Exposições

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

segunda jul 29, 2002 11:38 am

Olá a todos!

Antes de mais queria deixar claro que nunca fui a uma exposição, sem sei concretamente em que moldes funcionam. Embora tenha curiosidade de ir a uma, será apenas como forma de convívio e com intúito pedagógico pois não tenciono participar com o Nubi.

Quero deixar bem claro que não estou a defender ninguém nem a tomar partidos, apenas a exprimir a minha opinião (baseada no pouco que se sobre as exposições).

Apanhando um comentário do VascoV a um anterior post meu:
Desagrada-me sim duas coisas:

1- Que certos criadores levem cães a exposição que não são de sua criação. Isso para mim não é criador, mas expositor...Usar o trabalho do outro para brilhar ( ou fazer figura de urso)

Eu até compreendo o comentário do Vasco, mas não concordo.
O objectivo é premiar os cães ou os criadores?
Não são os cães o objecto de avaliação?

Se o problema é o reconhecimento do criador, que eu aí concordo que deva ser reconhecido, porque é que este não é incluido no prémio?

Tipo : cão de raça X , pretencente a Fulano Y, do criador Tal?

Assim penso que não haveria problemas, e até divulgaria o trabalho dos criadores.

Pelo que o Vasco disse, é errado levar um cão a uma exposição não sendo o cão fruto da sua criação.
Imagine que adquiria uma excelente exemplar, não o levaria a participar só porque não era "seu"?

Como digo, eu tenho a ideia que numa exposição de cães, quem é avaliado é o exemplar canino, não o criador.Pelo menos não directamente.
Não é por muito pentear o cão, por muito o treinar que ele se torna um bom exemplar ou é? Tem de haver algo mais, não é?

Posso estar errado, como tal gostava de ler a opinião do Vasco assim como de quem mais queira responder.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 29, 2002 12:06 pm

Eu também não concordo com o Vasco. Não vejo mal nenhum em expor cães criados por outros. É uma forma de os publicitar como reprodutores. A única coisa com que não concordo é que depois os êxitos desses cães sejam contabilizados pelo canil. Ou seja, se o criador X compra um cão a Y e o faz campeão não venha depois dizer que o canil X fez n+1 campeões. E também não concordo que a "fama" de certos canis seja construida inteiramente por cães criados por outros, nomeadamente no estrangeiro. Mas lá está, é questão de as pessoas não se deixarem enganar, e basta ler com atenção os catálogos das exposições para ver quem é que está empenhado em criar bons cães e aqueles que estão empenhados em "papar" concursos.

Claro que o importante é o criador mostrar e obter resultados com os cães que cria. Afinal é isso que faz o bom criador: criar bons cães. Ter bons reprodutores é apenas um dos ingredientes, há depois que saber misturá-los convenientemente. É como a cozinha: com ingredientes podres não se faz nada de jeito, mas também não é por ter bons ingredientes que se é bom cozinheiro.

Mas um cão não nasce Campeão, há muito trabalho do dono: boa alimentação, bom treino, bom grooming, etc, são fundamentais. Um mau cão nunca poderá a vir a fazer grande coisa mas há muitos casos em que excelentes cães se "perdem" em mãos de quem não sabe ou não quer tratar convenientemente deles.
Se o problema é o reconhecimento do criador, que eu aí concordo que deva ser reconhecido, porque é que este não é incluido no prémio?
É por isto que existem os afixos. É por aqui que se vê, imediatamente, quem criou o cão. A bem dizer, muitas vezes nem ligo ao dono do cão quando olho para os catálogos ou os resultados de exposição. E vamos a ser práticos: a mim interessar-me-ia que as pessoas que me compram os cães os levassem a exposição (lá está, seriam pessoas a apresentar cães que não teriam criado), seriam mais cães do meu afixo a aparecer nos ringues. E é claro que eu contabilizaria (e contabilizo) os sucessos desses cães como meus.

