Ajuda - Cão irrequieto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AngelaP
Registado: sexta ago 20, 2004 9:34 am

sábado ago 21, 2004 7:47 am

Ola a todos!
É a primeira vez que participo neste fórum e venho por este meio pedir se alguém me pode ajudar com uma situação um pouco "grave" ( para mim).
Entao é o seguinte : Tenho um cão com 3 anos e meio, é um boxer arraçado de perdigueiro. É um cão muito meigo, sempre na brincadeira mas tenho um problema, é muito irrequieto, está sempre a correr dum lado para o outro ( moro num apartamento) e ladra muito. Até aqui tudo normal eu sei,mas, vou mudar de casa e para onde vou a casa é mais pequena do que a actual. Tenho o azar de ir ter um vizinho que é muito incomodado e tudo lhe faz confusão. O cão quando saimos de manha ladra muito e depois nao se cala e fica a uivar. Infelizmente se o problema não for resolvido vou ter que dar o meu precioso cãozinho mas isso [u]Não[/u] queria fazer pois para mim ele é como um filho :)
Ja agora sempre que ele vai á rua tambem é muito nervoso, está sempre a puxar e não obdece a nada :(
Gostaria que me ajudassem a dar umas dicas para poder acalma-lo.
Desde já o meu obrigado
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado ago 21, 2004 8:40 am

Olá!

Leia o livro "A Encantadora de Cães" da Jan Fennel (acho que é assim o nome :oops: ) ou então leve o seu cão a uma boa escola de treino.

Se diz que o cão para si é como um filho, como é que põe sequer a hipótese de ter que o dar? :o
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sábado ago 21, 2004 8:46 am

Bem vinda

com 3 anos.....? boa sorte
das duas uma...ou tenta se cultivar mais um pouco sobre a educaçao basica de um cao... ou entao procure uma escola ou alguem mais experiente para ajuda-la..
e o pior...pelo que voce referiu no comportamento do cao...ele smp foi extremamente mimado e criou uma dependencia escessiva pelo dono!
...
boa sorte...pq vai precisar dela! com a idade dele e com esse comportamento...vai ser complicado, principalmente diminuir a dependecia!

e se quizer tentar educa-lo por si mesma...o pessoal pode lhe dar umas dicazinhas...eu agora tou sem tempo...
posso lhe adiantar...o que julgo ser o primeiro passo no caso do mau comportamento
Começe imediatamente a repreende-lo SEMPRE que ele fizer alguma coisa errada! e quando falo em repreensao nao é para lhe pedir em tom de "por favor para com isso" tem que ser Firme!
agora o mais complicado ainda, é excessiva dependencia...
isso dá mt que falar ainda...
bem...mas o pessoal por certo irá começar a dar-lhe umas dicas!

cmp
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

sábado ago 21, 2004 8:47 am

Bem em 1º lugar o seu cão tem sangue de Boxer,por isso é uma autentica criança hiper activa,pois estes cães mesmo depois de adultos adoram brincar e correr.Os cães de grande porte precisam de andar ou correr pelo menos 2 horas por dia.Para ele acalmar perca um tempinho levando-o a correr na areia os Boxer's adoram.Em relação ao ladrar muito pode ser a pedir atenção,experimente quando sai de casa a deixar uma peça de roupa sua para ele sentir o cheiro do dono/a.
Se o seu vizinho se incomoda então tem um problema pois está a lidar com dois animais,o seu e o seu vizinho.
Agora se gosta de facto do seu cão como diz não o deveria dar,os animais são como as pesssoas criam fortes laços,não é por acaso que existem casos de canitos que morrem por sentir a falta do dono quando são abandonados.Pense nisso e mande o seu vizinho á fava,pois vizinhos desses todos nós temos um.Consulte um veterinario e explique a sua situação ele certamente saberá o que fazer.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado ago 21, 2004 10:36 pm

Com três anos pode ser muito possível treiná-lo. Fiz isso com o meu ;)

Faça como eu fiz: vá com calma. Leia o livro (ainda não o li :oops: ) e vá começando a caminha muito com ele. Olhe para a sua zona e invente mil e um caminhos (todos os caminhos vão dar a Roma ;) ) e vão os dois passear. Ando a fazer isso com o meu, que não podia ver um cão a frente e era muito "puxão", e agora está muito melhor. Quase não puxa e ignora os outros cães ;)

Boa sorte :D
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

sábado ago 21, 2004 11:52 pm

Angela, para controlar o facto do canito puxar demasiado a trela habitue-o a andar SEMPRE ao seu lado, e com trela curta!
Mesmo a trela tenha 2 metros, dê-lhe só um 75 cm de trela, e não puxe constantemente. Vá dando puxões, que eles aprendem melhor. Se puxar constantemente, é para si, e para eles, que vão com problemas na respiração!

