"criadores de fundo de quintal"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta set 02, 2004 4:17 pm

Pelos muitos topicos q tenho lido aqui no forum por vezes aparecem certas pessoas q tiveram problemas com o seu cão... e logo de seguida vejo "alguns" entendidos nas "lides caninas" a dizer "se calhar nao comprou o animal num criador certificado e sim num "criador de fundo de quintal"!"... O que é um "criador de fundo de quintal"? Sera q se uma pessoa por exemplo uma familia q gosta de uma certa e determinada raça e por acaso tem um casal de cães da mesma pensa em ter uma ninhada dos mesmos o melhor é abatelos não? por serem criadores de fundo de quintal e nao terem "certificado"! gostava q me esclarecessem em relação a este "problema" criado por alguns.
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 4:36 pm

O termo "BYB" (Back Yard Breeder), ou em Português, como descreveu, "criador de fundo de quintal", serve para descrever um tipo de criador que:
- Não tem conhecimentos suficientes.
- Cruza a sua cadela com o cão do vizinho (ou o dele mesmo), desde que seja da mesma raça, sem se preocupar com o melhoramento da mesma.
- O seu único objectivo em criar cães é ou assistir ao nascimento dos cachorros (e aqui as burradas são por ignorância), ou fazer uns trocos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta set 02, 2004 7:08 pm

Fique a conhecer um exemplo gritante de um criador de quintal:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=18329
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta set 02, 2004 7:18 pm

ñ me leve a mal mas você tem um casal de PA certo ?

Nelson
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 9:50 pm

casadotrevo Escreveu: O termo "BYB" (Back Yard Breeder), ou em Português, como descreveu, "criador de fundo de quintal", serve para descrever um tipo de criador que:
- Cruza a sua cadela com o cão do vizinho (ou o dele mesmo), desde que seja da mesma raça, sem se preocupar com o melhoramento da mesma.
- O seu único objectivo em criar cães é ou assistir ao nascimento dos cachorros (e aqui as burradas são por ignorância), ou fazer uns trocos.
Posso acrescentar aqui uns pontos?
- Para ter um filho do bobi.
- Para o cão satisfazer as suas necessidades sexuais e ficar mais calmo.
- Para a cadela não ganhar doenças.

Não me lembro de mais.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta set 02, 2004 11:31 pm

[quote=nelsonk]
ñ me leve a mal mas você tem um casal de PA certo ?

Nelson
[/quote]
Apesar de já estar a espera dessa pergunta a resposta e nao...
Tenho 2 cadelas e não faço criação com elas... E se tivesse um casal de PA e fizesse criação com eles axa q havia mal nisso? As minhas cadelas por acaso tem as duas LOP e são descendentes de campeões... Mas mesmo assim... se nao fossem abatia as crias era? nao seria um pouco "cruel"?
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta set 02, 2004 11:39 pm

VeLLiKi Escreveu:
nelsonk Escreveu: ñ me leve a mal mas você tem um casal de PA certo ?

Nelson
Apesar de já estar a espera dessa pergunta a resposta e nao...
Tenho 2 cadelas e não faço criação com elas... E se tivesse um casal de PA e fizesse criação com eles axa q havia mal nisso? As minhas cadelas por acaso tem as duas LOP e são descendentes de campeões... Mas mesmo assim... se nao fossem abatia as crias era? nao seria um pouco "cruel"?
[/quote

olhe o que me apetecia era ñ lhe responder depois do que disse , mas vou-lhe responder

havia mal sim senhora ! nem que fossem os dois campeões mundiais em que é que você se baseia para achar que ía sair alguma coisa de jeito da junção dos dois ?

acha que ía de alguma forma melhorar a raça ?

em relação ao abater as crias você está a partir do principio que se tivesse um casal na altura do cío os ía deixar juntos como se nada fosse e claro que se a cadela empranha-se tinha sido azar .

e depois que fazia ?

vendia ?

vinha para aqui com o tipico discurso que teve azar e tem uns cachorrinhos muito bonitos para dar ?

santa paciencia eu que ñ sou católico ainda me converto a ver se salvo umas almas :D

Nelson
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta set 02, 2004 11:46 pm