Quanto a serem os cães a serem julgados por si, independentemente do resto: sim e não. Não esqueçamos que as exposições são denominadas de "beleza". Por isso o treino, o grooming, a forma de apresentar tem muita influência, sobretudo quando se chega às classificações. Ou seja, os qualificativos (exc., muito bom, bom e suf.) devem estar de acordo com a qualidade intrínseca do cão, mas depois os lugares (1º a 4º) são influenciados por muitas coisas. Às vezes basta o cão levantar as orelhas no momento certo para decidir uma classificação. Por isso é que muitas vezes os "estreantes" não têm quaisquer hipóteses de ficar bem colocados, sobretudo se concorrem com "criadores" - e depois vêm dizer que não vale a pena, que é tudo para os criadores. Por isso, se quiserem levar os vossos cães a exposição, não "caiam" de pára-quedas: aconselhem-se antes com o criador, muitos criadores passam os cães que criaram pertencentes a outras pessoas e têm uma opinião mais objectiva sobre o real valor do cão, enquanto representante da sua raça.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça jul 30, 2002 8:50 pm

Estou a ver que não me expressei bem...

Estou a falar de casos concretos em que, como a Sealords diz os "criadores" se apropriam dos titulos de esses cães e de outros casos em que se compram cães a criadores internacionais conceituados e de repente estes aparecem em portugal com o afixo da pessoa que os comprou...

Não são tão invulgares quanto isso...
navegante
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm

terça jul 30, 2002 10:59 pm

Que coisa

Essa gente só sabe falar de cachorro de criador, de criador Bla, Bla Bla. Parece que quem vende em loja é vigarista.

Dêm valor aos outros gente
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta jul 31, 2002 1:22 am

SeaLords

Claro que o importante é o criador mostrar e obter resultados com os cães que cria. Afinal é isso que faz o bom criador: criar bons cães. Ter bons reprodutores é apenas um dos ingredientes, há depois que saber misturá-los convenientemente. É como a cozinha: com ingredientes podres não se faz nada de jeito, mas também não é por ter bons ingredientes que se é bom cozinheiro - Julgo que se está a esquecer de um pormenor muito importante no que toca a algumas raças sobretudo as do 7º grupo e 8º, que é os animais serem capazes de desempenharem as suas funções. Julgo ser estritamente necessário os criadores das mesmas terem isto em atenção.

Mas um cão não nasce Campeão, há muito trabalho do dono: boa alimentação, bom treino, bom grooming, etc, são fundamentais. Um mau cão nunca poderá a vir a fazer grande coisa mas há muitos casos em que excelentes cães se "perdem" em mãos de quem não sabe ou não quer tratar convenientemente deles - A teoria é essa, mas na prática um cão por "muito bom" que seja, se não tiver um Afixo de peso, dificilmente será Campeão.

"... Ou seja, os qualificativos (exc., muito bom, bom e suf.) devem estar de acordo com a qualidade intrínseca do cão, mas depois os lugares (1º a 4º) são influenciados por muitas coisas. Às vezes basta o cão levantar as orelhas no momento certo para decidir uma classificação. Por isso é que muitas vezes os "estreantes" não têm quaisquer hipóteses de ficar bem colocados, sobretudo se concorrem com "criadores" - e depois vêm dizer que não vale a pena, que é tudo para os criadores. Por isso, se quiserem levar os vossos cães a exposição, não "caiam" de pára-quedas: aconselhem-se antes com o criador, muitos criadores passam os cães que criaram pertencentes a outras pessoas e têm uma opinião mais objectiva sobre o real valor do cão, enquanto representante da sua raça" - Neste ponto concordo em parte consigo. Efectivamente um estreante, tem muita dificuldade quando concorre com um criador. Mais que não seja, o estriante não tem com quem aprender, nem onde ir buscar informação, a não ser que conheça alguém do meio, doutra forma vai para ringue, como um "anjinho". Aqui julgo que o CPC deveria ter uma acção mais pedagógica.
Onde estamos em desacordo é no facto dos juizes preferirem os criadores aos estriantes. E quanto a isto não tenho a minima dúvida.
Ao cão do criador, as pequenas faltas ou defeitos são perdoadas, ao estriante não.
.

Lamento que ter esta visão tão pessimista das Exposições, mas como já disse uma vez, não são mais do que uma panela instituida - Pelo menos na raça onde o Moço concorre.

