O cio
Moderador: mcerqueira
Tenho cinco cães!!!Três deles são machos e tenho uma serra da estrela que teve a semana passada o cio mas não correu nada bem, pois o meu golden gosta imenso dela e passou a semana toda a rosnar ao meu serra da estrela e ao meu labrador. Chegou a morder no serra da estrela que apenas tem 6meses e agora anda cheio de medo do golden!
Nao sei o que fazer a minha outra cadela em outubro vai ter o cio também e eu já estou com medo...nao por o serra da estrela nem por o labrador pois ambos não ligam muito a isso o labrador ainda fica um bocado maluco mas o golden passa-se completamente...fica impossivel. E o pior é que a serra da estrela é muito pegada ao golden e nao o larga por isso vai na dele e rosna tambem aos outros e nao os deixa aproximar. Um problema que eu nao sei como resolver.
Será que é melhor operar a cadela?! Mas eu tenho tanto medo das operações e sou tão pegada a Samantha que nao sou capaz de pedir para a operarem...nem a ela nem a outra labradora.Mas também nao consigo ver os caes todos chateados afinal eles gostam tanto uns dos outros. (
Nao sei o que fazer a minha outra cadela em outubro vai ter o cio também e eu já estou com medo...nao por o serra da estrela nem por o labrador pois ambos não ligam muito a isso o labrador ainda fica um bocado maluco mas o golden passa-se completamente...fica impossivel. E o pior é que a serra da estrela é muito pegada ao golden e nao o larga por isso vai na dele e rosna tambem aos outros e nao os deixa aproximar. Um problema que eu nao sei como resolver.
Será que é melhor operar a cadela?! Mas eu tenho tanto medo das operações e sou tão pegada a Samantha que nao sou capaz de pedir para a operarem...nem a ela nem a outra labradora.Mas também nao consigo ver os caes todos chateados afinal eles gostam tanto uns dos outros. (
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
- Contacto:
Opere as cadelas o mais rapidamente possível senão vai ter ninhadas idesejáveis de "adoráveis" rafeiros que muito difícilmente vai arranjar donos.
Se quer o bem das suas cadelas o melhor é a operação,até para evitar doenças a nível uterino e mamário.
Se quer o bem das suas cadelas o melhor é a operação,até para evitar doenças a nível uterino e mamário.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Manter cães e cadelas juntos durante o cio das cadelas é gravidez na certa. Até me admira, se eles estão juntos, como é que o Golden não cobriu a Serra da estrela já neste último cio!
Para menter os cães nessas condições a esterelização de cadelas ou a castração dos cães é imprescindível. Caso contrário, e tal como já lhe disseram, é contar por aí com umas ninhadas de rafeiritos.
Quanto ao Serra de 6 meses estar com medo do Golden, não se preocupe com ele. Se fosse a si preocupava-me mas era com o Golden, porque daqui a uns tempos o Serra não vai tolerar esses comportamentos e é capaz de lhe fazer estragos.
Abraços
Paulo C.
Manter cães e cadelas juntos durante o cio das cadelas é gravidez na certa. Até me admira, se eles estão juntos, como é que o Golden não cobriu a Serra da estrela já neste último cio!
Para menter os cães nessas condições a esterelização de cadelas ou a castração dos cães é imprescindível. Caso contrário, e tal como já lhe disseram, é contar por aí com umas ninhadas de rafeiritos.
Quanto ao Serra de 6 meses estar com medo do Golden, não se preocupe com ele. Se fosse a si preocupava-me mas era com o Golden, porque daqui a uns tempos o Serra não vai tolerar esses comportamentos e é capaz de lhe fazer estragos.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Separa de imediato todos os cães antes que tenhas uma infelicidade.
O que tu fizeste é uma irresponsabilidade.
Quando uma cadela entra em cio, todos os cães à volta regridem ao seu estado mais básico. Um cão matará um companheiro de toda a vida por causa de uma cadela com cio. (obviamente que há excepções e cães mais calmos, mas até veres como reagem nas primeira vezes é uma total incógnita).
Quando uma cadela está em cio, deves afastar todos os machos dela e se possível separar os próprios machos uns dos outros. O cheiro que a cadela liberta altera o equilibro hormonal dos machos. No estado natural apenas o macho alfa acasala com a fêmea alfa, nesta altura se a estrutura da matilha não estiver rigidamente definida os machos iram lutar pela supremacia e privilegio de acasalar.
Já agora, lembro-te que o período fértil da cadela, ocorre após o sangue parar de correr e não durante, por isso quando acabar o sangue ela continua em cio e os machos sabem bem disso.
O que tu fizeste é uma irresponsabilidade.
Quando uma cadela entra em cio, todos os cães à volta regridem ao seu estado mais básico. Um cão matará um companheiro de toda a vida por causa de uma cadela com cio. (obviamente que há excepções e cães mais calmos, mas até veres como reagem nas primeira vezes é uma total incógnita).
Quando uma cadela está em cio, deves afastar todos os machos dela e se possível separar os próprios machos uns dos outros. O cheiro que a cadela liberta altera o equilibro hormonal dos machos. No estado natural apenas o macho alfa acasala com a fêmea alfa, nesta altura se a estrutura da matilha não estiver rigidamente definida os machos iram lutar pela supremacia e privilegio de acasalar.
Já agora, lembro-te que o período fértil da cadela, ocorre após o sangue parar de correr e não durante, por isso quando acabar o sangue ela continua em cio e os machos sabem bem disso.
Britney Escreveu: Tenho cinco cães!!!Três deles são machos e tenho uma serra da estrela que teve a semana passada o ciú mas não correu nada bem, pois o meu golden gosta imenso dela e passou a semana toda a rosnar ao meu serra da estrela e ao meu labrador. Chegou a morder no serra da estrela que apenas tem 6meses e agora anda cheio de medo do golden!
Nao sei o que fazer a minha outra cadela em outobro vai ter o ciú também e eu já estou com medo...nao por o serra da estrela nem por o labrador pois ambos não lingam muito a isso o labrador ainda fica um bocado maluco mas o golden passa se completamente...fica impossivel. E o pior é que a serra da estrela é muito pegada ao golden e nao larga por isso vai na dele e rosna tambem aos outros e nao os deixa a proximar. Um problema que eu nao sei como resolver.
Será que é melhor operar a cadela?! Mas eu tenho tanto medo das operações e sou tão pegada a Samantha que nao sou capaz de pedir para a operarem...nem a ela nem a outra labradora.Mas também nao cosigo ver os caes todos chateados a final eles gostam tanto uns dos outros. (
Bem, como diz o Paulo c, tenha mas é cuidado no futuro, pois na verdade a curto prazo o Serra da estrela é bem capaz de "espatifar" o Golden e de que maneira. Eu uma vez vi um serra da estrela bravo com outro cão e olha que na primeira dentada e unica pois o dono depois segurou o cão para evitar o pior, o outro canito ficou com uma perna muito mal tratada mesmo.
Não deixe que esta situação se mantenha, recorra esterelização das fêmeas ou castração dos machos, assim as alterações de comportamento têm um fim e a possibilidade de crias indesejadas tambem.
Não deixe que esta situação se mantenha, recorra esterelização das fêmeas ou castração dos machos, assim as alterações de comportamento têm um fim e a possibilidade de crias indesejadas tambem.

