Canil para São Bernardo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 14, 2004 7:18 am
Temos na família uma cadela São Bernardo, agora com 8/9 meses, que até agora sempre andou à solta pelo quintal e pernoitava na despensa de uma casa que estava em construção.
Finalmente estamos perto da conclusão da obra e a Linda (é assim que ela se chama, pois é de facto linda!) não pode continuar a viver lá - vê só o prejuízo!
Andar à solta no quintal com casa própria, também me parece inviável, pois a Linda desenvolveu um gosto por plantas de jardim e não há uma que escape (nem vou falar das eeenormes covas...).
A solução (tardia, a meu ver) passa pela construção de um canil próprio para o animal.
Peço então, a quem tenha animais de grande porte, que me dêem indicações e partilhem um pouco da sua experiência, sobre o que consideram como boas infra-estruturas para a construção de um canil.
Obrigada.
Finalmente estamos perto da conclusão da obra e a Linda (é assim que ela se chama, pois é de facto linda!) não pode continuar a viver lá - vê só o prejuízo!
Andar à solta no quintal com casa própria, também me parece inviável, pois a Linda desenvolveu um gosto por plantas de jardim e não há uma que escape (nem vou falar das eeenormes covas...).
A solução (tardia, a meu ver) passa pela construção de um canil próprio para o animal.
Peço então, a quem tenha animais de grande porte, que me dêem indicações e partilhem um pouco da sua experiência, sobre o que consideram como boas infra-estruturas para a construção de um canil.
Obrigada.
-
- Membro
- Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm
Bem, eu nao admito nem suporto a ideia dos caes presos. Se tem quintal, é uma questão de ensinar a Linda o que são as flores e plantas e treinar para que ela não estrague.
O meu PA anda à solta no quintal e sempre o ensinamos o que eram as flores... Agora, dá saltinhos nos canteiros, contorna as arvores... parece um cavalo a fazer uma prova.. .Lindo de ver.
Se gosta tanto da sua Linda, prende-la nao vai ensinar nada e criar cada vez mais ansiedade pela liberdade. Aí sim, os estragos vão ser maiores quando a soltar.
Pense nisso.
Cumprimentos,
Cláudia.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
- Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua
É sempre útil ter um canil, local próprio para, em determinadas alturas, poder prender os cães: por exemplo se recebemos visitas que têm medo de cães, se pretendemos renovar um relvado...
Com o tempo, a cachorra vai fazendo menos estragos e já poderá andar praticamente sempre à solta... tenho a certeza.
Quanto à construcção do canil, penso que deverá ter em atenção alguns pontos: a limpeza (fossa por perto), o piso (que não deverá ser escorregadio), electricidade, local da cama com tecto mais baixo e aconchegado mas com as dimensões suficientes para que o "bicho" se possa deitar à vontade...
Pode consultar na internet alguns sites de acessórios para construcção de canis. Por exemplo: www.petisco.com.pt
Com o tempo, a cachorra vai fazendo menos estragos e já poderá andar praticamente sempre à solta... tenho a certeza.
Quanto à construcção do canil, penso que deverá ter em atenção alguns pontos: a limpeza (fossa por perto), o piso (que não deverá ser escorregadio), electricidade, local da cama com tecto mais baixo e aconchegado mas com as dimensões suficientes para que o "bicho" se possa deitar à vontade...
Pode consultar na internet alguns sites de acessórios para construcção de canis. Por exemplo: www.petisco.com.pt
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
- Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua
[quote=DonaVela]
[quote]
[/quote]
