Não me recordo de ver aqui tópicos, sobre os prós e contras de adoptar um cão.
Ora bem:
Para quem quer adoptar um cão ( e um Bem Haja a todos aqueles que o fazem

), de certeza que se levantam algumas questões:

Um cão adoptado ( tirado dum canil, ou da rua), não se sabe exactamente a idade dele, o que pode levar a alhuns problemas, nomeadamente a alimentação correcta, as vacinas, etc;

Levando estes a um Vet, normalmente eles dão uma ideia da idade do animal, verificando os dentes do mesmo ( mesmo assim, nada de certo);

Se não se sabe a idade, como dar uma alimentação correcta?
Se um cão, e no caso de um SRD, não tem caracteristicas especificas duma raça, como saber que alimentação se lhe pode dar ( as de cachorros, cães adultos, etc);

Em relação ás vacinas, um cão retirado dum canil , (normalmente não vem nem vacinado, nem nada do género, a não ser que venha duma instituição tipo UZ, que já vem vacinado), tem de levar as vacinas todas ;
Para mim estes são os contras duma adopção
Os Prós, são em maior quantidade:

Adoptar um cão é dar-lhe uma vida nova, cheia de conforto, amor, carinho, excelente alimentação, companhia, e muitas coisas mais;

É ter uma companhia que nos idolatra acima de tudo, que não nos desilude nunca, que tem amor e carinho de sobra para a família toda;
Para quem adoptou, descrevam os pros e contras das vossas adopções.
Pessoalmente,
TIVE UMA SORTE DO CARAÇAS

.
O meu estropicio é fantástico ( tirando aquele feitiozinho da tanga, mas pronto..... a dona tb é assim), e sinto-me feliz por lhe poder dar novamente uma vida fantática, que ele merece ser feliz com quem gosta dele.
Um Bem Haja