Doença Rara!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Olá,
Recebi este e-mail com um apelo que me comoveu. Como não posso ajudar, já que não conheço a doença, transcrevo o pedido e espero que os mais entendidos na matéria possam ajudar de alguma maneira este dono preocupado.
Caros amigos,
Desta vez escrevo-vos, não para partilhar informação, como tem vindo a ser mais habitual, mas para pedir ajuda.
O caso é o seguinte: Há cerca de um ano atrás, encontrei um cão (pastor alemão, não sei se cruzado ou puro) que acolhi e integrei na minha família.
Não sei ao certo a sua idade, mas já não é jovem garantidamente. A dada altura, no ano passado, começou a desenvolver uma série de sintomas que acabaram por ser identificados, através de biopsia, como pertencendo à doença "Pênfigus Vulgar" (que de vulgar só tem o nome, uma vez que, dentro das variantes do Pênfigus, é a mais rara). Trata-se de uma doença crónica (não se conhecem ou são ínfimos os casos de
remissão total dos sintomas) de natureza sistémica imunomediada,
que ataca essencialmente os tecidos mucosos ou de transição
muco-cutânea. Ou seja, à semelhança do que acontece com o LÚPUS,
as defesas do organismo atacam os próprios tecidos, incidindo as
lesões resultantes em zonas como o nariz, a boca, as unhas, o
prepúcio, etc.. O tratamento foi iniciado já no final do ano
passado, e consistiu na ministração diária de doses (cuja
quantidade foi variando com o avanço ou remissão dos sintomas) de
Prednisolona (um cortico-esteróide anti-inflamatório e
imuno-depressor) com uma posterior combinação com Azatioprina (que
inibe a produção de linfócitos T a nível medular). Quem tem
familiares com LÚPUS certamente não é alheio a este tipo de
tratamentos, que aparentemente serão os únicos conhecidos para este
tipo de doenças. Entre outras complicações derivadas da
doença e do próprio tratamento (esta situação acaba por se tornar
num pau de dois bicos), ele começou a demonstrar uma enorme
tendência para fazer feridas (que é própria também da doença,
ao que julgo saber), e uma enorme dificuldade de cicatrização, que
é própria da ministração prolongada de cortico-esteróides.
Neste momento ele tem uma ferida na zona do cotovelo que pura e
simplesmente não cicatriza, nem com pontos. O próximo passo é
retirar-lhe completamente a medicação, por forma a anular o efeito
dos córticos, mas o espectro da incerteza paira sempre. É tão
possível que a ferida feche, como que comece a necrosar e, enfim...
com tudo o que isso acarreta. Efectivamente não sei como vai ser
o amanhã, pois os médicos não estão habituados a lidar com um
caso clínico deste calibre, e o conhecimento desta doença não é
grande. O que vos venho pedir é que, caso saibam ou conheçam
quem saiba, me indiquem pessoas que ou tenham passado por casos
idênticos ou que conheçam a patologia, ou que tenham conseguido
curar animais com terapias alternativas, etc., me informem. A
cada dia que passa sinto a vida do meu bom e fiel amigo fugir-me por
entre os dedos, como areia fina. Sei que compreendem o que isto
significa. Se puderem, por favor, não deixem de me enviar
contactos ou informações, ou até divulgar esta mensagem, que eu
bem apreciarei.
Obrigado a todos.
Rui Miguel
Recebi este e-mail com um apelo que me comoveu. Como não posso ajudar, já que não conheço a doença, transcrevo o pedido e espero que os mais entendidos na matéria possam ajudar de alguma maneira este dono preocupado.
Caros amigos,
Desta vez escrevo-vos, não para partilhar informação, como tem vindo a ser mais habitual, mas para pedir ajuda.
O caso é o seguinte: Há cerca de um ano atrás, encontrei um cão (pastor alemão, não sei se cruzado ou puro) que acolhi e integrei na minha família.
Não sei ao certo a sua idade, mas já não é jovem garantidamente. A dada altura, no ano passado, começou a desenvolver uma série de sintomas que acabaram por ser identificados, através de biopsia, como pertencendo à doença "Pênfigus Vulgar" (que de vulgar só tem o nome, uma vez que, dentro das variantes do Pênfigus, é a mais rara). Trata-se de uma doença crónica (não se conhecem ou são ínfimos os casos de
remissão total dos sintomas) de natureza sistémica imunomediada,
que ataca essencialmente os tecidos mucosos ou de transição
muco-cutânea. Ou seja, à semelhança do que acontece com o LÚPUS,
as defesas do organismo atacam os próprios tecidos, incidindo as
lesões resultantes em zonas como o nariz, a boca, as unhas, o
prepúcio, etc.. O tratamento foi iniciado já no final do ano
passado, e consistiu na ministração diária de doses (cuja
quantidade foi variando com o avanço ou remissão dos sintomas) de
Prednisolona (um cortico-esteróide anti-inflamatório e
imuno-depressor) com uma posterior combinação com Azatioprina (que
inibe a produção de linfócitos T a nível medular). Quem tem
familiares com LÚPUS certamente não é alheio a este tipo de
tratamentos, que aparentemente serão os únicos conhecidos para este
tipo de doenças. Entre outras complicações derivadas da
doença e do próprio tratamento (esta situação acaba por se tornar
num pau de dois bicos), ele começou a demonstrar uma enorme
tendência para fazer feridas (que é própria também da doença,
ao que julgo saber), e uma enorme dificuldade de cicatrização, que
é própria da ministração prolongada de cortico-esteróides.
