A Adopção de um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta ago 06, 2004 10:08 am

Não me recordo de ver aqui tópicos, sobre os prós e contras de adoptar um cão.

Ora bem:

Para quem quer adoptar um cão ( e um Bem Haja a todos aqueles que o fazem :D ), de certeza que se levantam algumas questões:

:arrow: Um cão adoptado ( tirado dum canil, ou da rua), não se sabe exactamente a idade dele, o que pode levar a alhuns problemas, nomeadamente a alimentação correcta, as vacinas, etc;

:arrow: Levando estes a um Vet, normalmente eles dão uma ideia da idade do animal, verificando os dentes do mesmo ( mesmo assim, nada de certo);

:arrow: Se não se sabe a idade, como dar uma alimentação correcta?
Se um cão, e no caso de um SRD, não tem caracteristicas especificas duma raça, como saber que alimentação se lhe pode dar ( as de cachorros, cães adultos, etc);

:arrow: Em relação ás vacinas, um cão retirado dum canil , (normalmente não vem nem vacinado, nem nada do género, a não ser que venha duma instituição tipo UZ, que já vem vacinado), tem de levar as vacinas todas ;

Para mim estes são os contras duma adopção :(

Os Prós, são em maior quantidade:

:arrow: Adoptar um cão é dar-lhe uma vida nova, cheia de conforto, amor, carinho, excelente alimentação, companhia, e muitas coisas mais;

:arrow: É ter uma companhia que nos idolatra acima de tudo, que não nos desilude nunca, que tem amor e carinho de sobra para a família toda;

Para quem adoptou, descrevam os pros e contras das vossas adopções.

Pessoalmente, TIVE UMA SORTE DO CARAÇAS:lol: :lol: .

O meu estropicio é fantástico ( tirando aquele feitiozinho da tanga, mas pronto..... a dona tb é assim), e sinto-me feliz por lhe poder dar novamente uma vida fantática, que ele merece ser feliz com quem gosta dele.

Um Bem Haja
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta ago 06, 2004 10:24 am

Olá Oskarina

Eu adoptei o Tião faz dia 07 de Agosto um ano. Fui buscá-lo à Fundação S. Francisco de Assis, já veio com chip, desparasitado e vacinado mas vinha com muitas diarrreias e vómitos, mais tarde veio-se a descobrir que tinha o vírus da esgana.

Já tinha sido adoptado por uma família, ficou lá 4 dias e foi devolvido à Fundação :evil: , porque o filho do casal era alérgico ao pêlo do Tião :x :x :x .... o Sr. Da Fundação disse que foi mais uma das desculpas.....

Enfim, o meu Tião é muito feliz, todos lhe damos imensos mimos, sempre que posso levo-o comigo, para onde eu for. Vai comigo sempre que vou de férias.
Em troca, ele dá-me a sua alegria, as suas lambidelas, os seus carinhos, a felicidade dele quando eu chego a casa, que quase me derruba :D é o melhor que posso receber, quando chego a casa cansada... :D

Foi apanhado pela Fundação ainda cachorro e disseram-me que teria nascido em Abril de 2003.

Os únicos contras na minha adopção, foi o Tião ter esgana :(
Já gastei mais dinheiro nos tratamentos dele, do que se tivesse comprado um cão de raça XPTO :lol: :lol: , mas não estou nada arrependida, pois se ele tivesse continuado na Fundação, não tinham feito o que eu fiz e ele já não existia neste mundo :( :( . Isto foi dito pelo meu vet que também trabalha na UZ...

Em Outubro do ano passado encontrei o Sr. Da Fundação com quem tinha feito a adopção e contei-lhe que o cão que tinha trazido, tinha esgana... ele jurou-me a pés juntos que isso não poderia ser :o :o ... eu garanti-lhe que era verdade.... ficámos assim... ele não acreditou em mim... eu fiquei triste porque é a verdade... :?
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta ago 06, 2004 10:30 am

No meu caso ,não encontro desvantagens em ter adoptado o meu.Também adoptei-o ainda bebé,tinha mês e meio.Como estava na rua,veio assim pequenino. ;)
O Rugas veio trazer uma nova vitalidade à nossa casa,animou o nosso dia a dia.Dantes quando chegavamos a casa queriamos sossego,agora ainda temos que o levar à rua ,brincar com ele...Enfim,é o nosso amigo,a nossa companhia,anima-nos quando estamos em baixo...
Por isso é que digo que só encontro vantagens...Mas também quando começo a falar do meu "estropicio"fico toda lamechas e babada... :oops:
Já não sei o que seria cá em casa sem ele...
Abraços a todos:
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

sexta ago 06, 2004 10:33 am

Eu não encontro nenhuma desvantagem. Tenho três cães ,todos apanhados na rua abandonados e até lhes arranjei os dias de aniversário coincidentes com os nossos.
Mais ano, menos ano, que importa???? O que realmente interessa é que enquanto estão connosco são felizes e fazem-nos felizes.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta ago 06, 2004 10:39 am

Tchinho Escreveu:
Os únicos contras na minha adopção, foi o Tião ter esgana (
Já gastei mais dinheiro nos tratamentos dele, do que se tivesse comprado um cão de raça XPTO lol lol , mas não estou nada arrependida, pois se ele tivesse continuado na Fundação, não tinham feito o que eu fiz e ele já não existia neste mundo ( ( . Isto foi dito pelo meu vet que também trabalha na UZ...

