Como preparar o cão para o nascimento do bebé?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça jul 27, 2004 11:12 am

Bom dia.

Coloco esta questão porque o meu cão, por vezes não brinca com crianças pequenas ( quando nos estamos com uma criança, ele está sempre a chamar a nossa atenção).

Agora que vai haver um bebé lá em casa, como devo prepará-lo ?

:roll:
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jul 27, 2004 1:46 pm

...
Última edição por Pedra em sexta jul 30, 2004 10:51 pm, editado 1 vez no total.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça jul 27, 2004 2:30 pm

há????

Tambem quero.....
Info a longo prazo ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jul 27, 2004 2:34 pm

Uma boa conversa dono-cão deve chegar.
jade1
Membro Júnior
Registado: quinta mar 11, 2004 11:07 am

terça jul 27, 2004 2:44 pm

Olá Boa tarde,

tb vou passar por isso e questiono-me por vezes se a minha cadela vai aceitar bem uma criança lá em casa e ocupar um bocado o espaço dela por assim dizer.
o que lhe posso dizer é que a minha irma qdo a minha sobrinha nasceu, deu umas roupinhas da bebé logo no 1º dia para o cãozinho dormir com o cheiro da bebé, leu em qq livro que resultava...
O que aconteceu nos primeiros dois meses, mais ou menos, o cãozinho (na altura com os 2 anos de idade), não deixava ninguém aproximar-se do berço, inclusive eu, tentava morder as mãos e até o traseiro de quem se aproximasse.
depois passou-lhe e concluimos que foi uma fase transitoria para o animal que estava habituado a receber todas as atenções por parte dos donos, agora dá-se perfeitamente bem com a minha sobrinha (excepto as puxadelas de rabo que leva de vez em qdo e não gosta mesmo nada).
eu penso que depende um bocado do feitio do animal, mas tente fazer o mesmo e dar a cheirar as roupas (qdo nascer claro), deixe cheirar a barriga e vai ver que corre tudo pelo melhor.
normalmente os cães gostam de crianças, mesmo que não estejam habituados.
boa sorte e felicidades.
jade1
Membro Júnior
Registado: quinta mar 11, 2004 11:07 am

terça jul 27, 2004 2:46 pm

Olá Boa tarde,

tb vou passar por isso e questiono-me por vezes se a minha cadela vai aceitar bem uma criança lá em casa e ocupar um bocado o espaço dela por assim dizer.
o que lhe posso dizer é que a minha irma qdo a minha sobrinha nasceu, deu umas roupinhas da bebé logo no 1º dia para o cãozinho dormir com o cheiro da bebé, leu em qq livro que resultava...
O que aconteceu nos primeiros dois meses, mais ou menos, o cãozinho (na altura com os 2 anos de idade), não deixava ninguém aproximar-se do berço, inclusive eu, tentava morder as mãos e até o traseiro de quem se aproximasse.
depois passou-lhe e concluimos que foi uma fase transitoria para o animal que estava habituado a receber todas as atenções por parte dos donos, agora dá-se perfeitamente bem com a minha sobrinha (excepto as puxadelas de rabo que leva de vez em qdo e não gosta mesmo nada).
eu penso que depende um bocado do feitio do animal, mas tente fazer o mesmo e dar a cheirar as roupas (qdo nascer claro), deixe cheirar a barriga e vai ver que corre tudo pelo melhor.
normalmente os cães gostam de crianças, mesmo que não estejam habituados.
boa sorte e felicidades.
Desoca
Membro
Registado: quinta jun 26, 2003 4:05 pm

terça jul 27, 2004 2:49 pm

Boa tarde, Oskarina

Embora não saiba responder-lhe, penso que, se procurar bem, deve haver algum tópico que a possa elucidar.

Parabéns e espero que corra tudo bem, tanto para si, como para o bébé :D .

Beijinho

Ana
Desoca
Membro
Registado: quinta jun 26, 2003 4:05 pm

terça jul 27, 2004 2:55 pm

Boa tarde, Oskarina

Embora não saiba responder-lhe, penso que, se procurar bem, deve haver algum tópico que a possa elucidar.