Quando chegar a um parque, solte-o ou dê-lhe folga na trela!!

Se for persistente ele há-de aprender. Não se esqueça do biscoito, ele gosta de ser recompensado. É uma forma de ele saber que a deixou satisfeita. ;)
AngelaP

domingo ago 22, 2004 8:54 am

Ola!
Quero agradecer a todos pelas vossas dicas por isso fica desde já um Grande Obrigado!!
Quando coloquei a hipotese de dar o meu Bruttus não foi da minha cabeça que surgiu essa ideia mas sim de outra pessoa, eu compreendo porque é que ela disse isso mas tem que compreender que todos la em casa estamos muito apegados ao nosso "touro" e que a ideia de da-lo está Completamente fora de questão.
Ja comecei a fazer o que me sugeriram e podem não acreditar mas o cão parece que esta sentido connosco...é que dantes quando entravamos em casa era uma grande brincadeira, era a ver que brincava mais :D e agora simplesmente entramos ele comeca logo a querer brincar e a saltar e a fazer gracinhas e nós, sim senhor, ligamos ao cão porque ele tambem passa muitas horas sozinho e depois fica por ali. Outra coisa que estamos a fazer é leva-lo á casa nova ( visto que ainda não mudamos completamente) para ele se ambientar á casa e aos cheiros que vão ser completamente novos para ele. maktub o Bruttus não podia ter melhor nome para ele é o mais indicado, ele mesmo com trela curta puxa que nem um cavalito. Como diz o meu namorado acho que está nos genes dele este nervoso que ele possui, o pai do Bruttus tambem era assim um grande maluco.
Vou tentar colocar umas fotos do Bruttinhos aqui online para ja agora conhecerem o meu bébé :lol:
Cumprimentos a todos
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 24, 2004 10:34 am

3 Anos? Sangue de Boxer? Nunca recebeu educação? Tás feito ao bife!

Agora, mais a sério, compreendes sem dúvida que com 3 Anos o teu cão é um cão adulto, a sua principal fase de aprendizagem terminou (claro que ele aprende toda a vida, como nós, mas é mais fácil aprender na adolescência). Ou seja o cão nem sabe sequer o que significa ensinar. É como uma criança de 18 anos que nunca foi à escola, nem sequer sabe ler, para poder aprender. Por isso, quem tem de receber a primeira lição és tu, ou seja o dono! Tens de aprender a ensinar! Isso não se aprende com meia dúzia de posts, neste fórum, há livros claro, mas nem toda a gente tem paciência para os ler. Por isso o meu concelho é que vais a uma escola canina, é sem dúvida o melhor sítio para tu e o cão aprenderem.

Deixa-me só dar-te um aviso, o teu amor ao cão vai ser posto à prova, mesmo que o cão seja muito esperto (os nossos são sempre! :) ) tens 3 anos para recuperar, vais precisar de muita paciência e não vai ser coisa fácil.
AngelaP

sábado ago 28, 2004 6:57 am

Tens razao Aragao, quem primeiro vai ter que ter umas liçoeszinhas vai ser o pessoal aqui todo em casa.Dentro em breve irei mudar definitivamente para a casa nova e aí sim vai ser a "prova de fogo". Sei que vai ser muito complicado de lhe ensinar qualquer coisa que seja porque ele já é um cao adulto mas ele nao é parvo, ele sabe que faz as coisas erradas o problema é que foi sempre muito mimado. Agora , quando comecámos a cortar nos mimos ele sentiu-se e parece um bocadito triste,e ate me dá dó ve-lo assim... :( Mas mesmo assim continua um touro.Qual Francis Obikwelu qual quê..este cão é que é um grande atleta.. :) ( estou a brincar)
Bem mas se tem que ser assim assim será e o que tem que ser tem muita força.
Mais uma vez obrigado a todos!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado ago 28, 2004 7:51 am

