O que destingue os verdadeiros criadores?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

sexta ago 06, 2004 1:00 pm

Olá a todos, já levantei esta questão mais de que uma vez a alguns criadores amigos... O que os destingue de criadores amadores??? Será que a participação em concursos caninos ( que por vezes deixa algumas duvidas no que respeita ao vencedor do concurso) e um papel passado pelo CPC que deveria garantir a qualidade do animal de determinada raça é sufeciente???
Eu acho que não...
Quantos cães e gatos temos por ai, com todos os papeis, e que da raça só tem é mesmo o papel, porque em termos de estalão poucos são os pontos que cumprem.
Sera possivel dar a volta a esta cituação criando um métedo de criação padrão para cada raça e que obrigue o criador a possuir equipamento, espaço, condiçoes de hegiene,cuidados medicos e conhecimentos para poder criar? No fundo era certificar e acreditar pessoas e instalações para a pratica da criação, ai sim, acho que teriamos cães com muita qualidade, e papeis comprovatorios de que aquele animal teve todas as condicões de higiene, cuidados medicos etc.
Não sei se estou a dizer uma grande asneira mas gostava de saber as vossas opiniões.
Muito obrigado

Joka
Última edição por Joka em sexta ago 06, 2004 1:03 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta ago 06, 2004 1:03 pm

Boas

Se fizer uma pesquisa no link abaixo vai encontrar umas dezenas de tópicos. Como verá não há fórmula única ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/search.php

Seja bem vindo
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta ago 06, 2004 1:18 pm

Efectivamente as coisas poderiam melhorar, existe um pouco de tudo, desde gente sem escrupulos até tipos que inclusivamente falsificam registos, outros que nem alimentam os cães direito, o que querem é ter mais e mais canitos para vender, enfim... :evil:

Podia haver mais fiscalização, maior rigor de critérios e um tipo que tenha canitos e nem os alimente direito devia ir conhecer a pildra, para aprender a lição.

Agora tambem lhe digo uma coisa, esses tipos que fazem todas estas artes de malabarismo são tudo menos criadores, são sim produtores a martelo.

Um criador é sempre alguem que ama os seus canitos, que os cria como filhos e lhes dá o melhor que pode. :)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 06, 2004 1:38 pm

Joka Escreveu: Olá a todos, já levantei esta questão mais de que uma vez a alguns criadores amigos... O que os destingue de criadores amadores??? Será que a participação em concursos caninos ( que por vezes deixa algumas duvidas no que respeita ao vencedor do concurso) e um papel passado pelo CPC que deveria garantir a qualidade do animal de determinada raça é sufeciente???
Eu acho que não...
Quantos cães e gatos temos por ai, com todos os papeis, e que da raça só tem é mesmo o papel, porque em termos de estalão poucos são os pontos que cumprem.
Sera possivel dar a volta a esta cituação criando um métedo de criação padrão para cada raça e que obrigue o criador a possuir equipamento, espaço, condiçoes de hegiene,cuidados medicos e conhecimentos para poder criar? No fundo era certificar e acreditar pessoas e instalações para a pratica da criação, ai sim, acho que teriamos cães com muita qualidade, e papeis comprovatorios de que aquele animal teve todas as condicões de higiene, cuidados medicos etc.
Não sei se estou a dizer uma grande asneira mas gostava de saber as vossas opiniões.
Muito obrigado

Joka
O tema é recorrente e já foi discutido várias vezes, no entanto é sempre bom lembrar. No entanto, talvez facilite ( para quem já escreveu não ter de se repetir) se fizer a pesquisa sugerida pelo Vasco.

Quanto aos erros, peço desculpa, mas não resisti.......
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 06, 2004 1:41 pm

Moca32 Escreveu: ...
Um criador é sempre alguem que ama os seus canitos, que os cria como filhos e lhes dá o melhor que pode. )
+ palavras para quê ?????
siga esta dica do vasco ... até vai ficar surpreendido com a disparidade de pensamentos e visões existentes
VascoV Escreveu: ...
Se fizer uma pesquisa no link abaixo vai encontrar umas dezenas de tópicos. Como verá não há fórmula única ;)
http://arcadenoe.clix.pt/forum/search.php
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Moca32
Membro Veterano

sexta ago 06, 2004 2:00 pm

Isto realmente hoje em dia está dificil, predomina tudo quanto é mau e os verdadeiros criadores cada vez mais se resumem a um numero diminuto...

Que venham melhores dias e que isto mude de uma vez mas para melhor. :)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta ago 06, 2004 3:23 pm

O que distingue? será o fato Armani?

A maior parte dos grandes criadores são amadores... que têm a sorte de ter ou alguma disponibilidade financeira, ou uma grande dose de loucura e capacidade de sacrifício, para suportar os custos que fazer uma linha de sangue acarreta (sem contar com exposições e afins...), bem como capacidade de trabalho e de estudo para se manter actualizado não só com a própria raça, mas com bases de genética, saude e nutrição animal.

Um Criador (amador ou não) tem como objectivo o melhoramento da raça em que está envolvido... tudo o resto é paisagem...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 06, 2004 5:13 pm

100 % de acordo com o casadiscaes.
Embora eu defenda - e já defendi noutros tópicos - que deveria haver uma instituição que controlasse a criação, dando garantias aos compradores não só da pureza da raça mas também das condições em que se desenvolve a criação.

Pelos vistos o CPC não é a tal.
Talvez os clubes de raça ?

Mas penso que todos estão de acordo que , para já, não há outra solução senão sermos nós (os compradores) a termos todo o trabalho.

Visitar os canis, falar com os criadores, etc.
Aliás já se tentou fazer uma lista das exigências que nós clientes devemos ter para não andarmos a sustentar quem explora os cães.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16186
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 06, 2004 6:36 pm

O que destingue os verdadeiros criadores?

O produto do acasalamento...e as consciências dos criadores...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado ago 07, 2004 12:02 am

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 5:22 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 07, 2004 9:57 am

A resposta é simples, as pessoas querem descontos a todo o custo, porque a percepção que têm dos custos de criação é de que basta juntar dois cães a fazer truca-truca, depois meter a cadela na cozinha a parir, comprar uma saca de Friskies e pronto, dinheiro fácil.
Moca32
Membro Veterano

sábado ago 07, 2004 11:33 am

Pois, é um facto que o comprador é possivelmente a peça principal neste processo, e que se ele tivesse outra atitude as coisas podiam mudar, só que como isso nunca vai acontecer, o que seria bom era serem criadas entidades de fiscalização com poderes para fechar a titulo definitivo certas explorações de canicultura e que criassem um sistema de cadastro do criador, onde podessem existir referências concretas sobre o mesmo.

ara ser sincero acho que nem isto vai acontecer nem os compradores vão mudar de atitude, mas enfim, nós que estamos insatisfeitos com esta situação, lá vamos analisando possibilidades de resolução. :(

:)
Responder

Voltar para “Cães”