A moda das cruzas de campeões!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta set 03, 2004 1:20 am

Boas!

Este topico vem de muitas coisas que aqui tenho lido...como de muitos sites especialmente de Dogues Alemães que tenho visitado.

Esta coisa da cruza de campeões...até parece uma formula matematica...ou seja até parece que filhos de pais campeões...campeões serão...parece-me a mim...que se esqueceram do que é ser Criador...parece-me a mim...que em vez de tentar encontrar num macho ou femea aquilo que lhes falta no seu cão para este ficar mais proximo do estalão da sua raça...simplesmente cruzam porque o dito ou dita é campeão... quem lhes garante isso???
Por este andar teremos um dia no estalão de cada raça o seguinte.

Falta grave: Os pais que constam do LOP não são campeoes!

A meu ver nem sempre um cão campeão poderá ser o cão ideal para cruza..pode ate mesmo querer-se um cão que nunca tenha gsanho nada mas que tenha caracteristica que achem uteis para as eventuais crias..

Mas pelo o que tenho visto...isso pouco interessa...basta abrir uma revista da especialidade e la vem...Cão XPTO campeão disto e daquilo com cadela XPTX campeã disto e daquilo....Crias disponiveis...

Como sabem eu tenho um Dogue Alemão.....e puz no meu site...algo como Disponivel para montas..a maior parte dos mail e contactos recebidos...são do genero..." O seu cão já é campeão?" ou "Quanto lhe falta para ser campeão"...e ainda "Deixo-lhe aqui o meu contacto na eventualidade de ser campeão de Portugal" com esta ainda me ri...ms nunca vi ninguem com disposição de ver o Golias in loco..e ver se realmente lhe interessa!!

Em fim...parece-me que realmente...força do € é bem maior que a força de um estalão!

Abraços.

Arcanjo
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

sexta set 03, 2004 2:23 am

Olá Arcanjo, não deixas de ter alguma razão nas coisas que disseste.

mas convém ter em atenção o seguinte:

Nem sempre, quando te perguntam se o golias é campeão, estão interessados em ganhar uns centimos.

Pode ser uma segurança para as pessoas.

Primeiro ligam-te a perguntar isso (ou se já teve prémios etc etc...)
Se a tua resposta for positiva, então ficam a saber que o teu cão já foi avaliado em ringue(com nota positiva)... e isso é meio caminho andado para ser um cão de categoria de onde se queira tirar algumas qualidades.
E até mesmo para ver o caracter dele (facto muito importante na minha opinião)

Já levaste o golias a uma exposição? Ou a várias?
Só para saber como é que ele se porta... Ouvir várias opiniões... Poderes comparar in situ o Golias com outros cães...

Já agora, porque queres fazer dele um cão disponivel para montas?
É pelo dinheiro? Não cobras nada? É pelo facto de quereres 1 filho do golias?

Mas sem duvida que terás sempre muita gente interessada naquilo que pode vir a ganhar com os "sonhados" titulos do Golias.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta set 03, 2004 2:52 am

Boas!!

He he he he he he... maktub...no site estão la as classificações todas do golias...quer dizer ainda lá faltam dois 1ºs Exelente...obtidos nas duas penultimas expos....portanto...;)

Abraços

Arcanjo
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

sexta set 03, 2004 3:00 am

Pronto... sendo assim essas pessoas têm exclusivamente sede ao dinheiro que o Golias lhes pode vir a dar!

Há de tudo, mas não te deve espantar. Com a imensa procura que há, e com os poucos criadores que existem... os intrusos têm muita margem de manobra...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta set 03, 2004 8:28 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 6:43 pm, editado 1 vez no total.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta set 03, 2004 8:41 am

Aquilo que toda a gente se esquece é que o termo exposição canina é meramente histórico... até aos anos 60/70 do século passado em que existia o "benching" (os cães eram obrigados a ficar em exposição em boxes do início ao fim da exposição), ainda se podia falar de exposições caninas. Mas o princípio é o mesmo dos concursos de gado (não é à toa que as exposições caninas foram criadas a partir dos concursos de cavalos), ou seja, aquilo que se avalia nelas é o potencial de reprodutor dos exemplares presentes (pena é que muitas vezes sejam os próprios juizes a esquecerem-se disto).

Um cão que seja campeão dá, à partida, mais garantias de ser um bom representante da raça que um que o não seja... não quer isto dizer que só se deve cruzar com campeões...

Eu sei o que procuro nas minhas raças, e sei onde ir buscar sangue... mas quem começa agora faz muito bem em procurar campeões... pelo menos está a trabalhar dentro da raça.

Claro que um dos perigos de cruzar com super campeões é o facto de estes serem muito utilizados e se estarem a fechar linhas muitas vezes fora do que como criadores, nós planeamos... mas fazer um linebreeding a um campeão de uma linha já bem firme como outcross dos nossos inbreedings pode ser sempre um benefício.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Zebedeusoueu
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 10:22 pm

segunda set 06, 2004 1:07 am

[quote=maktub]

Há de tudo, mas não te deve espantar. Com a imensa procura que há, e com os poucos criadores que existem... os intrusos têm muita margem de manobra...
[/quote]

Nos labradores é um alegria :D
Responder

Voltar para “Cães”