é uma lista de 'raças potencialmente perigosas').
Cumprimentos
Paulo C.

BSL são as iniciais de "Breed Specific Legislation", que quer dizer legislação específica para raças. Trata-se das Leis discriminativas que definem deveres ou limitações em função da raça a que um cão pertence. Em portugal, temos o Decreto Lei 312/2003 em conjunto com a Portaria 422/2004 (que é uma lista de 'raças potencialmente perigosas').
Cumprimentos
Paulo C.
Desculpem a minha ignorância, mas um cão morder a alguém e depois da quarenta verificar-se que está tudo bem, têm de ser obrigatóriamente abatido? O dono não pode ser penalizado de outra maneira?
É que muitas vezes os cães podem morder porque são provocados ou por outras circunstâncias, em que eles também são vítimas.
É que muitas vezes os cães podem morder porque são provocados ou por outras circunstâncias, em que eles também são vítimas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ora bem,
a CarlaVB tocou no ponto que me parece essencial.
Importante é saber em que circunstâncias o cão mordeu e não que mordeu, ponto final.
Mas que é isto ?
Agora um cão de guarda está impedido de, pe, defender o dono, a família do dono, a propriedade do dono ,etc. ?
Temos de andar aqui às ordens dos marginais, sem podermos usar o direito da legítima defesa ?
Já não temos direito à propriedade ou à integridade física ?
Era o que faltava.
É que existem muitas variantes do ataque de um cão.
Vai uma grande distância do cão que morde perante a invasão de um estranho da propriedade do dono e o cão que morde o próprio dono ou a família deste.
Esta estúpida lei dos "cães perigosos" passa por cima das circunstâncias e da realidade factual e condena, sem julgamento.
É um insulto à civilização.
Claro que, sabendo nós os donos que andam por aí, basta a polícia sugerir que se abater o cão não tem mais problemas, para o dono optar por essa solução.
Penso que era esta última parte que o Vasco queria pôr em relevo.
a CarlaVB tocou no ponto que me parece essencial.
Importante é saber em que circunstâncias o cão mordeu e não que mordeu, ponto final.
Mas que é isto ?
Agora um cão de guarda está impedido de, pe, defender o dono, a família do dono, a propriedade do dono ,etc. ?
Temos de andar aqui às ordens dos marginais, sem podermos usar o direito da legítima defesa ?
Era o que faltava.
É que existem muitas variantes do ataque de um cão.
Vai uma grande distância do cão que morde perante a invasão de um estranho da propriedade do dono e o cão que morde o próprio dono ou a família deste.
Esta estúpida lei dos "cães perigosos" passa por cima das circunstâncias e da realidade factual e condena, sem julgamento.
É um insulto à civilização.
Claro que, sabendo nós os donos que andam por aí, basta a polícia sugerir que se abater o cão não tem mais problemas, para o dono optar por essa solução.
Penso que era esta última parte que o Vasco queria pôr em relevo.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Concordo absolutamente com o que disse,mas infelizmente quando um cão morde não se tenta saber em que circunstâncias mordeu,apenas mordeu e pronto.aisd Escreveu:
Mas que é isto ?
Era o que faltava.
Quanto aos donos mandarem abater o cão para não terem problemas só posso dizer que são uns cobardolas,são pessoas que não sabem assumir as responsabilidades.Mas infelizmente ,gentalha dessa há para aí muita.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Chegar a um vet e pedir para abater o cão porque este mordeu em alguém...
E terá sido verdade? Não será apenas mais uma desculpa da treta?
Às tantas não querem é ter o trabalho e a despesa de fazer o seguro, de registar o animal... ou se calhar não lhes convém mostrar o cadastro...
Esta faz-me lembrar um indígena que queria mandar abater o seu boxer de 2 anos, saudável e com LOP e tudo, porque "ia para o estrangeiro e não podia levar o cão e não tinha tempo para lhe arranjar uns bons donos e amava demais o seu cão para o deixar mal entregue..."
Às tantas não querem é ter o trabalho e a despesa de fazer o seguro, de registar o animal... ou se calhar não lhes convém mostrar o cadastro...
Esta faz-me lembrar um indígena que queria mandar abater o seu boxer de 2 anos, saudável e com LOP e tudo, porque "ia para o estrangeiro e não podia levar o cão e não tinha tempo para lhe arranjar uns bons donos e amava demais o seu cão para o deixar mal entregue..."
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Musky Escreveu: Chegar a um vet e pedir para abater o cão porque este mordeu em alguém...
VascoV Escreveu: Ao que parece cometeu o erro de dizer que o cão tinha mordido alguém e como o animal tem de ficar obrigatóriamente de quarentena, ninguém lhe faria o abate.Até que mentiu numa clinica e o animal foi abatido.