Labernese
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Já se falou por várias vezes no Labdoodle (Labrador+Poodle), mas ainda não se conhecia esta junção. Eu achei interessante, devo dizer q isto não foi um engano nem um acidente de percurso foi uma coisa estudada por alguém com um fim especifico. Quem sabe não será a proxima raça da moda. :p
http://www.mira.ca/contenta/nc1-3a.html
Isabel
http://www.mira.ca/contenta/nc1-3a.html
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Engraçado, mas uma treta!!
Juntaram simplesmente duas raças com o argumento de que gostam do Labrador e do BMD, mas que em ambas existem defeitos e virtudes. O suposto cruzamento deveria resultar num cão com o melhor das qualidades de ambas as raças! Então porque é que não poderá resultar precisamente num cão com O PIOR das duas? Isto para seleccionar uma 'raça' com apenas "o melhor", obrigaria a um trabalho de selecção de vários anos, e de muitos cachorros com caracteristicas indesejadas a terem de ser eliminados do processo ( não sei bem o que fariam com eles!). Por isso acho este tipo de argumentação uma treta, e completamente absurdo estarem a criar-se novas raças nesta altura do campeonato! Já existem raças para todo o tipo de funcionalidades, com todo o tipo de tamanhos, pelos, cores e feitios! Mais, para quê?
Eu um dia destes vou criar um "Doghuahua", que é uma mistura de Dog Alemão com Chihuahua. Só me falta convercer uma cadelinha Chihuahua a deixar-se cobrir!
Abraços
Paulo C.
Juntaram simplesmente duas raças com o argumento de que gostam do Labrador e do BMD, mas que em ambas existem defeitos e virtudes. O suposto cruzamento deveria resultar num cão com o melhor das qualidades de ambas as raças! Então porque é que não poderá resultar precisamente num cão com O PIOR das duas? Isto para seleccionar uma 'raça' com apenas "o melhor", obrigaria a um trabalho de selecção de vários anos, e de muitos cachorros com caracteristicas indesejadas a terem de ser eliminados do processo ( não sei bem o que fariam com eles!). Por isso acho este tipo de argumentação uma treta, e completamente absurdo estarem a criar-se novas raças nesta altura do campeonato! Já existem raças para todo o tipo de funcionalidades, com todo o tipo de tamanhos, pelos, cores e feitios! Mais, para quê?
Eu um dia destes vou criar um "Doghuahua", que é uma mistura de Dog Alemão com Chihuahua. Só me falta convercer uma cadelinha Chihuahua a deixar-se cobrir!
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
OláPauloC Escreveu: Engraçado, mas uma treta!!
Abraços
Paulo C.
Óbviamente, estou inteiramente de acordo!
Antigamente quando eramos putos, a malta era pobre e para se entreter brinacavamos com a *** a ver quem tinha o esguincho mais forte e certeiro. Hoje, parece que já não hà contetores para os esguinchos, assim entretêm-se a criar rafeirada sem nenhum sentido prático
Um abraço
PauloC Escreveu:
Abraços
Paulo C.

-
- Membro Veterano
Juntaram simplesmente duas raças com o argumento de que gostam do Labrador e do BMD, mas que em ambas existem defeitos e virtudes. O suposto cruzamento deveria resultar num cão com o melhor das qualidades de ambas as raças! Então porque é que não poderá resultar precisamente num cão com O PIOR das duas? [/quote]
Eu achei interessante, até porque TODAS as raças vieram de um dia alguém se lembrou de juntar isto com aquilo. Sei que já há tantas, e porque não mais uma.
Quando um criador junta este exemplar com aquele, não está a fazer a mesma coisa? A juntar as qualidades de dois exemplares, mesmo que da mesma raça? Não está ele também sugeito a ter o mau também? Não é sempre um risco?
Os bons são aqueles que inovam, experimentam e não aqueles que não se atrevem.
Paulo percebo o seu ponto de vista, compreendo mas n se pode criticar logo à primeira aquilo que não se conhece.
Eu achei interessante. Digamos que neste post estou a divagar, a deitar conversa fora...porque também eu pensei como o Paulo, mas...como diz um amigo meu, "E porque Não?". :p
Isabel
Juntaram simplesmente duas raças com o argumento de que gostam do Labrador e do BMD, mas que em ambas existem defeitos e virtudes. O suposto cruzamento deveria resultar num cão com o melhor das qualidades de ambas as raças! Então porque é que não poderá resultar precisamente num cão com O PIOR das duas? [/quote]
Eu achei interessante, até porque TODAS as raças vieram de um dia alguém se lembrou de juntar isto com aquilo. Sei que já há tantas, e porque não mais uma.
Quando um criador junta este exemplar com aquele, não está a fazer a mesma coisa? A juntar as qualidades de dois exemplares, mesmo que da mesma raça? Não está ele também sugeito a ter o mau também? Não é sempre um risco?
Os bons são aqueles que inovam, experimentam e não aqueles que não se atrevem.
Paulo percebo o seu ponto de vista, compreendo mas n se pode criticar logo à primeira aquilo que não se conhece.

