Tenho uma duvida que gostaria que me esclarecessem: é possivel corrigir as orelhas partidas num cão? (por exemplo pastor alemão)
Obrigada

Moderador: mcerqueira
Susana, permita q discorde.sfigueira Escreveu: Não existem orelhas partidas...
Quando muito a cartilagem não tem força para as endireitar, talvez por ser um defeito genético ou não ser de raça pura...
E quem é que lhe disse a si que eu pretendo sujeitar o cão ao que quer que seja?!sfigueira Escreveu: E sujeitaria o seu cão a andar com talas nas orelhas durante meses a fio com fins estéticos?
Mas que diferença lhe faz a si?
(A minha pergunta veio a propósito duma cadela pastora alemã que tive que, sendo filha de pastores alemães da policia, NUNCA teve as orelhas espetadas)JUMP Escreveu: Susana, permita q discorde.
um traumatismo mais forte, entaladela, pancada, rasgão, pode sem dúvida afectar a cartilagem e a orelha ficar caida.
claro q os pontos q referem tem muito peso, sobretudo os acerca da pureza da raça.
é comum dizer-se q não se deve mexer nas orelhas do PA, durante o crescimento, porque se podem partir, e muitas vezes recomendações dos criadores.
isto é totalmente falso, até porque então os cachorros a brincar davam cabo das orelhas uns aos outros, é mais uma forma de os criadores se descartarem de futuras responsabilidades, se as orelhas não se aprumarem correcta e atempadamente, digamos 7meses ou mais.
agora se o cão tinha as orelhas normais e deixa de ter, algo aconteceu.
se for este o seu caso sugiro-lhe q consulte o vet. para saber q tipo de tratamento mais se adequa, cirurgico, medicamentoso ou outro.
Isso é uma questão de gosto pessoal...JUMP Escreveu: um PA com orelhas caidas é como um dobermann sem amputação.
é evidente q o animal com uma posição de orelhas erecta é muito mais bonito, o q não quer dizer mais amigo.
A cadelita era pura...JUMP Escreveu: a cadela q refere da policia, se era pura, poderia ter tido algum traumatismo no crescimento, anomalia genética, deficiências alimentares ou de fixação de cálcio.
quanto á cadelinha q vai buscar, se diz q pode não ser pura, é um tiro no escuro.
um PA com orelhas caidas é como um dobermann sem amputação.
é evidente q o animal com uma posição de orelhas erecta é muito mais bonito, o q não quer dizer mais amigo.
![]()
Existe solução para corrigir uma orelha "partida"?
Dependerá da situação e da idade do animal.Se ele fôr menos de 5 meses, uma tala resolverá na maior parte das vezes, a situação.
filipa02 Escreveu: Olá Zizi,
Mesmo que o pastor belga fosse puro, julgo que com apenas 4 meses de idade é perfeitamente normal ainda não ter as orelhas erectas e o pêlo ainda não ter crescido na sua totalidade.
Ainda é um bébé, e não sabendo se realmente é puro ou não, é muito dificil determinar como irá ficar.
Tive lá em casa uma cachorrinha para adopção, que hoje já tem um ano de idade e que só a partir dos 6 meses é que ficou com as orelhas totalmente erectas...por isso, julgo que no seu caso ainda é muito cedo para se definir como o animal vai ficar!
Saudações,
Filipa
Susana, é sem duvida uma questão de gosto pessoal....sfigueira Escreveu:Isso é uma questão de gosto pessoal...JUMP Escreveu: um PA com orelhas caidas é como um dobermann sem amputação.
O meu Max não tem as orelhas cortadas e acho que fica melhor assim...
Para além disso, o corte de orelhas com fins estéticos é ilegal...!
E se o animal nasceu assim para quê contrariar a natureza?
Agora que não se pode falar em orelhas "partidas" quando não existe lá nenhum osso, é uma realidade...