Leia o livro "A encantadora de cães".
Um dos propósitos da autora é justamente ajudar os donos que têm cães com problemas.
O livro não dá soluções miraculosas, ensina sobretudo a establecer uma relação com o cão, que ele compreende, que o dono compreende e nessa medida possibilita a comunicação.
CarmenLorenz
Registado: sábado ago 28, 2004 3:15 pm

sábado ago 28, 2004 3:36 pm

Ola Angela,ler a tua história acabou por me fazer sorrir. A Meykia sempre fora uma cadela diferente.. toda a gente comentava.. só ladrava, queria brincar, não dormia, ou muito pouco..NÃO PARAVA 1 SEGUNDO, tudo de excitação. Cheguei ao ponto de a levar ao Veterinário, desesperada.. o veterinário aconselhou uns calmantes, e alertou-me que ela poderia ter qualquer dia um ataque, que não era uma cadela normal, etc...
De qualquer forma, eu adoro a cadela, é muito meiga e muito minha amiga,obviamente, acabei por me conformar(Isto tinha ela 3 anos).
Um dia,(meio ano mais tarde) encontrei uma cadelinha na rua muito pequenina, muito sossegada,nunca ladra..Acabei por levá-la...E por milagre..!! A Meykia acalmou da noite para o dia. Ficou muito mais adulta, acha-se no dever de proteger a pequenita..!! E desde à um ano para cá que isto se mantém! Espero que consigas resolver a tua situação!! Dá-lhe muito amor, mas n a mimes demais!! Beijinhos e boa sorte!!
AngelaP

domingo ago 29, 2004 8:13 am

Pois é CarmenLorenz se calhar a unica diferença entre os nossos bichinhos é mesmo um ser cao e outro cadela porque de resto devem ser muito parecidos. Infelizmente ter outro cão lá em casa era a mesma coisa que ter as malas á porta :) Nós ja tivemos uma cadelita chamada Ruana mas ela ja faleceu à um ano e tal de velhice,parecendo que nao ela fazia companhia e muita ao nosso Bruttinhos..ele passa mesmo muito tempo sozinho em casa mas em relaçao a isso nao podemos fazer nada porque todos nós trabalhamos e saímos de casa muito cedo e chegamos muito tarde o que nos dias de hoje da nossa sociedade é muito comum e cada vez mais isto acontecer. Acho que os conselhos mais básicos que me poderiam dar já me deram aqui no forum e o que eu agradeço muito, mas acho que agora esta situaçao so vai ser resolvida com o tempo,e muita paciência da nossa parte.Creio que ele ate vai aprender rapido porque é muito inteligente,so temos é que lutar contra a teimosia dele que é teimoso que nem um burro (muito senhor do seu nariz ) enfim é um cão rebelde.Vamos esperar para ver...
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda ago 30, 2004 12:18 pm

AngelaP Escreveu: Pois é CarmenLorenz se calhar a unica diferença entre os nossos bichinhos é mesmo um ser cao e outro cadela porque de resto devem ser muito parecidos. Infelizmente ter outro cão lá em casa era a mesma coisa que ter as malas á porta ) Nós ja tivemos uma cadelita chamada Ruana mas ela ja faleceu à um ano e tal de velhice,parecendo que nao ela fazia companhia e muita ao nosso Bruttinhos..ele passa mesmo muito tempo sozinho em casa mas em relaçao a isso nao podemos fazer nada porque todos nós trabalhamos e saímos de casa muito cedo e chegamos muito tarde o que nos dias de hoje da nossa sociedade é muito comum e cada vez mais isto acontecer. Acho que os conselhos mais básicos que me poderiam dar já me deram aqui no forum e o que eu agradeço muito, mas acho que agora esta situaçao so vai ser resolvida com o tempo,e muita paciência da nossa parte.Creio que ele ate vai aprender rapido porque é muito inteligente,so temos é que lutar contra a teimosia dele que é teimoso que nem um burro (muito senhor do seu nariz ) enfim é um cão rebelde.Vamos esperar para ver...
AngelaP, estás a esquecer uma coisa muito importante. O cão pode ser muito inteligente, mas ele não sabe o que é "ensinar". O seja o próprio conceito de que tu lhe queres ensinar algo é-lhe completamente estranho. Esse é o maior problema, eu já passei por isso e lembro-me da chatice que era o cão nem sequer perceber que eu lhe estava a tentar dizer algo!
Por isso é que eu sugiro fortemente :) que leves o cão a uma escola, para que lhe possam ensinar (e a ti também :) ) a aprender.
Neste caso não é uma questão de teimosia, é mesmo uma questão de o cão não perceber que está a ser ensinado!
Responder

Voltar para “Cães”