Neste momento ele tem uma ferida na zona do cotovelo que pura e
simplesmente não cicatriza, nem com pontos. O próximo passo é
retirar-lhe completamente a medicação, por forma a anular o efeito
dos córticos, mas o espectro da incerteza paira sempre. É tão
possível que a ferida feche, como que comece a necrosar e, enfim...
com tudo o que isso acarreta. Efectivamente não sei como vai ser
o amanhã, pois os médicos não estão habituados a lidar com um
caso clínico deste calibre, e o conhecimento desta doença não é
grande. O que vos venho pedir é que, caso saibam ou conheçam
quem saiba, me indiquem pessoas que ou tenham passado por casos
idênticos ou que conheçam a patologia, ou que tenham conseguido
curar animais com terapias alternativas, etc., me informem. A
cada dia que passa sinto a vida do meu bom e fiel amigo fugir-me por
entre os dedos, como areia fina. Sei que compreendem o que isto
significa. Se puderem, por favor, não deixem de me enviar
contactos ou informações, ou até divulgar esta mensagem, que eu
bem apreciarei.
Obrigado a todos.
Rui Miguel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Desculpem lá a minha 'insensibilidade', mas o que é que um animal de idade avançada e a passar por todo este sofrimento está a fazer ainda vivo? Se fosse meu já tinha sido misericordiamente eutanasiado!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Paulo, desculpa mas não concordo. Por essa ordem de ideias abatiam-se todos os animais com mais idade que tivessem alguma doença crónica...PauloC Escreveu: Desculpem lá a minha 'insensibilidade', mas o que é que um animal de idade avançada e a passar por todo este sofrimento está a fazer ainda vivo? Se fosse meu já tinha sido misericordiamente eutanasiado!
Cabe ao dono tomar essa decisão, e no caso de o animal ainda poder ter qualidade de vida, não vejo porque não tratá-lo.
Graças a esse tipo de mentalidade, um PA de 8 anos com linfoma morreu...ele iria morrer de qualquer forma, mas os donos estavam dispostos a gastarem o que fosse preciso para lutar contra a doença e dar ao cão qualidade de vida - e há diversos casos documentados lá fora de cães que viveram mais de 1 ano com esta doença, em remissão - só que vivemos num pais tão pequinininininino que para se poder comprar os medicamentos do protocolo de quimioterapia quase que foi preciso ir pedir licença ao Papa...passado um mês sem o tratamento adequado (isto após um mês gasto em análises e punções cujos resultados levaram de 7 a 15 dias úteis a chegar!) claro que o cão morreu, preferimos pô-lo a dormir do que continuar a lutar contra um sistema que não funciona...o verdadeiro cancro da nossa sociedade, a estupidez, ignorancia, prepotencia e a burocracia.
... Sou a favor da eutanasia, mas nunca se o animal tiver hipóteses de viver com qualidade e o dono tiver as condições para o tratar...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ó Paulo, onde é que diz que o cão é de idade avançada ?
Diz que já não é jovem o que pode querer dizer que tem mais de 4 anos.Isso não faz dele um sénior.
Além disso, só o dono pode avaliar se vale ou não a pena continuar a lutar pela vida do cão.
Depende da afeição do dono e do sofrimento do bicho.
Diz que já não é jovem o que pode querer dizer que tem mais de 4 anos.Isso não faz dele um sénior.
Além disso, só o dono pode avaliar se vale ou não a pena continuar a lutar pela vida do cão.
Depende da afeição do dono e do sofrimento do bicho.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Bem.....pelos vistos enganei-me!!
Na verdade, nestas circunstâncias, e outras que há bem piores, os donos é que devem decidir. Mas espero bem que o façam também a pensar no cão, porque às vezes o facto de lhes prolongar a vida apenas para que fiquem mais uns meses ou um ano connosco, é prolongar-lhes o sofrimento....e não sei até que ponto o nosso suposto altruismo não é na realidade egoismo.
Abraços
Paulo C.
Ok...deve ter uns quatro anos, porque num cão de 4 anos dá para ver garantidamente que não é jovem.Não sei ao certo a sua idade, mas já não é jovem garantidamente
Ou seja, à semelhança do que acontece com o LÚPUS, as defesas do organismo atacam os próprios tecidos, incidindo as lesões resultantes em zonas como o nariz, a boca, as unhas, o prepúcio, e....
Entre outras complicações derivadas da doença e do próprio tratamento (esta situação acaba por se tornar num pau de dois bicos), ele começou a demonstrar uma enorme tendência para fazer feridas (que é própria também da doença, ao que julgo saber)
Neste momento ele tem uma ferida na zona do cotovelo que pura e simplesmente não cicatriza, nem com pontos.