[quote]As minhas cadelas por acaso tem as duas LOP e são descendentes de campeões... Mas mesmo assim... se nao fossem abatia as crias era? nao seria um pouco "cruel"?[/quote]

Boa noite

Seria.
Mas repare que os criadores não utilizam somente cães que são campeões para reproduzir.
Por exemplo, um criador conscencioso vai procurar para acasalar com a sua cadela um macho que, quer pelas suas qualidades exteriores, quer pelo seu temperamento e pelo estudo do seu pedigree, lhe dê esperanças de, na ninhada dai resultante, conseguir colmatar as eventuais falahas ou pontos menos bons que a sua cadela tenha de acordo com o estalão da raça. Isto é claro, é uma explicaçao muito simplista de todo o processo.
Nem sempre o cao que melhores perspectivas lhe dá é campeão.

cumprimentos

Bullie
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta set 03, 2004 4:14 am

casadotrevo Escreveu: O termo "BYB" (Back Yard Breeder), ou em Português, como descreveu, "criador de fundo de quintal", serve para descrever um tipo de criador que:
Ah, obrigada Diamantino! Eu por acaso pensava que eram aqueles que tinham os cães lá no fundo do quintal para não chatearem muito o pessoal da casa.
Sempre a aprender!

Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 03, 2004 9:00 am

Sera q se uma pessoa por exemplo uma familia q gosta de uma certa e determinada raça e por acaso tem um casal de cães da mesma pensa em ter uma ninhada dos mesmos o melhor é abatelos não? por serem criadores de fundo de quintal e nao terem "certificado"! gostava q me esclarecessem em relação a este "problema" criado por alguns.
Mas mesmo assim... se nao fossem abatia as crias era? nao seria um pouco "cruel"?
Eu parece-me que há aqui um pressuposto errado!! Porque carga de água é que uma pessoa que tenha um casal de cães tem necessariamente de 'pensar em ter uma ninhada dos mesmos"?? Se se têm duas cadelas porque é que se têm necessariamente de ter crias?
Eu tenho um casal de Rottweilers "descendentes de campeões" ( tal como as suas PA) e nunca cruzaram! o Macho já tem 7 anos e a fêmea quase 6, e até hoje sempre os separei no cio da cadela. Pois é....basta separá-los ou então esterelizá-los/castrá-los para que não tenham filhos e o problema de "abater as crias" não se ponha!!
Criar só porque se tem um casal, porque se gosta de cachorrinhos, porque se quer um filhote do "Bobi" e da 'Laica', ou porque se quer ganhar uns cobres, não são razões válidas! Só se deve criar se tivermos a certeza de que estamos a fazer algo pelo melhoramento da raça em questão, com exemplares comprovadamente excelentes ( em termos de saúde, caracter e conformidade com o estalão).
Um 'curioso' que, por ignorância ou por ganância, junta um cão e uma cadela da mesma raça ( mesmo que com LOP) sem os minimos conhecimentos do que está a fazer, é um BYB, ou seja, um "Criador de Fundo do Quintal".

Abraços
Paulo C.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

sexta set 03, 2004 9:12 am

Ois!

Bem então este pais está cheio de "criadores de fundo de quintal", certo?
E se o "mundo fosse perfeito" toda a gente que pretenda adquirir um cão de raça, terá de desenbolsar aquilo que os criadores serios pedirem pelos cães, certo?
Pois infelizmente... nem toda a gente pensa desta maneira até há muito boa gente que quer ter um cão de raça e acha que não tem de pagar por ele.

