Hummmm.... eu juraria que sei quem é, a avaliar pela zona e pela descrição do senhor.
Eu já passei por essa experiência. Um dos passeios que costumo dar com os meus cães é de manhã bastante cedo, muitas vezes antes das 8h e na marginal onde, a essa hora, praticamente não anda ninguém, apenas uns "atletas" e pouco mais. Isso permite que leve os cães sem a trela, pois nesse longo passeio junto ao mar ñão há trânsito e é uma das formas de eles poderem correr se estiverem para aí virados.
O que me surpreendeu foi ele ter-me dito, de forma realmente um pouco alucinada, que um dos cães lhe tinha mordido. Como era possível? Surpreendido, julguei que o senhor estivesse a brincar, mas não, ele estava mesmo furioso. Absolutamente incrédulo (nunco tal tinha acontecido...)pedi-lhe que mostrasse o ferimento, mas ele preferiu continuar a corrida a barafustar, que chamava a polícia.
Moral da história. Aliás, morais da história, porque ela deve ser encarada de todas as facetas.
Eu tenho a certeza absoluta que nenhum dos meus cães teria um procedimento desses. Há cinco anos que ando com eles na via pública e nunca houve qualquer problema, não só por serem extremamente dóceis e pacíficos, como sociáveis. Quando muito, um deles ter-se-á aproximado do senhor para o cheirar, ter-lhe-á tocado ao de leve e tê-lo-á assustado... Mas nem isto terá acontecido. Durante todos estes anos já passámos por milhares de pessoas a passear, a correr, por ciclistas, enfim, por uma série de situações a que se habituaram e lá vão seguindo perfeitamente indiferentes.
No entanto, após esse episódio, eu passei a evitar passar por ele (vi-o depois mais umas vezes). Por uma questão de respeito pela eventual fobia que ele tenha em relação aos cães. Há pessoas que criam fobias graves a várias coisas, entre elas aos cães. Este aliás não é o único caso que conheço.
Por outro lado, de facto, é proibido andar com os cães sem ser pela trela. Não podemos evocar teorias ou usar argumentos em relação a isto, pois de outra forma as leis nunca se cumpririam. O que julgo é que se deve usar de bom senso. Ao mínimo sinal de que os meus cães estão ou irão potencialmente prejudicar ou assustar alguém, eu evito as situações, mesmo que as pessoas se revelem estúpidas ou mesmo indelicadas.
Eu tenho sempre isto em mente: as pessoas por quem passo não têm obrigação de gostar, ou de aturar os meus cães, mesmo que eles se limitem a cheirá-las.
Isto não é uma crítica à reacção da Rainbow ao colocar aqui o tópico. Eu na altura também fiquei furioso pela forma agressiva como o senhor se me dirigiu.
O que me aconteceu a mim e à Rainbow foi uma situação insólita e imprevisível. Só isso. Mas temos que ter paciência... quem anda à chuva molha-se. Mas resta-nos a consolação de na maior parte das vezes não chover