Isto também foi engano meu...parece que o cão afinal tem qualidade de vida.É tão possível que a ferida feche, como que comece a necrosar e, enfim... com tudo o que isso acarreta.
Na verdade, nestas circunstâncias, e outras que há bem piores, os donos é que devem decidir. Mas espero bem que o façam também a pensar no cão, porque às vezes o facto de lhes prolongar a vida apenas para que fiquem mais uns meses ou um ano connosco, é prolongar-lhes o sofrimento....e não sei até que ponto o nosso suposto altruismo não é na realidade egoismo.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Paulo, existem inumeros cães com esta doença por este mundo fora. Que vivem com qualidade de vida, MAS que têm acesso aos tratamentos correctos e adequados a partir do momento em que são diagnosticados... :p aí é que reside a diferença. Em Portugal mais vale abater sim...por razões que (nem) todos conhecemos...provavelmente este cão não teria chegado a este ponto da doença se vivesse num país com mais recursos...PauloC Escreveu: Bem.....pelos vistos enganei-me!!Ok...deve ter uns quatro anos, porque num cão de 4 anos dá para ver garantidamente que não é jovem.Não sei ao certo a sua idade, mas já não é jovem garantidamente
Ou seja, à semelhança do que acontece com o LÚPUS, as defesas do organismo atacam os próprios tecidos, incidindo as lesões resultantes em zonas como o nariz, a boca, as unhas, o prepúcio, e....Entre outras complicações derivadas da doença e do próprio tratamento (esta situação acaba por se tornar num pau de dois bicos), ele começou a demonstrar uma enorme tendência para fazer feridas (que é própria também da doença, ao que julgo saber)Neste momento ele tem uma ferida na zona do cotovelo que pura e simplesmente não cicatriza, nem com pontos.Isto também foi engano meu...parece que o cão afinal tem qualidade de vida.É tão possível que a ferida feche, como que comece a necrosar e, enfim... com tudo o que isso acarreta.
Abraços
Paulo C.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois é..mas o que devia ser é uma coisa e o que é, é outra coisa. A realidade é o que temos e não o que deviamos ter. Facto é que o cão chegou a este estado. Se não devia ter chegado é outra discussão, mas a verdade é que chegou! Está como está, e na minha opiniao está a sofrer muito.
Sendo assim volto a repetir a pergunta que fiz no meu tópico inicial.
Sendo assim volto a repetir a pergunta que fiz no meu tópico inicial.
Pelo relato acho que o melhor mesmo é por o canito a dormir,acho sofrimento demais.
Qualidade de vida requer mais que medicamentos e atenção,se o animal não apresenta melhoras,como é o caso, a eutanasia é de facto o mais digno para ele.
«Neste momento ele tem uma ferida na zona do cotovelo que pura e simplesmente não cicatriza, nem com pontos.»
Se isto é qualidade de vida... O que vão fazer a seguir cortar a perna ?
Concordo com o PauloC, mais explicito que aquilo que ele mencionou, acho que não poderia haver.
Qualidade de vida requer mais que medicamentos e atenção,se o animal não apresenta melhoras,como é o caso, a eutanasia é de facto o mais digno para ele.
«Neste momento ele tem uma ferida na zona do cotovelo que pura e simplesmente não cicatriza, nem com pontos.»
Se isto é qualidade de vida... O que vão fazer a seguir cortar a perna ?
Concordo com o PauloC, mais explicito que aquilo que ele mencionou, acho que não poderia haver.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Meus amigos,
eu também concordo e defendo a eutanásia em casos extremos, mas convenhamos que é uma decisão inteiramente pessoal e o que nos é pedido neste apelo não é a nossa opinião, mas informações e ajuda para a melhor forma de tratar esta doença.
Eu também me sinto impotente porque não posso ajudar mas também não vou dizer ao dono do cão que o melhor é acabar com o sofrimento do animal porque essa decisão é só dele
eu também concordo e defendo a eutanásia em casos extremos, mas convenhamos que é uma decisão inteiramente pessoal e o que nos é pedido neste apelo não é a nossa opinião, mas informações e ajuda para a melhor forma de tratar esta doença.
Eu também me sinto impotente porque não posso ajudar mas também não vou dizer ao dono do cão que o melhor é acabar com o sofrimento do animal porque essa decisão é só dele

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Eu concordo com o Paulo, mas o que gostava mesmo, era de ver alguns comentários sobre a doença que desconheço por completo.
Se alguém souber acrescentar alguma coisa,claro!
Se alguém souber acrescentar alguma coisa,claro!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Talvez a nynf possa ajudar, ela parece conhecer a doença e até casos reais.nynf Escreveu: Paulo, existem inumeros cães com esta doença por este mundo fora. Que vivem com qualidade de vida, MAS que têm acesso aos tratamentos correctos e adequados a partir do momento em que são diagnosticados... :p
Eu nunca tinha ouvido falar de tal doença...