Sou nova por aqui e resolvi criar uma nova mensagem de forum para saber as vossas opiniões, visto alguns terem cães há bastante tempo. Além disso pode ser que tenham experiências semelhantes e que possam ajudar, apesar de cada cão ser um cão, sempre era alguma ajuda.
A situação é a seguinte:
Tenho um cão com cerca de 10 meses. Digo cerca porque é uma idade aproximada, visto ele ter sido encontrado na rua. Não tem raça definida, ou seja, é rafeiro. É de raça média (tem cerca de 20kg), e tem uma contituição que parece um cruzamento entre um perdigueiro e um braque, isto para tentarem perceber mais ou menos que tipo de cão é.
Ele sempre foi bastante meigo, aqui em casa e mesmo na rua, sempre foi muito abordado pelas pessoas, crianças inclusivé, e NUNCA fez nada de mal a ninguém, nem sequer ladrar, pelo contrário gosta imenso de festinhas e abana sempre o rabo a toda a gente, mesmo a pessoas que nunca conheceu antes. Eu vivo numa zona de Lisboa bastante movimentada e ele sempre se deu bem com pessoas, andando mesmo de comboio e tudo, e sempre comportou muito bem. Por outro lado também conviveu com outros animais, porque o meu namorado tem uma cadela. Não foi ensinado numa escola de cães, mas obedece bem ao "não" (quando é dito por mim, que sou a dona, às outras pessoas cá de casa ele não obedece tão bem, mas penso que isso é defeito deles que não mostram autoridade, né?), e já se senta, deita e dá a pata, o normal.
Acontece que há cerca de 2 semanas ele começou a ter um comportamento nada normal para o que sempre foi: deixa as pessoas (o que o abordam na rua) fazerem festas mas depois ladra, e chega mesmo a tentar morder! Eu fiquei mesmo muito espantada quando isto aconteceu pela primeira vez, pensei que fosse por ele não ter gostado ou estranhado a pessoa, mas passado uns 20mn voltou a fazer o mesmo a outra pessoa diferente! E rosna também, às vezes, mas eu agora nem o deixo chegar perto das pessoas, com medo que ele faça alguma coisa. No outro dia o meu irmão foi passea-lo, e como raramente o faz não sabia bem o que ele fazia, e ele chegou mesmo a morder uma senhora na rua, rasgando-lhe as calças.

Quando ele fez isto pela primeira vez, eu fui imediatamente ao veterinário, e este perguntou-me se ele agia como se tivesse medo das pessoas, como por exemplo, ter o rabo entre as pernas, ou esconder-se atrás de mim, mas pelo contrário, ele aproxima-se das pessoas e deixa-as fazerem festas e depois tenta morder! Então o veterinário disse que, tendo em conta a idade o cão devia ser algo relacionado com as hormonas, de índole sexual, e que sendo assim devia ser esterilizado em última circunstância, e que também haviam escolas para cães que ensinavam-no a obedecer, e mesmo que tivesse instintos de morder, obedecia às nossas ordens para não o fazer.
Bom, o que eu gostaria de saber era a vossa opinião, concerteza experiente sobre o que se passa. Se algum teve experiências semelhantes. Se é mesmo verdade (como uma senhora me disse) que "eles nesta idade é que mostram o que verdadeiramente são". Se é "normal" um cão mudar assim tanto a sua atitude perante as pessoas. Se a esterilização resolve alguma coisa, e em que sentido. E outros conselhos que me possoam dar sobre este asusnto.
Desde já obrigada, e peço desculpas pelo extenso texto.