Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aldleia
Registado: domingo jul 18, 2004 4:44 pm

domingo jul 18, 2004 6:03 pm

[b]Olá![/b]

Sou nova por aqui e resolvi criar uma nova mensagem de forum para saber as vossas opiniões, visto alguns terem cães há bastante tempo. Além disso pode ser que tenham experiências semelhantes e que possam ajudar, apesar de cada cão ser um cão, sempre era alguma ajuda.

A situação é a seguinte:
Tenho um cão com cerca de 10 meses. Digo cerca porque é uma idade aproximada, visto ele ter sido encontrado na rua. Não tem raça definida, ou seja, é rafeiro. É de raça média (tem cerca de 20kg), e tem uma contituição que parece um cruzamento entre um perdigueiro e um braque, isto para tentarem perceber mais ou menos que tipo de cão é.

Ele sempre foi bastante meigo, aqui em casa e mesmo na rua, sempre foi muito abordado pelas pessoas, crianças inclusivé, e NUNCA fez nada de mal a ninguém, nem sequer ladrar, pelo contrário gosta imenso de festinhas e abana sempre o rabo a toda a gente, mesmo a pessoas que nunca conheceu antes. Eu vivo numa zona de Lisboa bastante movimentada e ele sempre se deu bem com pessoas, andando mesmo de comboio e tudo, e sempre comportou muito bem. Por outro lado também conviveu com outros animais, porque o meu namorado tem uma cadela. Não foi ensinado numa escola de cães, mas obedece bem ao "não" (quando é dito por mim, que sou a dona, às outras pessoas cá de casa ele não obedece tão bem, mas penso que isso é defeito deles que não mostram autoridade, né?), e já se senta, deita e dá a pata, o normal.

Acontece que há cerca de 2 semanas ele começou a ter um comportamento nada normal para o que sempre foi: deixa as pessoas (o que o abordam na rua) fazerem festas mas depois ladra, e chega mesmo a tentar morder! Eu fiquei mesmo muito espantada quando isto aconteceu pela primeira vez, pensei que fosse por ele não ter gostado ou estranhado a pessoa, mas passado uns 20mn voltou a fazer o mesmo a outra pessoa diferente! E rosna também, às vezes, mas eu agora nem o deixo chegar perto das pessoas, com medo que ele faça alguma coisa. No outro dia o meu irmão foi passea-lo, e como raramente o faz não sabia bem o que ele fazia, e ele chegou mesmo a morder uma senhora na rua, rasgando-lhe as calças. :(

Quando ele fez isto pela primeira vez, eu fui imediatamente ao veterinário, e este perguntou-me se ele agia como se tivesse medo das pessoas, como por exemplo, ter o rabo entre as pernas, ou esconder-se atrás de mim, mas pelo contrário, ele aproxima-se das pessoas e deixa-as fazerem festas e depois tenta morder! Então o veterinário disse que, tendo em conta a idade o cão devia ser algo relacionado com as hormonas, de índole sexual, e que sendo assim devia ser esterilizado em última circunstância, e que também haviam escolas para cães que ensinavam-no a obedecer, e mesmo que tivesse instintos de morder, obedecia às nossas ordens para não o fazer.

Bom, o que eu gostaria de saber era a vossa opinião, concerteza experiente sobre o que se passa. Se algum teve experiências semelhantes. Se é mesmo verdade (como uma senhora me disse) que "eles nesta idade é que mostram o que verdadeiramente são". Se é "normal" um cão mudar assim tanto a sua atitude perante as pessoas. Se a esterilização resolve alguma coisa, e em que sentido. E outros conselhos que me possoam dar sobre este asusnto.

Desde já obrigada, e peço desculpas pelo extenso texto.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 18, 2004 7:41 pm

Também gostava de saber alguma coisa sobre este assunto.
UP
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo jul 18, 2004 10:17 pm

Olá!

Partilhamos do mesmo problema. a minha versão é igual à que a tua veterinária te disse.
Ele tem agora 2 anos e pesa 35 Kg.
Tambem o apanhei da rua, tinha ele um ano. Ele era meiguissimo e até choráva para estranhos lhe darem festas, passado uns tempos, quando começou a atingir a maturidade, começou a seguir as pessoas e a ladrar-lhes.. Por acaso nunca o vi morder ninguem, mas acho que ele o faz para se impor, para mostrar que ali é ele quem "manda".. Mas ele ladra principalmente aos homens e aos rapazes... A raparigas só ladrou a duas e foi porque elas lhe estávam a mostrar medo e ele tipo.. sentiu-se nervoso com aquele comportamento, como se houvesse algo de estranho ali.. talvez ele pedir festas e elas fugirem dele.. não sei se ele ladra ás pessoas por ter sido maltratado por elas nesse ano de vida na rua e apenas se queira proteger... Mas mesmo assim, acredito mais na versão de que ele o faz para se impor.

Antes deixáva-o solto e ele brincáva com outros cães que por acaso tinham a mesma idade que ele... Mas á medida que foram crescendo as coisas mudaram... Amigos de toda uma vida, começaram a ter brigas feias e a atacarem-se furiosamente (falo de um pastor alemão que é do meu vizinho e que começou a ter um comportamento muito agressivo com os outros machos - tambem por razões territoriais..). Na altura o polly (meu cão) andáva solto, começou a ladrar e a seguir as pessoas, eu ralháva-lhe e ele fugia de mim e continuáva-lhes a ladrar até eu o conseguir apanhar.Assim, nunca mais o pude soltar, infelizmente porque é um cão com muita energia e a minha casa não tem jardim para ele poder correr.
Tambem estou a pensar em inscrever-lo numa escola para cães.
Mas tambem passo por isso... cada vez que alguem passa ao meu lado eu tenho que agarrar bem a trela e mante-lo mm encostado a mim...
Aqui em casa ele é um cão sem problemas, até hoje nunca mordeu nem rosnou a ninguem. É apenas a estranhos...
A pessoas estranhas que vêm cá a casa (Natal, etc.) eu estáva um bocado assustada, mas ele portou-se lindamente, abanou a cauda e brincou sem problemas... Só uma vez, que o meu avô veio cá a casa, é que ele não gostou nada dele.. Não sei se terá sido por causa do cheiro que é diferente, se é da voz rouca, se é de quando ele fá-la fazer muitos gestos... Não sei... Mas ele ladrou-lhe bastante e foi preciso um tempo de ambientação entre o cão e o meu avô e estarmos sempre de vigilância...
Aldleia
Registado: domingo jul 18, 2004 4:44 pm

segunda jul 19, 2004 12:50 am

Só queria acrescentar que ele foi encontrado com cerca de 2 meses, e até estava razoavelmente bem tratado, por isso penso que não será devido a maus tratos anteriores.

Outra coisa que é semelhante ao cão do/a Speaker é o facto de ele em casa nunca ter sido agressivo com ninguém, e mesmo na rua, a pessoas que ele conhece desde pequeno e que sempre o abordaram ele também as reconhece e é bastante meigo, é também só com estranhos que ele se comporta assim. :S
Responder

Voltar para “Cães”