Capacidades perceptivas dos cães
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm
Por vezes, ouve-se falar de pessoas cujos animais, se manifestaram comprovadamente tristes tal como os donos.
Por exemplo:
A "Maria", por estar com alguns problemas financeiros, anda em baixo. Por coincidência ou não, o seu cão anda também triste.
Ou ainda outro caso:
A "Paula", perdeu o bébé e anda com uma depressão. A sua cadelinha, simplesmente não sai de junto dela, e anda super triste.
É possível este tipo de reação por parte dos cães????
É possível os canitos aperceberem-se da nossa tristeza, e isso afectá-los a ponto de se sentirem triste também???
Caso isto não seja possível, como interpretar o facto de nestes casos(que até nem são raros), o canito demonstrar tristeza, tal como o dono???
Conhecem casos assim????
Por exemplo:
A "Maria", por estar com alguns problemas financeiros, anda em baixo. Por coincidência ou não, o seu cão anda também triste.
Ou ainda outro caso:
A "Paula", perdeu o bébé e anda com uma depressão. A sua cadelinha, simplesmente não sai de junto dela, e anda super triste.
É possível este tipo de reação por parte dos cães????
É possível os canitos aperceberem-se da nossa tristeza, e isso afectá-los a ponto de se sentirem triste também???
Caso isto não seja possível, como interpretar o facto de nestes casos(que até nem são raros), o canito demonstrar tristeza, tal como o dono???
Conhecem casos assim????
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
- Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
- Contacto:
Tenho de facto um exemplo infelizmente passado comigo,á cerca de 9 meses tive um pequeno susto(Enfarte)que me obrigou a estar hospitalizado,o qual como se comprende me deixou um pouco debilitado,o que é certo é que a minha Rott tanto no periodo em que estive no hospital,como depois em casa andava sempre muito triste,segundo a minha mulher no periodo em que estive internado o animal raramente comia e depois já comigo em casa nunca saía da minha beira,mas sempre muito triste.
Hoje estou bem e a minha cadela está mais feliz do que nunca.
Por isso acho que os animais têm sentimentos o que não acontece infelismente com muitos humanos.
Hoje estou bem e a minha cadela está mais feliz do que nunca.
Por isso acho que os animais têm sentimentos o que não acontece infelismente com muitos humanos.
-
- Membro
- Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am
Eu não tenho qualquer dúvida de que eles sentem e são bem mais parecidos comnosco do que alguns julgam.
O meu canito, quando a minha mãe partiu uma perna, não a largava nem um minuto! Ficava o dia inteiro deitado ao pé dela e a dar-lhe "beijinhos" - comportamentos estes que não são habituais nele. Mas, sempre que alguém fica doente cá em casa, ele reage desse modo.
Um outro comportamento curioso, é que quando eu ponho uma mala à porta de casa, ele não me larga. E, quando por acaso eu não o levo comigo, ele fica todo tristinho em casa. De tal modo, que uma vez até regressei mais rápido, porque a minha mãe me disse que o cão estava doente, pois não comia nem se mexia. E, quando eu cheguei a casa, passou-lhe.
Podia estar aqui eternidades a contar mais estórias deste género, mas acho que não vale a pena aborrecer ninguém...
Era só para mostrar que eles sentem e bem!
O meu canito, quando a minha mãe partiu uma perna, não a largava nem um minuto! Ficava o dia inteiro deitado ao pé dela e a dar-lhe "beijinhos" - comportamentos estes que não são habituais nele. Mas, sempre que alguém fica doente cá em casa, ele reage desse modo.
Um outro comportamento curioso, é que quando eu ponho uma mala à porta de casa, ele não me larga. E, quando por acaso eu não o levo comigo, ele fica todo tristinho em casa. De tal modo, que uma vez até regressei mais rápido, porque a minha mãe me disse que o cão estava doente, pois não comia nem se mexia. E, quando eu cheguei a casa, passou-lhe.
Podia estar aqui eternidades a contar mais estórias deste género, mas acho que não vale a pena aborrecer ninguém...
Era só para mostrar que eles sentem e bem!
...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:40 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
- Contacto:
VascoV Escreveu: Para mim não passam de reacções suscitadas por reacção dos animais aos nossos cheiros.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Bem, eu tentei colocar isto de forma menos técnica... queria eu dizer que por exemplo, vocês vão para o hospital com um problema, quqndo voltam o vosso odor é diferente, avossa ausência,a vosso postura, e tudo isto vai causar alterações no comportamento do animal. Ele sente que está algo errado e age em conformidade. Não detecta O QUE se passa mas sim QUE ALGO se passa.Amiguinhos Escreveu:VascoV Escreveu: Para mim não passam de reacções suscitadas por reacção dos animais aos nossos cheiros.![]()
![]()
![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Implica isso uma falta de "coração"?VasvoV Escreveu:Ele sente que está algo errado e age em conformidade. Não detecta O QUE se passa mas sim QUE ALGO se passa.
