Sempre á bulha!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

domingo ago 04, 2002 11:45 pm

Olá a todos!
Esteim de semana confrontei-me com o seguinte problema:
Eu customo ir passar de vez em quando um fim de semana em casa de uns amigos em que, nessa casa, estão os pais(cães) do meu cão.
Um dos problemas que me defronto é: Na hora em que eles comem acontece o seguinte a cadela aproxima-se do "marido" e ele começa a rosnar e ela vai-se embora. Com o filho não, ele rosna, o outro rosna, impoe-se e começa a tareia. Eu ainda não tive coragem de bater porque não sei se será o melhor a fazer
-Existe solução para este caso?

Quando eles estão todos a brincar, o meu cão NUNCA larga o presumivel pai dele estando sempre a ladrar, rosnar e a tentar pica-lo, o resultado é a tareia.
-Existe solução?

Apreciava se houvessem sugestões porque torna-se realmente num inferno :(
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 05, 2002 8:11 am

Olá Tomás,
Na "Lei dos cães" não existe a noção de 'respeito' decorrente de parentesco - Pai, Filho, Mãe, Filha, etc. O que existe é a Lei do mais forte e as regras de dominação dentro da matilha.
O Seu cão está a entrar num território que não é dele e que é dominado por um macho Alfa ( o pai dele). Este macho Alfa vai usar todas as circunstâncias ( disputa de comida, de um objecto ,etc.) para marcar a sua posição, porque vê o seu cão ( já não cachorro) como um candidado a disputar a liderança. O seu cão, por outro lado, dado que não parece ser do tipo submisso, está a disputar efectivamente essa liderança e a enfrentar o desafio de se candidatar ao lugar de lider.
Isto só vai acabar de uma das seguintes formas:
- Numa das tareias o pai do seu cão 'mostra' ao seu cão que manda ( com umas boas dentadas :( ) e o seu cão submete-se a ele;
- Numa das tareias o seu cão 'mostra' ao pai que agora é ele manda ( com umas boas dentadas :( ) e o pai submete-se à liderança do seu cão;
- Você evita que eles estejam juntos ou em situações de confronto ( o que é muito dificil) durante o periodo que durarem as visitas.
Se, eventualmente, um deles for castrado, esse poderá deixar de desafiar o outro.

Bem... boa sorte
Paulo C.
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

segunda ago 05, 2002 4:47 pm

Ok Paulo obrigado pela dica ;)
Responder

Voltar para “Cães”