Alerta: Intermarchê vende biscoitos da marca Canilou com chocolate

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta ago 13, 2004 4:03 pm

Hoje foi comprar biscoitos para o cachorro ao intermarchê e apanhei um susto.

A Marca Canilou vende biscoitos, daqueles recheados carne, em que um dos ingredientes é o chocolate.

Os biscoitos são sortidos e um dos tipos é chocolate, como vem claramente anunciado na caixa.

Foi ver à composição e diz que tem 4% de chocolate.

Não sei se esta quantidade é o necessário para que os cães fiquem doentes.
Será?

No entanto, mesmo que tal quantidade não faça mal, ao anunciarem biscoitos com chocolate não será possível que os donos menos conhecedores pensem que o chocolate não faz mal aos cães e que até lhes dêm alguma barra de chocolate?

Quando me dei conta da situação chamei imediatamente uma funcionária e disse-lhe o que se passava. Mas penso que não vai adiantar de nada.

Não haverá alguma autoridade sanitária que vele pela qualidade dos alimentos caninos? Será legal colocar pequenas doses de veneno nos alimentos dos animais?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta ago 13, 2004 4:04 pm

Existe a Direcção Geral de Veterinária.
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

sexta ago 13, 2004 4:08 pm

só sei que hoje vi no carrefour uma barra de chocolate para cães. Pois eu comprei prq como era para cães e achava que até daria resultado quando a Becas fizesse chichi na rua e comprei, mas nunca pensei que fosse memso chocolate, só cheirei mas era mesmo chocolate!! bom ela nao comeu e eu depois deitei fora, dinheiro gasto inutilmente, nao volto a fazer!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta ago 13, 2004 4:20 pm

Já vi também da marca vitakraft, umas barras de chocolate :roll:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 13, 2004 4:25 pm

Guida__F Escreveu: ... No entanto, mesmo que tal quantidade não faça mal, ao anunciarem biscoitos com chocolate não será possível que os donos menos conhecedores pensem que o chocolate não faz mal aos cães e que até lhes dêm alguma barra de chocolate? ...
Acho esta observação pertinente. De facto, atendendo ao facto de que a generalidade das pessoas desconhece em absoluto que o chocolate é prejudicial, isto poderá entusiasmá-las a dá-lo em quantidades maiores.
Quando me dei conta da situação chamei imediatamente uma funcionária e disse-lhe o que se passava. Mas penso que não vai adiantar de nada.
Pois não, o mais certo é ela ter pensado: "olha, esta está maluquinha" :lol:

As guloseimas, tanto as destinadas às crianças, adultos e principalmente aos cães são autêntico lixo alimentar. Digo principalmente aos cães porque estes não têm critério de escolha (bem, as crianças também não...). Por isso, não me surpreende que o chocolate lá seja metido como ingrediente e se este for o mais prejudicial de todos os restantes até é uma sorte, porque nessa dose acaba por não fazer grande mossa.

Mas, apesar de tudo e dando o benefício da dúvida ao fabricante, até é possível que esse chocolate, de chocolate apenas tenha a cor e... muito açúcar, que aliás também é uma droga.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta ago 13, 2004 4:58 pm

As guloseimas de chocolate para cão ñ lhes são nocivas, pois é retirada a proteína Teobromina ao chocolate com esse fim. Os restantes ingredientes são os mesmos

O chocolate para cães pode ser consumido diariamente, durante todo o ano, como sobremesa ou simplesmente como um agrado ao cão. Barrinhas podem ser dadas inteiras, independentemente de raça ou porte. [/b]
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta ago 13, 2004 8:01 pm

Muitas vezes, escrever ao fabricante (não à distribuidora. Não ao serviço ao consumidor. Ao director). Se voltar ao supermercado poderia ver as moradas? Eu posso escrever para lá. Costuma funcionar com todas as empresas em que temos reclamações (desde a parmalat a um fabricante de brinquedos de corda na Suiça) ;)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta ago 13, 2004 8:06 pm

Pelo o que eu me recordo, não é propriamente o chocolate (cacau) que é nocivo aos cães, mas sim um componente deste. Qual era não me lembro.

Sei que existe chocolate para os cães que não é nocivo.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta ago 13, 2004 10:16 pm

Não será este chocolate inofensivo para os cães?
Eu também já vi biscoitos que pareciam ter chocolate,mas não faço ideia se será mesmo ,ou algo que não prejudique os cães... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 9:40 am

Aragao Escreveu: Pelo o que eu me recordo, não é propriamente o chocolate (cacau) que é nocivo aos cães, mas sim um componente deste. Qual era não me lembro.

Sei que existe chocolate para os cães que não é nocivo.
Como eu disse na minha resposta anterior, é a Teobromina a substância tóxica para os cães existente no chocolate.

Os chocolates para cão ñ contêm esta substância, o que torna o chocolate inofensivo para os cães!!
Guida__F
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 10:50 am

Pois :?

Mas como na embalagem não nos é dada a composição do chocolate, mas sim a percentagem de chocolate no produto: 4%, não existe forma de se saber se contém ou não a dita substância.

Para além disso a venda destes biscoitos e outros doces com chocolate está a dizer aos donos que não faz mal dar chocolate aos cães. O que pode resultar numa verdadeira tragédia se os donos se lembrarem de oferecer uma barra de chocolate humano aos seus cães.

Acrescente-se ainda que se está a habituas os cães ao gosto do chocolate, o que vai fazer com que comam qualquer pedaço que encontrem na rua, ou mesmo mesmo roubem qualquer barra de chocolate que o dono por acidente deixe em cima da mesa.
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 11:15 am

Mesmo se os ñ habituasse mos, será que eles ñ comeriam??
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sábado ago 14, 2004 1:49 pm

A minha avó todas as noites dava um quadradinho de chocolate ao cão por que ele adorava... já estava habituado ~e quando chegava aquela hora era inevitável! O Nico viveu saudável até aos 17 anos!

Acho que o chocolate só é nocivo aos cães se for dado em quantidades industriais, mas isso tb fará mal aos humanos. A diferença é que nos cães pode provocar a morte e nas pessoas poderá dar uma valente *** :) .

Susana
Guida__F
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 2:03 pm

Basta uma barra de chocolate preto ou de colinária com cerca de 150 gramas para causar a morte de um cão. :( ~

Eu não chamaria a isso quantidades industriais :?

Se calhar o cão da sua avó ganhou imunidade ao chocolate, da mesma forma que os tratadores de serpentes venenosas se injectam com pequenas quantidades de veneno de forma a ganhar imunidades.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sábado ago 14, 2004 2:30 pm

O chocolate contem uma substância que os cães não conseguem eliminar, a teobromina. 100ml/Kg deste composto pode produzir a morte de um cão, o qual para um cão de 10 Kg se alcansa com 63 KG de chocolate puro.

Estes são os dados que eu conheço e considerando que os chocolates à venda não mercado não são puros, concluo que apenas doses industriais serão fatais!

Digamos que não é aconselhavel dar chocolate a cães, até por outras razões, mas um pocaxinho não é a morte do artista!

Nunca reparei mas talvez os chocolates à venda para animais não contenham esta substância não se tornando assim um perigo letal! A gordura e outros ingredientes continuam a ser um problema a evitar.

Susana
Última edição por Miau em sábado ago 14, 2004 3:44 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”