A Associação Amigo do Rottweiler ao ter tomado conhecimento do sorteio de um Rottweiler, realizado na edição de Agosto da MensHealth, em parceria com a companhia dos Bichos, vem agora por este meio, dar conhecimento publico, da sua tomada de posição:
From: Ass. Amigo do Rottweiler [mailto:[email protected]]
Sent: sábado, 28 de Agosto de 2004 14:46
To: '[email protected]'
Subject: Ass. Amigo do Rottweiler - Sorteio de Rottweiler - A/c do Sr. Director Paulo Sousa Costa
Exmo(s) Sr(s).
Ao termos tomado conhecimento de sorteio anunciado pela vossa revista, cujo o premio é um exemplar da raça Rottweiler, a Associação Amigo do Rottweiler, vem por este meio manifestar o seu desagrado e preocupação.
O nosso desagrado, está relacionado com o facto de que este tipo de iniciativas em nada abona a canicultura em Portugal e a raça Rottweiler em particular. As pessoas informadas e conscientes, jamais aceitarão um cão proveniente de um sorteio, o problema reside, naquelas menos informadas ou irresponsáveis. Estas, a par com os promotores deste concurso, irão contribuir que o destino deste cão, seja a rua, um Canil Municipal ou na melhor das hipóteses as forças policiais. A ausência de conhecimento de Vossas Exas. sobre o conceito de criação e selecção de um Rottweiler, é notório, assim como, tudo o que envolve ser detentor de um exemplar desta raça. Este ultimo aspecto, é comprovado, ao frisarem que o cão será entregue a quem o tratar como um irmãozinho mais novo. Isto é grave. É muito grave.
A parceria com entidades que vendem cães a prestações e cuja razão de existência deixa muito a desejar na canicultura, em nada abona a vossa revista.
A nossa preocupação, está relacionada com o facto de, infelizmente, a raça Rottweiler estar incluída na lista de cães potencialmente perigosos (DR. Nº 97 de 24/04/04), o que por inerência irá obrigar o detentor de um Rottweiler, a um conjunto de obrigações e deveres. Estes para alem dos aspectos burocráticos, tem custos implícitos, nomeadamente a realização de seguros obrigatórios, registo na Junta de Freguesia, Micro-chip, etc. Nada disso é mencionado por vós no referido concurso. O vencedor do mesmo pode não ter condições financeiras para suportar este tipo de despesas, assim como todas as outras inerentes à posse de um Rottweiler.
Esperamos que Vossas Exas. compreendam que esta nossa posição não se trata de um “ataque” à vossa revista, mas sim e apenas uma chamada de atenção para algo que nos parece ser merecedor de um rápido reparo e de uma experiência a não repetir.
Com os melhores cumprimentos
Cláudio M. Nogueira
Ass. Amigo do Rottweiler