Qualidade da água
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Discutimos muito sobre a qualidade da comida dos cães, mas nunca falamos da qualidade da bebida. Afinal, devemos ter em atenção a qualidade da água que eles bebem, não acham?
Li num livro que se devia dar aos animais água destilada ou filtrada por osmose invertida. O que vos parece?
Para além disto, em todos os outros livros que tenho, falam apenas de água fresca e limpa. Mas pode ser uma água qualquer? (como por exemplo, poços, cisternas, fontes...)
E sobre os recipientes? Em outros lugares indicam que se deve usar recipientes de aço inoxidável ou de cerâmica, porque "os componentes de outras tigelas podem infiltrar-se na água e contaminá-la". Que tipo de tigela acham a "ideal" para a água do cão?
(e pensar que podia ter feito aqui uma bela de uma sondagem...)
Li num livro que se devia dar aos animais água destilada ou filtrada por osmose invertida. O que vos parece?
Para além disto, em todos os outros livros que tenho, falam apenas de água fresca e limpa. Mas pode ser uma água qualquer? (como por exemplo, poços, cisternas, fontes...)
E sobre os recipientes? Em outros lugares indicam que se deve usar recipientes de aço inoxidável ou de cerâmica, porque "os componentes de outras tigelas podem infiltrar-se na água e contaminá-la". Que tipo de tigela acham a "ideal" para a água do cão?
(e pensar que podia ter feito aqui uma bela de uma sondagem...)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Bo hoje não me oriento
O seu cão bebe:
a) Água do Luso
b) Água da torneira
c) Não sabe/não responde
(como diria o Vasco)
Na rua tenho em aluminio e uma em plástico com base em cimento em casa são em plástico e são bem lavadas diáriamente

O seu cão bebe:
a) Água do Luso
b) Água da torneira
c) Não sabe/não responde
(como diria o Vasco)

Na rua tenho em aluminio e uma em plástico com base em cimento em casa são em plástico e são bem lavadas diáriamente
Última edição por AndLemos em quarta ago 11, 2004 10:00 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:

Se a água for boa para eu beber, então também é boa para os meus cães, se a água não for boa ou me suscitar duvidas, então não serve nem para mim nem para eles.
Para cães com determinadas doenças cronicas, só mesmo água filtrada.
Quanto aos bebedorouros, ceramica própria ou inox, nada de plásticos nem para os cães nem para os gatos, por causa das bacterias

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Os meus cães bebem água da torneira ( como eu) num recipiente de plástico. Também bebem água em rios, riachos, poças de água, barragens, etc. Enfim...desde que não seja água estagnada ou manifestamente nojenta, eles bebem tudo. 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
PauloC Escreveu: Os meus cães bebem água da torneira ( como eu) num recipiente de plástico. Também bebem água em rios, riachos, poças de água, barragens, etc. Enfim...desde que não seja água estagnada ou manifestamente nojenta, eles bebem tudo.![]()
Idem, idem, aspas, aspas.
Aguita del cano para nós...
Tirando os dias que não estou em casa, em que o cão e o dono só bebem água do Luso

Recipiente de Plástico

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
100 % de acordo.nynf Escreveu:![]()
Se a água for boa para eu beber, então também é boa para os meus cães, se a água não for boa ou me suscitar duvidas, então não serve nem para mim nem para eles.
Para cães com determinadas doenças cronicas, só mesmo água filtrada.
Quanto aos bebedorouros, ceramica própria ou inox, nada de plásticos nem para os cães nem para os gatos, por causa das bacterias![]()
As minhas também gostam de beber na rua, no mar, etc...mas uma coisa é o que gostam outra é o que lhes dou, por isso concordo com a Cristina.
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Eu e todos lá em casa, bebemos água da torneira. O Tião e os gatos também bebem de poças da chuva no quintal, água de encher as bases dos guarda- sois no quintal e água que fica nos pratos dos vasos.
Bebe também de barragens, rios, riachos, fontes, chafarizes e mar... tudo lhe serve :p
Agora se forem águas paradas ou em local duvidoso, não o deixo beber
Prato de inox em casa, no quintal tem dois alguidares de plástico. De viagem tenho um recipiente de plástico que se dobra todo e trago-o na mala.
Bebe também de barragens, rios, riachos, fontes, chafarizes e mar... tudo lhe serve :p
Agora se forem águas paradas ou em local duvidoso, não o deixo beber

Prato de inox em casa, no quintal tem dois alguidares de plástico. De viagem tenho um recipiente de plástico que se dobra todo e trago-o na mala.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Falta a opçãoAndLemos Escreveu:Bo hoje não me oriento
O seu cão bebe:
a) Água do Luso
b) Água da torneira
c) Não sabe/não responde
d)O meu cão não bebe água (:p)
Na verdade os meus cães bebem água del cano, apesar de nós bebermos água comercializada (não é sempre a mesma, é a primeira que ve à mão). Têm a água em dois carrinhos de mão, afastados bastante um do outro (o terreno é algo grande), que é muada todos os dias. De vez em quando também bebem chuva e não faço ideia se eles bebem a água de uma cisterna descoberta. É sobre essa água que tenho mais dúvidas, pois não está tratada e não sei se tem bactérias. Mas os cãesestão soltos, não os consigo impedir de beber aquela água!