Bem, eu nao admito nem suporto a ideia dos caes presos. Se tem quintal, é uma questão de ensinar a Linda o que são as flores e plantas e treinar para que ela não estrague.
O meu PA anda à solta no quintal e sempre o ensinamos o que eram as flores... Agora, dá saltinhos nos canteiros, contorna as arvores... parece um cavalo a fazer uma prova.. .Lindo de ver.
Se gosta tanto da sua Linda, prende-la nao vai ensinar nada e criar cada vez mais ansiedade pela liberdade. Aí sim, os estragos vão ser maiores quando a soltar.
Pense nisso.
Cumprimentos,
Cláudia.
[/quote]
Os meus Serras da Estrela já fizeram alguns estragos no jardim (coisa pouca) mas andam à solta. No entanto, como já referi, acho muito útil o canil. Eles próprios vão lá para dentro para descansar...
Às vezes tenho mesmo que os fechar; por exemplo, neste momento tenho umas obras em andamneto na propriedade e necessito ter o portão aberto para entrarem e sairem veículos...
[quote]
[/quote]
Pense nisso.
Cumprimentos,
Cláudia.
[/quote]
Os meus Serras da Estrela já fizeram alguns estragos no jardim (coisa pouca) mas andam à solta. No entanto, como já referi, acho muito útil o canil. Eles próprios vão lá para dentro para descansar...
Às vezes tenho mesmo que os fechar; por exemplo, neste momento tenho umas obras em andamneto na propriedade e necessito ter o portão aberto para entrarem e sairem veículos...
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 14, 2004 7:18 am
Não pretendemos criar uma prisão, mas sim um espaço próprio para ela, um canto só seu.
É claro que andaria a maior parte do tempo à solta, sempre debaixo de olho...
Espero que ainda vamos a tempo de a ensinar...
É claro que andaria a maior parte do tempo à solta, sempre debaixo de olho...
Espero que ainda vamos a tempo de a ensinar...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
A minha Zorra fazia "jardinagem" quando era cachorra mas isso passou-lhe com a idade (tal como a mania de roer tudo, etc.).
Com 8/9 meses a sua cachorra ainda é uma criança (até ser adulta, aos 18 meses/2 anos, conte cada mês dela como 1 ano de vida de uma criança - a sua cadela tem 8 anos humanos).
Dê tempo ao tempo, vai ver que essas manias passam.
Quanto mais liberdade tiver mais fácil é passarem (visto que não sofrerá de ansiedade).
São como as crianças - temos de ter paciência enquanto são pequenotes.
Quando a apanhar em flagrante (a cavar ou assim) dê-lhe um não forte e vire-lhe as costas - ignore-a.
Mostre-lhe que não gosta que ela faça isso.
Mas reprimi-los demais, pode ser ainda pior.
Se o canil é para ser uma casota (um local próprio da cachorra) acho bem.
Agora se é para a prender todo o tempo, não.
Pode ser pior a emenda que o soneto.
Com 8/9 meses a sua cachorra ainda é uma criança (até ser adulta, aos 18 meses/2 anos, conte cada mês dela como 1 ano de vida de uma criança - a sua cadela tem 8 anos humanos).
Quanto mais liberdade tiver mais fácil é passarem (visto que não sofrerá de ansiedade).
Quando a apanhar em flagrante (a cavar ou assim) dê-lhe um não forte e vire-lhe as costas - ignore-a.
-
- Membro
- Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
- Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
- Contacto:
Aliás o São Bernardo até é conhecido por entrar em "depressão" se ficar sempre preso. É um cão que em adulto não é muito activo mas prescisa de se sentir livre.
aisd Escreveu: A minha Zorra fazia "jardinagem" quando era cachorra mas isso passou-lhe com a idade (tal como a mania de roer tudo, etc.).
nem mais
Nelson
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
aisd Escreveu: A minha Zorra fazia "jardinagem" quando era cachorra mas isso passou-lhe com a idade (tal como a mania de roer tudo, etc.).