Eu achei interessante. Digamos que neste post estou a divagar, a deitar conversa fora...porque também eu pensei como o Paulo, mas...como diz um amigo meu, "E porque Não?". :p
Isabel
-
- Membro Veterano
Eu por acaso não me faz grande impressão. Primeiro, porque estamos a falar de cães de assistência (e esta é uma funcionalidade recente, não é correcto dizer que há cães já seleccionados para esta funcionalidade). Segundo, porque me parece que se trata de um cruzamento e não de uma raça nova (é assim a modos que um cruzamento industrial tipo Charolês com Mertolenga). E terceiro, porque acho preferível fazer uma raça nova (se for o caso) que estragar duas.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu gostava mais de saber a sua resposta ao "porquê mais uma?", porque respostas à questão "porque não mais uma" eu já dei algumas

Nem todas as raças vieram de um dia alguém se ter lembrado de juntar isto com aquilo, De facto, muitas raças, e sobretudo as mais antigas, são resultado de um processo de selecção natural resultado do isolamento geográfico ou de circunstâncias históricas que determinaram deslocações das populações e dos animais que as acompanhavam.
Mais mais 'recentemente' o homem se tornou mais interventivo neste processo de selecção, até chegar a um ponto em que a especialização, a funcionalidade e o gosto pessoal ditaram a 'criação' de determinadas raças. Deste último processo, é óbvio que resultaram muitos cachorros com características indesejadas até se chegar aquilo que se queria. Estes cães foram em parte utilizados pelos seus criadres para a continuação do apuramento da raça, mas também estou certo que muitos terão sido mortos ou abandonados. Noutros tempos isso podia não chocar tanto as consciências, mas hoje em dia ainda bem que estamos mais conscientes desta problemática e podemos dizer que já chega!
É obvio que sim, mas é um risco menor que o de quem junta duas raças de diferentes! É mais fácil você encontrar homogeneidade em dois cães da mesma raça.Quando um criador junta este exemplar com aquele, não está a fazer a mesma coisa? A juntar as qualidades de dois exemplares, mesmo que da mesma raça? Não está ele também sugeito a ter o mau também? Não é sempre um risco?
Alguém já aqui falou uma vez algo do genero (desculpem-me por não me lembrar como era exactamente) que houve quem dissesse que se se juntásse uma mulher bonita, embora burra, com um homem inteligentissimo, embora feio, se poderia obter uma criança linda e inteligente............o pior é que também se podia obter uma criança burra e feia!
Já se juntássemos uma mulher loira de olhos azuis, bonita e inteligente, com um homem moreno de olhos azuis, bonito e inteligente, na expectativa de obtermos uma criança de cabelo castanho claro de olhos azuis, bonito e inteligente, também podiamos ter o 'azar' de não conseguirmos aquele tom de cabelo. No entanto, mantinha-se a beleza e a inteligência. Ou seja, quando Homogeneidade e estamos apenas a tentar fomentar determinadas características, os riscos e as consequências são menores.
(Sealords)
Na minha opinião:
Embora a assistência seja uma funcionalidade recente, primeiramente devia ver-se se nas raças já existentes não existem nenhumas que estejam perfeitamente adaptadas para o papel ( aliás parece-me mais uma questão de selecção de exemplares de raças já existentes do que criar novas raças. É muito mais rápido e menos trabalhoso).
Em segundo lugar, chamar-lhe cruzamento ou nova raça, para mim não deixa de ser um erro desnecessário. Criar "novas raças" ou fazer cruzamentos porque se gosta menos daquilo ou mais de aqueloutro?! Bem basta os 'riscos' que se correm em cruzamentos dentro da mesma raça ( que já aqui falaram).
Por último, em terceiro lugar, porque eu acho preferível não fazer novas raças nem estragar duas. Aliás, neste caso concreto, não estou a ver como é que se estariam a estragar duas raças e em que é que é melhor criar uma nova!
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
De facto, quando os nossos amigos espanhóis têm umas 5 raças novas que não trazem nada à canicultura na calha do reconhecimento, não me impressiona mesmo nada que apareça mais uma que vise reunir numa só as características desejáveis de duas ou mais raças. Há aqui um pormenor que talvez tenha escapado, é que não se trata de um particular que um dia destes acordou para o lado errado e decidiu criar uma raça de cães. Estamos a falar de uma Organização, que diz ter um efectivo de 1000 (sim, mil) cães. Por isso, deve saber bem o que fazer com os cães que não correspondem aos objectivos (mesmo nos Labradores e BB, se se aproveitarem 10% dos cachorros para cão guia já deve ser muito. Alguém mais dentro do assunto sabe dizer que proporção dos cachorros duma ninhada, mesmo criada para fins de auxílio, completam os treinos? É que estou com preguiça e não me apetece pesquisar no site da GDBA ...)
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Este assunto interessa-me em termos especulativos.
Há tantas raças que, hoje em dia, não tem qualquer utilidade prática, pe - teckel, quase todos os terriers, etc. porque não optar por acabar com certas raças e criar novas ?
