Esclarecimento-Talvez 1º cachorrinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quarta jul 21, 2004 2:33 pm

Boa tarde,

Já cá ando neste site há já alguns meses. Normalmente não participo activamente mas já aprendi muito sobre animais com as respostas de alguns foristas aos casos apresentados. Tenho pena é que as vezes,existam desentendimentos e que se fuja ao objectivo deste site: Animais, trocar experiencias sobre os nossos companheiros.

Mas agora vou começar a contar o motivo porque abri este site.
Eu sempre adorei caes! O meu marido (que adora animais) e eu pensamos em adoptar um, mas o nosso unico problema é que estamos o dia fora, pois ambos trabalhamos e achamos que nao era saudavel ter um cachorrinho sozinho em casa durante um dia inteiro. E acabamos por desistir da ideia, pois nao queremos causar sofrimento a nenhum animal.
Acontece que eu senti necessidade de aprender mais (pois de nós os dois a unica que nunca teve um cao sou eu) e saber o que as outras pessoas fazem, pois é muito engraçado fazer festinhas e receber lambidelas, mas cuidar de um cao é mais do que isso. E se um dias as coisas mudassem...sabe se lá!
Então comecei a ler revistas de especialidade, a andar neste site (que tem sido essencial para a minha aprendizagem) e a tomar conta dos cachorros dos meus vizinhos .
E começei a ver que existem varias pessoas com o mesmo problema, mas que isso nao impediu de ter cachorros....cachorros aparentemente felizes!

[b]A minha questao é : o que fazem aos vossos companheiros quando vao
trabalhar? Principalmente quando sao bebes? Como fazem para que eles nao sintam muito a vossa ausencia?[/b]

Hoje falei com o meu marido, para voltarmos a ponderar sobre o assunto e ele disse que só se fossem 2 para fazer companhia um ao outro. O que se poe outro problema: Podem ser do mesmo sexo ou é melhor uma femea e um macho? E se forem irmaos podem ser do mesmo sexo( eu tenho preferencia por cadelas)?
Ou este é um problema que nao tem soluçao?
Sei que dariamos muito carinho e que seria sempre bem tratado, e já pensamos de como seria quando tivessemos filhos ou se fossemos de ferias (o cao estaria sempre connosco pois familia é familia). Mas nao queremos ser egoistas e causarmos a infelicidade de um animal. Por isso queremos arranjar a melhor soluçao possivel.

Desculpem o testamento, mas tentei dar a maio informaçao possivel, para nao existir interpretaçoes erradas. E desde já agradeço a todos a atençao dispensada.
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta jul 21, 2004 3:04 pm

Olá!

Não sei se reparou mas iniciei um tópico exactamente com o mesmo problema. Tenho uma cadelinha há pouco mais de uma semana em casa, com dois meses, e tb sofro imenso por ter de a deixar sozinha em casa durante o dia. Tanto eu como o meu marido pensamos bem antes de tomar a decisão e realmente é raro o cão que não fica grande parte do dia sozinho em casa pq temos todos de trabalhar.
Eu penso que eles acabam por se habituar e então se forem dois (e irmãos) ainda melhor.
Boa sorte!
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta jul 21, 2004 3:21 pm

Olá!

Bem dois era o ideal e já agora o cão e a cadela, depois só tem de esterilizar a menina para não haver problemas :D
Eu acho que na nossa ausencia eles dormem dias inteiros, que inveja! Bem ao 2º dia provavelmente já não queria dormir mais :D
Ponderem bem a responsabilidade e sejam muito felizes com os vossos meninos.

Bjs Alex
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quarta jul 21, 2004 3:26 pm

Eu também tenho uma cadela há menos de um mês e quer eu, quer o meu marido estamos fora a trabalhar a maior parte do dia. Tentamos, sempre que possível, ir almoçar a casa e no fim de semana leva-mo-la a passear. Acho que ela se adaptou muito bem.
Se tiver possibilidades de ter dois é ainda melhor porque fazem companhia um ao outro e brincam. Penso que a melhor solução é serem da mesma ninhada e fêmeas (um macho e uma fêmea se calhar são mais difíceis de controlar nos cios), mas talvez outras pessoas do forum com mais experiência lhe possam dar uma achega a este respeito.
De resto, não hesite em ter um cão. São, de facto, maravilhosos.
Já tem ideia da raça que pretende?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 21, 2004 3:40 pm

Há sempre a possibilidade de adoptar um cão jovem.
O meu Calvin foi adoptado e já tinha 6 anos (era plenamente adulto).

Claro que tive muita sorte mas um cão adoptado tem algumas vantagens - são imensamente gratos aos donos e fazem tudo para lhes agradar, já não são cachorros e portanto não destroem tanto, alguns deles vêm já ensinados a fazer na rua, etc.

Aconselho sempre para primeiro cão, um adoptado jovem ou adulto.

Isto porque a maioria das pessoas não se apercebe do que são cachorros - e os cachorros são muitas vezes um problema - tem de ser ensinados (e no entretanto vão fazendo as suas "coisinhas" pela casa fora, roem tudo e mais alguma coisa, choram durante as primeiras noites, saltam para cima das pessoas, fogem e puxam pela trela, não obedecem às ordens, etc).
Em compensação, são uns amores pequeninos.

Mas é por muita gente não estar preparada para a realidade de um cachorrinho, que muitos são abandonados.
Lilo2004
Membro

quarta jul 21, 2004 4:01 pm

No caso da Lilo, veio para mim com apenas 3 meses e nunca fez nada em casa, não destrói coisa alguma e nunca chorou à noite. Mas penso que isso é uma característica da raça dela - penso que este factor também é essencial.
CarlaVB
Membro

quarta jul 21, 2004 4:02 pm

Obrigada a Lara, Xandra e Lilo2004 pelas respostas,
Estou a ficar confiante que é um sonho possivel.

