PROCRIAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tham
Membro Júnior
Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am

segunda jul 19, 2004 3:48 pm

:D Olá gente, gostaria da opinião de vcs. Minha cadela tem 1 ano 6 meses e no final do ano vai entrar terceiro cio. Nos anteriores eu dava anticoncepcional e agora gostaria de deixá-la cruzar mas tenho medo. Quem já teve essa experiência poderia me dizer se tem risco, como é na hora, se é melhor deixar ter no vet ou em casa mesmo. Como sei que está chegando a hora, como devo agir com ela no período etc.
Obrigada
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 19, 2004 4:11 pm

Oi Tham,
Sobre criação, se fizer uma pesquisa no forum irá reparar que a maioria de nós somos pela 'Criação Responsável'. Isto quer dizer, que só deve criar quem estiver verdadeiramente empenhado no melhoramento das raças, e que tenha os conhecimentos e os meios para isso. Para o efeito, é necessário ter exemplares que, após avaliações médicas, morfológicas e de caracter, livres de doenças e quaisquer defeitos, revelem ser indicados para perpetuar determinada raça. O Criador, também tem de ser alguém com conhecimentos profundos sobre a raça e que saiba exactamente o que fazer em cada momento.
Não basta ter uma cadela na idade certa, e eventualmente um cão, e a vontade para se ser 'Criador'.
Assim, antes de pensar em reproduzir com a sua cadela, deverá sujeitá-la às avaliações necessárias, e informar-se ( tal como está a começar a fazer) dos prós e contras da criação. Dá muita despesa e trabalho e exige muito tempo, e os riscos para a cadela são variados. É compensador em termos de satisfação pessoal quando as coisas correm bem, mas nada compensador em termos financeiros se as coisas forem feitas como deve ser ( boa assitência veterinária, boa alimentação, participação em exposições, aquisição de bons exemplares ou pagamento de montas, etc.)

Cumprimentos
Paulo C.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda jul 19, 2004 5:33 pm

Já agora,pretende cruzar a cadela porquê? :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 19, 2004 9:03 pm

tb. há-de reparar que aqui no forum, não se aprova os anticontraceptivos para animais. opinião defendida por bons vets. é perigoso para a saúde.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jul 19, 2004 9:19 pm

E além disso, e mais importanto do que tudo - pelo menos na minha opinião - tem um bom futuro assegurado / garantido a 100%, para a ninhada que nascer?
Tham
Membro Júnior
Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am

terça jul 20, 2004 10:30 am

:lol: Obrigada aos que responderam. Sei que ela é novinha para cruzar, sei também que há riscos, por isso mesmo estou me informando como é que eacontece onde eu posso. Não gostaria que nada de ruim acontecesse com minha Dolly, não conseguiria viver sem ela. Tanto ela quanto o Bono são minha vida, minha maior alegria, meus companheiros, meus psicólogos, meus melhores e verdadeiros amigos. Em relação a ninhada, tenho algumas pessoas amigas que gostariam de filhotes deles, mas isso poderia esperar por mais um tempo não acham. Em relação a exposições, não sei se posso colocá-los, afinal não têm pedigree. Qualquer coisa podem mandar mais respostas. Beijos a todos.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça jul 20, 2004 10:35 am

Tham Escreveu: Em relação a ninhada, tenho algumas pessoas amigas que gostariam de filhotes deles,
Isso é o que eles dizem... agora!

Quando chegar a ocasião, pode contar com a conversa do costume, "agora não dá jeito...", "estou com um problema..." etc e tal.
Responder

Voltar para “Cães”