Bjs Alex
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

sexta set 03, 2004 9:19 am

Olá,
Tive a ler as vossas respostas e devo confessar que mesmo não sendo criadora, e tendo sim bastante interesse por cães, gatos, enfim tudo o que é animal, e lendo bastante acerca do assunto-uma vez que desde pequena lidei com animais de perto, (o gosto pelos animais vem de familia) á cerca de dois anos a minha Goldie (Cocker Spaniel) teve uma ninhada de 6 machos e uma fêmea, claro que de um pai muito bem escolhido, para que os filhotes saíssem perfeitinhos e ainda mais apurados a nivel de estalão, sendo que ambos os pais têm o pedigree, desde o dia em que a Goldie foi mãe, que ela se mostrou uma excelente progenitora, não saía ao pé dos pequenitos nem para beber água. Resumindo, (todos os cachorros ficaram fantásticos, foram todos vendidos exceptuando 3, que ficaram para o meu sogro, para uma amiga e a única menina que nasceu ficou para mim), todos sobreviveram e o próprio veterinário ficou encantado com uma ninhada tão perfeita e bem cuidada, ao ponto de querer um para ele, mas como já não tinha espaço para mais ficou para uma próxima. Até o veterinário do meu sogro que é em Coimbra se "passou" com exemplares tão bonitos e bem tratados.
Isto para dizer, que para ter uma boa ninhada, na minha opinião nãom se tem que ser um criador conceituado, ou algo assim parecido, basta uma pessoa se interessar e gostar realmente dos animais e saber dar-lhes aquilo que eles precisam, amor, carinho e sobretudo muita atenção com tudo, desde a saúde, ás brincadeiras.
A minha experiência como "avó" foi fantástica, não sei se volto a repetir apenas porque me custa muito quando os pequenitos vão embora,(era sempre um mar de lágrimas quando um ía embora :cry:). Mas tenho a certeza que quem ficou com os meus netinhos, ficou satisfeito, porque eram todos perfeitinhos, e muito saudáveis.
martynha
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 10:45 am
Localização: cockers,dogue alemão, gato,discus,oscares,piranha,raia..

sexta set 03, 2004 9:25 am

Já agora tenho uma foto da ninhada na página dois do meu album se quiserem ver........ :D
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 03, 2004 9:31 am

xanda Escreveu: Ois!

Bem então este pais está cheio de "criadores de fundo de quintal", certo?
E se o "mundo fosse perfeito" toda a gente que pretenda adquirir um cão de raça, terá de desenbolsar aquilo que os criadores serios pedirem pelos cães, certo?
Pois infelizmente... nem toda a gente pensa desta maneira até há muito boa gente que quer ter um cão de raça e acha que não tem de pagar por ele.

Bjs Alex

Certo. O mundo está cheio de Criadores de fundo de quintal, de vendedores de automóveis vigaristas, de anúncios enganosos de produtos milagrosos que emagrecem 30 kilos em 2 dias, de politicos que tudo prometem e nada fazem...etc.!! Enfim, tal como você disse, este mundo não é perfeito. Por cada "inocente" que nasce, dois vigaristas já estão cá fora à espera dele para tentar enganá-lo!
Compete-nos, no entanto, ficar atentos e procurar evitar ser enganados. Se preciso de comprar um automóvel, vou a um stand oficial da marca que me ofereça garantias de qualidade e fiabilidade, não vou a um 'curioso' de beira de estrada que me pode vender um carro com problemas e depois não posso sequer reclamar! Com um cão é a mesma coisa....prefiro ir a um criador com provas dadas de qualidade, com tradição de satisfação dos seus clientes, com historia feita como pessoa amante da raça, séria e responsável naquilo que faz! Não vou a um BYB que não sabe nada, ou quase nada, sobre a raça, ou sobre cães em geral! Que apenas juntou o Bobi e a laica por 'amor aos cãezinhos' ou por 'amor ao dinheiro' !
Entre os BYB há gente inocente, que faz asneiras por ignorância e na 'melhor das intenções'. Mas estes também são perigosos, porque pecam pela falta de conhecimentos naquilo que fazem. Depois têm cães sem qualidade, em termos de saúde, morfologia ou caracter e não percebem porquê! Têm os cachorros ou as cadelas doentes e não sabem o que fazer ( às vezes vêm pedir ajuda ao forum!), etc.
Claro que se pode ter a sorte de encontrar um cão excelente num BYB, tal como se pode encontrar por sorte um bom carro usado comprado na beira da estrada, mas isso é "Sorte" e não o resultado de um trabalho bem desenvolvido.

Mas isto é o que eu penso, é claro!
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta set 03, 2004 9:48 am

Assim sendo, do que é pressiso de ter ou ser um bom criador, e não um BYB?
Já agora como sei se o criador, é ou não um BYB, caso queria comprar ou oferecer um cão?
Responder

Voltar para “Cães”