Quando se deve começar a procurar sinais de velhice?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sábado set 18, 2004 9:53 pm

Este texto faz parte de um artigo que eu considerei importante.... :|

Quando se deve começar a procurar sinais de velhice?

A maior parte dos veterinários recomendam que se faça um exame para detectar sinais de velhice e a partir daí consultas semestrais. Para determinar em que altura se deve fazer o primeiro exame deverá ter-se em conta a história médica e a raça, factores que poderão apressar os primeiros sinais de envelhecimento.

Tal como as pessoas os cães também não envelhecem do mesmo modo. Certa raças, especialmente as cruzadas, e, de um modo geral, as de pequeno porte, vive mais tempo. Um cão com menos de 10 quilos pode não apresentar sinais de velhice até aos 12 anos ou mesmo mais. Um cão de 25 quilos poderá não parecer velho até aos 10 anos, mas os cães maiores apresentam geralmente sinais de envelhecimento por volta dos 8 ou 9 anos.

O tempo médio de vida de um cão aumentou bastante nos últimos anos, ou seja de 7 anos em 1930 para 12 anos nos dias de hoje. Se forem bem tratados, poderão mesmo atingir 14 ou 15 anos.

Para dar uma ideia da relação entre a idade de um cão e a do ser humano são geralmente aceites as seguintes equivalências:

Cão Homem
6 anos 45 anos
10 anos 65 anos
12 anos 75 anos
13 anos 80 anos
14 anos 85 anos
15 anos 90 anos

A maior parte dos veterinários recomendam que se comecem a procurar sinais de velhice na idade apropriada e que está relacionada com o tamanho do animal.

Assim:

Até 7 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 9 e os 11 anos
De 8 a 25 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 7 e os 9 anos
De 25 a 40 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 6 e os 8 anos
Mais de 40 quilos - começar a procurar sinais de velhice entre os 4 e os 6 anos

A pesquisa de sinais de envelhecimento engloba: exame físico por apalpação, análises de sangue, talvez um electrocardiograma e testes específicos de acordo com o historial da saúde do seu cão.
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

sábado set 18, 2004 10:13 pm

Eis um exerto de um artigo que estou a escrever para o meu site (que esta quase quase on-line)
"A medicina moderna fez avanços enormes nos últimos anos em proteger e reparar a saúde dos nossos amigos e hoje em dia vivem mais tempo do que nunca. Este aspecto feliz levou à criação de um novo aspecto do bem estar canino – tratar e viver com um cão mais velho.

Como as pessoas, os cães atravessam por diferentes estágios de vida, crescem, tornam adultos e envelhecem. A passagem de um estágio para outro é subtil e os donos devem estar atentos para que possam reconhecer os sinais do envelhecimento do Dick.

Famílias atentas sabem que a Sassy abrandou um pouco no ultimo ano e o Boby está um pouco enferrujado todas as manhãs. Percebem que o Muf já não é um ávido devorador de comida e que dorme mais profundamente que o habitual. Eles podem descobrir pequenas irregularidades debaixo da pele quando tosquiam ou tomam banho ou reparar que se assusta mais facilmente com barulhos altos. O envelhecimento é um processo gradual. Os órgãos começam a deteriorar-se, os sentidos começam a diminuir e energia também. Mas a Sassy o Muf e o Boby podem continuar a viver confortáveis e felizes nos seus últimos anos com algumas precauções e acomodações.

A idade considerada avançada chega a diferentes idades para diferentes raças. Raças gigantes tendem a envelhecer mais cedo, a sua esperança de vida é geralmente inferior a 10 anos. Raças grandes e médias podem viver entre 11 e 14 anos e pequenas 15 anos ou mais.

Um cão forte e saudável vai provavelmente envelhecer mais tarde que um cão stressado por doença ou pelo próprio ambiente em que vive. Cães castrados antes dos seis meses de idade normalmente também vivem mais tempo"
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

sábado set 18, 2004 10:19 pm

Mesmo a propósito, informei-me junto do vet para me dar essa informação, precisamente por não saber ao certo quando o Sniff deverá fazer os tais exames, visto que ele tem 6 anos...
Ele sorriu e disse para não me preocupar, porque só lá para os 8/8,5 anos é que começam...
Mas cada cão é um cão, e penso que tenho facultado tudo o que se encontra ao meu alcance para que ele tenha uma vida saudável e feliz.

Fiquem bem,
Ana
angie2a
Membro Júnior
Registado: quinta ago 21, 2003 5:00 pm
Localização: Cães (Tomás, Terry, Kaiser e Zara), Gatos (Chiquinha e Minou)

domingo set 19, 2004 10:43 am

Infelizmente, o meu Terry (Serra da Estrela) já tem todos os sinais.... Nestes seus 11 aninhos q já lhe pesam, vê-se a idade a passar...
Um dos primeiros sinais foi a cor do focinho... O meu bichinho tá chaio de pelos conzentos. Agora, em vez do focinho outrora negro, tem um focinho frisalho...
A energia que tem já n é a mesma, embora qd chega a hora do passeio, parece q carrega as pihas e cá vamos nós...
O vet já me disse para me preparar, pq embora seja um cão relativamente saudável, a idade n perdoa...
Estou a dar-lhe medicação para um melhor funcionamento do coração, mas o vet diz q a qq altura a hora H da velhice pode chegar, pois a esperança média de vida desta raça varia entre os 8 até um máximo de 10 anos, e como já disse o meu Terryzinho já vai com 11, a caminho dos 12 em Março....
É um desespero e uma tristez qd esta altura chega.... :cry:
Responder

Voltar para “Cães”