casadiscaes Escreveu:
Curiosamente a Alemanha e a Dinamarca já se puseram de acordo à quase 100 anos sobre o nome da raça - Dogue Alemão... Great Dane ou Grand Danois está em desuso menos nos países anglo-saxónicos...
aqui é continuamos a achar que sabemos mais sobre as raças que nos países de origem...
Bem eu continuo a usar a designação Grand Danois (GD) pela simples razão de ter sido a designação mais comum de há 30 anos no nosso país e os primeiros Grand Danois ( ou Dogue Alemão se preferir) terem chegado a Portugal na maioria precisamente dos países anglo-saxónicos.
Se o Gonçalo notar, a designação Dogue Alemão só começou a ser mais utilizada no nosso país a meio dos 90 e como desde pequeno ( anos 70) me habituei a usar GD assim ficou e ficará. Devo evoluir na designação ? Não vejo razão para tal, não influi na qualidade e até ajuda a dar uma iniciação historica desde os tempos do debate sobre qual das duas correntes do Deutsche Dogge iria subsistir.
Finalmente uma correcção. Não concordo que os Portugueses achem que sabem mais que nos países de origem. Desagrada-me sim duas coisas:
1- Que certos criadores levem cães a exposição que não são de sua criação. Isso para mim não é criador, mas expositor...Usar o trabalho do outro para brilhar ( ou fazer figura de urso)
2- Que ao contrário do que diz de cá acharmos que sabemos muito mais que nos países de origem, achemos que os criaores espanhois são o máximo. Conheço 3 criadores em Espanha bons ( um é mesmo excepcional) . O resto exporta lixo que é acolhido no nosso país como o suprasumo da barbatana...
Um abraço
Vasco