Na realidade tanto teckels como terriers são, na prática, cães de museu.
Quantos teckel caçam ? Quantos terriers ainda são usados, pe, na caça ou na exterminação de pragas (ratazanas, pe) ?
Os nossos antepassados que os seleccionaram porque eram necessários, não teriam o mínimo problema em acabar com eles a partir do momento em que já não fossem necessários.
Note-se que sou fã do Airdale terrier e do teckel.
Mas, em termos de especulação, não são as minhas preferências que estão em causa...mas a realidade da necessidade de uma raça.
Quanto ao desenvolvimento de novas raças para fazer frente a necessidades emergentes da nossa sociedade, pessoalmente não tenho nada contra.
Apenas me ocorre uma questão - porque não favorecer, numa raça já existente, as funcionalidades desejáveis ?
Porque não favorecer a criação de uma linha de labs-guias ou pastores-guias, mas insistir em manter as funcionalidades primitivas como as únicas admissíveis numa raça ?
Há tantas raças que, hoje em dia, não tem qualquer utilidade prática, pe - teckel, quase todos os terriers, etc. porque não optar por acabar com certas raças e criar novas ?
Na realidade tanto teckels como terriers são, na prática, cães de museu.
Quantos teckel caçam ? Quantos terriers ainda são usados, pe, na caça ou na exterminação de pragas (ratazanas, pe) ?
Os nossos antepassados que os seleccionaram porque eram necessários, não teriam o mínimo problema em acabar com eles a partir do momento em que já não fossem necessários.
Note-se que sou fã do Airdale terrier e do teckel.
Mas, em termos de especulação, não são as minhas preferências que estão em causa...mas a realidade da necessidade de uma raça.
Quanto ao desenvolvimento de novas raças para fazer frente a necessidades emergentes da nossa sociedade, pessoalmente não tenho nada contra.
Apenas me ocorre uma questão - porque não favorecer, numa raça já existente, as funcionalidades desejáveis ?
Porque não favorecer a criação de uma linha de labs-guias ou pastores-guias, mas insistir em manter as funcionalidades primitivas como as únicas admissíveis numa raça ?
-
- Membro Veterano
Paulo, eu apenas quis colocar aqui na arca algo que eu considero ter algum interesse, um tema de conversa e algo q pode até ser educativo.
Eu sou o género de pessoa q não vira as costas para nada, que não diz que n gosta de nada antes de provar. São feitios!
Acho que em tudo na vida devemos de fazer experiencias antes de saber ao certo se é bom ou mau, para assim aprender.
Não concordo em fazer experiencias sem mais nem menos, sem pensar nas consequencias, não concordo em "brincar às casinhas" com cães.
Ouvi falar aqui há tempos num dono que resolveu cruzar um setter com um labrador por causa da caça?!?! Lá está embora possa parecer a mesma coisa, não o é porque este dono não tinha ninguém por trás dele, foi uma coisa q ele se lembrou por acaso, acordou com esta ideia e pô-la em prática, de seguida resolveu dizer que foi para renovar o sangue.
Nesta caso concreto, conseguiu-se encontrar cachorros homogénios e por consequencia tb deram cachorros homogénios e por aí fora.
É um projeto com cabeça tronco e membros. Algo com um fim especifico, que se está a conseguir.
Uma coisa q segundo me parece tem apoio especializado por trás.
Eu sei que nem todas as raças vieram de alguém q se lembrou, outra grande parte teve a mãozinha humana e quantas hoje em dia não têm?
Isabel
Eu sou o género de pessoa q não vira as costas para nada, que não diz que n gosta de nada antes de provar. São feitios!

Acho que em tudo na vida devemos de fazer experiencias antes de saber ao certo se é bom ou mau, para assim aprender.
Não concordo em fazer experiencias sem mais nem menos, sem pensar nas consequencias, não concordo em "brincar às casinhas" com cães.
Ouvi falar aqui há tempos num dono que resolveu cruzar um setter com um labrador por causa da caça?!?! Lá está embora possa parecer a mesma coisa, não o é porque este dono não tinha ninguém por trás dele, foi uma coisa q ele se lembrou por acaso, acordou com esta ideia e pô-la em prática, de seguida resolveu dizer que foi para renovar o sangue.
Nesta caso concreto, conseguiu-se encontrar cachorros homogénios e por consequencia tb deram cachorros homogénios e por aí fora.
É um projeto com cabeça tronco e membros. Algo com um fim especifico, que se está a conseguir.
Uma coisa q segundo me parece tem apoio especializado por trás.
Eu sei que nem todas as raças vieram de alguém q se lembrou, outra grande parte teve a mãozinha humana e quantas hoje em dia não têm?
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
Já agora deixo aqui um link sobre os Pointing Labs, em que uma raça ganhou uma nova funcionalidade ou seja, o apontar da caça, característica, que não deveria de existir nesta raça, que serve ou servia apenas como cobrador.
http://www.gundogmag.com/gundog_breeds/ ... ndex1.html
Daniel
http://www.gundogmag.com/gundog_breeds/ ... ndex1.html
Daniel