Em Outubro do ano passado encontrei o Sr. Da Fundação com quem tinha feito a adopção e contei-lhe que o cão que tinha trazido, tinha esgana... ele jurou-me a pés juntos que isso não poderia ser o o ... eu garanti-lhe que era verdade.... ficámos assim... ele não acreditou em mim... eu fiquei triste porque é a verdade... ?
Já somos duas então Susana,porque o Rugas também tem uma doença complicada,que é o megaesófago.Ainda dizem que os rafeiros são mais saudáveis,é o que tiver de ser.
Mas também não me arrependo de o ter trazido,já gastei bastante com ele e vou continuar a gastar,porque isto é um problema que ele vai ter para sempre. :(
Mas se ficasse na rua,também já não estaria vivo.E se fosse parar às mãos de outro dono,duvido que ficassem com ele com este problema.
Mas felizmente que está comigo e ainda bem que o tenho. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta ago 06, 2004 6:42 pm

O Snoopy também veio de uma instituição, o Refúgio dos Burros em Estombar (fica perto de Lagoa). Tinha cerca de 2,5 meses e veio com a primeira dose de vacinas e com a respectiva caderneta.

Como o local onde estavam os bebés era composto por duas partes: uma área cimentada coberta (onde dormiam e eram alimentados) e um grandes pátio coberto com terra e pedras miúdinhas onde os cachorrinhos brincavam, o Snoopy veio já com a nocção de que em casa não se fazem necessidades, mas sim na rua e especificamente sobre pedras ou sobre terra.

Resultado: Em poucos dias após a sua chegada já não fazia nada em casa e quando estava muito aflito sabia que podia recorrer à varanda e 15 dias depois já nem sequer na varanda :D
E mesmo hoje só faz os cocós sobre terra ou pedras (tipo rebolos que pôem nos canteiros). Isto é nos canteiros, ou em qualquer pedaço de mato que consiga encontrar, nunca na estrada ou no passeio.

Foi uma adopcão maravilhosa feita a uma instituição que se recusa a ter os cães em canis, permitindo-lhes a liberdade de interagirem dentro de recintos amplos e claro cercados no meio do campo.

PS: Não entrem em pânico, porque todos os cães recolhidos são imediatamente esterilizados, sendo que o mesmo acontece com as crias a partir dos seis meses.

PS: Por terem um modelo diferente da norma têm tido problemas com a Câmara munícipal, que os quer obrigar a colocar todos os cães em canis. Isto é: esta protectora é um refúgio para Burros e Cães abandonados e a Câmara quer transforma-la num prisão de máxima segurança :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta ago 06, 2004 10:28 pm

Já somos duas então Susana,porque o Rugas também tem uma doença complicada,que é o megaesófago.Ainda dizem que os rafeiros são mais saudáveis,é o que tiver de ser.
então, já semos três. estão-se a esquecer da coceira da carlota? :o :D por mais que gaste, não acerto. lá ando eu a gastar balúrdios em ração e a desmiolada a coçar-se. desvantagens? essa mesma :roll: caça-se, não dorme, não deixa dormir, fico preocupada, gasto dinheiro e nicles.
o *** do max? :D esse tira-me mesmo do sério. já jurei devolve-lo à proveniência. ri-se e o disparate continua :p
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sábado ago 07, 2004 12:02 pm

Hehe, o ax ri-se porque sabe como é amado, então pensa logo que aquilo é só conversa. :lol: ;) :D
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda ago 09, 2004 3:14 pm

olá a todos ,

3 dos meus cães tem histórias tristes ;
o William veio do canil S. Francisco de Assis ainda bébé ,tem quase 8 anos , é lindo de morrer , mas há 2 anos foi-lhe diagnosticado 1 sopro no coração e tem que ser medicado todos os dias , senão pode ser fatal ! , a wendy estava abandonada na E.N 125 , completamente em estado de choque , se eu não tivesse parado o carro e a fosse buscar , o carro que viesse a seguir tinha-a morto de certeza absoluta , tinha cerca de 8 meses e estava pele e osso , agora tem quase 7 anos , foi esterelizada , está linda , mas tem um problema grave de alergia ás pulgas , basta ser picada por 1 fica num estado lastimável , portanto tenho que ter cuidados redobrados com o pulvex , a whispper foi comprada por 1 "senhora" que queria afogá-la com 4 meses porque lhe destruia a casa , não será preciso dizer que fiquei com ela , também está esterilizada , tem 3 anos , mas sofre de ansiedade por separação , então cada vez que saio de casa temos missa cantada , mas adoro-os e se voltasse atrás teria ficado com eles na mesma !
Responder

Voltar para “Cães”