Eu sempre achei que os animais são um tipo diferente de pessoa. Comunicam-se de forma diferente, vêm as coisas de forma diferente e, em conformidade disso, pensam de modo diferente. Mas, no fundo, penso que eles sentem de uma forma semelhante à nossa. Isto é, em função da sua falta de racionalidade e excesso de instinto eles têm sentimentos "equivalentes" aos humanos. Não há nada científico a provar isto, mas gosto de pensar desta forma (até prova em contrário).
Dessa forma, o cão "sente" quando o seu dono está diferente. Talvez até seja por assimilação de cheiros! Mas o que interessa é que ele sente e, em consequência, toma uma atitude semelhante: fica triste porque o dono está triste, consola o dono porque o dono se sente mal.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Não, mas de Consciência, tal como nós a entendemos e por vezes transferimos para o animal. Tranfer esse responsável por todos os animais com problemas psicológicos existentes no mundo.ladyxzeus Escreveu:Implica isso uma falta de "coração"?VasvoV Escreveu:Ele sente que está algo errado e age em conformidade. Não detecta O QUE se passa mas sim QUE ALGO se passa.
-
- Membro Veterano
Concordo com a sua afirmação, se me disser que eles têm sentimentos equivalentes aos de uma criança:ladyxzeus Escreveu: Mas, no fundo, penso que eles sentem de uma forma semelhante à nossa. Isto é, em função da sua falta de racionalidade e excesso de instinto eles têm sentimentos "equivalentes" aos humanos.
Sinceros, desprovidos de interesse, imparciais e incondicionais...
Já se me disser que são equivalentes aos dos adultos:
A inveja, o cinismo, a mentira.....
Discordo a 100%.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Nem mais 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Agora suscitou-me uma dúvida.VascoV Escreveu:Não, mas de Consciência , tal como nós a entendemos e por vezes transferimos para o animal. Tranfer esse responsável por todos os animais com problemas psicológicos existentes no mundo.

Por definição a consciência é o sentimento natural que o nosso ser tem das suas faculdades e dos seus actos. Para além disto, podemos distinguir três "tipos" de consciência: a espontânea, a reflectida e a moral.
A primeira é informação simples que acompanha os nossos "movimentos psicológicos". O animal não terá aquilo que chamo de "movimentos"? Apesar de tudo eles pensam, apesar de uma forma um pouco "arcaica". Não têm capacidade de abstracção, mas têm pensamentos simples (afinal, precisam de pensar para poder assimilar ordens, cheiros, etc.). Logo, possuem uma consciência espontanea, apesar de menos evoluida que a nossa.
A segunda caracteriza-se pelo acto resultante de qualquer decisão do espírito. Bem, o cão também toma decisões (ir buscar a bola ou não? Dormir aqui ou ali?). Assim, terá uma consciência reflectida, complexa em função do seu pensamento.
Agora, aquilo que o cão não tem é a consciência moral. O cão não distingue entre o bem e o mal. O cão não tem esta faculdade de "apreciação" inerente a todos os seres humanos.
Afinal, quando diz que o cão não tem consciência, quer dizer que o cão não tem moral? Ou quer dizer que o cão não tem consciência de nada, que a sua falta de racionalidade implica que não tenha capacidade de reflectir as suas decisões simples em objectos?
E já agora, apesar de crer que o cão não tem nem ética nem moral, como podemos nós definir isso? Que provas concretas temos de que o cão não tem um sentido moral (mesmo latente, sei lá...)?
Por vezes confunde-se sentimentos caninos com sentimentos humanos e estes não podem ser analisados taxativamente da mesma forma. A diferença específica é muito grande.
Por estas razões quem vê sentimentos em cães e humanos de igual forma, acaba por "humanizar" de tal forma um animal que na esmagadora maioria dos casos é um grave problema.
O animal fica confuso, cria hábitos anti natura, altera o comportamento natural e muitas vezes acaba por se incompreendido quer por humanos quer por exemplares da sua propria espécie.
Se considerarmos na 2ª pergunta da sondagem que o "seu meio" é o meio canino + meio humano no qual vivem, creio ser a mais correcta.
O "coração" é algo muito subjectivo e o amor que um cão sente pelo dono não é equivalente nem comparável ao que nós humanos sentimos, embora aos nossos olhos possa parecer o mesmo.
Por estas razões quem vê sentimentos em cães e humanos de igual forma, acaba por "humanizar" de tal forma um animal que na esmagadora maioria dos casos é um grave problema.
O animal fica confuso, cria hábitos anti natura, altera o comportamento natural e muitas vezes acaba por se incompreendido quer por humanos quer por exemplares da sua propria espécie.
Se considerarmos na 2ª pergunta da sondagem que o "seu meio" é o meio canino + meio humano no qual vivem, creio ser a mais correcta.
O "coração" é algo muito subjectivo e o amor que um cão sente pelo dono não é equivalente nem comparável ao que nós humanos sentimos, embora aos nossos olhos possa parecer o mesmo.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
Quanto a mim, é muito mais sincero.fang Escreveu:
Bem, os canitos não são intereseiros como as pessoas, ou pelo menos não tanto. Seja como for, acho que o fang tem uma certa razão, por vezes exageramos na comparação dos canitos ao Homen, acho que é perlo grande amor que temos aos nossos melhores amigos e...