Eu tenho um problema com o Acktan, que é a sua relação com outros machos, nada que não seja esperado afinal estamos a falar de uma raça com cariz muito dominante e de um cão que devido ao problema da pata teve as suas relações com outros canídeos reduzidas numa altura critica do seu desenvolvimento.
Assim, o Acktan se vir outro macho (ás vezes até uma fêmea) quer logo demonstrar a sua dominância. Forma normal, cabeça sobre o lombo, pata em cima, etc.
Se o outro cão se submeter tudo bem, mas mesmo assim ele não larga o outro cão, se o outro correr ele rosna, etc. enfim, não permite ao outro animal qualquer tipo de reacção ou movimento mais rápido que 1 metro por hora…

Se o outro não se submeter, ele insiste, insiste, insiste e muito raramente se submete.
Ele não toma nenhuma atitude abertamente hostil com o outro cão, não lhe rosna, ladra ou algo do género, mexe-se sempre lentamente e sem fazer movimentos brusco, mas se o outro cão subir o nível (ou descer

Por norma, estes encontros ocorrem apenas entre o Acktan e cães vadios, quando são cão acompanhados, os outros donos tem o hábito de rapidamente afastar os seus cães.
Seguindo a lógica que os cães se entendem melhor sem um humano a complicar as coisa, eu deixo as coisas correm por si, apenas motorizando a situação para o caso de qualquer intervenção… (que é rara).
Ora como é natural este comportamento não dá jeito no dia-a-dia, quer seja no café ou em provas. Por isso acho que está na altura de eu tentar fazer um esforço sério para eliminar isto.
Qual a vossa opinião?
Que métodos e/ou formas aconselham para este caso?
Obrigado, pelos vossos conselhos.
P.S. já leram hoje o Blog do Acktan? (esta semana emprestado ao Mac!)
http://acktan.blogspot.com/