De certeza Aragao? Tinha ideia que o período fértil das cadelas, embora varie de cadela para cadela, ocorria sensivelmente entre o 10º e o 14º dia do cio, altura em que existe corrimento de sangue.Aragao Escreveu:
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Eu também tinha essa ideia até há muito pouco tempo. Foi só há um tempo que um veterinário (em quem eu confio bastante) me explicou que o período fértil aparece após o corrimento.
Mas já agora, gostaria de ouvir o conhecimento daqueles que sabem mais que eu nestes assuntos.
Mas já agora, gostaria de ouvir o conhecimento daqueles que sabem mais que eu nestes assuntos.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Aragão,Aragao Escreveu: Eu também tinha essa ideia até há muito pouco tempo. Foi só há um tempo que um veterinário (em quem eu confio bastante) me explicou que o período fértil aparece após o corrimento.
Isto não é assim muito linear. De facto, as cadelas podem variar estas coisas.
O "normal" é uma cadela ter cio de 6 em 6 meses, mas sabemos que existem cadelas que têm intervalos mais pequenos e outras intervalos maiores. As cadelas sangram no cio, mas há cadelas que têm o que se costuma chamar de 'cio seco' em que não existe sangramento visivel. Há cadelas que sangram nos primeiros dias e depois param, e há cadelas que sangram durante todo o cio ( a minha Mara é assim). Há cadelas ( do mesmo porte ou raça) que têm o primeiro cio com uma determinada idade, e outras têm mais cedo ou muito mais tarde.
Por tudo isto, embora se possam falar do que é mais "normal", nunca se pode ter isso como referência certa e segura.
Normalmente, independentemente do sangramento, o periodo fértil ocorre entre o 10º e o 14º dia do cio ( estando a cadela fértil vários dias ou apenas um). O pior é muitas vezes saber em que dia do cio a cadela está, particularmente se não se estiver muito atento, se a cadela viver no exterior ou se for uma cadela que tenha pouco sangramento ( ou quase nenhum)....hehehehe!
Por tudo isto há que conhecer muito bem a cadela em causa e se ela é 'certa' em termos de cios, mas para melhor segurança não há como a esterelização.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
Embora surjam variações, de fêmea para fêmea e mesmo de cio para cio, na mesma cadela, uma coisa é o PERÍODO FÉRTIL e outro é o PERÍODO DE RECEPTIVIDADE da fêmea.amg Escreveu:De certeza Aragao? Tinha ideia que o período fértil das cadelas, embora varie de cadela para cadela, ocorria sensivelmente entre o 10º e o 14º dia do cio, altura em que existe corrimento de sangue.Aragao Escreveu: Já agora, lembro-te que o período fértil da cadela, ocorre após o sangue parar de correr e não durante, por isso quando acabar o sangue ela continua em cio e os machos sabem bem disso.
Na maior parte das cadelas, a receptividade oscila entre o 11º e o 14º, normalmente coincidindo com o corrimento.
Mas este corrimento pode ser irregular ou a cadela ter um "cio seco", o que dificulta o estabelecimento da contagem dos dias de "pingadeira"