Lara, eu li o seu topico e foi um dos motivos que deu me coragem para levar isto em frente (até levei um print para o meu marido ler). Mas queria ter mais opinioes e além disso como acho que se calhar é melhor ter dois, queria saber o que é mais indicado (irmaos, femea x macho, 2 femeas).

Lilo2004, em relação á raça, ainda não escolhemos.
Por mim adopta um orfão, pois existem tantos abandonados mas o meu marido prefere um de raça pelo menos por agora. Mas nao é para fazer criaçao, se for cadela vai ser esterilizado logo que tenha idade para isso.
Ambos adoramos o golden, é um cao lindo, de confiança e bom para crianças (pelo menos é o que dizem os livros), mas não é um cao de guarda. Mas há uns meses atras fomos a uma exposiçao com uns amigos que iriam ver um cao de uma amiga a concorrer....e ficamos fãns do animal. Era um bullmastiff, e apesar daquele ar assustador é um animal meigo. Na altura andei a informar-me (saber o caracter e as caracteristicas) dessa raça e gostei muito.
Mas temos que ponderar, pois existem caes que sentem mais a solidao do que outros.

Obrigada
CarlaVB
Membro

quarta jul 21, 2004 4:19 pm

Aisd, desculpa nao ter incluindo na resposta atrás.
É que tive aqui uns problemas e quando consegui enviar já tinhas respondi e eu nao tinha lido.

Sobre adoptar um cao abandonado, eu gostaria pelas mesmas razoes que mencionaste (sao mais meiguinhos e tem cuidado com o uma vontade de agradar). Alem que doi me o coraçao quando vejo os pedidos de ajuda e com cada historia tragica, apetece-me sempre fazer qualquer e nao ficar com os braços cruzados.
Mas o meu marido diz que prefere um de raça pelo menos para a 1ª vez. Presumo que seja porque os pais tem um cruzado de settler com labrador (os donos maltratavam o cachorro, e o meu marido conseguiu ficar com ele depois de muitas tentativas). Agora o cao é saudavel, já velhote e muito amigo dos donos mas vê se que o cao ficou com traumas.
E á decisoes que tem de ser em conjunto, nao posso impor, alem de que já é muito bom o 1º passo ser feito(a decisao de mais um elemento na familia)

Mas espero se tudo correr bem, possa um dia fazer essa boa acçao.
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quarta jul 21, 2004 5:28 pm

Olá,

Pois bem, se está mesmo interessada em ter um cachorrinho e se já ponderou muito bem acerca dos prós dos contra, acho mesmo que deveria optar por ter um casalinho, e esterelisar a femea.

Jinhos e boa sorte
:lol:
Paula
the
Membro Veterano
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quarta jul 21, 2004 5:28 pm

Olá,

Pois bem, se está mesmo interessada em ter um cachorrinho e se já ponderou muito bem acerca dos prós dos contra, acho mesmo que deveria optar por ter um casalinho, e esterelisar a femea.

Jinhos e boa sorte
Paula
the
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 5:29 pm

Olá,

Jinhos e boa sorte
Paula
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 21, 2004 5:40 pm

Ora, CarlaVB, eu escolhi a raça muito antes do cão.
Para mim é por aí que se começa.
Ou isso ou conhecer relativamente bem o SRD que se quer.
Mas nunca pular no escuro.
Algumas surpresas podem ser muito amargas...

O Calvin era labrador (era puro), estava ensinado e tinha sido roubado aos seus verdadeiros donos.
Tive de o restituir, pois descobri que tinha chip.
Mas, a partir dele, fiquei fanática de labs. :D
Vai daí, comprei a Zorra.

Devo dizer que os primeiros meses (quando era cachorrinha) não foram nenhum paraíso (parecia que a esfregona se estava a colar às mãos :lol: ), já sem falar dos vários passeios por dia com ela a puxar e a fugir, a quantidade de roupa estragada - em especial chinelos - os móveis da cozinha roídinhos, etc, etc.

Mas pode crer que eles compensam tudo.

Se escolher um golden não se esqueça de, de vez em quando, ir ao fórum dos labs, onde todos os cães simpáticos - em especial retrievers - são bem vindos.

Deixo-lhe o link

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewforum.php?f=107
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta jul 21, 2004 10:20 pm

Olá!

Eu acho que deve ponderar muito bem quanto à raça. Tem de ver o espaço disponível e o tempo que tem para lhes dedicar. Há raças que sofrem muito com a ausência do dono, mesmo que esta seja pequena! Quanto ao ter dois, acho que é uma óptima ideia, mas lembre-se que são dois a fazer maroteiras e que passa a ter para ensinar ao mesmo tempo. Se eu fosse a si, escolhia duas cadelas. São mais calmas e mais meigas!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 21, 2004 10:30 pm

Se eu fosse a si, escolhia duas cadelas. São mais calmas e mais meigas!
meigas, talvez, agora sossegadas...depende :lol: a desmiolda da carlota já tem 4 anos e consegue ser mais destabilizadora e irrequieta que o malandreco do max :D
Lilo2004
Membro

quinta jul 22, 2004 10:05 am

Eu também escolhi a raça antes do cão. No meu caso porque vivo num apartamento, e nem todos os cães se adaptam bem. Também por essa razão optei por ter só um. Acho que a grande vantagem de se ter um cão de raça é porque se pode "prever" dentro de limites razoáveis como vai ser o seu temperamento. Quanto ao resto, gosto muito de SRD. Quando vivia ainda em casa dos meus pais, como era uma vivenda só tínhamos destes cães, aliás, eles ainda têm uma rafeirita que é super querida.
Responder

Voltar para “Cães”