Parabéns e espero que corra tudo bem, tanto para si, como para o bébé :D .

Beijinho

Ana
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça jul 27, 2004 2:56 pm

Se o cão é tratado como cão, não se preocupe com isso, que ele percebe logo qual é o lugar dele e o lugar da criança; se, no entanto, o animalzinho tem sido o "bebé" da casa, prepare-se para uma carrada de problemas (e comece já a contrariar isso, para que perder o lugar de "menino bonito" não seja associado com a chegada da criança).
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça jul 27, 2004 8:42 pm

Olá Oskarina :D

Vi aqui á uns tempos vi um programa no canal Odisseia, sobre uma grávida que iria ser acompanhada por uma das melhores psicólogas/enfermeira, tinha assistido á gravidez e aos primeiros dias dos respectivos bébés de várias personalidades.
O que me chamou a atenção foi a dita grávida ter um pitt, o qual estava muito habituado a ter toda a atenção, uma vez que o marido da senhora se encontrava fora, e ele era a sua única companhia.
Não sei se a tal psicóloga tem alguma experiência com cães mas aqui vai o que ela aconselhou:
- enquanto estivesse na maternidade, enviar para casa (através de alguém conhecido, obvio), uma peça de roupa ou manta que tivesse o cheiro do bébé e desse ao cão.
- Quando fosse para casa com o bébé, que o cão não estivesse lá (neste caso estava no jardim, não viu o bébé chegar) e depois deixasse o cão entrar e procedesse ás respectivas apresentações (esta parte foi filmada e correu bem, o pitt cheirou o bébé e lambeu-o com notória satisfação)

Como já referi não sei que experiência a psicóloga poderá ter com cães, certamente haverá aqui alguns foristas com crianças que lhe podem dar algumas dicas, de qualquer forma espero ter ajudado ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 27, 2004 9:42 pm

Neste caso os malamutes institivamente adoram crianças, tornando-se por vezes mesmo demasiado proteccionistas.
Um casal amigo meu teve um rebento há pouco tempo e o malamute não larga o berço da bébé a não ser para comer e beber.
Tenho muita pena que não existam relatos escritos pelos esquimós. Decerto nos ensinariam muito como se deve educar um cão já que este fazia parte da suas vidas e da sua sobrevivencia.
Os registos ocidentais sobre o assunto estão completamente deturpados.
Isto de naquele tempo compreender culturas diferentes... ainda hoje o é!...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
REsteves
Membro Júnior
Registado: sexta jul 09, 2004 6:20 pm

terça jul 27, 2004 11:43 pm

Boa noite,

Partindo do principio que o seu cão é o "menino bonito" lá de casa, a adaptação pode complicar-se mais um pouquinho, mas o fundamental é não provocar "ciume" ao canito... o cão deve continuar a sentir-se parte da familia com a chegada do bébé.

Durante a gravidez, deve falar muito com o seu cão, mostrar-lhe a barriga, deixa-lo cheirar as roupas do bébé... ou seja "prepara-lo" para a nova etapa :)

Após o nascimento da criança, o cachorro deve "participar" quando está a cuidar do bébe, isto é, quando está a vestir a criança ou simplesmente a olhar para ela, o cachorro deve tar presente... como curioso que é vai querer cheirar, lamber... enfim ter contacto com o bebé, as roupas, etc. e isso deve ser permitido para que não se sinta excluido da familia. Falar com o canito nessas alturas é fundamental... desta forma o cão não se sentirá excluido e não há lugar a ciume... e a convivencia será pacifica :)

Espero ter ajudado de alguma forma,

Felicidades e boa sorte
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

quarta jul 28, 2004 7:20 am

uma coisa não se pode esquecer após nascimento da criança tem que dar o dobro do carinho ao cão para ele não se sentir rejeitado, isto se ele for um cão de casa. quanto ao relacionamento com crianças voce deve cpnhecer o cão , se ele se atira às crianças se se lhe podem mexer...
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta jul 28, 2004 2:23 pm

Obrigado pelas dicas.

Bem Hajam
:)
Oskarina
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 2:26 pm

Obrigado pelas dicas.

Bem Hajam
:)
Responder

Voltar para “Cães”