Sinceramente, quando li "água destilada ou filtrada por osmose invertida" também achei um exagero. Mas, nos lugares onde a água tem de ser tratada (não precisa de ser no nosso país. Por exemplo, a minha família que vive no Brasil, tem um aparelho para filtrar a água, que não é de qualidade) teremos de dar água filtrada aos cães? Ou pode ser uma qualquer, que nenhuma lhes faz mal?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Plenamente de acordo (e também com a restante intervenção).nynf Escreveu: ... Se a água for boa para eu beber, então também é boa para os meus cães, se a água não for boa ou me suscitar duvidas, então não serve nem para mim nem para eles. ...
Em relação à água da torneira, não se pode generalizar. Nem toda a água da torneira é boa. Depende dos locais. Mas em muitas localidades a água da torneira é melhor do que a que se vende em garrafa (de algumas marcas).
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Comigo é assim dou-lhes 5€ por dia e eles que bebam e comam onde quiserem.ladyxzeus Escreveu:
Falta a opção
Eu acredito que quem tem os cães dentro de casa torne a tarefa mais simples, eu mesma quando os meus cães estão em casa, cada um a sua taça e tudo ok.
Agora quando andam soltos, e quem conhece Viseu sabe que quando o calor aqui aperta é horrível, porque é um calor seco (foi uma das piores coisas que me custou a suportar quando vim para cá morar, nasci em Aveiro) é um pouco mais complicado, eu tenho pela casa (quintal)espalhadas quatro taças enormes com água, são em alumínio a excepção de uma que é em plástico com base em cimento, isto porque a Ruca o ano passado tinha o vício de brincar com as taças de água e com a de cimento não, pelas razões obvias.
As taças são grandes e todos os dias a água é mudada.
Uso água "del cano"
Ah e ainda tenho o problemas do Uhly adorar meter as patas nas taças para se refrescar.
AndLemos Escreveu:Comigo é assim dou-lhes 5€ por dia e eles que bebam e comam onde quiserem.ladyxzeus Escreveu:
Falta a opção
...
Uso água "del cano"
:p
eu também,
o meu cão adora beber da sanita...........
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm
[quote=PauloC]
Os meus cães bebem água da torneira ( como eu) num recipiente de plástico. Também bebem água em rios, riachos, poças de água, barragens, etc. Enfim...desde que não seja água estagnada ou manifestamente nojenta, eles bebem tudo.
[/quote]
Diga-me uma coisa:
Você se estivesse com sede, bebia da água das poças que referiu ou mesmo dos riachos, sem saber se no mesmo são feitas descargas, ou qualquer tipo de poluição???
É que eu acho arriscar um pouco com a saúde do cão....

[/quote]
Diga-me uma coisa:
Você se estivesse com sede, bebia da água das poças que referiu ou mesmo dos riachos, sem saber se no mesmo são feitas descargas, ou qualquer tipo de poluição???
É que eu acho arriscar um pouco com a saúde do cão....
Tem-se falado neste tópico de água boa para beber. Mas o que será água boa para beber?
A formação de subprodutos de desinfecção (tais como o clorofórmio e outros trihalometanos) aquando da desinfecção da água com produtos à base de cloro é uma preocupação substanciada por investigação científica. Estudos epidemiológicos demonstraram que o risco de desenvolvimento de cancro da bexiga, cancro do cólon e cancro rectal é tanto maior quanto maior for o período em que bebemos água com cloro. Para piorar o cenário, tomar banho em água com cloro é praticamente o mesmo que beber água com cloro, devido à absorção dérmica.
Ou seja, a água clorada contém substâncias potencialmente cancerígenas, que são os tais subprodutos da cloração. Uma forma de eliminar este e outros problemas seria precisamente através de filtros de carvão activado ou de um sistema de osmose inversa, já aqui referido.
Como mais vale prevenir do que remediar e em falta de outras alternativas de fácil implementação, pelo menos até haver mais estudos quanto aos efeitos secundários da água com cloro, cá em casa optámos por beber água engarrafada (de qualidade comprovada) e, como membros da família que são, os nossos animais também bebem água engarrafada. Entendo que para muitos tal seja um perfeito exagero, mas para nós a saúde de *todos* é uma prioridade.
Quanto ao resto, concordo em absoluto com o membro P1TuXk4. As águas dos rios, riachos, barragens, etc. podem estar contaminadas.
A formação de subprodutos de desinfecção (tais como o clorofórmio e outros trihalometanos) aquando da desinfecção da água com produtos à base de cloro é uma preocupação substanciada por investigação científica. Estudos epidemiológicos demonstraram que o risco de desenvolvimento de cancro da bexiga, cancro do cólon e cancro rectal é tanto maior quanto maior for o período em que bebemos água com cloro. Para piorar o cenário, tomar banho em água com cloro é praticamente o mesmo que beber água com cloro, devido à absorção dérmica.
Ou seja, a água clorada contém substâncias potencialmente cancerígenas, que são os tais subprodutos da cloração. Uma forma de eliminar este e outros problemas seria precisamente através de filtros de carvão activado ou de um sistema de osmose inversa, já aqui referido.
Como mais vale prevenir do que remediar e em falta de outras alternativas de fácil implementação, pelo menos até haver mais estudos quanto aos efeitos secundários da água com cloro, cá em casa optámos por beber água engarrafada (de qualidade comprovada) e, como membros da família que são, os nossos animais também bebem água engarrafada. Entendo que para muitos tal seja um perfeito exagero, mas para nós a saúde de *todos* é uma prioridade.
Quanto ao resto, concordo em absoluto com o membro P1TuXk4. As águas dos rios, riachos, barragens, etc. podem estar contaminadas.