Os meus cães ainda adoram fazer jardinagem, mas também têm uma certa aptidão para arqueologia, nomeadamente escavações.
Possuo canil com, com uma casota para cada um, e onde estão sempre as taças com água.
Só quando é necessário e que ficam no canil, caso contrário andam sempre à solta, deixei de ter relvado mas não me importo muito, prefiro vê-los soltos.

andreia se reparar eles escavam depois de regar ñ porque gostem da relva molhada mas porque gostam de terra molhada eu tenho um quadrado 20 metros quadrados sem relva que tb é regado por aspersor e é lá que eles vão escavar embora para se refrescarem se metam em cima da relva molhada mas pelo menos ñ a danificam !AndLemos Escreveu:aisd Escreveu: A minha Zorra fazia "jardinagem" quando era cachorra mas isso passou-lhe com a idade (tal como a mania de roer tudo, etc.).
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os meus cães ainda adoram fazer jardinagem, mas também têm uma certa aptidão para arqueologia, nomeadamente escavações.
Possuo canil com, com uma casota para cada um, e onde estão sempre as taças com água.
Só quando é necessário e que ficam no canil, caso contrário andam sempre à solta, deixei de ter relvado mas não me importo muito, prefiro vê-los soltos.![]()

Nelson
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
nelsonk Escreveu:andreia se reparar eles escavam depois de regar ñ porque gostem da relva molhada mas porque gostam de terra molhada eu tenho um quadrado 20 metros quadrados sem relva que tb é regado por aspersor e é lá que eles vão escavar embora para se refrescarem se metam em cima da relva molhada mas pelo menos ñ a danificam !AndLemos Escreveu:aisd Escreveu: A minha Zorra fazia "jardinagem" quando era cachorra mas isso passou-lhe com a idade (tal como a mania de roer tudo, etc.).
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Só quando é necessário e que ficam no canil, caso contrário andam sempre à solta, deixei de ter relvado mas não me importo muito, prefiro vê-los soltos.![]()
![]()
Nelson
O problema de ficar sem relva nem foi bem por causa de escavarem, sim umas vezes escavam para se refrescarem, principalmente por baixo de um arbusto que está no jardim, outras por pura diversão

Quando tinha só o Uhly, passava a maior parte do tempo quieto a dormitar, sem grandes corridas, com a chegada da Ruca...juntos são dinamite, é correrias, lutas, escavações, não param...
Andreia sempre os pode alugar aos arqueòlogos que estão a fazer as escavações em santarem , pode ser que ele acabem mais depressa
Nelson

Nelson
Última edição por nelsonk em sexta jul 23, 2004 7:49 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
nelsonk Escreveu: Andreia sempre os pode alugar aos geologos que estão a fazer as escavações em santarem , pode ser que ele acabem mais depressa![]()
Nelson

Infelizmente em Santarém não é necessário haver arqueólogos para as obras andarem devagar.
Aqui constroi-se, depois parte-se porque é necessário passar um cabo um um cano, de seguida remenda-se, é assim que funciona a edilidade desta nossa bela, esburacada e suja, capital do gótico e eterna candidata a Património Mundial.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu sempre aconselho as pessoas a não usarem relva nos seus jardins.
Isto porque é um verdadeiro sorvedouro de água e muito sensível.
Não só com cães mas também com crianças, jogatanas de futebol e qualquer outra actividade um pouco mais violenta.
Existe outra erva que faz o mesmo efeito em termos decorativos e é mais resistente e menos exigente - a grama.
Infelizmente não é muito fácil de arranjar - eu arranjei num viveiro de plantas.
Cresce na horizontal, como se fosse daninha (vai-se expandindo) e as folhas são grossas e fortes.A plantação faz-se pondo pedacinhos aqui e ali e deixando crescer.
Digo isto porque já tive relva (ainda antes de ter cães) e, sinceramente, perdi a paciência para tanta chatice que ela dava.
Agora tenho grama e quase não precisa de manutenção.
Que alívio
Isto porque é um verdadeiro sorvedouro de água e muito sensível.
Não só com cães mas também com crianças, jogatanas de futebol e qualquer outra actividade um pouco mais violenta.
Existe outra erva que faz o mesmo efeito em termos decorativos e é mais resistente e menos exigente - a grama.
Infelizmente não é muito fácil de arranjar - eu arranjei num viveiro de plantas.
Cresce na horizontal, como se fosse daninha (vai-se expandindo) e as folhas são grossas e fortes.A plantação faz-se pondo pedacinhos aqui e ali e deixando crescer.
Digo isto porque já tive relva (ainda antes de ter cães) e, sinceramente, perdi a paciência para tanta chatice que ela dava.
Agora tenho grama e quase não precisa de manutenção.
Que alívio