Um abraço

Tiago
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 31, 2002 9:31 am

- Julgo que se está a esquecer de um pormenor muito importante no que toca a algumas raças sobretudo as do 7º grupo e 8º, que é os animais serem capazes de desempenharem as suas funções. Julgo ser estritamente necessário os criadores das mesmas terem isto em atenção
Caro FAbarn, não são apenas os cães do 7º e 8º grupo (pela classificação da FCI) que têm de ser capazes de desempenhar as suas funções, mas sim todos os cães. Infelizmente , como já aconteceu a muitas raças, e está acontecendo a muitas outras o desejo de ganhar exposições, de ver os seus cães premiados ao ais alto nivel, leva muitos criadores a pensaram só na morfologia do cão, esquecendo o seu tipico carater. Havendo portanto, cães campeões de todo quanto é sitio, mas que se forem testado (segundo o teste de caracter especifico da raça), nada farão.
Há que ter a sensibilidade e bom senso de tentar preservar o temperamento original de cada raça, a sua função para o trabalho (aqui já deveria entrar o CPC e clubes da raça com TT ), afinal a criação de uma determinada raça deveria ser pautada por 3 "palavras" : caracter - saude - morfologia, não ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jul 31, 2002 9:53 am

Adoro apresentar os cães do meu afixo, é o resultado do meu trabalho como criador que está patente no ringue.

Mas os meus cães tiveram uma origem, precisam de sangue novo, para manter uma linha saudável e consistente.

Se eu tenho um excelente cão que adquirí para inserir na minha linha ou na linha que espero construir, o que eu tenho que fazer é mostar o cão, e torna-lo conhecido pois e em princípio, vai passar a constar do pedigree de cachorros do meu afixo.

Dá-me muito mais prazer apresentar cães do meu afixo, mas se eu tiver um bom cão (que até pode não ter afixo nenhum) podem ter a certeza que o vou apresentar, até mesmo concorrer com ele contra os meus próprios cães.

Não sou criador de Setters, nem sequer gosto da raça (gosto da minha cadela - felizmente para ela não sou racista ;) ) mas a minha é excelente e por isso tenho todo o prazer e orgulho em a apresentar.

Não procuro cães para ganhar exposições, procuro exemplares que traduzam a minha visão da raça, para que um dia a minha linha seja reconhecida como uma boa linha. As exposições são o método que eu tenho (para além da minha própria perspectiva) de avaliar o meu trabalho.

Um conselho, não desistam ou fiquem desmoralizados pelo facto de um juiz não gostar do vosso cão, continuem a concorrer e façam uma aferição pela média dos resultados (com o mesmo juiz e o mesmo cão em duas exposições seguidas já tive resultados diametralmente opostos), mas é a visão que se tem da raça que deve prevalecer - Esta visão não deve ser estática, deve acompanhar o desenvolvimento que cada raça tem, não pode permitir que a raça se divida, pelo que o estudo e a observação de outros cães é uma constanté, é uma ferramenta de trabalho do criador.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta ago 01, 2002 10:51 am

Última edição por SeaLords em terça dez 09, 2008 2:46 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta ago 02, 2002 3:07 pm

Olá,

Eu sou nova aqui e parece-me que é a primeira vez que estou a responder a algum tópico do forum. Eu tenho dois cockers que estou seriamente a pensar levar a exposições. Aparentemente, eles são bons exemplares, segundo o que me foi dito por algumas pessoas conhecedoras da raça. No entanto tenho algum receio, pois sei que é a primeira exposição em que vou concorrer e como os cães não têm muito treino em questões de handling, não se vão safar muito bem. Eu estou a encarar isto como um treino, no entanto gostava de algumas dicas para poder ter um resultado minimamente aceitável.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 02, 2002 3:14 pm

podes sempre começar pelos concursos... só há taças em jogo, não contam para campeonato e são óptimos para treinar os cães...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta ago 02, 2002 3:38 pm

Mas que tipo de concursos? Eu só conheço o campeonato mesmo.

Sandra
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 02, 2002 8:37 pm

Nos concursos só há duas categorias: jovens (entre os 6 e os 15 meses) e os adultos (+ de 15 meses). Com dois Juizes, é a feijões (embora alguns dêm libras de ouro).

O CPC divulga-os normalmente aos expositores da área... ligua para o cpc que te dão a informação
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”