Nestes casos, um vet, mediante uma colheita vaginal e um esfregaço pode determinar com todo o rigor os dias de período fértil.
O problema

De qualquer forma, existem registos de cobrições bem sucedidas ao 1º dia de corrimento e outras ao 16º e 18º dias (3 a 4 dias após o seu desaparecimento).
Britney
... desculpe o meu lapso de há pouco ...
Separe/isole a cadela SEMPRE que os machos começarem a andarem a cheirá-la em frenesim, caso contrário poderá ter graves lutas entre estes.
Se não tenciona fazer criação, siga as sugestões que já aqui lhe deram - esterilização e pronto: Harmonia na matilha

+ uma vez .... desculpe a escorregadela .
Um abraço
Última edição por LindAlba em sexta ago 06, 2004 2:29 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Depende da cadela, em muitos casos é assim, mas em outros matêm corrimento mesmo durante o periodo fertil, se bem que o corrimento tem um aspecto menos ensanguentado.Aragao Escreveu: Eu também tinha essa ideia até há muito pouco tempo. Foi só há um tempo que um veterinário (em quem eu confio bastante) me explicou que o período fértil aparece após o corrimento.

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá Paulo,
Com sempre, foste esclarecedor. Já agora aproveito a embalagem para colocar algumas dúvidas.
Das duas cadelas que tenho (se a minha mulher tiver a ler isto, já vou levar porrada em casa…) uma tem o cio certinho (6 em 6 meses, por isso a minha agenda avisa sempre a tempo e horas) a outra também não!
Aliás, a outra cadela, costuma saltar cios, como é o caso presente, já devia ter tido o cio há mais de 3 meses. Da última vez correu tudo fantástico as duas cadelas tiveram o cio ao mesmo tempo, por isso ficaram na quinta e os machos vierem para Lisboa, que assim ninguém se chateia (normalmente apenas temos dois cães connosco em lx) e eu estava cheio de esperança que as cadelas sincronizassem os cios (normal entre os mamíferos) e fosse uma alegria… pois…
Quando se aproximou a data uma delas entrou em cio a a outra também não. Separamos a que tinha o cio e continuamos a prestar atenção à outra, dois meses depois reparei um dos cães passou a ficar muito interessado na parte da trás da cadela e decidimos separá-la dos outros e ficamos à espera. Já se passou mais de um mês e nada… A questão é serão cios secos como tu disseste, ou a cadela saltou completamente o cio?
Isto causa algum incomodo à pobre bicha, pois obriga a que ela esteja isolada durante mais tempo que o necessário, pois existe sempre o risco de o cio surgir de repente. Haverá alguma maneira de uma pessoa saber se ela saltou ou cio?
P.S. não, não faço operações aos meus cães, não tenho nada contra quem faz, mas eu pessoalmente (e apenas isso) não gosto.
Com sempre, foste esclarecedor. Já agora aproveito a embalagem para colocar algumas dúvidas.
Das duas cadelas que tenho (se a minha mulher tiver a ler isto, já vou levar porrada em casa…) uma tem o cio certinho (6 em 6 meses, por isso a minha agenda avisa sempre a tempo e horas) a outra também não!

Aliás, a outra cadela, costuma saltar cios, como é o caso presente, já devia ter tido o cio há mais de 3 meses. Da última vez correu tudo fantástico as duas cadelas tiveram o cio ao mesmo tempo, por isso ficaram na quinta e os machos vierem para Lisboa, que assim ninguém se chateia (normalmente apenas temos dois cães connosco em lx) e eu estava cheio de esperança que as cadelas sincronizassem os cios (normal entre os mamíferos) e fosse uma alegria… pois…
Quando se aproximou a data uma delas entrou em cio a a outra também não. Separamos a que tinha o cio e continuamos a prestar atenção à outra, dois meses depois reparei um dos cães passou a ficar muito interessado na parte da trás da cadela e decidimos separá-la dos outros e ficamos à espera. Já se passou mais de um mês e nada… A questão é serão cios secos como tu disseste, ou a cadela saltou completamente o cio?
Isto causa algum incomodo à pobre bicha, pois obriga a que ela esteja isolada durante mais tempo que o necessário, pois existe sempre o risco de o cio surgir de repente. Haverá alguma maneira de uma pessoa saber se ela saltou ou cio?
P.S. não, não faço operações aos meus cães, não tenho nada contra quem faz, mas eu pessoalmente (e apenas isso) não gosto.